ATENÇÃO: Todas as notícias inseridas nesse clipping reproduzem na íntegra, sem qualquer alteração, correção ou comentário, os textos publicados nos jornais e sites citados antes da sequência das matérias neles veiculadas. O objetivo da reprodução é deixar o leitor ciente das reportagens e notas publicadas no dia.
DIÁRIO DA MANHÃ
Médico nega boatos de que paciente esteja com H1N1
Olívia Proença
Depois de diversas informações de que o paciente internado no Hospital Samaritano estava com H1N1, o infectologista Quimarques Cacemiro Barros Santos, esclareceu que o paciente que deu entrada no hospital ontem com pneumonia bacteriana. Depois de ter retornado na segunda-feira, 19, de Caldas Novas, o paciente procurou o pronto-socorro, onde passou por exames que diagnosticaram a doença. O paciente está internado na U.T.I.
Quimarques diz que o paciente retornou de Caldas Novas, após o feriado prolongado, com sintomas como tosse e febre . Ainda segundo o médico está época não período propício para a H1N1.
……………………………………………….
Pioneiro da Medicina goiana morre aos 89 anos
Tânia Amersur com colaboração de Arthur da Paz
Goiás perdeu um dos pioneiros na área de Psiquiatria. Walter Hugo Frota faleceu aos 89 anos, ontem pela manhã, por volta das 7h30. Filomena Pires Frota, esposa do psiquiatra, contou ao Diário da Manhã, que Walter havia caído de uma banqueta e fraturado o fêmur. Antes de se recuperar da fratura, caiu novamente e a partir daí o estado de saúde dele se agravou, enfermidade que se estendeu por três anos.
O médico foi velado ontem, no início da noite, no Centro Médico Valéria Frota, espaço anexo ao Hospital São Francisco de Assis, no Setor Aeroporto. Segundo informou alguns familiares, o corpo será cremado hoje às 9h no crematório do Complexo Vale do Cerrado, G0-060, na saída para Trindade.
Memória
Dr. Walter Hugo Frota, nasceu em 03 de junho de 1923 na cidade de Ipameri – Goiás. Filho de Dr. Antônio Gomes da Frota e Adélia Baiochi Frota, se formou em Medicina na década de 50 no Estado do Rio de Janeiro. Com uma juventude ativa, o médico era amante do Rio Araguaia onde gostava de pescar, relembra a esposa. Amigo do dirigente esportivo brasileiro João Havelange, praticava walterpolo, onde chegou a remar pelo Botafogo.
A filha Priscilla Frota, psicóloga, exalta a memória do psiquiatra. “Meu pai foi um médico pioneiro. Fez a Medicina com outras pessoas. Pessoa generosa, muito querida pelos parentes. Personagem inesquecível da história goiana”, consagra.
Casado há 58 anos com Filomena Gomes Pires, teve quatro filhos, Priscilla, Patrícia (advogada), Maurício e Antônio, ambos psiquiatras.
…………………………………………………………….
O POPULAR
Saúde
Obesidade é efeito da vida moderna, diz Drauzio
Médico dá palestra em Goiânia, diz que aumento de peso da população é causado por buscas rápidas das pessoas para obstáculos do dia-a-dia
Bárbara Daher
O médico Drauzio Varella aproveitou o lançamento de um complexo de negócios e saúde em Goiânia para o qual foi convidado para uma palestra e criticou o que ele classifica de males da vida moderna. No evento que aconteceu na noite de ontem, o médico – famoso pelos quadros no programa Fantástico, da Rede Globo – chamou a atenção para a necessidade de estarmos sempre nos exercitando e afirmou o que parece óbvio, mas nem todos cumprem: o corpo humano foi feito para estar em movimento.
Drauzio diz que o exercício físico é essencial para se manter uma vida saudável. “É o primeiro passo para evitar doenças como a obesidade, a hipertensão e outras doenças cardiovasculares”. Aliás, a obesidade foi um problema que teve destaque na palestra do médico. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a obesidade já é considerada uma epidemia e o principal problema a ser enfrentado nos países desenvolvidos.
“Nos Estados Unidos, 70% da população é obesa. No Brasil este número também é alto. Estamos indo no mesmo caminho. Estamos a apenas dez anos atrás dos americanos”, explicou o palestrante.
Um dos motivos citados por Drauzio Varella como “causador” da obesidade é a rapidez que a vida moderna exige. O médico explicou que, como hoje em dia tudo deve acontecer muito rápido, as pessoas sempre optam por saídas mais fáceis, como usar um carro ao invés de andar a pé. “Se você olhar as fotos de Goiânia nos anos 40, ou o Rio de Janeiro nos anos 20, você não encontra pessoas gordas, porque todo mundo andava a pé”. Para Drauzio, a tendência das pessoas é se mover cada vez menos.
A melhoria na qualidade de vida da população brasileira pode ser alcançada por meio de duas estratégias: a educação nutricional, desde a infância; e o estímulo à prática de exercícios físicos.
VÁLVULA DE ESCAPE
O estresse é outro inimigo da saúde, alertou o palestrante. “Evitar é impossível. Para algumas pessoas é intrínseco, elas já são normalmente angustiadas.” Mas, para ele, é possível remediar isso com algumas válvulas de escape.
……………………………………………………………….
Saúde
Amanhã é Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele
P. D.) (23 de novembro de 2012 (sexta-feira)
Mais uma vez, como há 13 anos consecutivos, a Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional de Goiás (SBD/GO), celebrará, neste sábado, o Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele. Em 2012, a entidade promete disponibilizar cerca de 80 dermatologistas voluntários – além de outros profissionais da área de saúde -, que realizarão atendimento gratuito em Goiânia, Rio Verde e Iporá, das 9 às 15 horas. Os três postos (veja quadro) irão oferecer atendimento simultâneo para análise, diagnóstico e tratamento da doença.
O evento promovido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) ocorre, há 13 edições anuais, em todo Brasil, sempre no último sábado do mês de novembro. A data foi criada a fim de solidificar as ações da instituição contra o câncer de pele. O presidente da SBD/GO, médico Luiz Fernando Fleury, destaca a importância da ação em Goiás: “Ao longo de 13 anos, esse evento vem se tornando cada vez mais abrangente, e mobiliza dermatologistas de todo o Estado”, explica.
“Trata-se de uma mobilização que exige esforços e um esquema logístico bastante complexo, que são compensados pelo alto número de pacientes examinados e, principalmente, pelo fato de conseguirmos proporcionar o tratamento necessário àqueles atingidos pela doença”, acrescenta Fleury, lembrando que os pacientes atendidos pelas equipes médicas com suspeita de câncer da pele serão encaminhados para tratamento totalmente gratuito.
MIL ATENDIMENTOS
No ano passado, a ação de Combate ao Câncer da Pele da SBD/GO atendeu um total de 1053 pacientes, sendo 524 em Goiânia; 295 em Iporá; e 234 em Rio Verde. Foram diagnosticados 216 casos com suspeita da doença. No Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer da pele ainda é o tumor que mais atinge as pessoas, representando 25% de todos os tumores malignos. São estimados, pelo Instituto, 134.170 novos casos para 2012, sendo a maioria para mulheres.
……………………………………………….
Medicina
Walter Hugo Frota morre aos 89 anos
Patrícia Drummond
Morreu ontem, em Goiânia, um dos pioneiros da Medicina em Goiás: o psiquiatra Walter Hugo Frota, de 89 anos. Segundo informações de um dos filhos dele, o também psiquiatra Maurício Frota, Walter faleceu em casa, de causas naturais, entre as 7h30 e as 8 horas desta quinta-feira. O velório está sendo realizado no Centro Médico Valéria Frota, anexo ao Hospital São Francisco de Assis, no Setor Aeroporto. O corpo de Walter Hugo Frota será cremado, na tarde de hoje, no Complexo Vale do Cerrado, na GO-060, saída para Trindade.
No Conselho Regional de Medicina (CRM), Walter Hugo Frota está inscrito sob o número 320. Filho primogênito de Antônio Raimundo Gomes da Frota, um dos médicos pioneiros em Goiás, e de Adélia Baiocchi Frota, nasceu em Ipameri, em 3 de junho de 1921. Aos 18 anos, mudou-se para o Rio de Janeiro, para se preparar para o vestibular de Medicina. Lá, nos intervalos dos estudos, destacou-se como atleta do remo e do pólo aquático.
Foi em 1951, ao lado do irmão e amigo Hugo Walter Frota, que ingressou na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Após a formatura, retornou a Ipameri, onde passou a exercer clínica e cirurgia geral, juntamente com seu pai e o irmão. Durante o tratamento de uma jovem paciente portadora de tétano – na qual eclodiu um quadro permeado por delírios -, Walter Hugo Frota se apaixonou pela Psiquiatria, passando a dedicar-se a essa especialidade. De volta ao Rio de Janeiro, em 1958, especializou-se em Psiquiatria e, no ano seguinte, mudou-se para Goiânia e fundou a Clínica de Repouso de Goiânia, o primeiro hospital psiquiátrico privado do Estado.
Walter Hugo Frota era casado, há 58 anos, com Filomena Gomes Pires, que deixa viúva, ao lado dos filhos Patrícia (advogada), Maurício e Antônio (psiquiatras) e Priscilla (psicóloga), além de oito netos.
………………………………………………….
SAÚDE BUSINESS WEB
Acessar o PEP de qualquer canto do País é objetivo da Unimed
Especialistas listam pré-requisitos para um bom sistema eletrônico. Certificação SBIS-CFM é indicado como forma de garantir a qualidade de um serviço informatizado
De acordo com o Coordenador do workshop, Thiago Trevisan, o grupo tem trabalhado para agilizar o atendimento, reduzindo custos e garantindo segurança ao usuário do sistema, seja ele profissional da saúde ou paciente. Para tanto, o objetivo atual da Unimed é integrar o sistema de forma que seja possível a todos os profissionais ligados ao grupo, sejam eles cooperados ou credenciados, acessar o prontuário eletrônico do paciente de qualquer canto do país.
“A proposta da Unimed é criar um sistema para que, no futuro, o histórico do paciente seja acessado de qualquer lugar”, afirmou. Para o enfermeiro Jemmys Oliveira, que atua como servidor público de Querência do Norte, no Paraná, a expectativa fica voltada para o SUS. “É interessante, especialmente quando se mostra a inserção do prontuário eletrônico no SUS, é uma idealização que precisa chegar a todas as pontas do sistema”, comentou.
Abordando quais requisitos um sistema eletrônico deve atender dentro de uma instituição de saúde, o diretor de Relações Institucionais da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS), Luiz Gustavo Kiatake, destacou a necessidade de que o sistema eletrônico seja visto como uma ferramenta segura de trabalho pelo profissional de saúde. Como mecanismo de garantia da qualidade de um sistema, Kiatake apontou a Certificação SBIS-CFM, que embora não seja um selo obrigatório, é uma forma de garantir, à instituição contratante de um serviço informatizado, a qualidade. São pontos levados em consideração pela certificação, por exemplo, que o sistema preste assistência ambulatorial, apoio diagnóstico e terapêutico, gerenciamento eletrônico de documentos e diversos requisitos de segurança. O aperfeiçoamento do setor seria a grande saída para a crise na saúde, apontou Kiatake. “Se o caos na saúde é tão evidente, é a informática que pode contornar isso”, afirmou.
Já o chefe do setor de Tecnologia da Informação, do Conselho Federal de Medicina (CFM), Goethe Oliveira, abordou as mudanças que a informatização trouxe para o setor da saúde nos últimos anos. Como exemplo dessa transformação, Oliveira apontou o a revisão do Código de Ética Médica, que hoje inclui questões como regras na reprodução assistida, na terapia genética e na manipulação genética em clínicas de reprodução, por exemplo. Para ele, outros grandes avanços foram as normatizações trazidas pela Declaração de Tel Aviv, que disciplinam questões da telemedicina, pontuando a importância da confidencialidade do paciente. A importância do setor também foi destacada pelo professor Dr. Ricardo Puttini, da Universidade de Brasília (UnB), que usou como referência a agilidade conquistada pelo sistema de cadastramento de usuários do Sistema Único de Saúde, o CadSUS. Atualmente, como destacou, esse serviço registra cerca de 20 mil consultas por minuto em todo o País.
………………………………………………………..
SUS poderá adotar prontuário eletrônico
Projeto de Lei modifica a lei que regulamenta o SUS para incluir título sobre a informatização do sistema
O Sistema Único de Saúde (SUS) poderá adotar prontuário eletrônico para registrar informações médicas, autorizar exames e liberar resultados, autorizar internação hospitalar, além de registrar receitas médicas e informações sobre o paciente.
A modernização no atendimento está prevista no projeto de lei do Senado ( PLS 474/2008 ), aprovado nesta quarta-feira (21), em decisão terminativa, pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS). Para implementar a medida, deverão ser instituídos no âmbito do SUS três cadastros nacionais: de usuários, de profissionais de saúde e de serviços de saúde, públicos e privados.
Para a autora da proposta, a ex-senadora Roseana Sarney (PMDB-MA), é preciso levar ao sistema de saúde brasileiro os avanços da tecnologia de informação, para tornar mais eficientes os serviços prestados a toda a população. Para a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), cujo relatório foi lido pela senadora Ana Amélia (PP-RS), o prontuário eletrônico contribuirá para melhorar a qualidade dos serviços prestados, com redução de custos e aumento da eficiência da gestão do sistema.
De acordo com o texto aprovado na CAS, serão considerados originais os documentos produzidos eletronicamente e os documentos digitalizados e juntados ao prontuário eletrônico do paciente, desde que produzidos conforme normas previstas.
A proposta modifica a lei que regulamenta o SUS ( Lei 8.080/1990 ) para incluir título sobre a informatização do sistema. Vanessa Grazziotin apresentou emenda para também modificar a lei que trata dos planos e seguros privados de assistência à saúde ( Lei 9.656/1998 ), para prever o prontuário eletrônico em serviços privados de saúde. Fonte: Agência Senado
…………………………………………….
Rosane Rodrigues da Cunha
Assessora de Comunicação