Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás

CLIPPING SINDHOESG 06/12/16


ATENÇÃO: Todas as notícias inseridas nesse clipping reproduzem na íntegra, sem qualquer alteração, correção ou comentário, os textos publicados nos jornais, TVs e sites citados antes da sequência das matérias neles veiculadas. O objetivo da reprodução é deixar o leitor ciente das reportagens e notas publicadas no dia.

DESTAQUES

Idoso luta por tratamento contra câncer em Goiânia
Crer está entre os melhores do Brasil
"Queremos OSs acreditadas não só pela ONA, mas pelo povo", afirma Marconi
Unimed compra o São Camilo


TV ANHANGUERA/ GOIÁS

Idoso luta por tratamento contra câncer em Goiânia
http://g1.globo.com/goias/videos/t/ja-1-edicao/v/idoso-luta-por-tratamento-contra-cancer-em-goiania/5495468/

……………………………………

DIÁRIO DA MANHÃ

Crer está entre os melhores do Brasil
Para a conquista ,o Crer, monitorou a eficácia e integração dos serviços

O Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) atingiu o nível máximo de excelência e agora está no seleto grupo das unidades de seu segmento com melhor desempenho do País. Ao parabenizar as equipes do Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), da Secretaria de Estado da Saúde e da Organização Social Associação Goiana de Integralização e Reabilitação (Agir) pela conquista do certificado de Acreditação com Excelência – Nível 3, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), o governador Marconi Perillo reforçou a orientação para que os serviços prestados por todas as OSs licitadas para gestões compartilhadas com o governo estadual primem pela eficiência nos serviços prestados e recebam avaliação positiva também da população goiana.
"As OSs estão indo bem em Goiás. E a gente espera que sejam cada vez melhores. Mas nós queremos que, cada vez mais, as Organizações Sociais sejam acreditadas não só pela ONA, mas pelo povo", pontuou Marconi na solenidade realizada no Auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira. Com esta certificação, o Crer passa de acreditado pleno (Nível 2 da ONA) e se torna o primeiro hospital de Goiás acreditado com Excelência, nível 3.
Marconi se declarou "muito contente" com o certificado alcançado pelo Crer. "Nós estamos todos muito contentes, porque a Saúde em Goiás vai bem. Se a Saúde em outros lugares vai mal, aqui em Goiás vai bem, graças a Deus. E se o Crer recebe o ONA 3 em excelência, é porque merece o respeito e a credibilidade. Se os hospitais recebem a verificação, é porque estão fazendo as coisas direito", parabenizou.
A ONA é uma entidade não governamental, sem fins lucrativos, que certifica a qualidade do serviço de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente. Essa entidade tem por objetivo promover um processo constante de avaliação e aprimoramento nos serviços de saúde, tendo como foco a melhoria da qualidade da assistência no País.
O governador destacou que, para receber o certificado nível 3 da ONA, foi necessário o trabalho conjunto e responsável de toda a equipe de profissionais atuantes no Crer, como a fiscalização e acompanhamento da Secretaria de Saúde, da Agência Goiana de Regulação, da Controladoria Geral do Estado, do Tribunal de Contas do Estado, do Ministério Público de Goiás e até mesmo da imprensa.
Para a conquista desta Acreditação, o Crer, monitorou a eficácia e integração dos serviços, a partir do mapeamento dos processos das áreas assistenciais e afins.  Levantaram-se os perigos e riscos destes processos, que geraram indicadores para o cumprimento de metas, bem como, demonstraram uma política de melhoria contínua, e consequente maturidade institucional.
Dentre as várias linhas de cuidados existentes na reabilitação das pessoas com deficiência física, auditiva, visual e intelectual, cenário em que o Crer é reconhecido como Centro Especializado em Reabilitação nível 4  pelo Ministério da Saúde (CER IV), definiu-se a importância em prover a busca da excelência à pessoa com lesão medular, que  representa 30% dos pacientes internados para a reabilitação.
REFERÊNCIA
O certificado de Acreditado com Excelência é válido por três anos, e reflete a política de trabalho implantada nos 14 anos de existência do Hospital, que confirma o compromisso dispensado à assistência com qualidade, melhoria contínua e maturidade nos processos.
Acompanharam a solenidade o secretário de Estado da Saúde, Leonardo Vilela, o diretor Geral do Crer, Válney Luís da Rocha, o superintendente Executivo da Agir, Sérgio Daher, o diretor executivo do Instituto Qualisa de Gestão, Rubens Covello, entre outras autoridades do Governo de Goiás.
O CRER em números
O Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) é um moderno complexo hospitalar que oferece atendimento especializado em reabilitação às pessoas com deficiência física, auditiva, visual e intelectual, exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde – SUS.
O hospital é gerido pela Associação Goiana de Integralização e Reabilitação (Agir), personalidade jurídica de direito privado, com fins não econômicos, qualificada como Organização Social pelo decreto estadual nº 5591/02, e reconhecida como entidade de utilidade pública e de interesse social por força do artigo 13 da Lei Estadual 15.503/05, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social pelo Ministério da Saúde.
Com 136 leitos de internação, 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), oito salas cirúrgicas, sete ginásios de terapias, centro de diagnóstico, oficina ortopédica, dentre outros espaços.  Ao longo dos anos de funcionamento, o hospital ampliou exponencialmente sua área física construindo novos espaços e aumentando o volume de produção. Iniciando suas atividades com 8.823 metros quadrados, o hospital conta atualmente com 33.275,56 metros quadrados de área construída.
Além de crescer em estrutura física, o Crer também cresce no atendimento à sociedade. Desde o início das atividades, em 2002, o hospital apresenta uma dinâmica surpreendente de crescimento.  Dariariamente, em média, 1,8 mil pacientes são atendidos e cerca de 4,9 mil procedimentos são realizados/dia.
……………………………..

A REDAÇÃO

"Queremos OSs acreditadas não só pela ONA, mas pelo povo", afirma Marconi

Goiânia – O governador Marconi Perillo reforçou, nesta segunda-feira (5/12), a orientação para que os serviços prestados por todas as OSs licitadas para atuar no sistema estadual de Saúde de Goiás primem pela eficiência nos serviços prestados e recebam avaliação positiva também da população goiana. A declaração foi dada ao parabenizar as equipes do Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (CRER), da Secretaria de Estado da Saúde e da Organização Social Associação Goiana de Integralização e Reabilitação (AGIR) pela conquista do certificado de Acreditação com Excelência – Nível 3, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).
Perillo afirmou que o verdadeiro crivo dos serviços prestados tem de vir do usuário do sistema público de saúde. "As OSs estão indo bem em Goiás. E a gente espera que sejam cada vez melhores. Mas nós queremos que, cada vez mais, as Organizações Sociais sejam acreditadas não só pela ONA, mas pelo povo", pontuou Marconi na solenidade realizada no Auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira. Com esta certificação, o CRER passa de acreditado pleno (Nível 2 da ONA) e se torna o primeiro hospital de Goiás acreditado com Excelência, nível 3.
"Nós estamos todos muito contentes, porque a Saúde em Goiás vai bem. Se a Saúde em outros lugares vai mal, aqui em Goiás vai bem, graças a Deus. E se o CRER recebe o ONA 3 em excelência, é porque merece o respeito e a credibilidade. Se os hospitais recebem a verificação, é porque estão fazendo as coisas direito", parabenizou Marconi.
Entidade não governamental, sem fins lucrativos, a ONA certifica a qualidade do serviço de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente. Essa entidade tem por objetivo promover um processo constante de avaliação e aprimoramento nos serviços de saúde, tendo como foco a melhoria da qualidade da assistência no País.
O governador destacou que, para receber o certificado nível 3 da ONA, foi necessário o trabalho conjunto e responsável de toda a equipe de profissionais atuantes no CRER, como a fiscalização e acompanhamento da Secretaria de Saúde, da Agência Goiana de Regulação, da Controladoria Geral do Estado, do Tribunal de Contas do Estado, do Ministério Público de Goiás e até mesmo da imprensa.
Para a conquista desta Acreditação, o CRER, monitorou a eficácia e integração dos serviços, a partir do mapeamento dos processos das áreas assistenciais e afins.  Levantaram-se os perigos e riscos destes processos, que geraram indicadores para o cumprimento de metas, bem como, demonstraram uma política de melhoria contínua, e consequente maturidade institucional.
Dentre as várias linhas de cuidados existentes na reabilitação das pessoas com deficiência física, auditiva, visual e intelectual, cenário em que o CRER é reconhecido como Centro Especializado em Reabilitação nível 4  pelo Ministério da Saúde (CER IV), definiu-se a importância em prover a busca da excelência à pessoa com lesão medular, que  representa 30% dos pacientes internados para a reabilitação.
O certificado de Acreditado com Excelência é válido por três anos, e reflete a política de trabalho implantada nos 14 anos de existência do Hospital, que confirma o compromisso dispensado à assistência com qualidade, melhoria contínua e maturidade nos processos.
Acompanharam a solenidade o secretário de Estado da Saúde, Leonardo Vilela, o diretor Geral do CRER, Válney Luís da Rocha, o superintendente Executivo da AGIR, Sérgio Daher, o diretor executivo do Instituto Qualisa de Gestão, Rubens Covello, entre outras autoridades do Governo de Goiás.
O CRER em números – O Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (CRER) é um moderno complexo hospitalar que oferece atendimento especializado em reabilitação às pessoas com deficiência física, auditiva, visual e intelectual, exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde – SUS.
O hospital é gerido pela Associação Goiana de Integralização e Reabilitação (AGIR), personalidade jurídica de direito privado, com fins não econômicos, qualificada como Organização Social pelo decreto estadual nº 5591/02, e reconhecida como entidade de utilidade pública e de interesse social por força do artigo 13 da Lei Estadual 15.503/05, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social pelo Ministério da Saúde.
Com 136 leitos de internação, 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), oito salas cirúrgicas, sete ginásios de terapias, centro de diagnóstico, oficina ortopédica, dentre outros espaços.  Ao longo dos anos de funcionamento, o hospital ampliou exponencialmente sua área física construindo novos espaços e aumentando o volume de produção. Iniciando suas atividades com 8.823 metros quadrados, o hospital conta atualmente com 33.275,56 metros quadrados de área construída.
Além de crescer em estrutura física, o CRER também cresce no atendimento à sociedade. Desde o início das atividades, em 2002, o hospital apresenta uma dinâmica surpreendente de crescimento.  Diariamente, em média, 1,8 mil pacientes são atendidos e cerca de 4,9 mil procedimentos são realizados/dia.
…………………………………………….

O ESTADO DE MINAS
Unimed compra o São Camilo
Flávia Ayer
Além do acordo com o São Camilo, programa de aportes da operadora inclui construção de hospital em Betim e ambulatório no BarreiroA Unimed Belo Horizonte anunciou, ontem, a incorporação do Hospital Infantil São Camilo, referência em atendimento pediátrico na capital. A aquisição custou R$ 88 milhões aos cofres da rede de assistência médica, que também projeta para 2017 a construção de um hospital em Betim e um ambulatório na região do Barreiro. A negociação com os sócios do São Camilo prevê a continuidade do atendimento a outros planos de saúde e não apenas a clientes da Unimed.
Representantes das duas empresas começaram a conversar sobre o negócio em março, mas o martelo da venda só foi batido na última segunda-feira, com a aprovação pelo Conselho de Administração da Unimed. A partir de 1º de janeiro, a cooperativa médica assume a gestão do hospital, com o plano de aumentar em 50% a capacidade de internação da casa de saúde ao longo do próximo ano. A expansão prevista é de 100 leitos para 150, em dois andares atualmente sem uso.
“Na nossa linha de atendimento, faltava uma unidade pediátrica que desse garantia de atendimento aos nossos pacientes. Compramos um hospital em funcionamento com excelente qualidade que pretendemos preservar e melhorar”, afirma o diretor-presidente da Unimed-BH, Samuel Flam. Até então, a Unimed tinha o São Camilo apenas como um hospital contratado.
Uma das cláusulas do acordo prevê a que o hospital continue a atender outros planos. “O atendimento não é exclusivo”, explica o diretor administrativo-financeiro do Hospital São Camilo, o pediatra José Guerra, que também é um dos sócios da casa de saúde. “A nossa grande questão é a segurança da perenidade e sucessão da instituição. Somos nove sócios e apenas três queriam continuar sem transferir o hospital”, afirma.
A Unimed também vai manter os contratos de todos os funcionários do São Camilo. Atualmente, são 350 médicos e 350 funcionários, num total de 32 especialidades atendidas. Segundo Guerra, o Hospital São Camilo, fundado há 36 anos, está entre os maiores hospitais pediátricos particulares do país, com mais de 200 mil atendimentos e 6 mil internações ao ano. Samuel Flam reforça que os contratos do hospital serão mantidos e revela que a expansão de leitos já começará no ano que vem. “Temos a ideia de aumentar a nossa carteira e ter um hospital dentro da rede que aumente nossa capacidade de atendimento”, diz.
A rede própria da Unimed inclui dois hospitais de urgência e emergência, uma maternidade e uma unidade de pronto-atendimento, em BH, Contagem e Betim. A operadora também tem seis unidades ambulatoriais, quatro clínicas, além de laboratórios, centros de exames e radiologia e ambulâncias.
Mais R$ 160 milhões Para o ano que vem, o investimento previsto da Unimed é de R$ 160 milhões na construção de um hospital em Betim. Outros R$ 10 milhões serão destinados à construção de um centro de promoção da saúde no Barreiro. A expectativa da operadora é de fechar 2016 com 11% de crescimento da receita operacional bruta em relação ao apurado ano passado. A cifra deverá subir de R$ 3,6 bilhões para R$ 4 bilhões. A rede também chega ao fim do ano com 1,2 milhão de clientes, participação de 50% no mercado de planos de saúde na Região Metropolitana de BH. Ou seja, um a cada dois clientes da saúde suplementar é da Unimed-BH.
……………………………….

Rosane Rodrigues da Cunha
Assessoria de Comunicação