Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás

CLIPPING SINDHOESG 31/12/16 A 02/01/17

ATENÇÃO: Todas as notícias inseridas nesse clipping reproduzem na íntegra, sem qualquer alteração, correção ou comentário, os textos publicados nos jornais, TVs e sites citados antes da sequência das matérias neles veiculadas. O objetivo da reprodução é deixar o leitor ciente das reportagens e notas publicadas no dia.

DESTAQUES


Vereadores se reuniram para eleger a mesa diretora na Câmara dos Vereadores, em Goiânia
Iris Rezende toma posse para o 4º mandato como prefeito de Goiânia
Homem que levou tiro no rosto tem face recontruída com cirurgia que usou tecnologia 3D
Vacina contra HPV começa a ser distribuída para meninos a partir deste ano
Veja quem é quem na administração de Iris Rezende
"Paulo Garcia fez administração medíocre na saúde municipal", diz presidente da CUT

 

TV ANHANGUERA/GOIÁS
Vereadores se reuniram para eleger a mesa diretora na Câmara dos Vereadores, em Goiânia
http://g1.globo.com/goias/videos/t/todos-os-videos/v/vereadores-se-reuniram-para-eleger-a-mesa-diretora-na-camara-dos-vereadores-em-goiania/5549549/

…………………………………
Iris Rezende toma posse para o 4º mandato como prefeito de Goiânia
http://g1.globo.com/goias/videos/t/bom-dia-go/v/iris-rezende-toma-posse-para-o-4-mandato-como-prefeito-de-goiania/5549547/

………………………………….
Homem que levou tiro no rosto tem face recontruída com cirurgia que usou tecnologia 3D
http://g1.globo.com/goias/videos/t/ja-2-edicao/v/homem-que-levou-tiro-no-rosto-tem-face-recontruida-com-cirurgia-que-usou-tecnologia-3d/5548292/

…………………………..

AGÊNCIA BRASIL
Vacina contra HPV começa a ser distribuída para meninos a partir deste ano
Paula Laboissière
A partir deste mês, a rede pública de saúde vai passar a oferecer a vacina contra o HPV para meninos de 12 a 13 anos como parte do Calendário Nacional de Vacinação. A faixa etária, de acordo com o Ministério da Saúde, será ampliada gradativamente até 2020, período em que serão incluídos meninos de 9 a 13 anos.
A expectativa da pasta é imunizar mais de 3,6 milhões de meninos este ano, além de 99,5 mil crianças e jovens de 9 a 26 anos que vivem com HIV/aids no Brasil. Serão adquiriras, ao todo, 6 milhões de doses ao custo de R$ 288,4 milhões.
De acordo com o governo federal, o Brasil é o primeiro país da América Latina e o sétimo no mundo a oferecer a vacina contra o HPV para meninos em programas nacionais de imunização. Estados Unidos, Austrália, Áustria, Israel, Porto Rico e Panamá já fazem a distribuição da dose para adolescentes do sexo masculino.
Duas doses
O esquema vacinal contra o HPV para meninos será de duas doses, com seis meses de intervalo entre elas. Já para os que vivem com HIV, o esquema vacinal é de três doses, com intervalo de dois e seis meses, respectivamente. Nesses casos, é necessário apresentar prescrição médica.
A doença
HPV é a sigla em inglês para papiloma vírus humano, capazes de infectar a pele ou as mucosas. Existem mais de 150 tipos, sendo que cerca de 40 podem infectar o trato ano-genital.
A infecção é muito frequente, mas transitória, regredindo espontaneamente na maioria das vezes. No pequeno número de casos nos quais a infecção persiste, pode ocorrer o desenvolvimento de lesões precursoras que, se não forem identificadas e tratadas, podem progredir para o câncer, principalmente no colo do útero, mas também na vagina, vulva, ânus, pênis, orofaringe e boca.
Pelo menos 13 tipos de HPV são considerados oncogênicos, apresentando maior risco ou probabilidade de provocar infecções persistentes e estar associados a lesões precursoras. Dentre eles, os tipos 16 e 18 estão presentes em 70% dos casos de câncer do colo do útero.
………………………………..
JORNAL OPÇÃO
Veja quem é quem na administração de Iris Rezende

O prefeito de Goiânia, Iris Rezende (PMDB), anunciou e deu posse na manhã desta segunda-feira (2/12) a 15 novos secretários, que vão compor sua nova administração. A solenidade aconteceu no sexto andar do Paço Municipal e contou com a participação de diversas autoridades e servidores.
Em discurso, ele disse que esse é o momento mais especial do ano para a administração: “Se a equipe é boa, quer dizer que a gestão será boa”. Segundo o peemedebista, que fez o anúncio no Paço Municipal, todos foram escolhas pessoais e já estão cientes de que não terão férias por quatro anos, pois estarão envolvidos em “mutirões”. Ao todo, foram anunciados 15 nomes que comporão a gestão municipal. Ao longo da semana, serão anunciados os demais.
Em nome dos auxiliares, o novo secretário de Governo Samuel Almeida agradeceu o convite de Iris Rezende e disse que a motivação que o fez aceitar foi pela oportunidade de aprendizado por trabalhar com alguém que muito fez, faz e fará história pela cidade de Goiânia. “Diante do trabalho que sempre foi a sua marca e o sucesso das suas gestões, aceito com dedicação de integral não só minha, mas de todos os secretários que fazem parte do seu governo”, ressaltou.
Confira abaixo a lista e perfil dos nomes anunciados:
Samuel Almeida – Secretaria Municipal de Governo
Graduado em Direito, Teologia e Filosofia. Foi deputado estadual por três mandatos, entre 1999 e 2011; líder do governo na Assembleia Legislativa de Goiás entre 1999 e 2000 e presidente da Assembleia entre 2004 e 2006.
Oseias Pacheco de Sousa – Secretaria Municipal de Finanças
É formado em Ciências Contábeis e especializado em contabilidade pública e administração financeira pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Foi chefe do Núcleo de Cadastro e Administração Financeira de Goiânia; coordenador de arrecadação da Secretaria de Finanças; chefe de gabinete do secretário de Finanças de Goiânia (Sefin); diretor do Tesouro Municipal e de Contabilidade e Administração Financeira da Sefin; auditor-geral do Município; controlador-geral do Município; diretor do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social e secretário municipal de Habitação de Goiânia.
Fátima Mrue – Secretaria Municipal de Saúde
Médica formada pela Universidade Federal de Goiás, cirurgiã oncologista com mestrado e doutorado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP). Trabalha no serviço público há 27 anos, na Fundação Hospitalar do Distrito Federal – Hospital Regional de Taguatinga e, há 18 anos, no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás. É professora do curso de Medicina da Pontifícia Universidade Católica de Goiás há 11 anos.
Paulo Ortegal – Chefia de Gabinete
É um dos novos auxiliares com o maior histórico de trabalho ao lado do prefeito de Goiânia, Iris Rezende. Em 1983 – primeiro mandato de Iris no governo de Goiás –, Paulo Ortegal foi chefe da Assessoria de Relações Públicas. Em 1984, ocupou cargo no Conselho Fiscal da Companhia de Crédito e Investimento do Estado. Quando Iris comandou o ministério da Agricultura em 1986, Paulo Ortegal também esteve na chefia de gabinete e permaneceu como secretário particular do ministro de 1987 a 1990. Após a eleição de Iris para seu segundo mandato como governador, Paulo permaneceu na equipe de confiança como secretário particular. Em janeiro de 1995, tornou-se conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás, sendo escolhido presidente por três vezes e vice-presidente por sete vezes. É formado em Direito pela Universidade Federal de Goiás, e em Ciências Econômicas pela Faculdade de Anápolis.
Macxuwell Novais Ferreira – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia
Bacharel em Teologia com 18 anos de experiência na área administrativa e financeira. Foi assessor parlamentar da Assembleia Legislativa de Goiás; diretor do Comércio Varejista; assessor Parlamentar da Câmara Municipal de Goiânia; contractor da empresa Fedex de São Francisco (CA); e administrador de empresas em São Francisco (CA).

Marcelo Ferreiro da Costa – Secretaria Municipal de Educação e Esporte
Graduado em Ciências Biológicas com especialização em educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO); mestre em Medicina Tropical pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e diretor do curso de Biologia da PUC. Foi professor do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás (UEG); professor do curso de Biologia da PUC; supervisor estadual da secretaria de articulação dos sistemas de ensino Sase/Mec; subsecretário regional de Educação de Aparecida de Goiânia e fundador/pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Ensino de Biologia da PUC. Foi ainda professor nos ensinos fundamental e médio.
Agenor Mariano – Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação
Formado em Administração de Empresas, foi secretário de Administração na gestão de Iris Rezende de 2005 a 2008; vereador por Goiânia de 2009 a 2012 e vice-prefeito de Goiânia de 2013 a 2016.
Fernando Cozzetti Bertoldi de Souza – Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos
Bacharel em Engenharia Civil pela PUC-GO, especialista em Engenharia e Segurança do Trabalho pela UFG e MBA Executivo em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Foi perito do Tribunal Regional do Trabalho da 18º Região e trabalhou como engenheiro civil em diversas empresas como Warre Engenharia e Saneamento Ltada, Empresa Sul-Americana de Montagens e Construtora Cidade.

Juliano Gomes Bezerra – Controladoria-Geral do Município
Graduado em Direito pela Universidade Salgado de Oliveira, pós-graduado em direito imobiliário e tributário. Foi assistente administrativo da Brasília Informática; assessor jurídico do gabinete do gerente executivo do Instituto Nacional do Seguro Social de Goiás (INSS); assessor parlamentar da Câmara dos Deputados; diretor de Fiscalização e Controle da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos de Goiânia; assessor jurídico da Câmara Municipal de Goiânia; chefe de gabinete do secretário municipal de Planejamento Urbano de Goiânia; chefe de gabinete e assessor jurídico da Secretaria Municipal da Casa Civil de Goiânia; assessor jurídico da presidência da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) e assessor jurídico do gabinete do vice-prefeito de Goiânia.
Márcia Pereira Carvalho – Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas)
Graduada em pedagogia com especialização em psicopedagogia e administração geral e mestrado em Sociedade e Políticas Públicas. Tem experiência em direção de escolas; foi secretária municipal de Educação; assessora especial do prefeito de Goiânia entre 2011 e 2012; diretora administrativa da Câmara Municipal de Goiânia entre 2013 e 2015; chefe de gabinete da Agência Municipal de Esporte e Lazer e diretora-secretária da Fundação Ulysses Guimarães desde 2013.
Denes Pereira Alves – Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg)
Graduado em Administração de Empresas e pós-graduado em Gestão Pública. Foi diretor da Secretaria Municipal de Governo; diretor do Fundo Municipal do Meio Ambiente; assessor da presidência do DERMU COMPAV; assessor especial do prefeito e assessor direto do senador Mauro Miranda.
Célia Valadão – Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres
Bacharel em Direito, Célia foi secretaria de Assistência Social; diretora da secretaria de Cultura e da secretaria de Comunicação e ainda vereadora por dois mandatos.
Anna Vitória Gomes Caiado – Procuradoria-Geral do Município
Bacharel em Direito pela PUG-GO, pós-graduada em Direito Processual Civil e Direito Civil. Tem experiência na área da advocacia cível com foco na área de família, administrativa e tributária há 14 anos.
Kleber Adorno – Secretaria Municipal de Cultura
Graduado em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia. Foi presidente da União Brasileira de Escritores por dois mandatos; secretário estadual de Cultura entre 1987 a 1989; chefe da delegação de artistas que representou o Brasil na Feira Internacional de Dijon, na França e secretário municipal de Cultura entre 2005 e 2008.
José Eulálio Vieira – Guarda Civil Metropolitana
Graduado em Gestão de Segurança Pública. Foi chefe de gabinete da Agência da Guarda Civil Metropolitana (AGCM); diretor operacional, comandante da segunda regional, comandante do Grupo de Atendimento de Respostas Rápidas (Garra) da AGCM e supervisor de trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMT).

………………………………..
"Paulo Garcia fez administração medíocre na saúde municipal", diz presidente da CUT

Para Mauro Rubem, atual prefeito não cumpriu preceitos do SUS e, apesar de ter construído novas estruturas, não fez com que elas funcionassem devidamente
O ex-deputado estadual e presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Mauro Rubem (PT), criticou, em entrevista ao Jornal Opção , a gestão do atual prefeito Paulo Garcia (PT) na saúde municipal. Segundo ele, mesmo sendo médico, seu colega de partido não conseguiu melhorar o atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS).
"Foi uma administração muito medíocre, ela não conseguiu cumprir os princípios básicos do Sistema Único de Saúde (SUS), expandiu sem consistência, de maneira que tem muita coisa construída e que funciona precariamente, parcialmente", avaliou ele. "Considero uma administração muito aquém do que a cidade precisa."
Para ele, o próximo prefeito, Iris Rezende (PMDB), vai enfrentar grandes dificuldades, principalmente por causa de propostas aprovadas pelo presidente Michel Temer (PMDB), como a PEC do Teto dos Gastos, que limita gastos públicos inclusive em áreas como saúde e educação.
Ele também comentou a proposta do vereador Elias Vaz (PSB), aprovada em primeira votação na Câmara Municipal, que estabelece prazo máximo para marcação de consultas e exames no SUS. "Eu acho que os vereadores estão certos porque saúde não tem hora. E acho que os vereadores têm também que acrescentar nessa proposta uma forma de aferir a qualidade do atendimento", opinou.

…………………………………….

AGÊNCIA BRASIL
Novo salário mínimo de R$ 937 entra em vigor no dia 1º de janeiro

Brasília – O governo federal anunciou o reajuste do salário mínimo de R$ 880 para R$ 937 em 2017. O novo valor passa a vigorar no dia 1º de janeiro de 2017. O presidente Michel Temer assinou um decreto nesta quinta-feira (29) prevendo o reajuste. A medida deve ser publicada no Diário Oficial da União de amanhã (30) ou da próxima segunda-feira (2).

Em nota divulgada no início da noite de hoje (29), o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão informa que  o reajuste significa um aumento de R$ 38,6 bilhões da massa salarial em 2017. Esse valor representa 0,62% do Produto Interno Bruto (PIB) e, segundo o governo, terá “efeitos positivos na retomada do consumo e do crescimento econômico ao longo do ano”.

No dia 15 de dezembro, o Congresso Nacional aprovou o Orçamento Geral da União para 2017 estabelecendo o novo salário mínimo no valor R$ 945,80. No anúncio oficial do valor, mais baixo, o governo explicou o motivo da alteração. A justificativa está no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), utilizado para calcular o reajuste do mínimo e que foi menor do que o previsto inicialmente.

“A estimativa para o INPC em 2016 é de 6,74% calculada pelo Ministério da Fazenda, menor do que a previsão de 7,5% realizada em outubro quando do envio da Lei Orçamentária Anual de 2017 […]. No acumulado do ano, até novembro, o INPC está em 6,43%. Em virtude da inflação menor em 2016, o reajuste será menor do que o previsto na LOA [Lei Orçamentária Anual]. Trata-se, portanto, de aplicação estrita da legislação”. (Agência Brasil)
……………………….

Rosane Rodrigues da Cunha
Assessoria de Comunicação