Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás

CLIPPING SINDHOESG 13 E 14/02/18

ATENÇÃO: Todas as notícias inseridas nesse clipping reproduzem na íntegra, sem qualquer alteração, correção ou comentário, os textos publicados nos jornais, rádios, TVs e sites citados antes da sequência das matérias neles veiculadas. O objetivo da reprodução é deixar o leitor ciente das reportagens e notas publicadas no dia.
DESTAQUES
Médico morre depois de tentativa de assalto em Goiânia
Médico da reserva da PM é morto a tiros durante assalto em Goiânia
Primeiro medicamento feito à base de cannabis chega ao Brasil
Holanda aprova polêmica lei que automatiza a doação de órgãos
Distribuição de vacina BCG, que está em falta, deve ser normalizada até o fim de fevereiro

JORNAL OPÇÃO
Médico morre depois de tentativa de assalto em Goiânia
Antônio Carlos de Castro também era tenente da reserva da Polícia Militar
Na noite desta segunda-feira (12/2), viaturas da Polícia Militar foram acionadas pelo 190 para atender uma ocorrência de homicídio, na Avenida B no Setor Santo Antônio. A vítima era um Antônio Carlos de Castro, médico ortopedista e tenente da reserva da PM.
De acordo com informações da Polícia Militar, Antônio foi baleado por três indivíduos que estavam em um carro Ford Fusion, provavelmente depois de uma tentativa de roubo frustada.
Após ser baleado, o médico ainda tentou fugir, mas teria perdido o controle da direção poucos metros depois, quando subiu na calçada e bateu em um poste.
Antônio Carlos de Castro não resistiu aos ferimentos e morreu antes da chegada do socorro médico. Os bandidos fugiram pela BR-153 e ainda não foram localizados.
Por meio de nota, o Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego), lamentou a morte do médico e cobrou a imediata apuração do caso. Veja na íntegra:
Com imenso pesar, o Cremego (Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás) comunica o falecimento do ortopedista e traumatologista Antônio Carlos de Castro (CRM/GO 2513), ocorrido ontem em Goiânia. O médico foi assassinado. O Cremego se solidariza com a família, amigos e toda a classe médica e repudia tamanha violência, cobrando a imediata apuração do caso e punição dos responsáveis. É necessário que as autoridades competentes ajam com rigor para proteger a sociedade e evitar que dramas como esse se repitam. Antônio Carlos tinha 64 anos de idade, era tenente da Polícia Militar e será sepultado nesta terça-feira (13/2)
…………
G1 GOIÁS
Médico da reserva da PM é morto a tiros durante assalto em Goiânia
O médico ortopedista e traumatologista Antônio Carlos de Castro, de 64 anos, que fazia parte da reserva da Polícia Militar, foi morto a tiros durante um assalto, na noite desta segunda-feira (12), em Goiânia. De acordo com a PM, a vítima foi abordada por três indivíduos em um carro e foi assassinada após receber voz de assalto. A corporação não divulgou se os criminosos conseguiram levar algum bem do médico.
A sogra do médico, Cremilda Rosset, relembrou com carinho do genro. "Uma pessoa caridosa, ajudava as pessoas, quem não tinha dinheiro. Ele não tinha rixa com ninguém. Uma pessoa boa de coração que foi", disse, emocionada.
O caso ocorreu no Jardim Santo Antônio, na região sul de Goiânia. Conforme informações divulgadas pelo assessor de comunicação da PM, o tenente-coronel Marcelo Granja, o médico fazia parte da reserva remunerada da PM e foi abordado pelo trio em um Ford Fusion, quando foi baleado. A corporação divulgou nota manifestando "tristeza e muito pesar" pelo crime.
Em nota, o Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego) confirmou a morte do profissional, se solidarizou com amigos e familiares e cobrou agilidade nas investigações.
“O Cremego se solidariza com a família, amigos e toda a classe médica e repudia tamanha violência, cobrando a imediata apuração do caso e punição dos responsáveis. É necessário que as autoridades competentes ajam com rigor para proteger a sociedade e evitar que dramas como esse se repitam”, diz a nota.
O G1 entrou em contato às 9h30 desta terça-feira (13) com a assessoria de comunicação da Polícia Civil e aguarda um posicionamento sobre o caso.
O velório do médico está sendo feito no Cemitério Parque Memorial, na capital, onde o corpo deve ser sepultado no início da tarde.
…………………………
O HOJE
Primeiro medicamento feito à base de cannabis chega ao Brasil
Deve chegar às farmácias em março o primeiro medicamento desenvolvido à base de cannabis. A comercialização do produto, que é considerado um marco no progresso em relação ao uso da droga, no entanto, gera controvérsias também em relação ao valor.
Cada embalagem, com 3 frascos, deverá sair por R$ 2.500 em média, sendo responsáveis por cobrir o tratamento por cerca de 1 mês. Uma alternativa seria a manipulação do medicamento, estimada em um valor 4x menor. Na internet, medicamentos semelhantes podem ser obtidos, importados, por valores inferiores.
Intitulado por Sativex, o medicamento é direcionado a pessoas que sofrem com espaticidade causada pela esclerose múltipla, doença que provoca rigidez em determinadas partes do corpo.
Especialistas asseguram que a rotina de utilização, entretanto, não obedece um padrão. Cada paciente poderá precisar de doses diferentes de ingestão, podendo ir de 1 a 12, o máximo que o paciente pode usar diariamente. 
……………………….
Holanda aprova polêmica lei que automatiza a doação de órgãos
O Senado holandês deu sinal verde nesta terça-feira (13) à polêmica lei que transforma automaticamente todos os cidadãos em doadores de órgãos, a menos que afirmem em vida e explicitamente que não desejam doar.
Os cidadãos que não mostrarem rejeição em vida, e após o envio de duas cartas de aviso para que deixem clara sua posição, serão registrados no sistema como "não objeção".
Se os parentes tiverem "sérias objeções" e "problemas insuperáveis" com a doação dos órgãos de seu familiar, podem se opor apesar de o morto ter dado sua permissão para ser doador.
A nova Lei de Doadores foi aprovada com 38 votos a favor e 36 contra.
Os senadores que votaram contra consideraram que um Governo não pode decidir sobre os órgãos de um cidadão, enquanto outros afirmaram que esta nova lei gerará muitos custos e problemas, e nada assegura que tenha melhores resultados do que o sistema atual, que exige se registrar em vida para ser doador após o falecimento.
Este projeto, apresentado pelo democrata-cristão Pia Dijkstra durante a anterior legislatura, foi debatido por vários dias no Senado e esteve rodeado de dúvidas durante os últimos meses.
Cerca de 150 pessoas morrem a cada ano na Holanda enquanto estão na lista de espera por um fígado ou um rim, por exemplo, e as campanhas para convencer os cidadãos a se inscreverem voluntariamente como doadores não deram grandes resultados nos últimos anos.
Espera-se que as novas regras entrem em vigor 1º de julho de 2020, acompanhadas de uma grande campanha que explique aos cidadãos as mudanças.
……………………….
CBN ANHANGUERA
Distribuição de vacina BCG, que está em falta, deve ser normalizada até o fim de fevereiro
A rede pública de saúde é obrigada a fornecer o medicamento de forma gratuita. No entanto, desde janeiro há reclamações que os postos não tem a vacina no estoque.
LINK:
https://www.cbngoiania.com.br/programas/cbn-goiania/cbn-goi%C3%A2nia-1.213644/distribui%C3%A7%C3%A3o-de-vacina-bcg-que-est%C3%A1-em-falta-deve-ser-normalizada-at%C3%A9-o-fim-de-fevereiro-1.1459495
………………………………
Rosane Rodrigues da Cunha
Assessoria de Comunicação