Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás

Workshop da FBH debateu o controle e redução dos custos hospitalares

No dia 4 de junho, a Federação Brasileira dos Hospitais (FBH) reuniu especialistas do setor de saúde no workshop “Controle e Redução de Custos Hospitalares”, realizado em Brasília (DF). O presidente da FBH, Luiz Aramicy Pinto, disse que o objetivo do evento era mostrar aos filiados e associações de todo o Brasil a necessidade de estarem preparados para ultrapassar as dificuldades que o setor vem enfrentando, dentre elas as exigências da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Um dos palestrantes convidados, o especialista em Tecnologia da Informação aplicada à rede hospitalar, Luiz Antônio de Biase, falou sobre a importância da informatização dos hospitais para a redução de custos. Fernando Ferreira Medeiros, da Tractmanager, enfocou as principais regras da gestão de contratos e sua importância na área da saúde.
Os impactos da tributação e desoneração fiscal na área da saúde foi o tema abordado por Olympio Távora, da Confederação Nacional da Saúde (CNS), que destacou a alta carga tributária em materiais e insumos da saúde e afirmou que a tributação é a principal razão do alto custo da prevenção e tratamento das doenças no Brasil. “A diminuição da cota patronal reduziria o preço final do serviço hospitalar, gerando competitividade no setor”, disse.
O presidente da CNS, José Carlos de Souza Abrahão, também participou do workshop, abordou a atual situação da saúde no Brasil e sugeriu melhorias para o setor. “Queremos o melhor da saúde para a população”, afirmou, ressaltando que a saúde passa por um momento delicado e que é necessário mostrar tudo que o setor saúde realiza de positivo, não só dificuldades.
O presidente da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), Francisco Balestrin, mediou rodadas de perguntas entre palestrantes e participantes. O evento contou também com palestras sobre as novas normas e indicação de métodos de utilização de princípios econômicos e contábeis na gestão de hospitais e o cenário do mercado de convergência das normas contábeis internacionais, ministrada por Wagner Barbosa de Castro, da Somatória; e sobre o sistema de Troca de Informações da Saúde Suplementar (Padrão TISS 3.0), tema abordado pelo secretário geral da FBH, Eduardo de Oliveira. (Com informações: FBH e CNS)