Com 71,10% dos votos, a chapa “Ética e Responsabilidade”, formada pelos médicos Salomão Rodrigues Filho e Lueiz Amorim Canêdo, venceu a eleição para a escolha dos conselheiros efetivo e suplente que vão representar Goiás no Conselho Federal de Medicina (CFM) na gestão 2014/2019. A posse dos eleitos será em 1º de outubro, em Brasília (DF).
A chapa “Mudança com Ética”, composta pelos médicos Nelson Remy Gillet e Eliana Frota, recebeu 24,28% dos votos. Os votos nulos totalizaram 3,10% e os brancos, 1,52%.
A votação presencial foi realizada ontem, 25 de agosto, em Goiânia, onde votaram os médicos da capital e de Aparecida de Goiânia, e em Anápolis, onde votaram os médicos do município. Nas demais cidades goianas, o voto foi por correspondência.
Em Goiás, a opção foi pela realização da eleição em um único dia. A apuração aconteceu na sede do Cremego e foi concluída no início da tarde de hoje.
Médicos têm 60 dias para justificar ausência na votação
Os médicos que não votaram nesta eleição para a escolha dos conselheiros federais têm os próximos 60 dias para justificar sua não participação na eleição. A justificativa pode ser protocolada na sede do Cremego, nas Delegacias Regionais do Conselho ou enviada para o e-mail financeiro@cremego.org.br.
O voto é obrigatório – exceto para médicos com mais de 70 anos de idade, que têm voto facultativo; os inscritosexclusivamente como médicos militares e o estrangeiro inscrito nos termos do §2º do art. 14 da Constituição Federal, do art. 106, inciso VII e do art. 107, caput, da Lei nº 6.815/80.
Será aplicada a multa prevista em lei ao médico que não votou (presencialmente ou por correspondência) e não apresentar uma justificativa dentro do prazo. (Fonte: Cremego)