Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás

Ebola e segurança do paciente são debatidos na reunião de encerramento dos trabalhos do Grupo de Estudos da NR-32 em 2014

O Grupo de Estudos da NR-32 do Sindhoesg realizou, no dia 12 de dezembro, sua última reunião de 2014. O encontro contou com a participação de 38 representantes de estabelecimentos filiados e debateu temas, como a segurança do paciente. A enfermeira e coordenadora do grupo, Luciene Paiva Potenciano, falou sobre os riscos nas organizações de saúde. Clique aqui e saiba mais sobre o assunto.

A enfermeira da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), Ana Carla Dias Leite, também participou do encontro e falou sobre o vírus ebola, explicando, por exemplo, as formas de transmissão, sintomatologia, número de casos registrados no mundo, fluxo de atendimento em Goiás a pacientes com suspeita de contaminação e a importância do uso pelos profissionais de saúde de Equipamento de Proteção Individual (EPIs).

Ana Carla também relatou como o HDT, que é a unidade de referência no Estado para o atendimento a casos suspeitos de contaminação, se preparou receber esses pacientes. O hospital destinou um leito de isolamento, adquiriu EPIs especiais e capacitou funcionários para o atendimento destes casos. A enfermeira explicou que o paciente deve ficar o menor tempo possível no HDT e ser transferido para o Instituto Evandro Chagas no Rio de Janeiro, unidade de referência nacional nestes atendimentos.

Os hospitais privados que receberem esses pacientes devem acionar imediatamente a Secretaria Estadual de Saúde. O paciente será transferido para o HDT ou, se possível, já diretamente para o Instituto Evandro Chagas.

As reuniões do Grupo de Estudos da NR-32 acontecem mensalmente. O próximo encontro será em janeiro de 2015.