Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás

CLIPPING SINDHOESG 08/04/22

ATENÇÃO: Todas as notícias inseridas nesse clipping reproduzem na íntegra, sem qualquer alteração, correção ou comentário, os textos publicados nos jornais, rádios, TVs e sites citados antes da sequência das matérias neles veiculadas. O objetivo da reprodução é deixar o leitor ciente das reportagens e notas publicadas no dia.

DESTAQUES

Confirmado primeiro caso de subvariante da Ômicron no Brasil

Prefeitura oferecerá 20 serviços de saúde na ‘Caravana do Bem’ em Goiânia

Em evento de cooperativismo, presidente do CFM defende qualificação da assistência e valorização dos médicos

Paciente de 75 anos é assassinada no Hospital de Urgências de Goiânia

AGÊNCIA BRASIL

Confirmado primeiro caso de subvariante da Ômicron no Brasil

Foi identificado o caso de mais uma variante do novo coronavírus no Brasil. O Instituto Butantan informou que encontrou uma pessoa infectada com a subvariante denominada XE, que mistura duas modalidades da Ômicron.

O caso foi confirmado pelo Ministério da Saúde, que divulgou nota anunciando que recebeu a notificação do Instituto Butantan. A pasta acrescentou que “mantém o constante monitoramento do cenário epidemiológico da covid-19”.

A variante XE é uma combinação de duas cepas diferentes da Ômicron: BA.1 e BA.2. O primeiro caso foi mapeado na cidade de Londres, em janeiro deste ano. Segundo o Instituto Butantan, a taxa de crescimento da XE é 10% superior à da cepa BA.2.

Contudo, o Instituto informa que ainda não há evidências suficientes acerca de mudanças, vantagens e desvantagens da circulação a nova variante em aspectos como gravidade, transmissão e eficácia de vacinas já existentes.

…………………..

A REDAÇÃO

Prefeitura oferecerá 20 serviços de saúde na ‘Caravana do Bem’ em Goiânia

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, levará ao 4º Mutirão do Governo de Goiás mais uma edição da Caravana do Bem, com mais de 20 serviços na área da saúde. Ação ocorrerá na Região Leste da capital, entre sexta-feira (8/4) a domingo (10/04). No primeiro dia da ação,  o atendimento será das 12h às 16h, no sábado, das 07h às 16h, e no domingo, das 07h às 12h.

O prefeito Rogério Cruz destaca importância de mais uma parceria com o governo estadual. “Quem ganha com essa união entre estado e município, é a população. Unidos, podemos reforçar os serviços de qualidade já prestados aos moradores, principalmente na área da saúde. Portanto, convido todos os moradores da região para que compareçam ao Mutirão”, conclama.

Atendimento na tenda

O atendimento na tenda montada na Praça Tarsila do Amaral, na Avenida Firenze, no Jardim Abaporu, é destinado à população em geral. No local, serão ofertados serviços como rastreamento de câncer de boca, distribuição de kit de higiene bucal; realização de exames de pessoas que aguardam na fila da regulação, como ultrassonografia e eletrocardiograma, todos já contactados; solicitação de mamografia; auriculoterapia, vacinas contra Influenza e covid-19, além de testagem de antígeno para o novo coronavírus e atividades educativas. Também será ofertada vacina antirrábica.

Atendimento na USF Recanto das Minas Gerais

O atendimento na Unidade de Saúde da Família (USF) do Recanto das Minas Gerais será voltado para os pacientes da própria unidade, que poderão fazer exame de prevenção ao câncer de útero (Papanicolau), eletrocardiograma, e ainda passar por consulta médica com clínico geral.

Outras ações

Estão em reforma as Unidades de Saúde da Família (USF) Recanto das Minas Gerais e Dom Fernando, e os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes Comunitários de Endemias (ACE) já intensificaram as visitas domiciliares na região. Os ACS visitam as residências para verificação e orientações quanto às condições de saúde das famílias. Já os ACE verificam os imóveis quanto à possível existência de focos do mosquito Aedes aegypti.

“A Caravana do Bem, criada na administração do prefeito Rogério Cruz, é um complemento ao serviço já prestado pelo município. A caravana nos possibilita avançar no atendimento à população”, diz o secretário de Saúde de Goiânia, Durval Pedroso.

………………………….

RÁDIO WEB COOPNEWS

Em evento de cooperativismo, presidente do CFM defende qualificação da assistência e valorização dos médicos

O presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), José Hiran da Silva Gallo, defendeu no Fórum Unimed em Brasília uma série de propostas para fortalecer o cooperativismo médico no País. Ele foi um dos palestrantes da mesa redonda “Agenda Estratégica para o Trabalho Médico e o Cooperativismo de Saúde”, que debateu os desafios para o setor.

Entre as propostas defendidas para o fortalecimento desse sistema, ele defendeu a alternância das lideranças nos cargos de comando, a construção de um marco regulatório que traga mais equilíbrio ao setor, a valorização dos honorários médicos e a revisão dos custos assistenciais.

Durante sua participação, o presidente do CFM também afirmou que as cooperativas médicas devem buscar a adequada regulação entre os profissionais, o fortalecimento dos códigos de conduta e a sensibilização do Poder Judiciário às demandas de cobertura. “O cooperado tem que se sentir valorizado para que todo o sistema cresça”, defendeu.

Comissão – José Hiran Gallo também aproveitou o encontro com as lideranças para anunciar que a conselheira Yaskara Lages (PI) como a nova coordenadora da Comissão de Cooperativismo do CFM. Segundo ele, o grupo será reativado na perspectiva de incrementar debates e subsidiar proposições sobre o tema.

Cooperado da Unimed Rondônia, Gallo já foi coordenador por muitos anos da Comissão de Cooperativismo Médico do CFM. “Tenho muito orgulho de fazer parte da família Unimed”, afirmou. O encontro aconteceu em 5 de abril (terça-feira).

A mesa redonda foi coordenada pelo presidente da Central Nacional Unimed, Luiz Paulo Tostes. Também fizeram exposições: o diretor de Assuntos Parlamentares da AMB, Luciano Gonçalves, e o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Freitas.

Todos defenderam o fortalecimento da bancada parlamentar em defesa da causa médica e do cooperativismo. Após a realização do Fórum, foi inaugurado o Espaço Unimed, em Brasília, que será um ambiente dedicado ao diálogo com os poderes constituídos, as entidades setoriais e a sociedade.

………………………..

PORTAL G1

Paciente de 75 anos é assassinada no Hospital de Urgências de Goiânia

Suspeito foi preso e teria contado a testemunha que teve a intenção de ajudar a vítima limpando a boca e região de traqueostomia dela, segundo registro policial. Polícia Civil investiga o caso.

Uma paciente de 75 anos foi morta dentro do Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo). Segundo informações da Polícia Civil, um suspeito do crime, que tem 47 anos, foi preso em flagrante no local e o caso deve ser investigado pela corporação.

g1 entrou em contato com a unidade de saúde, por mensagem, às 9h26 desta sexta-feira (8), e a assessoria do hospital informou que deve divulgar uma nota sobre o caso em breve.

De acordo com informações da Polícia Civil, o crime aconteceu por volta de 17h30 de quinta-feira (7).

O registro do caso descreve que a paciente estava respirando por meio de tubo na traquéia. Segundo relato da Polícia Militar, relato de uma testemunha indica que o autor entrou na enfermaria e teria ido limpar a boca e a região da traqueostomia da vítima, mas fechou a entrada de ar e a matou asfixiada.

Também segundo o relato policial, o autor disse à testemunha que a intenção era ajudar a paciente.

O delegado Rhaniel Almeida Pires deve assumir a investigação para apurar o que aconteceu e o que motivou o crime.

……………..

Assessoria de Comunicação