A gestão dos resíduos sólidos de serviços de saúde voltou a ser debatida na reunião mensal do Grupo de Estudos da NR-32 realizada hoje, 9, na sede do Sindhoesg. Durante toda a manhã, cerca de 20 enfermeiros e profissionais que atuam em Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIHs) de estabelecimentos filiados discutiram o assunto com a enfermeira Luciene Paiva da Silva Potenciano, coordenadora do grupo criado em 2010 pelo Sindhoesg. A assessora Jurídica, Rosana Florencio, também participou da reunião.
O tema foi abordado com base no que preconiza a Resolução da Diretoria Colegiada – RDC Nº 306, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que
dispõe sobre o Regulamento Técnico para o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde, e a Resolução nº 358, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que dispõe sobre o tratamento e a disposição final dos resíduos dos serviços de saúde e dá outras providências.
Na reunião foram abordados também o alerta sobre a cólera e o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas: Profilaxia Antirretroviral Pós-Exposição de Risco para Infecções pelo HIV, (PEP), Ministério da Saúde, 2015, que atualiza as recomendações do Departamento de DST, Aids, e Hepatites Virais (DDAHV)/Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS)/ Ministério da Saúde (MS) quanto ao emprego de antirretrovirais para a Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP).