Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás

Sindhoesg busca solução para o lixo hospitalar

Em busca de solução para os problemas relativos à coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos sólidos gerados pelos estabelecimentos de serviços de saúde de Goiânia, o presidente do Sindhoesg, José Silvério reuniu-se com dirigentes e técnicos da Comurg.

No encontro, eles discutiram o disposto na nova legislação do município de Goiânia, que trata da responsabilidade pelos resíduos sólidos, em especial o lixo hospitalar gerado pelas unidades de saúde, desde a correta segregação até a destinação final.


Discutida a questão e sem que se pudesse chegar a uma solução definitiva, ficaram, ajustadas as seguintes soluções:

a) Diante da impossibilidade de adequação de todos os estabelecimentos à legislação municipal dentro do prazo legal nesta estabelecido (dia 10/01/2016), a Comurg postulará uma nova prorrogação desse prazo junto ao Poder Executivo Municipal, visando essa adequação

b) A Comurg, via Diretoria Financeira e Diretoria de Coleta, fará um criterioso levantamento de dados para que possa ter elementos para a formação de um preço público a ser cobrado dos estabelecimentos de saúde por cada quilo de lixo hospitalar gerado. O preço público em questão deverá ser anunciado em momento oportuno.

c) A Comurg noticiou que se apresenta viável e com boa perspectiva de sucesso a proposta apresentada pelo presidente do Sindhoesg para a formação de uma Parceria Público Privada (PPP) voltada para o implemento de uma solução definitiva para a questão do lixo hospitalar em Goiânia. Salientou-se, na oportunidade, que esse tipo de solução poderia contemplar as demais entidades da área de saúde. Todavia, a opção pela formação de uma PPP exigirá estudos técnicos e jurídicos de parte a parte para ser implementada com sucesso.

Ao final da reunião, os participantes firmaram o compromisso de voltarem a se reunir para continuar na busca da solução ideal para a questão do lixo hospitalar.