A Norma Regulamentadora número 32 (NR-32), que trata da segurança e da saúde dos trabalhadores da área da saúde, voltou a ser discutida no Sindhoesg em palestra realizada no dia 26 de fevereiro com a participação de cerca de 50 representantes de estabelecimentos filiados. O tema, cuja abordagem faz parte das ações de educação continuada desenvolvidas pelo Sindicato, foi enfocado pelo médico infectologista Edvaldo Romeiro dos Santos, que definiu a norma como necessária e de grande importância para a segurança dos trabalhadores.
“Essa norma foi esperada por muitos anos e é importante para que todos possam cumprir suas funções da forma mais segura possível”, afirmou, ressaltando que a NR-32 visa, sobretudo, a segurança e a prevenção dos agravos à saúde do trabalhador.
O médico observou que a norma reforça como deve ser a conduta de cada um, empregados e empregadores, no exercício profissional para que os riscos inerentes ao trabalho na área da saúde sejam minimizados. Ele observou que a NR-32 vem sendo cumprida e fiscalizada, mas enfatizou que a divulgação – como a que vem sendo feita pelo Sindhoesg – precisa ser intensa para que as informações sejam disseminadas e empregados e empregadores sejam conscientizados da importância das normas.