Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás

A Gestão dos Resíduos Sólidos de Saúde nos Estabelecimentos de Saúde foi tema de palestra do Sindhoesg

O Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás (Sindhoesg) ministrou, no dia 6, um curso sobre Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Saúde no Estabelecimento Hospitalar para profissionais de estabelecimentos filiados. A formação foi coordenada pela enfermeira Luciene Paiva da Silva Potenciano, especialista em Enfermagem do Trabalho e Controle de CCIH, palestrante do Instituto Francisco Ludovico (IFL) e coordenadora do Grupo de Estudo NR-32 do Sindhoesg e do Sindimagem.

Foram abordados temas, como a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 306/2004 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que fixa as normas técnicas para o gerenciamento de resíduos em estabelecimentos de serviços de saúde, além da Política Nacional de Resíduos Sólidos e legislações vigentes do setor.

Luciane Paiva explicou que a responsabilidade do gestor do hospital em relação aos cuidados com os resíduos sólidos não termina com a destinação que atualmente é feita por meio de empresas terceirizadas. “É muito importante que todo o processo, desde a segregação até a incineração do resíduo, seja acompanhado pelo gestor, pois em caso de acidentes com este tipo de material a responsabilidade cairá sobre ele”, alertou.

A palestrante também ressaltou que muitos profissionais ainda têm dificuldades para fazer a segregação do resíduo e por isso a educação continuada é muito importante para sanar dúvidas. “O curso auxilia na formação destes profissionais para que eles executem de forma eficiente a gestão dos resíduos sólidos”, pontuou.

Luciane Paiva lembrou que a empresa terceirizada não pode manipular o lixo por uma questão de segurança e por isso o estabelecimento de saúde deve tomar todos os cuidados para entregar o resíduo em bombonas devidamente lacradas.
Durante o curso, foram distribuídas a todos os participantes uma cartilha básica com informações sobre como implantar o Programa de Gestão de Resíduos Sólidos nos estabelecimentos de saúde. A cartilha, editada pelo Sindhoesg, ajudará os gestores a tomar medidas preventivas e corretivas para a devida gestão dos resíduos sólidos, evitando, inclusive, que os estabelecimentos possam ter prejuízos oriundos da aplicação de multas.

O auxiliar de limpeza Devanir Moreira de Alecrim trabalha no Hospital da Criança e participou da formação. Ele acredita que a capacitação propicia uma melhor formação para os profissionais que trabalham diretamente com os resíduos sólidos. “É sempre bom aprender mais, é um trabalho que pode trazer riscos para o trabalhador e o conhecimento ajuda a prevenir e evitar acidentes com os resíduos”, avaliou.

Para a enfermeira Leidiane Crispim de Souza, do Instituto Panamericano da Visão, o curso capacita os profissionais para que façam corretamente a segregação e a destinação dos resíduos sólidos. “É também uma forma de reduzir a poluição no meio ambiente, que é uma responsabilidade de todos”, acrescentou. (Texto/foto: Renato Rodrigues)