Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás

IMAS: Prestadores retomam o atendimento pelo Imas no dia 3 e continuam mobilizados

Neste sábado, 3 de março, após cinco dias de suspensão do atendimento aos usuários do Instituto de Assistência à Saúde e Social dos Servidores Municipais de Goiânia (Imas), os hospitais, clínicas de imagem, laboratórios e demais estabelecimentos de saúde credenciados vão retomar seus serviços. A paralisação de advertência foi deflagrada na segunda-feira, 26, em protesto contra os constantes atrasos nos pagamentos dos serviços prestados.

 

Os estabelecimentos de saúde reivindicam também o fim das glosas lineares aplicadas pelo instituto e da redução unilateral da tabela de valores em vigor desde 2009, além de transparência na quitação das faturas e o pagamento de todos na mesma data. Hoje, a quitação tem sido seletiva, com o pagamento de uns, enquanto outros acumulam faturas vencidas.
 

O atendimento será retomado, mas as unidades de saúde continuarão mobilizadas e no dia 21 de março farão uma nova assembleia para avaliar a situação. Em ofício endereçado ao Sindhoesg em 28 de fevereiro, o presidente do Imas, Sebastião Peixoto, e o diretor Administrativo e Financeiro, Marcos Menezes Marques, se comprometeram a quitar 80% de todos os débitos em atraso até o dia 20 de março e o restante até o dia 30.

Em relação aos demais pleitos aprovados em assembleia dos prestadores e encaminhadas pelo Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás (Sindhoesg), os representantes do Imas disseram que ainda estudam uma solução e que vão apresentar uma resposta oportunamente.

Durante a paralisação, apenas os casos de urgência e emergência foram atendidos. O presidente do Sindhoesg, José Silvério Peixoto Guimarães, agradeceu a mobilização e participação dos prestadores e voltou a se desculpar com os usuários do instituto, que já tiveram suas contribuições descontadas. Ele observou que essa foi a saída encontrada pelas unidades de saúde para denunciar os atrasos que vêm inviabilizando o funcionamento dos serviços.

 

Leia também

Atendimento pelo Imas está suspenso até sexta-feira, 2

SINDHOESG NA MÍDIA – Paralisação Imas