ATENÇÃO: Todas as notícias inseridas nesse clipping reproduzem na íntegra, sem qualquer alteração, correção ou comentário, os textos publicados nos jornais, rádios, TVs e sites citados antes da sequência das matérias neles veiculadas. O objetivo da reprodução é deixar o leitor ciente das reportagens e notas publicadas no dia.
DESTAQUES
Nova diretoria do Sindhoesg assume em 9 de agosto. Gustavo Clemente é o novo presidente
Brasil tem 709 casos de mpox e Ministério da Saúde convoca reunião
Pacientes de Goiás podem ver posição na fila por cirurgias, exames e consultas no SUS; veja passo a passo
Relação familiar garante sucesso da rede Mater Dei
Inovação contra fraudes: Unimed Goiânia lança nova tecnologia de “Validador de Boletos”
FOCO NACIONAL
Nova diretoria do Sindhoesg assume em 9 de agosto. Gustavo Clemente é o novo presidente
A nova diretoria do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás (Sindhoesg) tomou posse no dia 9 de agosto de 2024. Gustavo Suzin Clemente foi empossado presidente para a gestão 2024/2027, sucedendo Valney Luiz da Rocha.
A nova diretoria foi eleita em 8 de julho. Além do presidente, foram escolhidos os membros da nova diretoria executiva e do Conselho Fiscal. Os eleitos para a atual gestão são:
Presidente: Gustavo Suzin Clemente (Hospital da Criança)
Vice-Presidente: Lúcia Helena Meluzzi Xavier (Hospital VER Excelência em Oftalmologia)
Secretário Geral: Pedro Seronni Frota (Hospital São Francisco de Assis)
Secretário Adjunto: Newton Antônio Tristão (Instituto Ortopédico de Goiânia)
Tesoureiro Geral: Haikal Yaspers Helou (Hospital Santa Mônica)
Tesoureiro Adjunto: Hugo Teodoro Vasconcelos Rodrigues (Hospital e Maternidade Santa Bárbara)
Conselho Fiscal – Efetivos:
Luiz Mauro de Paula e Souza (Hospital Santa Helena)
Miguel Luis Eliam (Hospital do Coração de Goiás)
Clidenor Gomes Filho (Maternidade Ela)
Conselho Fiscal – Suplentes:
Valney Luiz da Rocha (Hospital de Acidentado Clínica Santa Isabel)
Samuel Diniz Filho (Clínica do Esporte)
Gustavo Rassi (Hospital do Coração Anis Rassi)
A diretoria assume o compromisso de dar continuidade e ampliar o trabalho iniciado na gestão anterior e de implementar novas estratégias para fortalecer o Sindicato, a prestação de serviços e a representatividade dos filiados.
…………………………….
O HOJE
Alerta de Vírus
Brasil tem 709 casos de mpox e Ministério da Saúde convoca reunião
Meta é atualizar serviços de emergência e assistência médica
Em resposta ao aumento de casos de mpox e à circulação de uma nova variante do vírus no continente africano, o Ministério da Saúde do Brasil anunciou uma reunião de emergência para esta terça-feira (13). A pauta principal será a revisão das diretrizes e do plano de contingência para lidar com a doença no país, de modo a prevenir a disseminação e garantir uma resposta eficaz caso o cenário se agrave.
De acordo com comunicado oficial da pasta, a reunião contará com a participação de especialistas em saúde pública que discutirão atualizações nos protocolos de vigilância e assistência médica. O objetivo é garantir que o sistema de saúde brasileiro esteja preparado para lidar com qualquer eventual aumento de casos.
Embora a avaliação atual do Ministério da Saúde indique que o risco para o Brasil é baixo, a situação global exige uma atenção redobrada.
O ministério destacou que monitora de perto os desenvolvimentos internacionais relacionados à mpox, em colaboração com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e outras instituições, como o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC). Dados recentes do ministério revelam que, em 2024, o Brasil registrou 709 casos de mpox e 16 óbitos, sendo o mais recente em abril do ano passado.
Vacinação e prevenção
No que diz respeito à vacinação contra a mpox, o Ministério da Saúde relembrou que, em 2023, a imunização foi realizada em caráter de emergência, com doses aprovadas provisoriamente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A medida aconteceu durante um momento de alta disseminação da doença.
A pasta também enfatizou que, caso surjam novas evidências que justifiquem ajustes no planejamento atual, as ações necessárias serão prontamente implementadas e comunicadas ao público.
Cenário internacional
A preocupação com a mpox ganhou destaque global após o anúncio do diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, que convocou um comitê de emergência para avaliar o surto na África e o potencial de disseminação internacional. O agravamento da situação, especialmente na República Democrática do Congo, onde a doença está em ascensão há mais de dois anos, é atribuído a uma mutação do vírus que facilitou a transmissão de pessoa para pessoa.
Esse novo desenvolvimento elevou o nível de alerta, levando a OMS a solicitar que fabricantes de vacinas submetam seus produtos para análise de uso emergencial.
Desafios e riscos da Mpox
A mpox, uma doença zoonótica viral, pode ser transmitida a humanos através do contato com animais silvestres infectados, pessoas contaminadas ou materiais que carreguem o vírus. Seus sintomas incluem erupções cutâneas, linfonodos inchados, febre e fraqueza, sendo que as lesões na pele podem aparecer em diversas partes do corpo.
Embora a maioria dos pacientes se recupere dentro de um mês com tratamento adequado, a mpox pode ser fatal, especialmente se não tratada, como evidenciado pelas mais de 479 mortes registradas na República Democrática do Congo desde o início do ano.
Resposta Global
A OMS tem enfatizado a importância de uma resposta robusta e coordenada para combater a mpox, mesmo após a entidade declarar, em maio de 2023, que a doença não configurava mais uma emergência de saúde pública de importância internacional. Essa decisão ocorreu quase um ano após o surto da doença levar a OMS a decretar emergência em vários países, incluindo o Brasil.
“Casos relacionados a viagens, registrados em todas as regiões, demonstram a ameaça contínua. Existe risco, em particular, para pessoas que vivem com infecção por HIV não tratada. Continua sendo importante que os países mantenham sua capacidade de teste e seus esforços, avaliem os riscos, quantifiquem as necessidades de resposta e ajam prontamente quando necessário”, alertou Tedros em 2023.
……………………..
PORTAL G1
Pacientes de Goiás podem ver posição na fila por cirurgias, exames e consultas no SUS; veja passo a passo
Ferramenta começou a valer nesta segunda-feira. O g1 preparou um passo a passo para mostrar ao cidadão como fazer a consulta.
Por Augusto Sobrinho, g1 Goiás
Os pacientes de Goiás já podem saber o lugar na fila de espera por cirurgias, consultas, exames e internações pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A ferramenta começou a valer nesta segunda-feira (12). O g1 preparou um passo a passo para mostrar ao cidadão como fazer a consulta.
A busca é feita pelo site da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO). Na página inicial, entre as opções de acesso rápido a serviços, há a opção “Consultar Fila de Espera”. Para fazer a busca, o paciente precisa informar a data de nascimento e CPF ou número do cartão SUS.
Passo 1: Acesse o site da SES-GO pelo computador ou celular e clique em “Consultar Fila de Espera”
Passo 2: Informe a data de nascimento e o CPF ou número do Cartão Nacional de Saúde e clique em “Pesquisar”
Feito isso, de acordo com a SES-GO, após acessar a ferramenta, primeiro, o site vai mostrar as instruções de uso em uma área destacada em cinza. Além disso, aparecerá, em amarelo, um alerta informando que a posição na fila de espera ocorre de acordo com a prioridade de cada paciente.
Passo 3: Lista de todas as consultas, internações, cirurgias e exames solicitadas
Passo 4: Clique em “Ver detalhes” para ver a situação de cada solicitação
Nos detalhes, segundo a SES-GO, o paciente poderá ver a data, hora e local onde tem procedimentos agendados e a prioridade e posição na fila para consultas, exames e cirurgias. Também é possível ver o histórico de buscas por locais para internações e as solicitações já finalizadas.
………………………..
DIÁRIO DO COMÉRCIO
Relação familiar garante sucesso da rede Mater Dei
……………………
PORTAL SINDIPLANOS
Inovação contra fraudes: Unimed Goiânia lança nova tecnologia de “Validador de Boletos”
Inovação contra fraudes: Unimed Goiânia lança nova tecnologia de “Validador de Boletos”
Solução rápida, prática e acessível visa garantir a autenticidade dos documentos de pagamento
Com o aumento constante de fraudes virtuais, que se adaptam e mudam de formato continuamente, a Unimed Goiânia – Cooperativa de Trabalho Médico lançou, no dia 19 de julho, uma nova ferramenta que ajudará a proteger seus beneficiários contra golpes de boletos falsos. Trata-se do “Validador de Boletos”, uma solução rápida, prática e acessível para garantir a autenticidade dos documentos de pagamento.
O diretor-presidente da Unimed Goiânia, Dr. Lueiz Amorim Canedo, destaca a importância dessa novidade, que ofertará maior segurança durante os pagamentos. “As fraudes virtuais só aumentam e mudam de formato, mas nunca param. Estamos sempre em busca de novas tecnologias que aumentem a segurança e tranquilidade dos nossos beneficiários. O Validador de Boletos é mais um passo nessa direção, facilitando a verificação da autenticidade dos boletos de forma rápida e eficiente”, explica.
Além de proporcionar segurança contra fraudes, o novo validador também traz comodidade aos beneficiários, que podem verificar seus boletos a qualquer momento e em qualquer lugar. Essa novidade busca oferecer serviços que aliam tecnologia de ponta à simplicidade de uso, sempre focando na segurança e praticidade para os usuários.
Como acessar o Validador de Boletos da Unimed Goiânia?
-Acesse o site ou o app da Unimed Goiânia: unimedgoiania.coop.br;
-No menu principal, clique em “Validador de Boletos”;
-Digite ou cole o código de barras do seu boleto;
-Clique no botão “Validar Boleto” para confirmar a autenticidade.
A Unimed Goiânia reforça seu compromisso com a segurança e bem-estar de seus beneficiários, garantindo que todos os pagamentos sejam realizados de forma segura e eficiente. Por isso, a cooperativa alerta que os beneficiários sempre solicitem a segunda via dos boletos nos canais oficiais da Unimed Goiânia, o Portal Unimed: unimedgoiania.coop.br; a assistente virtual – Jane: via portal ou WhatsApp (62) 3216-8000; o Super App: disponível para Android ou iOS; e pela Central de Atendimento: 0800 642 8008.
………………………….
Assessoria de Comunicação