Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás

Em capacitação do Sindhoesg, enfermeiros e profissionais de lavanderias conhecem novas técnicas de processamento de roupas

Durante palestra, especialista mostrou exigências para uma gestão de roupas de qualidade em instituições de saúde

As ferramentas e os novos conceitos de gestão do serviço de processamento de roupas foram apresentadas em uma palestra de capacitação promovida pelo Sindhoesg e voltada para os profissionais de enfermagem e das lavanderias das instituições de saúde filiadas ao Sindicato. O evento foi realizado no dia 11 de outubro.

A responsável por ensinar as atuais técnicas foi a enfermeira Fabiane Marinelli, que possui MBA em Gestão em Saúde e controle de infecção. Ela esclareceu que, com a Resolução Anvisa RDC nº 06/2012, já não é utilizado mais o termo “lavanderia”. O conceito foi ampliado para ser chamado de “unidade de processamento de roupas”.

Em meio a isso, se torna essencial a prática de um checklist interno para acompanhamento de cada tarefa do processo. O mesmo cuidado deve ser praticado quando o serviço é terceirizado, sendo que os fornecedores precisam ser instruídos sobre o assunto.

Outro ponto abordado pela especialista foi a necessidade de definir indicadores para verificar a qualidade de cada etapa. “Os indicadores estão sendo muito cobrados porque, para que seja feita uma gestão adequada de serviços, é necessário ter parâmetros que monitorem o trabalho, de forma que possamos avaliar e promover melhorias”, descreveu Fabiane, que apresentou algumas ferramentas e indicadores.

Além disso, não pode ficar de fora o dimensionamento do enxoval, como calculá-lo e a importância da realização do inventário antes da compra de novas peças, a fim de evitar investimentos desnecessários ou incorretos. Fabiane também destacou a importância da tecnologia no serviço de processamento de roupas e o quanto ela pode ser útil nesta gestão.

Assuntos relevantes como esse estão sempre na pauta do Sindhoesg, a fim de auxiliar instituições filiadas no enfrentamento dos desafios da rotina hospitalar. Fique atento ao site e redes sociais do Sindicato para conferir a programação de futuras capacitações.