Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás

Unidade de saúde deve acompanhar trabalhador vítima de acidente biológico até a alta

A prevenção de acidentes de trabalho foi o tema central da reunião mensal do Grupo de Estudos da NR-32 do Sindhoesg, realizada em 17 de agosto, com a participação de enfermeiros de hospitais filiados e a coordenação da enfermeira Luciene Paiva Potenciano. No encontro, que acontece regularmente, o grupo abordou a prevenção e a notificação de acidentes com materiais biológicos e a importância do acompanhamento das vítimas destes acidentes pelo estabelecimento de serviços de saúde.


Luciene ressaltou que o estabelecimento deve acompanhar o profissional acidentado até a alta médica, independentemente de ele continuar ou não na empresa. “A instituição é responsável por esse acompanhamento e pelo monitoramento dos acidentes. É preciso saber a causa, incidência e como prevenir o problema”, disse, ressaltando que o monitoramento permite que o hospital identifique, por exemplo, onde está a falha que leva aos acidentes. “Pode ser em falta de conhecimento do empregado, não uso de equipamento de proteção ou algum outro fator, que após identificado, poderá ser sanado”, alerta.


A notificação dos acidentes com materiais biológicos deve seguir uma rotina. A unidade de saúde onde ocorreu o acidente deve preencher a ficha de notificação que será enviada ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e encaminhar o trabalhador acidentado à unidade pública de saúde de referência, onde ele receberá os primeiros atendimentos e, posteriormente, será encaminhado ao Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). Esse trabalhador deve ser acompanhado pela empresa até a alta.

 

O que dizem os integrantes do Grupo de Estudos da NR-32

 

Criado em 2010 pelo Sindhoesg, o Grupo de Estudos da NR-32 reúne enfermeiros de hospitais filiados para o debate e a atualização profissional sobre temas relacionados à saúde e segurança nos estabelecimentos de saúde. Confira a opinião de participantes sobre o trabalho do grupo.
 

“É muito interessante participar deste grupo, pois sempre aprendemos coisas novas, que podem ser colocadas em prática no dia a dia, melhorando a qualidade e a segurança dos serviços prestados. Todos os temas já discutidos em reuniões que tive a oportunidade de participar foram muito interessantes e contribuíram muito para o nosso trabalho”
Helenir Zambonato Capeletti, enfermeira da CCIH do Hospital Santa Bárbara 

 

 

“A participação no Grupo de Estudos da NR-32 do Sindhoesg tem me ajudado muito, tanto no meu crescimento profissional quanto no do hospital, nos trazendo muitos conhecimentos. Após as reuniões no Sindicado, me reúno com a direção do hospital, com a equipe de enfermagem, Comissão de Controle de Infecção Hospital e Núcleo de Segurança do Pacientes e repasso as informações abordadas”
Maria Gabriela Peixoto, enfermeira da CCIH do Hospital Santa Catarina