Em entrevista à Rádio Difusora, na manhã desta quarta-feira, o presidente do Sindhoesg, Gustavo Clemente, falou sobre a dívida da prefeitura de Goiânia com os prestadores de serviços de saúde credenciados pela Secretaria Municipal de Saúde e pelo Imas.
Na segunda-feira, o secretário da Fazenda, Valdivino José de Oliviera, também em entrevista à emissora, alegou não ter “orçamento de exercícios anteriores” para o pagamento dos serviços já prestados à administração municipal. Com isso, segundo ele, a atual gestão vai garantir aos prestadores de serviços de saúde o pagamento dos serviços prestados a partir de janeiro/25 e ainda avaliar o que fazer com as dívidas passadas.
Gustavo Clemente destacou que, infelizmente, esse problema tem se repetido a cada troca de governo. “Sempre, um pouco antes da mudança, as contas começam a se acumular e o dinheiro some. Nos últimos dez anos, temos visto a redução da disponibilidade de leitos de internação oferecidos pela rede credenciada, pois os hospitais sofrem com o não pagamento dos serviços prestados e têm que reduzir essa oferta para suportar os atrasos, o que prejudica a rede hospitalar e, principalmente, a população”, disse.
A anunciada solução da crise que afetou seriamente a oferta de leitos de UTI no ano passado, de acordo com Clemente, resolve uma parte do problema. “Leitos de UTI são a ponta do iceberg”, afirmou, exemplificando que serviços de hemodiálise estão sem receber e se o paciente ficar sem esse atendimento pode acabar morrendo. “O problema não está apenas nas UTIs”, explicou.
Nesta semana, o prefeito Sandro Mabel também anunciou que será liberado o pagamento dos médicos. “Mas, médicos sem hospitais não têm onde trabalhar, e os pacientes têm acesso ao médico, mas não recebem atendimento hospitalar. Por isso, é preciso regularizar a situação como um todo”, declarou, ressaltando que confia no novo prefeito e espera que esse problema seja sanado.
Para conferir a entrevista completa, acesse (entre os minutos 33´50 e 44´10): https://www.youtube.com/watch?v=9PUanFdd4G4