Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás

Suspensão de pagamentos de 2024 afeta prestadores de serviços de saúde em Goiânia

A prefeitura de Goiânia suspendeu os pagamentos das despesas da gestão referentes ao exercício de 2024. A medida, que afeta também os prestadores de serviços de saúde, foi confirmada pelo prefeito Sandro Mabel, formalizada por meio de um decreto publicado no Diário Oficial do Município.

Segundo o decreto, a medida visa “a reavaliação das finanças públicas municipais e a preservação da responsabilidade fiscal”. O secretário da Fazenda, Valdivino de Oliveira, disse que a decisão temporária é uma resposta à “necessidade de ajustar os fluxos de caixa do Tesouro Municipal, frente ao atual cenário de restrição financeira, agravado pelo comprometimento de receitas e pelo acúmulo de despesas realizadas em exercícios anteriores”.

Ontem, o presidente do Sindhoesg, Gustavo Clemente, manifestou preocupação com a possibilidade de suspensão dos pagamentos devidos aos hospitais e demais prestadores de serviços de saúde, ressaltando que os atrasos – que em alguns casos se arrastam desde 2023 – podem comprometer a continuidade da assistência à população. Com o novo decreto, enquanto a reavaliação financeira não for concluída, prestadores de serviços de saúde terão que aguardar pela regularização dos débitos pendentes.