Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás

CLIPPING SINDHOESG 05/02/24

ATENÇÃO: Todas as notícias inseridas nesse clipping reproduzem na íntegra, sem qualquer alteração, correção ou comentário, os textos publicados nos jornais, rádios, TVs e sites citados antes da sequência das matérias neles veiculadas. O objetivo da reprodução é deixar o leitor ciente das reportagens e notas publicadas no dia.

DESTAQUES

Quem é Lígia Bahia, professora da UFRJ acusada de difamação pelo Conselho Federal de Medicina

Cuide de sua saúde: Clínica São Marcelo promoverá ação solidária de doação de sangue

NSC TOTAL

Quem é Lígia Bahia, professora da UFRJ acusada de difamação pelo Conselho Federal de Medicina

Órgão alega que médica fez acusações infundadas durante uma entrevista a um canal do Youtube em outubro do ano passado

A médica sanitarista e professora titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Lígia Bahia, está sendo acusada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) por difamação. Nesta semana, a acadêmica recebeu apoio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Academia Brasileira de Ciências (ABC) por meio de uma nota conjunta. As informações são da Folha de S. Paulo.

O CFM pede uma indenização de R$ 100 mil de Lígia, por conta de declarações feitas pela professora durante uma entrevista ao canal do Youtube do Instituto e Livraria Conhecimento Liberta. O vídeo não está mais no ar.

O órgão alega que a professora fez “acusações infundadas”, “proselitismo ideológico” e “discurso de ódio” contra a instituição.

No processo contra Lígia, constam supostos trechos da entrevista onde a professora diz: ” É ultra preocupante que o Conselho Federal de Medicina seja ocupado, digamos assim, politicamente, por posicionamentos político-partidários muito claros “.

O episódio foi dois meses após a eleição da nova gestão do CFM, em agosto do ano passado. Na época, dos 27 conselheiros, 18 eram contra o aborto legal, filiados a um partido político ou defendiam o uso de cloroquina para tratar a Covid – medicamento que já foi provado ineficaz no tratamento da doença. Alguns dos médicos, inclusive, foram investigados pelo próprio conselho por apoiarem os atos golpistas de 8 de janeiro.

Dois anos depois, atos de 8 de janeiro têm 371 condenações e 650 casos à espera de definição

O que diz a defesa de Lígia

Na época, a defesa de Lígia negou as acusações e defendeu a garantia do direito à liberdade de expressão: ” Acreditamos que a possibilidade de manifestar opiniões e experiências pessoais contribui para a construção de senso crítico e de uma sociedade democrática e plural “, dizia a nota.

Em comunicado conjunto, a ABC e SBPC saíram em defesa da médica alegando que as declarações da professora na entrevista “refletem consensos científicos amplamente reconhecidos”.

A nota dos dois órgãos diz, ainda, que o “CFM se afasta dos princípios básicos da ciência e da liberdade de expressão, que fundamentam a vida acadêmica e uma sociedade democrática”.

Além da indenização de R$ 100 mil, o CFM pede uma retratação pública da professora, além da proibição de novas publicações que o órgão considere ofensivo. Na ação, são réus a empresa Google, dona do Youtube, e o Instituto Conhecimento Liberta.

………………………………..

GONEWS 365

Cuide de sua saúde: Clínica São Marcelo promoverá ação solidária de doação de sangue

A prática de esportes após recomendação médica salva vidas, por isso sempre que puder faça sua caminhada, corrida, academia e tudo aquilo que seja importante para qualidade de vida.

Nessa sexta-feira, 7 de fevereiro, quem for a Unidade Marista da Clínica São Marcelo, além de realizar seus exames de imagem com segurança e precisão, ainda poderá fazer uma boa ação, doando sangue e ajudando a salvar até quatro vidas. A ação solidária para estimular a doação de sangue entre colaboradores, pacientes e visitantes acontecerá em parceria com o Hemocentro de Goiás e a Unidade Oeste da clínica. As doações poderão ser feitas das 8 às 16 horas, na Unidade Marista, localizada na Alameda Coronel Eugênio Jardim, 355, em frente ao Parque Areião.

📌 Para doar sangue, o doador precisa:

Estar em boas condições de saúde.
Ter entre 16 e 69 anos (desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos)
Pesar, no mínimo, 50kg.
Estar descansado (ter dormido, pelo menos, 5 horas nas últimas 24 horas).
Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
Apresentar documento original com foto recente, que permita sua identificação.
No mais, basta aderir a essa corrente do bem e ajudar a salvar vidas.

📌 Anote e participe!
🗓️ 07/02 (sexta-feira)
🕒 8 às 16 h
🚩Clínica São Marcelo/ Unidade Marista – Alameda Coronel Eugênio Jardim, 355, em frente ao Parque Areião

………………………….

Assessoria de Comunicação