A adoção de práticas seguras pelos serviços de saúde para a prevenção de erros na administração de medicamentos foi um dos temas debatidos na reunião de setembro do Grupo de Estudos da NR-32 do Sindhoesg. Realizado nesta quinta-feira, 21, na sede do Sindicato, em Goiânia, o encontro, que acontece mensalmente para o debate de assuntos relacionados à segurança dos pacientes e dos profissionais de saúde, reuniu enfermeiros e responsáveis pelas Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIHs) de estabelecimentos filiados.
Ao longo de toda a manhã, eles debateram com a coordenadora do Grupo da NR-32, Luciene Paiva da Silva Potenciano, normas de segurança do paciente e qualidade em serviços assistenciais de saúde. Os participantes também receberam um kit com nove publicações editadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária e Ministério da Saúde, que abordam temas, como Gestão de Risco e Investigação de Eventos Adversos Relacionados à Assistência à Saúde e Práticas Seguras para a Prevenção de Danos Cirúrgicos.
O Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) foi instituído pela Portaria GM/MS nº 529/2013 e objetiva contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional. A segurança do paciente, conforme ressalta o Ministério da Saúde, é um dos seis atributos da qualidade do cuidado e tem adquirido, em todo o mundo, grande importância para os pacientes, famílias, gestores e profissionais de saúde com a finalidade de oferecer uma assistência segura.