ATENÇÃO: Todas as notícias inseridas nesse clipping reproduzem na íntegra, sem qualquer alteração, correção ou comentário, os textos publicados nos jornais e sites citados antes da sequência das matérias neles veiculadas. O objetivo da reprodução é deixar o leitor ciente das reportagens e notas publicadas no dia.
DIÁRIO DA MANHÃ
Coluna Café da Manhã – O governador Marconi Perillo será homenageado hoje pelas entidades médicas (Conselho Regional de Medicina de Goiás, Associação Médica de Goiás, Academia Goiana de Medicina, Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade de Goiás (Ahpaceg) e Sindicato dos Médicos de Goiás). Será às 18h30, na Maison Florency.
…………………………………………………………
Coluna Fio Direto – O governador Marconi Perillo será homenageado nesta sexta-feira, 13 de junho, pelas entidades representativas dos médicos goianos – Conselho Regional, Associação Médica, Academia Goiana de Medicina e Sindicato dos Médicos. O evento irá também celebrar a aprovação do Plano de Cargos e Remuneração dos médicos do Estado e outros avanços na área da saúde em Goiás. O evento será às 18h30, na Maison Florency,
……………………………………………..
O HOJE
Coluna Xadrez – Medicina – O Conselho Regional de Medicina, a Associação Médica de Goiás, a Academia Goiana de Medicina e Sindicato dos Médicos homenageiam hoje o governador Marconi Perillo. Querem “celebrar” a aprovação do Plano de Carreira dos médicos.
…………………………………………….
O POPULAR
Plano para criança
A Unimed Goiânia não pode rescindir contrato sem explicações. A determinação é do juiz Cláudio Henrique Araújo de Castro, da 12ª Vara Cível de Goiânia, após ação impetrada pelo advogado consumerista Rogério Rocha em defesa de uma criança que teve o plano de saúde rescindido indevidamente. Ele garantiu o direito de manter o contrato vigente, sem a necessidade de assinar novos documentos por imposição da prestadora.
………………………………………………….
Saúde
Falta vacina nas redes pública e privada
Galtiery Rodrigues
Quem procurou por determinadas vacinas na rede pública e privada, nos últimos meses, pode ter tido certa dificuldade de encontrar. O número de doses enviadas pelo Ministério da Saúde foi reduzido, porque dois dos principais laboratórios do País estão em reforma nas áreas produtivas para a obtenção do Certificado de Boas Práticas de Fabricação (CBPF) exigido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O problema, segundo representantes da Saúde, já dura há cerca de quatro meses.
As vacinas que estão com distribuição reduzida são: antitetânica e difteria para adultos, BCG (contra tuberculose) e soro antirrábico. Desde o fim de abril, a professora Cristianne Cotrim, de 34 anos, tenta encontrar a vacina antitetânica nas redes pública e privada. Ela está grávida de oito meses e o médico recomendou que ela tomasse a vacina antes do parto. “Estou preocupada não é só por mim, é por todas as grávidas”, conta.
Uma amiga de Cristianne vai dar à luz no amanhã e, até ontem não tinha conseguido encontrar a vacina. A coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Grécia Carolina Pessoni, confirma a situação e diz, ainda, que, para gestantes e acidentados, a Prefeitura reservou um estoque especial de vacina antitetânica. Os interessados devem fazer o pedido na ouvidoria da SMS, pelo telefone 08006461510.
Cristianne não entrou em contado ainda com a secretaria porque, ao procurar em clínicas e, em seguida, no Centro de Atendimento Integral à Saúde (Cais) do Setor Campinas, ela foi informada pelos funcionários de que estava em falta em todas as unidades de saúde.A professora estava aguardando pela próxima consulta com o médico para expor a situação e encontrar uma saída.
Em nota enviada ao POPULAR, o Ministério da Saúde informou que enviou, nos cinco primeiros meses deste ano, 156.609 doses de vacina adulta de tétano e difteria para Goiás. Além disso, conforme a nota, ontem foi iniciada a distribuição de mais um lote de vacinas para o Estado. Serão entregues mais 56.510 doses de antitetânica, o que totalizará 213.119, até então.
NOTA
No dia 15 de maio, o Ministério da Saúde encaminhou uma nota informativa às Secretarias Estaduais de Saúde de todo o País, por meio da qual justificou a escassez de alguns tipos de vacina. No texto, o governo federal diz que, no caso da BCG (contra tuberculose), a distribuição já foi normalizada. Grécia Pessoni contrapõe que existem, sim, doses no município, mas que é preciso seguir algumas medidas especiais para não correr o risco de desperdiçá-las.
A BCG vem em frascos e, cada um deles, possui o equivalente a dez doses, mas tem validade máxima, depois de abertos, de apenas seis horas. Em razão disso, o município está orientando os pais a agendarem a data da aplicação da vacina nas crianças, para concentrar a demanda e evitar que os frascos sejam abertos aleatoriamente.
No caso da antitetânica, o texto da nota informa que a vacina é produzida pelo Instituto Butantan (IB). Em fevereiro deste ano, o laboratório comunicou ao Ministério da Saúde que estaria impossibilitado de atender o cronograma de entregas por que a produção seria interrompida por causa de uma reforma nas áreas produtivas. O comunicado foi feito em cima da hora e o governo federal não conseguiu adquirir a quantidade suficiente de doses de forma que não comprometesse os estoques.
EMERGENCIAL
O Ministério da Saúde realizou uma compra emergencial por intermédio do Fundo Rotatório da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e são essas doses que estão chegando ao Brasil. Em primeiro momento, no entanto, durante o traslado das vacinas, a qualidade delas teria sido comprometida por causa de uma excursão de temperatura. Elas tiveram dee passar por análise da Opas e da Anvisa antes de serem liberadas para uso.
Leitores do POPULAR reclamaram da falta de vacinas também em Senador Canedo e Anápolis. No primeiro caso, uma gestante não encontrou a vacina antitetânica na rede pública do município e, no segundo, a reclamação foi da falta de vacinas de meningite e pneumonia. Em relação a este, o Ministério da Saúde esclarece que o calendário nacional de vacinação conta com três tipos de vacina – a pentavalente, a pneumocócica 10 valente e a meningocócica C conjugada – e diz, ainda, que o estoque está normalizado.
……………………………………………..
Rosane Rodrigues da Cunha
Assessora de Comunicação