ATENÇÃO: Todas as notícias inseridas nesse clipping reproduzem na íntegra, sem qualquer alteração, correção ou comentário, os textos publicados nos jornais, rádios, TVs e sites citados antes da sequência das matérias neles veiculadas. O objetivo da reprodução é deixar o leitor ciente das reportagens e notas publicadas no dia.
DESTAQUES
Cremego publica cassação de Denis Cesar Barros Furtado
Médico conhecido como Doutor Bumbum tem registro profissional cassado
Naves e Caiado acertam convênio para salvar Santa Casa de Misericórdia de Anápolis
"Doutor Bumbum" tem registro profissional cassado pelo CRM-GO
"Doutor Bumbum" perde o registro profissional
Mais Médicos abre vagas em 59 cidades goianas
Dr. Bumbum tem registro cassado
Nova etapa do Mais Médicos oferece 2 mil vagas
Cães trazem alegria a pacientes em dia de visita no Hugo
CREMEGO
Cremego publica cassação de Denis Cesar Barros Furtado
O Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego) publicou nesta segunda-feira, 13, a pena de cassação do registro profissional do médico Denis Cesar Barros Furtado aplicada pelo Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM/DF) e referendada pelo Conselho Federal de Medicina. Conhecido por “Dr. Bumbum”, ele estava inscrito no Cremego desde 2011 com o CRM/GO número 15542.
A pena de cassação é válida em todo o Brasil, o que significa que Denis Cesar Barros Furtado não pode mais exercer a medicina. Essa pena foi aplicada pelo Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal, onde Denis também estava inscrito, após a instauração e julgamento do Processo Ético-Profissional CRM-DF número 797/2016. Conforme previsto na Lei número 3.268/57, as penas de cassação precisam ser referendadas pelo Conselho Federal de Medicina, o que aconteceu no final de abril.
Denis Cesar Barros Furtado foi cassado por infringir os artigos 1°, 10, 11, 40, 68, 112, 113, 115 e 118 do Código de Ética Médica (Resolução CFM n.º 1931/2009). Como ele estava inscrito também no Cremego, o Regional goiano também publica a pena aplicada pelo CRM/DF. Confira o edital publicado pelo Cremego:
CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE GOIÁS (CREMEGO)
CASSAÇÃO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL AO
MÉDICO DENIS CESAR BARROS FURTADO – CRM/GO 15542
O CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE GOIÁS, no uso de suas atribuições legais que lhe são conferidas pela Lei 3268 de 30 de setembro de 1957, regulamentada pelo Decreto nº 44.045 de 19 de julho de 1958, cumprindo decisão prolatada pelo Pleno do Conselho Federal de Medicina nos autos do Processo Ético-Profissional CRM-DF 797/2016, torna público que na presente data está sendo aplicado ao médico DENIS CESAR BARROS FURTADO CRM/GO 15542, por infração aos artigos 1°, 10, 11, 40, 68, 112, 113, 115 e 118 do Código de Ética Médica (Resolução CFM n.º 1931/2009, D.O.U. 24/09/2009), a pena prevista na alínea “e” do artigo 22, da Lei 3.268/57 com a “Cassação do Exercício Profissional”.
Goiânia-GO, 13 de maio de 2019.
DR. LEONARDO MARIANO REIS
Presidente do CREMEGO
………..
AGÊNCIA BRASIL
Médico conhecido como Doutor Bumbum tem registro profissional cassado
São Paulo – O médico Denis Cesar Barros Furtado, conhecido como "Doutor Bumbum", teve o registro profissional cassado nesta segunda-feira (13/5). O Conselho Regional de Medicina de Goiás (CRM-GO) publicou a cassação do registro do médico, acusado de matar uma paciente durante um procedimento estético no Rio de Janeiro.
Doutor Bumbum teve a prisão preventiva decretada pela Justiça do Rio de Janeiro, em julho de 2018, após a morte da bancária Lilian Calixto, 46 anos, que realizou um procedimento estético no apartamento do médico, na Barra da Tijuca, passou mal e foi levada para um hospital no mesmo bairro, onde morreu. Apesar de clinicar no Rio, o registro do Conselho Regional de Medicina (CRM) do Doutor Bumbum só tinha validade em Brasília e Goiás.
O pedido inicial de cassação do exercício profissional foi feito pelo CRM do Distrito Federal e referendado pelo Conselho Federal de Medicina em 24 de abril. Com ele, todos os conselhos regionais onde o médico atuava são obrigados a publicar a decisão para deixar registrado que Denis Furtado perdeu o direito de exercer a medicina. (Agência Brasil)
…………………
JORNAL OPÇÃO
Naves e Caiado acertam convênio para salvar Santa Casa de Misericórdia de Anápolis
Por Lívia Barbosa
“Não é hora de politizar, é hora de arregaçar as mangas e resolver o problema”, afirma prefeito
O prefeito de Anápolis, Roberto Naves (PTB), se reuniu com o governador Ronaldo Caiado (DEM) e com o deputado Amilton Filho (SD) para discutir a questão da Santa Casa de Misericórdia de Anápolis. Após o encontro, Naves usou as redes sociais para anunciar que será assinado um convênio com o governo estadual.
O prefeito relatou que recentemente assinou um convênio extra no valor de 600 mil reais para socorrer a unidade, dos quais 200 já foram repassados e destacou sua luta na busca por uma solução ao impasse entre a instituição e o Governo do Estado. A falta do repasse foi apontada pela instituição como motivo para a suspensão dos atendimentos de Urgência e Emergência a partir de meia-noite desta terça-feira, 14.
“O governador está sensível à causa e nos deu a sua palavra que ainda nesta semana vai assinar o convênio com a Santa Casa e iniciar a revisão também dos valores retroativos. É um grande avanço e eu não tenho dúvidas de que toda esta situação será resolvida em breve. Não é hora de politizar, é hora de arregaçar as mangas e resolver o problema”, afirmou Naves.
Nota
Sobre a suspensão de serviços à comunidade, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás informou que não possui convênio vigente com a Santa Casa de Misericórdia de Anápolis, por isso não pode ser culpada pela suspensão de serviços.
“A Santa Casa é uma instituição de regime jurídico privado, sem fins lucrativos, com gestão própria e conveniada ao município de Anápolis. A SES-GO trabalha para assinar, nos próximos dias, um convênio com a Santa Casa e, a partir desta assinatura, destinar verbas do Estado para o local. É importante esclarecer que, diante da ausência de vínculo contratual entre as partes, é inverídico alegar que a medida adotada pela entidade seja por falta de repasses estaduais”, rebateu a SES-GO.
Segundo a Santa Casa de Misericórdia de Anápolis, o atendimento a gestantes e pacientes oncológicos serão mantidos.
…………………
"Doutor Bumbum" tem registro profissional cassado pelo CRM-GO
Decisão foi anunciada nesta segunda-feira em sanção ao descumprimento do Código de Ética Médica
O Médico Denis Cesar Barros Furtado, conhecido como "Doutor Bumbum", teve o seu registro profissional cassado, nesta segunda-feira, 13. A decisão foi anunciada pelo CRM/GO e cumpre a sentença protocolada pelo Pleno do Conselho Federal de Medicina nos autos do Processo Ético-Profissional CRM-DF 797/2016.
Apresentado pelo presidente do Cremego, Dr Leonardo Mariano Reis, o informe alega que a pena foi aplicada ao médico, em virtude de infrações cometidas referentes aos artigos 1º, 10, 11,40,68,112,113,115 e 118, do Código de Ética Médica.
Caso
"Doutor Bumbum" teve prisão decretada pela Justiça do Rio de Janeiro, em julho de 2018, após a morte de uma paciente. Lilian Calixto realizou um procedimento estético com o médico, passou mal e veio a óbito.
Segundo a delegada responsável pelo caso, Adriana Belém, Denis já tinha sete anotações em sua ficha criminal, uma delas por homicídio, em 1997. As outras seriam por porte ilegal de armas, crime contra a administração pública, resistência à prisão – por duas vezes -, violação de domicílio e exercício arbitrário das próprias razões.
……………….
O HOJE
"Doutor Bumbum" perde o registro profissional
O médico Denis Cesar Barros Furtado, conhecido como "Doutor Bumbum", teve o seu registro profissional cassado ontem. A decisão foi anunciada pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego) e cumpre a sentença protocolada pelo Pleno do Conselho Federal de Medicina nos autos do Processo Etico-Profissional. Apresentado pelo presidente do Cremego, Leonardo Mariano Reis informa que a pena foi aplicada ao médico em virtude de infrações cometidas como procedimentos estéticos malsucedidos.
No dia 30 de abril deste ano, o Conselho Federal de Medicina (CFM) homologou a cassação do registro profissional do "Doutor Bumbum". A avaliação ocorre em processo aberto em 2016 no Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal do Distrito Federal (CRM-DF). Ainda no ano passado, o Conselho Regional afirmou ter concluído o processo ético-profissional a favor da cassação do registro profissional. Faltava, contudo, que o CFM confirmasse a decisão.
Segundo a assessoria de imprensa do Cremego, o CRM-DF cassou o registro profissional do médico e o CFM homologou no dia 30 de abril deste ano. Por lei, de acordo com ela, quando um conselho regional cassa, os demais devem fazer o mesmo. "Quando um médico tem registro em um estado, todos os outros repetem a mesma decisão", disse ao confirmar a cassação oficial.
Caso
O apelido de "Doutor Bumbum" surgiu nas redes sociais, onde o médico era popular por postar fotos antes e depois de procedimentos, numa prática condenada pela comunidade médica. Ele chegou a ter 660 mil seguidores no Instagram.
Ele teve a prisão decretada pela Justiça do Rio de Janeiro, em julho de 2018, após a morte de uma paciente. Lilian Calixto realizou um procedimento estético com o médico, passou mal e veio a óbito.
Segundo a delegada responsável pelo caso, Adriana Belém, Denis já tinha sete anotações em sua ficha criminal, uma delas por homicídio, em 1997. As outras seriam por porte ilegal de armas, crime contra a administração pública, resistência à prisão – por duas vezes -, violação de domicílio e exercício arbitrário das próprias razões.
Ele foi preso no dia 19 de julho de 2018 e ficou preso por seis meses no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, na zona oeste do Rio de Janeiro. Foi solto no dia 30 de janeiro de 2019. O Hoje entrou em contato, por e-mail e telefone, com a defesa do médico mas não teve retorno até o fechamento desta edição.
……………………
Mais Médicos abre vagas em 59 cidades goianas
O Ministério da Saúde lançou ontem um novo edital do Programa Mais Médicos. Com a nova etapa, 59 cidades do Estado devem oferecer vagas, e cerca de 111 novos médicos devem ser locados nos municípios goianos. O novo edital prioriza participação de profissionais formados e habilitados com CRM Brasil.
O objetivo é que os médicos atendam as populações de áreas historicamente com maiores dificuldades de acesso, a exemplo das ribeirinhas, fluviais, quilombolas e indígenas e que dependem do atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Os médicos devem começar a atuar na Atenção Primária desses municípios a partir de junho.
Dentre os municípios goianos na lista, se destacam Aparecida de Goiânia, que receberá 13 novos médicos, Formosa com 11, Planaltina, seis e Valparaíso de Goiás também com seis. O Ministério da Saúde disponibilizou uma lista completa com os municípios e a quantidade de vagas disponíveis para cada cidade.
Ao todo, mais de 6 milhões de pessoas que vivem nas áreas mais vulneráveis do Brasil terão a assistência na Atenção Primária reforçada, com a nova etapa do programa. O objetivo é contratar mais de 2 mil médicos que devem atuar em 790 municípios do país, considerados carentes ou de difícil acesso.
Os profissionais com registro brasileiro devem se inscrever entre os dias 27 e 29 de maio no site do programa.
Caso haja vagas remanescentes, as oportunidades serão estendidas, em um segundo chamamento público, aos profissionais brasileiros formados em outros países e que já tenham habilitação para o exercício da medicina no exterior.
Novo Edital
O edital é o segundo lançado pela pasta desde a saída de Cuba do programa, anunciada em novembro de 2018. O primeiro foi aberto ainda em novembro do ano passado para preencher as 8.517 vagas deixadas pelos cubanos no programa. No total, 7.120 vagas foram preenchidas por brasileiros formados no Brasil. Na segunda fase, lançada em dezembro, as vagas remanescentes foram oferecidas a médicos formados no exterior.
Dentre os médicos selecionados no primeiro edital, 1.052 desistiram do programa entre janeiro e março de 2019. O número representa 15% das vagas preenchidas por médicos brasileiros após a saída de Cuba.
O Ministério não anunciou, até o momento, quantos médicos selecionados no edital de novembro e dezembro desistiram do programa após o mês de março. Também não há dados de quantos médicos formados no exterior abandonaram o programa após a fase de acolhimento obrigatória, da qual participaram 1.400 profissionais.
………………………
DAQUI
Dr. Bumbum tem registro cassado
O registro profissional de Denis Cesar Barros Furtado, conhecido por Dr.° Bumbum, foi cassado pelo Conselho Regional de Medicina de Goiás (CRM-GO). Ele é acusado de matar uma paciente durante um procedimento estético no Rio.
O pedido inicial de cassação do exercício profissional foi feito pelo CRM-DF e referendado pelo Conselho Federal de Medicina, em 24 de abril. Assim, segundo o CRM-GO, todos os conselhos regionais onde o médico é registrado são obrigados a publicar a decisão para deixar registrado que o médico perdeu o direito de exercer a medicina.
MORTE DE PACIENTE
A bancária Lilian Calixto, de 46 anos, morreu horas depois de passar por um procedimento estético na casa do médico, na Barra da Tijuca, no dia 14 de julho de 2018. Segundo laudo do IML, a bancária morreu de embolia pulmonar, quando o fluxo sanguíneo do pulmão é interrompido.
O médico foi preso em 19 de julho de 2018, por causa da morte, junto com a mãe dele. Em depoimento à polícia, Denis admitiu que aplicou na paciente cerca de 300 ml de PMMA – um tipo de plástico líquido usado para preenchimento corporal. A reportagem não conseguiu contato com a defesa do médico.
…………………..
Nova etapa do Mais Médicos oferece 2 mil vagas
A nova etapa do Programa Mais Médicos, lançada ontem no Diário Oficial da União (DOU), oferece 2.037 vagas para profissionais em 790 municípios com altos índices de vulnerabilidade, sendo 115 vagas para 64 municípios de Goiás. No Estado, a maior beneficiada foi a cidade de Aparecida de Goiânia, que conta com 13 vagas disponíveis.
A intenção, segundo as informações do Ministério da Saúde (MS), é atender mais de 6 milhões de pessoas que vivem nas áreas mais vulneráveis do Brasil, que terão a assistência na Atenção Primária.
Os médicos devem atender já a partir de junho em áreas historicamente com maiores dificuldades de acesso – a exemplo das ribeirinhas, fluviais, quilombolas e indígenas – e que dependem do atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Os interessados terão entre os dias 27 e 29 de maio para fazer a inscrição, que será realizada, exclusivamente pela internet, através do Sistema de Gerenciamento de Programas (SGP), no site do programa.
Conforme o MS, esta nova etapa corresponde ao 18° Ciclo do programa, que, nesta primeira fase, vai priorizar a participação de médicos formados e habilitados, com registro em qualquer Conselho Regional de Medicina.
…………………..
DIÁRIO DA MANHÃ
Cães trazem alegria a pacientes em dia de visita no Hugo
Projeto da UFG propõe interação com animais para trazer alívio e um pouco de carinho para pacientes internados. Ideia é que visita seja realizada uma vez por mês
Pacientes, acompanhantes e funcionários do Hospital Estadual de Urgências de Goiânia Dr. Valdemiro Cruz (Hugo), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) receberam, na tarde desta sexta-feira, 10, a visita ilustre de cinco cães das raças golden retriever e labrador. Lipe, Lord, George, Simba e Baru são voluntários do projeto de Atividade e Terapia Assistida por Animais em Hospitais de Goiânia, coordenado pelas faculdades de Medicina Veterinária e de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG).
Fernando José, gesseiro de 24 anos, está internado no Hugo há quatro dias, se recupera de uma cirurgia e a visita dos animais trouxe alegria ao seu dia. "Ele estava triste, reclamando de dores, mas quando viu os cães até sorriu, coisa que não tinha feito nesses dias aqui. Tínhamos uma cachorra que o Fernando praticamente "conversava" com ela", conta a mãe do gesseiro, Maria José. "Valeu a pena descer do quarto", completa Fernando, enquanto acaricia o Golden retriver Lipe.
A engenheira civil Morgana Gomes é dona do Lord, que desde o início de 2018 é um dos 24 cachorros voluntários do projeto da UFG. Para Morgana, Lord entende o ambiente. "Acho que ele sente a energia e sabe que está em um lugar para levar e receber carinho. Tenho a sensação que o Lord sai de uma visita dessa assim como eu, bem leve", emociona a dona do cão, que também participa de um projeto de visitas a pessoas com autismo.
Os cães passearam por um andar de enfermarias e interagiram com pacientes em um espaço ao ar livre no hospital. A ideia é que, a partir de agora, a visita dos cães no Hugo seja realizada uma vez por mês. "Nós temos pacientes que sofrem algum tipo de acidente que pode envolver, inclusive, a perda de um parente. E a gente percebe que com o projeto podemos trazer um pouco de entretenimento e alegria para esses nossos pacientes. Muda o clima da própria situação de acamados, longe dos seus entes queridos", destaca o médico infectologista Guillermo Sócrates, coordenador do Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde do Hugo.
A professora da Escola de Veterinária e Zootecnia da UFG e uma das coordenadoras do projeto, Kellen Oliveira, explica que os cachorros passam por testes de comportamento, sociabilidade e temperamento e precisam de um atestado sanitário de um veterinário. "Começamos o projeto em 2017 e a ideia surgiu porque estudos científicos comprovam que a interação homem-animal é benéfica e traz alívio para pacientes internados ou que tenham algum problema de saúde", ressalta a professora.
……………….
Rosane Rodrigues da Cunha
Assessoria de Comunicação