ATENÇÃO: Todas as notícias inseridas nesse clipping reproduzem na íntegra, sem qualquer alteração, correção ou comentário, os textos publicados nos jornais, rádios, TVs e sites citados antes da sequência das matérias neles veiculadas. O objetivo da reprodução é deixar o leitor ciente das reportagens e notas publicadas no dia.
DESTAQUES
Cremego apura se houve infração ética no atendimento a bebê dado como incinerado
Medicina é uma das carreiras com maiores salários
Maratona de tecnologia da UFG vai premiar ideias inovadoras na área da Saúde
Aqui não tem crise
Abertas consultas públicas sobre NRs, programas e regras trabalhistas
Pagamento do auxílio-doença pode passar do INSS para as empresas
TV ANHANGUERA
Corpo de bebê que teria sido incinerado é encontrado e direção do hospital afastada
http://g1.globo.com/goias/videos/t/todos-os-videos/v/corpo-de-bebe-que-teria-sido-incinerado-e-encontrado-e-direcao-do-hospital-afastada/8042441/
…………………..
O HOJE
Cremego apura se houve infração ética no atendimento a bebê dado como incinerado
Aline Bouhid
Na manhã desta terça-feira (29), o Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego) enviou nota à imprensa informando que vai apurar se houve infração à ética médica no caso do bebê Rogério Cardoso de Almeida Filho, nascido no dia 24 de outubro na Maternidade Marlene Teixeira, em Aparecida de Goiânia. O bebê, que nasceu prematuro, morreu horas após parto. No dia seguinte, o pai foi retirar o corpo do filho para sepultamento, mas o bebê tinha desaparecido. Ele foi dado como incinerado.
Representantes da Maternidade Marlene Teixeira alegaram inicialmente que o corpo poderia ter sido incinerado pela empresa de coleta de resíduos, mas ontem (28) o corpo foi encontrado e entregue à família. O Cremego vai apurar a conduta dos médicos envolvidos no atendimento.
Direção e uma funcionária que estavam envolvidos neste episódio foram afastados pela a Secretária de Saúde de Aparecida de Goiânia ontem. Em nota, a secretaria também admitiu que o corpo foi acondicionado em um local fora do indicado – em uma geladeira junto com placentas e resíduos. Fotos feitas pela perícia mostram o eletrodoméstico usado para este fim.
…………………..
INFOMONEY
Medicina é uma das carreiras com maiores salários
Piso salarial é de quase R$ 15 mil para 20 horas de trabalho semanal e quantia é ainda maior nas regiões carentes do Brasil
Estudar Medicina significa conhecer uma das máquinas mais complexas do mundo: o corpo humano. O médico salva vidas e é por ter a responsabilidade de cuidar do bem mais preciso do ser humano que esse profissional torna-se imprescindível na sociedade e está entre as carreiras com maiores salários. De acordo com a Federação Nacional dos Médicos (Fenam), o piso salarial é de R$ 14.619,39 para 20 horas de trabalho semanal, ou seja, a receita pode ser ainda maior dependendo da quantidade de horas trabalhadas entre os plantões e consultas de especialidades.
Em regiões mais carentes, o piso salarial é ainda maior. Programas do governo federal incentivam médicos a atuarem nas localidades que faltam esse profissional, e a remuneração chega a R$ 21 mil. Apesar de existirem muitas vagas de emprego para o médico, para se destacar no mercado de trabalho, além de amar a medicina, é preciso também ter uma boa formação acadêmica. Por isso a escolha da instituição é essencial para quem sonha em seguir na carreira.
Formado na Faculdade de Medicina da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), o Dr. Francisco Sampaio Junior coordena uma das equipes de cirurgia de coluna do Hospital Sírio Libanês de São Paulo e é chefe de uma das equipes de neurocirurgia da Rede D'Or São Luiz da capital paulista. "Brinco que nasci médico! Minha mãe sempre dizia isso. Meu pai é médico e eu sempre admirei essa profissão".
Francisco conta que tem ótimas recordações da Unoeste. "Sempre me senti muito amparado. Os docentes são muito mais do que professores. A estrutura criada pela universidade, com o Hospital Universitário (atual Hospital Regional), onde tínhamos acesso a materiais de última geração. Realmente tive tudo que uma excelente instituição pode oferecer". Revela ainda que hoje têm grandes amigos, entre eles professores que são seus mentores. "Não é nenhuma surpresa que todos os meus colegas de turma estão muito bem posicionados no mercado de trabalho, e isso me faz crer que todo aprendizado valeu muito a pena".
Atuando por dez anos na Seleção Brasileira de Futebol Feminino como médico ortopedista de atletas consagradas como Marta, Cristiane e Formiga, o Dr. Nemi Sabeh também se formou na Unoeste e revela que a universidade teve um papel muito importante para seu sucesso profissional. "É até difícil enumerar tudo o que aprendi neste período na universidade. Acho que a minha própria vida e minha trajetória já responde", fala.
Após a graduação na Unoeste, o médico foi para a Santa Casa de São Paulo fazer residência em Ortopedia na mesma instituição. Depois fez Medicina Esportiva na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e, atualmente, além de atuar na Seleção, atende no núcleo de especialidades do Hospital Sírio Libanês, na capital paulista, e por fim, em duas unidades da On Body Evolution, um centro integrado de saúde, em São Paulo e Assis. Seu currículo mostra que são 15 anos de bagagem no setor de ortopedia e traumatologia, principalmente em ombro, cotovelo e joelho, tendo passado inclusive por instituições renomadas no exterior como Princeton, Hospital Johns Hopkins, Hospital Zurich e Hospital San Antonio.
Tecnologia na Medicina
A tecnologia, em diversas maneiras, vem trazendo melhorias aos pacientes, principalmente na rapidez de diagnósticos. No cenário da prevenção, exames como a tomografia computadorizada e a ressonância magnética tornaram-se comuns na área médica, o que resulta em diagnóstico precoce e mais chances de cura. Na área acadêmica, os recursos tecnológicos também contribuem para uma formação preparando o futuro profissional para as constantes atualizações da área.
A Unoeste, que está entre as 10 melhores universidades particulares do Brasil, com base na mais recente avaliação do Ministério da Educação (MEC), oferece o curso médico em três campi: Presidente Prudente, Jaú e Guarujá. Suas áreas acadêmicas e experimentais somam mais de 5 milhões de m². Somente na Medicina, são 35 laboratórios didáticos, os quais possuem modernos equipamentos e recursos tecnológicos de ponta que fortalecem o processo de ensino e de aprendizagem.
Entre os destaques da estrutura dos cursos médicos da Unoeste estão os Laboratórios de Habilidades e Simulação (LHabSim), que são ambientes pré-clínico de excelência e têm como fundamento primário das atividades a garantia do treinamento de habilidades que possam ser sucessivamente repetidas, garantindo ao estudante maior segurança e competência para agir com postura ética diante de uma situação real.
Humanização
Por outro lado, em meio à globalização, não pode faltar nesse profissional o lado humanístico. Nenhuma máquina substitui a afetividade e a tranquilidade que só um ser humano consegue transmitir. Pensar no tratamento da doença é fundamental, mas tão importante quanto é tratar a pessoa como um todo.
Médico que atende o paciente acamado em sua casa; que se preocupa com o estado da família do doente; que orienta práticas que vão além do tratamento da enfermidade em si Na Unoeste, desde o 1º termo da formação médica o estudante está inserido em ações na comunidade, como em atendimentos nas unidades de saúde e em ações de extensão em espaços públicos.
…………………..
A REDAÇÃO
Maratona de tecnologia da UFG vai premiar ideias inovadoras na área da Saúde
Goiânia – Chamada de Hackathon, a maratona de tecnologia da UFG vai premiar soluções inovadoras para melhorar a área da Saúde pública. A maratona é aberta a alunos de todo o Brasil e de outros países, e distribuirá um total de R$ 20 mil em dinheiro, divididos entre os 3 primeiros colocados.
O formulário de inscrição está disponível no portal do Centro de Empreendedorismo e Incubação da Universidade Federal de Goiás, organizador da maratona. Interessados poderão se inscrever gratuitamente até o dia 04 de novembro. O edital com o cronograma de atividades, os critérios de avaliação e valores de premiações também está no portal do CEI.
Formação de Equipes
A inscrição é individual, mas os participantes poderão formar equipes de 3 a 5 alunos, desde que um dos integrantes tenha perfil de programador, outro de designer e outro de liderança, mas não é necessário grande experiência nessas áreas. Os nomes dos 75 selecionadas para participar do Hackaton serão divulgados no próximo dia 9 de novembro, quatro dias após o término das inscrições.
Uma banca de especialistas formada pela DTIT – Diretoria de Transferência e Inovação Tecnológica da PRPI – Pró – Reitoria de Pesquisa e Inovação da UFG fará a seleção com base no perfil de cada aluno inscrito, minicurrículo e relatos de experiências.
Hackathon
O 1ºHackathon de Saúde da UFG será uma maratona de tecnologia multidisciplinar, aberta, colaborativa e inovadora. Alunos competirão entre si, em busca de soluções para problemas cotidianos do Sistema Único de Saúde, contribuindo para melhorar a eficiência e aumentar agilidade dos serviços prestados ao cidadão.
A dinâmica envolverá criação de modelos de negócios, programação, design e validação de mercado. Os critérios de avaliação serão originalidade, impacto social, viabilidade técnica e viabilidade financeira.
A imersão será realizada no Centro de Eventos da UFG, no Campus Samambaia, dos dias 21 a 23 de novembro. Os participantes receberão barracas, mentorias, alimentação, e terão acesso pontos de rede elétrica e de internet gratuitos. Transporte, computadores, notebooks, celulares e adaptadores ficarão sob a responsabilidade dos participantes.
………………
FOLHA DE S.PAULO
Aqui não tem crise
Neo Química empata com Medley como medicamento genérico; Jontex, Sundown e Unimed seguem líderes, puxadas pelos mais ricos e mais instruídos
Andréa Martins
A Lei dos Genéricos completa 20 anos em 2019, e o setor já responde por 34% do mercado farmacêutico brasileiro. Pesquisada pelo Datafolha desde 2017, a categoria pela primeira vez apresenta duas marcas na liderança.
Vencedora isolada nas últimas duas edições, a Medley registrou 5% das menções espontâneas (tinha 7% em 2018). A Neo Química oscilou dentro da margem de erro, de 3% para 2%, o que configurou um empate técnico.
Mesmo com o uso do critério de desempate ("awareness"), a situação se manteve – nele, Medley obteve 6% e Neo Química, 3%. A maioria dos entrevistados (54%) não soube citar qualquer marca do segmento.
Criada há 23 anos, Medley é a unidade de genéricos da Sanofi, que apostou cedo nesse mercado. Hoje, ela representa 25% do faturamento da companhia. Com 116 medicamentos no portfólio, fez 23 lançamentos nos últimos três anos – oito só em 2019. Até dezembro, mais três devem estar nas prateleiras das farmácias.
Para a diretora-geral Joana Adissi, a inovação é o grande pilar de crescimento da unidade. "A ideia é promover acesso à saúde com produtos e informações de qualidade, aumentando a robustez do portfólio e a força da nossa marca."
Neste ano, a Medley trouxe um novo posicionamento: "Saúde é agente que faz", que destaca como pequenas ações diárias podem contribuir para a saúde e a qualidade de vida. Já a plataforma #PodeContar, lançada no final de 2018, trabalha em prol da empatia com quem tem depressão.
Em setembro, teve início a Blitz do BemEstar, que até março vai levar para farmácias balanças multifuncionais que medem peso, altura, pressão, bioimpedância e IMC (índice de massa corporal).
Pela primeira vez no topo do ranking, a Neo Química está completando seis décadas neste ano. O laboratório de genéricos e similares da Hypera Pharma comemorou a data com novo posicionamento: "A saúde de todos é nossa vocação".
Para reforçar a recém-criada assinatura, a marca lançou a Neo Acelera, primeira aceleradora de saúde do Brasil, em parceria com a Yunus Negócios Sociais. O foco é inovação social voltada à solução de desafios da atenção primária no país.
Outra novidade é a Neo Pharma, plataforma de conteúdo e relacionamento voltada aos profissionais de farmácias.
A campanha #vocaçãoemcuidar agradece os brasileiros que trabalham nas drogarias.
"Uma prova da confiança dos consumidores na marca é a presença de Neo Química em 96% do varejo farmacêutico nacional" destaca o laboratório, em nota.
O mercado de cuidados pessoais, que inclui o setor farmacêutico, alavancou o cenário de investimentos em mídia no primeiro semestre de 2019, de acordo com estudo da Kantar Ibope Media. No ano passado, o setor destinou R$ 10,8 bilhões à compra de mídia.
Dos cinco maiores anunciantes, quatro pertencem ao ramo farmacêutico. Sozinha, a Hypera Pharma (antiga Hypermarcas) injetou R$ 3,7 bilhões em publicidade. Foi superada apenas pelo laboratório Genomma, que investiu R$ 4,2 bilhões.
PLANO DE SAÚDE
Líder absoluta nas últimas 27 edições da pesquisa, Unimed foi a mais lembrada da categoria, citada por 32% dos entrevistados (marcou 33% em 2018).
A campeã se destaca entre os mais instruídos (46%), na região Sul (45%), nas classes A e B (42%) e no Centro-Oeste (40%). Outras marcas mencionadas foram Amil (7%), Hapvida (4%) e Bradesco (3%). Já 28% não souberam apontar qualquer uma.
"Primamos pela excelência no atendimento, investimos fortemente em inovações tecnológicas e em diversos outros recursos que propiciem bem-estar aos nossos 18 milhões de beneficiários", diz Darival Bringel de Olinda, diretor de desenvolvimento de mercado da Unimed do Brasil.
Com 52 anos de atuação, 344 cooperativas e presença em 84% do território nacional, a operadora lançou, em setembro, a nova fase da campanha "MudeiHábito", que chega ao terceiro ano.
Ela envolve filmes para TV e mídia digital e também ações que convidam o público a interagir por meio da ferramenta Gerador de Desafios. O usuário pode escolher uma mudança de hábito, gerar posts e compartilhar no Facebook, Twitter ou Instagram.
Outra novidade para este ano é o Desafio com Influenciadores, que trará personalidades do universo digital ligadas aos temas equilíbrio, movimento e alimentação competindo entre si, com a ajuda de seus seguidores. O projeto prevê ativação em parques de três grandes cidades com retirada de bicicletas, bolas e instrumentos para praticar ioga.
As cooperativas, que têm autonomia em sua gestão, também realizam patrocínios locais. Já promoveram 1.200 ações do Movimento MudeiHábito, impactando 15 milhões de pessoas.
Em agosto, foi inaugurado o Teatro Unimed, no Jardim Paulista, em São Paulo. "O incentivo à cultura está alinhado ao propósito da marca de incentivar o bemestar e a saúde mental", afirma Olinda.
CAMISINHA
Com o mote "Retardante para ele. Estimulante para ela", Jontex lançou a camisinha Orgasmo em Sintonia em maio, um mês antes do Dia dos Namorados.
A principal novidade do produto, apresentado em campanha para TV, meios digitais e por influenciadores, é o material.
Por fora, na superfície, o preservativo tem listras e bolinhas para estimular o prazer feminino. Por dentro, traz benzocaína, que, segundo a fabricante, ajuda a retardar a ejaculação do homem.
A marca, que hoje pertence à RB (Reckitt Benckiser), está presente no Brasil desde 1936 e foi novamente a mais lembrada da categoria no Top of Mind, com 19% das citações. No total, acumula 13 conquistas em 13 edições.
Ela se destaca entre os mais ricos (34%), mais instruídos (32%), na região Sul (29%) e na faixa de 35 a 44 anos (27%).
Recentemente, Jontex relançou o item mais premium de seu portfólio: o Sensação Pele com Pele, uma camisinha sem látex, produzida com material tecnológico.
Segundo a gerente de marketing Alexandra Janeiro, a comunicação da categoria de preservativos ainda é um grande desafio para os profissionais da área.
Também por isso, o digital tem recebido investimentos crescentes nos últimos anos.
"No universo online, as pessoas estão mais abertas para conversar e interagir sobre um tema importante como o uso de camisinha", aponta ela.
No último Dia Mundial do Combate à Aids, a marca realizou uma ação de conscientização em São Paulo, com 35 mil preservativos distribuídos em cinemas e universidades da cidade.
PROTETOR SOLAR
Somando seis vitórias em seis edições, Sundown se firma como o protetor solar número um na cabeça dos brasileiros adultos. Nesta edição do Top of Mind, foi citada por 17% dos entrevistados, ante 20% do ano passado.
A marca da Johnson & Johnson atinge seus melhores índices entre os mais instruídos (31%), mais ricos (26%) e na faixa etária de 35 a 44 anos (25%).
"Essa conquista é o reflexo de que todos os esforços contínuos no desenvolvimento de produtos inovadores valem a pena", diz Ricardo Wolff, vice-presidente de estratégia e marketing da Johnson & Johnson Consumer Health.
De acordo com o executivo, quase metade da população já adquiriu o hábito de usar protetor solar e 57% declaram usá-lo sempre.
Desde quando introduziu a categoria no Brasil, há 35 anos, a companhia vem renovando constantemente o portfólio. Em 2018, lançou o Sundown Todo Dia + Repelente, para associar proteção solar à ação contra os mosquitos.
Com humor e leveza, a atriz Ingrid Guimarães é a garota-propaganda da marca, que adota o conceito #PassaeVai na comunicação e promove ativações sazonais nas principais cidades de praia das regiões Norte e Nordeste.
Neste ano, a Sundown apresenta ainda uma nova versão da linha Praia & Piscina, com embalagens que trazem o inovador duplo dosador: uma saída para o rosto e outra para o corpo.
………..
JORNAL DO COMÉRCIO
Abertas consultas públicas sobre NRs, programas e regras trabalhistas
Com o objetivo de estimular o mercado de trabalho e gerar mais empregos, a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia abriu dois processos de consultas públicas para atualizar, simplificar e adequar 87 atos normativos. Assinado pelo secretário especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, o aviso foi publicado na edição do dia 18 de outubro do Diário Oficial da União (DOU).
Com o objetivo de estimular o mercado de trabalho e gerar mais empregos, a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia abriu dois processos de consultas públicas para atualizar, simplificar e adequar 87 atos normativos. Assinado pelo secretário especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, o aviso foi publicado na edição do dia 18 de outubro do Diário Oficial da União (DOU).
Uma das consultas diz respeito à consolidação de 37 normas sobre segurança e saúde no trabalho. Estão incluídas na discussão temas como certificados de aprovação de equipamentos de proteção individual, exames toxicológicos e condições de segurança e conforto em locais de repouso de motoristas profissionais do transporte rodoviário de cargas e coletivo de passageiros e o Programa de Alimentação do Trabalhador.
Já a outra consulta busca contribuições para 50 normas referentes à legislação trabalhista. São temas colocados para discussão, entre outros, a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), o contrato e a jornada de trabalho, sistemas e cadastros e registro profissional.
Os textos das propostas estão disponíveis em espaço da Secretaria de Trabalho na plataforma Participa.br, ambiente que garante pleno acesso para que trabalhadores e empregadores se manifestem quanto à necessidade de atualização, simplificação e adequação dos normativos. As contribuições devem ser realizadas diretamente no documento eletrônico presente no Participa.br até o dia 18 de novembro. Dúvidas sobre a participação na consulta pública podem ser enviadas para o e-mail cgnormas.strab@mte.gov.br.
…………………….
Pagamento do auxílio-doença pode passar do INSS para as empresas
O pagamento de auxílio-doença a trabalhadores feito pelo INSS pode virar responsabilidade das empresas. A mudança na regra será discutida pelo Congresso Nacional e tem o apoio do governo federal. A justificativa é que a medida elimina o risco de o empregado ficar sem salário à espera de uma perícia, como ocorre atualmente, e abre espaço no orçamento da União para novos gastos.
Hoje, o funcionário que fica mais de 15 dias sem trabalhar por motivo de doença passa a receber o benefício pelo INSS. O pagamento, contudo, só ocorre após a realização de uma perícia, o que costuma demorar, em média, 40 dias. Nesse período, o trabalhador fica sem salário.
A proposta de alteração na regra foi incluída pelo deputado Fernando Rodolfo (PL-PE) em seu relatório na Medida Provisória 891, que trata da antecipação da primeira parcela do décimo terceiro a aposentados e pensionistas do INSS. Ele incluiu a proposta após ter o aval de outros parlamentares. Segundo o deputado, a medida beneficia o trabalhador porque a perícia passaria a ser feita pelas empresas, o que tornará o procedimento mais rápido.
As empresas não terão prejuízo, já que poderão abater todo o valor desembolsado em auxílio-doença dos tributos devidos à União. O processo é semelhante ao que ocorre com o salário-maternidade, benefício pago pelas empresas às mães que tem o valor descontado dos impostos posteriormente. "A medida vai facilitar a vida de todo mundo", diz o relator.
A estimativa do governo é que ao transferir o pagamento do auxílio-doença para as empresas haverá uma redução de R$ 7 bilhões nos gastos da União. Com isso, abre-se uma folga no limite do teto de gastos, mecanismo que impede que as despesas subam acima da inflação. O Executivo tenta encontrar espaços para aumentar os investimentos que estão no patamar mínimo por conta dessa trava.
Quando um trabalhador é afastado por mais de 15 dias, é necessária a realização de uma perícia médica pelo INSS para verificar o tempo da licença e garantir o pagamento do benefício previdenciário. O problema é que a espera por essa perícia chega a 40 dias, e o empregado fica sem receber um centavo durante esse período.
A proposta do deputado Rodolfo é que as empresas assumam o pagamento do auxílio-doença quando o afastamento durar de 16 a 120 dias, com o valor, assim como hoje, limitado ao teto do INSS (R$ 5.839,45). Caberia aos empregadores também a avaliação preliminar sobre a necessidade de conceder o auxílio-doença.
…………..
Rosane Rodrigues da Cunha
Assessoria de Comunicação