ATENÇÃO: Todas as notícias inseridas nesse clipping reproduzem na íntegra, sem qualquer alteração, correção ou comentário, os textos publicados nos jornais, rádios, TVs e sites citados antes da sequência das matérias neles veiculadas. O objetivo da reprodução é deixar o leitor ciente das reportagens e notas publicadas no dia.
DESTAQUES
Campanha contra sarampo começa nesta segunda-feira; veja onde se vacinar em Goiânia
Número de clientes de planos de saúde caiu em 2019
Brasileiros resgatados da China passam por exames e seguem sem sintomas de contaminação
Brasil tem 8 casos suspeitos de novo coronavírus, diz Ministério da Saúde
PORTAL G1
Campanha contra sarampo começa nesta segunda-feira; veja onde se vacinar em Goiânia
Objetivo é imunizar crianças e jovens de 5 a 19 anos. Em 2019, 14 casos da doença foram confirmados e outros nove seguem em investigação, em Goiás.
Campanha de vacinação contra sarampo para jovens começa nesta segunda-feira, em Goiânia – Foto: SMS/Divulgação
A Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo começa nesta segunda-feira (10). Em Goiânia, 71 postos de saúde estarão disponíveis para atender os moradores. Esta etapa é destinada para crianças e jovens de 5 a 19 anos.
O "Dia D" de mobilização nacional será em 15 de fevereiro. As vacinas tríplice viral e tetra viral (para crianças de até 4 anos vacinadas com a primeira dose de tríplice viral) também estarão disponíveis.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o objetivo da campanha é resgatar quem não se vacinou ou complementar esquemas de vacinação da vacina tríplice viral. A complementação será feita a partir da análise do cartão de vacinação e conforme as indicações do Calendário Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde.
A campanha é uma estratégia para interromper a circulação do vírus do sarampo no Brasil. No ano de 2019, aconteceram duas etapas direcionadas às faixas etárias mais suscetíveis ao surto no país. Já em 2020, a campanha é destinada aos grupos não vacinados no ano passado.
A segunda etapa da campanha em 2020 começa em agosto e será voltada a pessoas com a faixa etária de 30 a 59 anos.
Apesar de a vacinação ser destinada ao grupo de 5 a 19 anos, a população de 6 meses a 49 anos de idade pode se vacinar de forma seletiva conforme a disponibilidade de vacinas. No entanto, no "Dia D", não será administrada dose extra, em nenhuma pessoa, independente da faixa etária.
Casos de sarampo
A Secretaria Estadual de Saúde de Goiás informou que, no ano passado, foram notificados 199 casos suspeitos em 51 municípios. Do total, 14 foram confirmados e nove seguem em investigação até esta segunda-feira (10). Seis casos eram de moradores de Goiânia.
Já neste ano foram registradas seis suspeitas em cinco municípios. Uma delas já foi confirmada e, por isto, Goiás é considerado um estado com transmissão ativa do vírus.
A secretaria destaca que o sarampo é uma doença infecciosa, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e até morte.
………….
FOLHA DE S.PAULO
Número de clientes de planos de saúde caiu em 2019
Expectativa era de aumento, mas previsões não se confirmaram
O setor de saúde suplementar fechou 2019 com queda de 0,1% no número de beneficiários, segundo a FenaSaúde (Federação Nacional de Saúde Suplementar). O número contrariou a expectativa da entidade, que projetava crescimento de 0,4% para o ano passado.
NÃO DEU?
O segmento de planos individuais perdeu 78 mil beneficiários, enquanto os coletivos (empresariais e adesão) registraram um aumento de apenas 27 mil beneficiários.
NÃO DEU 2?
Com o balanço, a avaliação da FenaSaúde é que a melhora dos índices do mercado de trabalho não será o motor da recuperação dos planos. ?Para ampliar o acesso, será preciso mexer na oferta e abrir mais opções para os usuários contratarem?, afirma Vera Valente, diretora-executiva da entidade.
COMO ESTÁ?
A ideia enfrenta forte resistência de entidades de proteção ao consumidor.
……………
AGÊNCIA ESTADO
Brasileiros resgatados da China passam por exames e seguem sem sintomas de contaminação
Por Circe Bonatelli
São Paulo, 09/02/2020 – O grupo de 58 brasileiros que retornou da China e está hospedado na base aérea de Anápolis, em Goiás, já passou por todas as avaliações clínicas protocolares previstas pelo Ministério da Saúde e continua sem apresentar sintomas de contaminação pelo coronavírus. A informação foi divulgada no fim da tarde deste domingo, 9, pelo Ministério da Defesa.
O grupo é composto pelos 31 brasileiros que estavam em Wuhan, na China, e foram trazidos de volta ao Brasil, além de 27 tripulantes do voo e membros das equipes de saúde e comunicação envolvidos na operação de busca.
Durante o dia, o grupo recebeu as refeições programadas e teve a oportunidade de conhecer as instalações do hotel de trânsito da ala 2 da base aérea que foram reservadas para o período de quarentena que terá duração de 18 dias. O Ministério da Defesa informou ainda que os próximos boletins sobre o estado de saúde do grupo serão publicados diariamente.
Mais cedo, o presidente da República, Jair Bolsonaro, usou as redes sociais para dar boas-vindas ao grupo. É muito bom tê-los de volta , declarou em um vídeo postado no Twitter. Bolsonaro também destacou o trabalho conjunto de Forças Armadas, ministérios das Relações Exteriores e Saúde, Câmara, Senado, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e governo de Goiás na operação para trazer os brasileiros da China.
O governo federal anunciou a decisão final de realizar a operação de busca no domingo passado, 2, após apelo dos brasileiros residentes na China e que estavam no epicentro do surto de coronavírus. Outros países, como Estados Unidos, Inglaterra, França e Japão, também resgataram seus cidadãos.
………….
A GAZETA
Brasil tem 8 casos suspeitos de novo coronavírus, diz Ministério da Saúde
O Brasil tem 8 casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus em observação, mantendo-se sem qualquer confirmação da doença respiratória no país, segundo dados do Ministério da Saúde nesta sexta-feira.
Dos 8 casos suspeitos, 3 são de São Paulo, 2 do Rio Grande do Sul, 1 de Minas Gerais, 1 do Rio de Janeiro e 1 de Santa Catarina. É o mesmo número de suspeitos sob investigação da véspera.
Ao todo, segundo o ministério, o país já teve 26 suspeitas descartadas, 2 a mais do que na véspera.
A epidemia do novo coronvavírus já matou mais de 600 pessoas e infectou quase 31,5 mil pessoas, quase todas na China.
QUARENTENA
Nesta sexta, os ministros da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, estiveram na Base Aérea de Anápolis, cidade goiana onde 34 brasileiros, parentes deles e tripulação que estavam na China vão seguir para um período de quarentena. Dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) devem chegar ao Brasil neste sábado.
Mandetta elogiou a ação de repatriação encabeçada pelo Ministério da Defesa e reforçou que as pessoas estarão em boas mãos, com todos os cuidados necessários para que, dentro de alguns dias, possam seguir suas vidas.
"Nós temos que acalmar as pessoas. O que mais atrapalha nesses momentos são as fake news. Elas trazem medo e desinformação. Todas as informações são 100% transparentes. São brasileiros e precisam do nosso apoio nesse momento", destacou o ministro da Saúde, de acordo com nota publicada pelo site da pasta.
A previsão é que os repatriados fiquem 18 dias em quarentena na base militar
……………..
Rosane Rodrigues da Cunha
Assessoria de Comunicação