Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás

CLIPPING SINDHOESG 04/02/21

ATENÇÃO: Todas as notícias inseridas nesse clipping reproduzem na íntegra, sem qualquer alteração, correção ou comentário, os textos publicados nos jornais, rádios, TVs e sites citados antes da sequência das matérias neles veiculadas. O objetivo da reprodução é deixar o leitor ciente das reportagens e notas publicadas no dia.

DESTAQUES

Morrem mais dois pacientes transferidos com Covid-19 de Manaus para Goiás

Covid-19: Goiás registra 1.183 novos casos e 50 mortes em 24 horas

Covid-19: mortes somam 227.563 mil e casos chegam a 9,3 milhões

Saúde acende alerta com alta na taxa de positividade nos testes de Covid-19 em Goiânia

Goiás espera receber cerca de 30 mil doses da CoronaVac ainda esta semana

Comissão recomenda flexibilização do funcionamento de bares e restaurante em Goiânia

Secretário de Estado e Saúde anuncia ampliação da vacinação contra Covid-19

COE Goiás debate vacinação contra a Covid-19

TV ANHANGUERA

Goiânia vacina contra a Covid-19 profissionais da saúde fora da linha de frente

…………….

Morrem mais dois pacientes transferidos com Covid-19 de Manaus para Goiás

https://g1.globo.com/go/goias/videos-ja-1-edicao/

……………

A REDAÇÃO

Covid-19: Goiás registra 1.183 novos casos e 50 mortes em 24 horas

Goiânia – Goiás registrou 1.183 novos casos da covid-19 e 50 mortes pela doença nas últimas 24 horas, segundo boletim da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) divulgado na tarde desta quarta-feira (3/2). Com as atualizações, o Estado soma 355.578 casos e 7.586 óbitos.  

Segundo a pasta, há o registro de 342.041 pessoas recuperadas. No Estado, 306.123 casos suspeitos estão em investigação. Outros 220.586 casos já foram descartados.  
 

Além dos 7.586 óbitos confirmados, o que representa uma taxa de letalidade de 2,13%, há 205 óbitos suspeitos que estão em investigação.

*Observação: os dados referentes às últimas 24 horas representam os casos incluídos no sistema no último dia. Não significam, necessariamente, que tenham ocorrido de ontem para hoje.

…………

AGÊNCIA BRASIL

Covid-19: mortes somam 227.563 mil e casos chegam a 9,3 milhões

Brasília – O número de pessoas que não resistiram à covid-19 subiu para 227.563. Nas últimas 24 horas, foram registradas 1.254 mil mortes.

Já o total de pessoas infectadas pelo coronavírus desde o início da pandemia chegou a 9.339.420. Entre ontem e hoje, foram confirmados pelas autoridades de saúde 56.002 diagnósticos positivos de covid-19. 

Os dados estão na atualização diária do Ministério da Saúde, divulgada na noite desta quarta-feira (3/2). O balanço é produzido a partir das informações fornecidas pelas secretarias estaduais de saúde sobre casos e mortes.

Ainda há 874.993 pessoas com casos ativos em acompanhamento por profissionais de saúde. Outras 8.236.864 pessoas já se recuperaram da doença.

Estados

Na lista de estados com mais mortes, São Paulo ocupa a primeira posição (53704), seguido por Rio de Janeiro (30172), Minas Gerais (15315), Rio Grande do Sul (10.826) e Ceará (10.556). As Unidades da Federação com menos óbitos são Roraima (871), Acre (879), Amapá (1.069), Tocantins (1.397) e Rondônia (2.216).

Em número de casos, São Paulo também lidera (1.80 milhão), seguido por Minas Gerais (746.9 mil), Bahia (596.14 mil), Santa Catarina (584.53 mil) e Paraná (558.77 mil). 

…………………..

JORNAL OPÇÃO

Saúde acende alerta com alta na taxa de positividade nos testes de Covid-19 em Goiânia

Por Isabel Oliveira

Desde final do ano passado o índice tem aumentado passando de 4,2%  para  12,4% nesse início de ano

A prefeitura de Goiânia voltou a realizar as testagens  em massa para detectar casos positivos de Covid-19. Segundo a gerente de Vigilância de Doenças e Agravos Transmissíveis da Secretária Municipal de Saúde (SMS), Marília Castro o índice tem aumentado desde o final do ano passado em decorrência das festas de fim de ano, e a taxa de positividade  passou de 4,2%  para 12,4% nesse início de ano.

Ao Jornal Opção, Marília destacou que já foram realizados testagem ampliada em  três locais: Região Oeste, Região Norte e Região Noroeste. Somente nas três primeiras semanas de 2021, 10.549 pessoas realizaram o teste, sendo 1.156 positivos. “A gente tinha conseguido alcançar até menos de 2% no ano passado, e manteve por algumas semanas uma taxa de 4,2%  e nesse ano a gente viu esse aumento de 10, 11 e agora 12,4% de positividade”, pontua.

No balanço geral, desde o início da testagem ampliada da população, no dia 5 de agosto de 2020, Goiânia já testou 116.755 pessoas, sendo que 13.348 tiveram resultado positivo para a Covid-19, o que corresponde a 11,4% do total. “Esse aumento da positividade é uma consequência da aglomeração que ocorreu nas festas de fim de ano, Natal e Ano Novo. Outro motivo que possa contribuir é que não está sendo exigido o agendamento para as testagens, por está aberto a população de Goiânia”, esclarece.

A gerente afirma estar preocupada com a possibilidade de um novo aumento com o feriado de carnaval. “Estamos sempre verificando se há a necessidade da criação de leitos, para manter os leitos disponíveis, tanto de enfermaria quanto de UTI e essa variedade de testes. Mas,  a gente fica preocupado com esse feriado prolongado, apesar de ter o decreto falando que não vai haver o feriado facultativo de carnaval, a gente tem a preocupação de que a população não  cumpra e que realize festas e aglomerações”, afirma.

Testagem por regiões

Nesta quarta, 3,  e quinta-feira, 4, a Região Leste que apresenta alto índice de internações em decorrência da doença recebe os testes. Realizado na Escola Municipal Mônica de Castro Carneiro, nas modalidades drive-thru e pedestre, sem a necessidade de agendamento, das 8h às 17h.

O secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso disse que a meta é fazer cerca de dois mil testes nesta semana. “Só nas primeiras três semanas de 2021, testamos mais de 10 mil pessoas, sendo que mais de mil tiveram resultado positivo. Isso mostra a necessidade de continuarmos com a ação em locais onde a taxa de contaminação está maior e nesta semana é a região Leste. Só assim vamos tirar os assintomáticos de circulação e conter o vírus”, enfatiza.

As testagens estão acontecendo semanalmente de acordo com os dados epidemiológicos. “Um grupo de especialistas se reúne,  para através desses dados epidemiológicos e índice de positividade, de casos e internações a gente consiga decidir qual o próximo local de testagem”, explica a gerente de Vigilância de Doenças e Agravos Transmissíveis da SMS, Marília Castro.

………………………..

Goiás espera receber cerca de 30 mil doses da CoronaVac ainda esta semana

Por Marcos Aurélio Silva

Remessa deverá ser destinada a idosos acima de 90 anos, além daqueles acamados com idade superior a 60 anos

O Ministério da Saúde sinalizou o envio de quase 30 mil doses (29.900) da CoronaVac para Goiás ainda nesta semana. Apesar da expectativa, a Secretaria Estadual de Saúde, informa que até o momento, no sistema nacional que controla o envio de doses, não há detalhes de quando esse novo carregamento de vacinas será encaminhado.

A informação da pasta é de que o Estado já está preparado para receber essas novas doses e distribuí-las aos municípios, porém ainda aguarda as orientações federais. Para essa remessa, Goiás espera iniciar a vacinação dos idosos acima de 90 anos, além daqueles acamados com idade superior a 60 anos.

Doses aplicadas

Doses aplicadas
Levantamento oficial realizado pela SES-GO apurou que foram aplicadas 100.617 doses das vacinas contra a Covid-19 em todo o Estado.

Conforme pactuado na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), as Secretarias Municipais de Saúde devem registrar, de forma obrigatória, as informações sobre as vacinas administradas no módulo Covid-19 do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI Covid-19).

Entretanto, gradativamente, os municípios estão alimentando as informações. Assim, os dados inseridos no SI-PNI Covid-19 são publicizados na plataforma Lozaliza SUS (https://localizasus.saude.gov.br/), do Ministério da Saúde. De acordo com a ferramenta há o registro de 40.505 doses aplicadas em Goiás até terça-feira (02/02).

Em relação ao recebimento e distribuição de vacinas, o Estado de Goiás já recebeu 278.480 doses, sendo 212.980 da CoronaVac e 65.500 da AstraZeneca. Destas, foram distribuídas 155.780 doses, sendo 90.280 da CoronaVac e 65.500 da AstraZeneca.

……………….

Comissão recomenda flexibilização do funcionamento de bares e restaurante em Goiânia

Por Marcos Aurélio Silva

COE reavaliou dados epidemiológicos e ocupação de leitos de UTI para pacientes da Covid. Informações dão subsídios para flexibilizar a “Lei seca”

O integrantes do Centro de Operações de Emergência (COE) de Goiânia se reuniram na tarde desta quarta-feira, 2, para reavaliar o decreto de fechamento dos bares e restaurantes de Goiânia. O resultado da reunião dá subsídios para que o prefeito da capital, Rogério Cruz (Republicanos), flexibilize a “Lei Seca”, que tem limitado horários de funcionamento dos estabelecimentos na cidade.

Na reunião extraordinária foi analisado o cenário epidemiológico e a ocupação hospitalar nos últimos dias. Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde, Yves Mauro Ternes, foi analisado que do total de ocupação de 69% de leitos de UTIs em Goiânia, 57% atendem a pacientes vindos do interior. “Isso significa que o impacto para internação de pacientes residentes em Goiânia é menos da metade da ocupação de leitos de UTI”, afirma.

O curva de contaminação da Covid-19 também foi avaliada pela Comissão. “A curva epidemiológica tem demonstrado instabilidade do recrudescimento do número de casos , o que dá subsidio para o prefeito reavaliar o decreto do fechamento de bares e restaurantes”, afirmou Yves.

De posse das informações do COE, é aguardado que o prefeito Rogério Cruz publique ainda hoje um novo decreto flexibilizando o funcionamento de bares e restaurantes na capital.

Lei Seca

Na última quarta-feira, 27, o prefeito Rogério Cruz, assinou um decreto em conformidade com a “Lei Seca” proposta pelo governador Ronaldo Caiado. Neste decreto, bares e restaurantes teriam de funcionar até às 23h, enquanto distribuidoras e lojas de conveniência funcionariam até às 20h. A medida não agradou os comerciantes, que usaram as redes sociais para protestar e, com uma carreata, os pedidos pela flexibilização de horário ganharam as ruas.

…………………

O HOJE

Secretário de Estado e Saúde anuncia ampliação da vacinação contra Covid-19

Luan Monteiro

Em entrevista concedida a TV Brasil Central (TBC), o secretário de Estado da Saúde (SES), Ismael Alexandrino, disse que a partir da segunda quinzena deste mês, Goiás começará a receber remessas maiores de vacinas contra a Covid-19, ampliando a abrangência da imunização de pessoas dos grupos prioritários já definidos no plano de vacinação do Ministério da Saúde.

“Na segunda quinzena deste mês e em março, abril e maio vamos receber remessas maiores de vacina. Com isso, nossa expectativa é que até junho o quantitativo de pessoas imunizadas terá impacto significativo na redução da taxa de transmissibidade e, consequentemente, no número de casos, internações e mortes”, previu o secretário. 

Alexandrino explicou também que, até o momento, Goiás já recebeu 235 mil doses de vacinas, que foram destinadas aos trabalhadores da saúde que estão na linha de frente, idosos residentes em asilos e indígenas que já receberam a primeira dose. Outra parte está armazenada para aplicação na segunda etapa. Mais 29.900 doses chegam ao Estado nesta quarta-feira (3/1).

Cuidados sanitários

O secretário voltou, também, a reforçar a importância dos cuidados sanitários. “As pessoas não podem se descuidar, pensando que a chegada da vacina já resolveu o problema. Pelo contrário, devem manter todos os protocolos definidos pelas autoridades de saúde, como distanciamento, evitar aglomerações, uso de máscara e higienização continuada de mãos”, asseverou. Ele argumentou ainda que a conscientização das pessoas e sua forma de comportar é uma das armas importantes no controle do problema.

Sobre adotar medidas mais severas de distanciamento social, Ismael Alexandrino adiantou que não há estudos sobre lockdow e fechamento mais drástico de atividades comerciais. “Vivemos dois momentos. No início da pandemia em março do ano passado, diante do desconhecido, o isolamento social era a saída para evitar a elevação rápida do contágio, o que colocaria o sistema de saúde em colapso. Agora, temos protocolos definidos, maior conhecimento e população melhor informada, o que permite que as pessoas mantenham as atividades produtivas tomando os cuidados necessários”, afirmou. 

………………….

SES

COE Goiás debate vacinação contra a Covid-19

Panorama da imunização no Estado mostra que 100.617 pessoas já receberam as doses. Idosos com mais de 90 anos estão entre os próximos a serem vacinados

Próximas etapas e ampliação de grupos prioritários estão condicionados ao recebimento de mais doses do Ministério da Saúde.

O cenário da vacinação contra a Covid-19 no território goiano foi apresentado ao Centro de Operações de Emergências (COE) em Saúde Pública de Goiás para Enfrentamento ao Coronavírus durante reunião virtual desta quarta-feira (03/02). Levantamento apontou que 100.617 pessoas já se vacinaram no Estado. As próximas distribuições aos municípios serão feitas para aplicação da segunda dose e também para o início da imunização de idosos com idade superior a 90 anos, além daqueles acamados com mais de 60 anos. 

Considerando o atual cenário de transmissão da Covid-19, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) emitirá, nos próximos dias, uma Nota Técnica com orientações sobre a imunização dos idosos e a manutenção de medidas que minimizem o risco de transmissão do vírus para esse público. Entre as recomendações estão “priorizar a vacinação dos idosos por faixa etária e de acordo com a disponibilidade de doses enviadas aos municípios; ampla divulgação em mídia local sobre o cronograma com os locais, datas e faixa etária que será atendida; utilização da estratégia de vacinação por drive-thru; e vacinação dos acamados em domicílio.

O Ministério da Saúde (MS) sinalizou a possibilidade de chegada de mais doses da CoronaVac para Goiás ainda nesta semana. Entretanto, até o momento, no sistema nacional que controla o envio de doses não há detalhes de quando esse novo carregamento de vacinas será encaminhado. O Estado já está preparado para receber essas novas doses e distribuí-las aos municípios, mas ainda sem data e quantidade confirmada pelo MS. Ainda de acordo com a SES-GO, o envio da segunda dose das vacinas está agendado para a próxima terça-feira (09/02). Essa medida assegura que a aplicação seja mais próxima dos 28 dias recomendados após a administração da primeira. 

Dados
A gerente de Imunização da SES-GO, Clarice Carvalho, explicou que, conforme pactuado na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), as Secretarias Municipais de Saúde devem registrar, de forma obrigatória, as informações sobre as vacinas administradas no módulo Covid-19 do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI Covid-19). “O sistema apresentou instabilidades, mas gradativamente foi sendo normalizado e as cidades já podem alimentar as informações”, pontuou Clarice.

A partir da inserção dos dados, eles são publicizados na plataforma Lozaliza SUS (https://localizasus.saude.gov.br/), do Ministério da Saúde. De acordo com a ferramenta há o registro de 40.505 doses aplicadas em Goiás até terça-feira (02/02), número inferior ao levantado. “Há um quantitativo importante de doses aplicadas, mas sem registro oficial no sistema do Ministério da Saúde”, reforçou a gerente.

Ocupação dos leitos
Dos 251 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) estaduais, 203 estão ocupados, correspondendo a 80,9% de ocupação. Em Goiânia, dos 157, a taxa de ocupação é de 68,8%. De Aparecida, dos 63 leitos, 61,9% estão ocupados, enquanto em Anápolis, dos 50, há 40% ocupados. 

Na rede privada, dados da Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás (Ahpaceg) Goiânia apontam que dos 115 leitos ofertados, 72,2% estão ocupados. A instituição mostrou que em Anápolis, Aparecida de Goiânia, Catalão e Rio Verde, das 46 UTIs, a ocupação é de 71,7%.

…………….

Rosane Rodrigues da Cunha 
Assessoria de Comunicação