ATENÇÃO: Todas as notícias inseridas nesse clipping reproduzem na íntegra, sem qualquer alteração, correção ou comentário, os textos publicados nos jornais, rádios, TVs e sites citados antes da sequência das matérias neles veiculadas. O objetivo da reprodução é deixar o leitor ciente das reportagens e notas publicadas no dia.
DESTAQUES
Covid-19: Brasil tem 28,2 milhões de casos e 644,6 mil mortes
Estudo mostra que desigualdade social aparece até em casos de covid nos profissionais da saúde
Relatório do impeachment do governador afastado Mauro Carlesse será apresentado nesta terça-feira, 22
Crianças acima de 6 anos começam a receber 2 dose da vacina contra Covid, em Goiânia
Vila São Cottolengo inaugura Centro de Especialidades para atender pacientes do Estado
Homem é indiciado por apresentar atestado médico falso para faltar ao trabalho no Ano Novo, em Caldas Novas
Médica suspeita de lesão sofre interdição temporária
AGÊNCIA BRASIL
Covid-19: Brasil tem 28,2 milhões de casos e 644,6 mil mortes
Desde o início da pandemia, 28.245.551 pessoas foram infectadas pelo coronavírus. Nas últimas 24 horas, foram confirmados 37.339 diagnósticos positivos da doença. Ontem, o painel de informações do Ministério da Saúde marcava 28.208.212 casos acumulados.
A quantidade de casos em acompanhamento de covid-19 está em 2.356.921. O termo é dado para designar casos notificados nos últimos 14 dias que não tiveram alta nem evoluíram para morte.
A soma de vidas perdidas para a pandemia chegou a 644.604. Entre ontem e hoje, foram registradas 318 mortes. Ontem, o sistema de dados da pandemia totalizava 644.286 óbitos.
Ainda há 3.105 mortes em investigação. Os óbitos em investigação ocorrem pelo fato de haver casos em que o paciente faleceu, mas a investigação se a causa foi covid-19 ainda demandar exames e procedimentos posteriores.
Até hoje, 25.244.026 pessoas se recuperaram da covid-19. O número corresponde a 88,8% dos infectados desde o início da pandemia.
As informações estão no balanço diário do Ministério da Saúde, divulgado nesta segunda-feira (21). Nele, são consolidadas as informações enviadas por secretarias municipais e estaduais de saúde sobre casos e mortes associados à covid-19.
Os números em geral são menores aos domingos, segundas-feiras o nos dias seguintes aos feriados em razão da redução de equipes para a alimentação dos dados. Às terças-feiras e dois dias depois dos feriados, em geral há mais registros diários pelo acúmulo de dados atualizado.
Estados
Segundo o balanço do Ministério da Saúde, no topo do ranking de estados com mais mortes por covid-19 registradas até o momento estão São Paulo (163.183), Rio de Janeiro (71.323), Minas Gerais (59.116), Paraná (42.074) e Rio Grande do Sul (37.922).
Já os estados com menos óbitos resultantes da pandemia são Acre (1.959), Amapá (2.097), Roraima (2.125), Tocantins (4.090) e Sergipe (6.223).
Vacinação
Até hoje, foram aplicadas 380,8 milhões de doses de vacinas contra a covid-19, sendo 171,2 milhões referentes à primeira dose e 155,7 milhões referentes à 2ª dose ou dose única. Outros 48,5 milhões já receberam a dose de reforço.
……………………….
Estudo mostra que desigualdade social aparece até em casos de covid nos profissionais da saúde
Uma pesquisa realizada no Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira, da Fundação Oswaldo Cruz (IFF/Fiocruz), mostrou que fatores ligados à desigualdade social influenciaram a contaminação dos trabalhadores da unidade pelo SARS-CoV-2 entre junho e julho de 2020.
O vírus infectou mais os trabalhadores não brancos, os de menor escolaridade e renda e os que não trabalham diretamente na assistência em saúde, como recepcionistas, guardas e agentes de limpeza. A pesquisa analisou testes sorológicos realizados em 1.154 trabalhadores, e os resultados foram publicados na revista científica Lancet Regional Health – Americas.
O artigo relata que 30% dos trabalhadores do hospital tiveram anticorpos contra o vírus detectados em seus exames, percentual muito superior à taxa de contaminação da população em geral, que foi de 3% a 5%.
O percentual médio de 30%, porém, esconde disparidades, que aparecem quando os dados são cruzados com informações como cor da pele, escolaridade, renda, área de atuação e forma de locomoção.
A pesquisa mostrou que 23,1% dos trabalhadores que se identificam como brancos tiveram resultado positivo no inquérito sorológico, enquanto entre os não brancos o percentual foi de 37,1%.
Os profissionais que atuam na assistência, como técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos tiveram um percentual de positividade de 25%, enquanto para os cargos administrativos, recepcionistas, seguranças e agentes de limpeza essa proporção chega a 40,4%. A maior taxa de contaminação foi dos profissionais da limpeza, com 47,5%.
A Fiocruz aponta ainda que a forma de deslocamento da residência para o trabalho influenciou nos percentuais de contaminação, já que os trabalhadores que usaram transporte coletivo (trem, metrô e ônibus) tiveram resultados positivos com mais frequência do que aqueles que foram trabalhar caminhando, de carro, motocicleta ou táxi.
Em entrevista à Agência Fiocruz de Notícias, a primeira autora do artigo, a aluna de doutorado e fisioterapeuta do IFF/Fiocruz, Roberta Fernandes Correia, destacou que a “desigualdade é o vírus mais letal do mundo”.
“Os achados deste trabalho não divergem da desigual contaminação da população brasileira e países afins, em especial os da América Latina. Apesar do IFF/Fiocruz ser uma instituição pública de vanguarda na atenção à saúde da população, também sofre inevitavelmente os reflexos da economia de seu país, o que afeta na contaminação pelo Sars-CoV-2 entre seus trabalhadores. É provável que a solidariedade seja o antídoto e precise urgentemente ser incorporada às políticas sociais, econômicas, de saúde, educação, ambientais e de afeto”.
A orientadora da pesquisa, a professora e pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) e do IFF/Fiocruz Elizabeth Artmann, ressalta que o estudo reforça o papel de determinantes sociais nas taxas de contaminação em trabalhadores da saúde.
“Em um país com tanta desigualdade como o nosso, estes resultados são muito relevantes e mostram a importância de pesquisas que possam ancorar a tomada de decisões, neste caso, a priorização dos grupos mais vulneráveis”.
…………………….
JORNAL OPÇÃO
Relatório do impeachment do governador afastado Mauro Carlesse será apresentado nesta terça-feira, 22
Por Ruy Bucar
As argumentações contidas na manifestação serão apreciadas e votadas pelos membros que compõem a Comissão Especial do Impeachment
A Comissão Especial Processante do Impeachment do governador afastado do Tocantins, Mauro Carlesse (PSL), volta a se reunir nesta terça-feira, 22, para analisar e votar a manifestação/defesa elaborado pelo relator, deputado Júnior Geo (PROS) que apresenta explicações sobre o incidente de impedimento feito pela defesa de Carlesse, na semana passada.
A defesa do governador contesta a indicação do deputado Júnior Geo (PROS), para compor a Comissão Especial Processante e ocupar a sua relatoria. A defesa pediu ainda concessão de efeito suspensivo aos autos do processo do impeachment até o julgamento do incidente de indicação e decretação de nulidade de todos os atos exarados no processo de impeachment pelo relator. O documento é assinado pelos advogados Juvenal Klayber Coelho, Adriana Guinzele e Gizela Magalhães Bezerra.
A suspeita, segundo a defesa, tem como fundamento artigo 64 do Regimento Interno da Assembleia Legislativa que veda deputado membro de comissão seja relator de matéria do qual seja autor. “Queria deixar bem claro, à defesa do governador, caso não saiba, que o autor do pedido do impeachment não sou eu. O autor do pedido de impeachment que está sendo analisado é um advogado, a argumentação utilizada não precede”, disse o deputado.
O pedido de impeachment protocolado pelo advogado Evandro de Araújo Melo Júnior, foi acatado pela mesa diretora da Assembleia Legislativa no dia sete de dezembro de 2021. Os demais pedidos – protocolados pelo deputado estadual Júnior Geo (PROS), pelo presidente do Sisepe, Cleiton Pinheiro, e pelo deputado federal Vicentinho Júnior (PL-TO) – foram rejeitados por falta de requisitos formais exigidos por lei para abertura do processo.
Comissão
Os membros da Comissão Especial do Impeachment vão decidir, através do voto, se o pedido da defesa de Carlesse é procedente ou improcedente, sobre a permanência ou o afastamento do deputado Júnior Geo, da relatoria. Compõem a Comissão Especial do Impeachment, os parlamentares: Elenil da Penha (MDB) – presidente; Júnior Geo (PROS) – relator; Eduardo do Dertins (CIDADANIA); Zé Roberto Lula (PT) e Olyntho Neto (PSDB).
………………….
Crianças acima de 6 anos começam a receber 2 dose da vacina contra Covid, em Goiânia
Por Acaray Martins
Para ter acesso a segunda dose, é preciso que a criança esteja acompanhada de um responsável; também é necessário apresentar cartão de vacina e documento de identificação
Crianças a partir de seis anos que receberam a primeira dose há 28 dias já podem tomar a segunda dose da CoronaVac a partir desta terça-feira, 22. Ao todo, foram disponibilizados 13 postos exclusivos para atendimento ao público infantil, que irão funcionar de segunda a sexta-feira, de oito horas da manhã às cinco horas da tarde, e aos sábados, de oito horas da manhã às quatro horas da tarde.
Já crianças entre 5 a 11 anos que ainda não tiverem tomado a primeira dose, podem se dirigir a qualquer posto de saúde do município, sem a necessidade de agendamento. A CoronaVac foi inserida na campanha de vacinação contra a Covid-19, após liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Para ter acesso a segunda dose, é preciso que o menor esteja acompanhado de um responsável e apresente cartão de vacina e documento de identificação. Pais ou demais responsáveis que não puderem levar a criança devem preencher autorização disponibilizada pela Prefeitura para o acompanhante.
A Secretaria Municipal de Saúde ainda diz que, para tomar a segunda dose da Pfizer (e não da Coronavac), as crianças vacinadas com a primeira dose precisam esperar um prazo de oito semanas. Além disso, ressalta que a vacina contra a Covid-19 não deve ser aplicada simultaneamente a imunizantes de outras doenças. O ideal é que o intervalo é de 15 dias.
Nesta terça-feira, 22, serão vacinados com a segunda dose as crianças que receberam a primeira aplicação até 25 de janeiro, na quarta (23), os de até 26 de janeiro; na quinta (24), os vacinados até 27 de janeiro e na sexta (25), os que receberam a primeira dose até 28 de janeiro.
Entre os locais de vacinação estão:
Centro Municipal de Vacinação (CMV)
Endereço: Avenida Edmundo P. de Abreu, s/n, Setor Pedro Ludovico
Centro de Saúde Cidade Jardim
Endereço: Praça Abel Coimbra, s/n, Setor Cidade Jardim
CIAMS Novo Horizonte
Endereço: Avenida Engenheiro José Martins, Qd. 55, s/n, Setor Novo Horizonte
UPA Novo Mundo
Endereço: Avenida New York, 667-569, Jardim Novo Mundo
USF Militão R. de Araújo – Recanto das Minas Gerais
Endereço: Rua Sienna, APM-1, Jardim Maria Helena
USF São Francisco
Endereço: Avenida das Palmeiras, Qd. 89 Lt. 10, Bairro São Francisco
USF Jardins do Cerrado IV
Endereço: Rua Pingo de Ouro, Jardins do Cerrado IV
USF Leste Universitário
Endereço: Rua 218, Qd. A-2 Lt. 10, Setor Leste Universitário
USF Santa Rita
Endereço: Av. Americano do Brasil, Qd. 2 Lt. 6, Parque Santa Rita
USF Guanabara I
Endereço: Rua Porto Alegre, Qd. 13-A Lt. 1, Jardim Guanabara I
USF São Judas Tadeu
Endereço: Avenida Brasília esquina com Rua Santana, Qd. 30, Setor São Judas Tadeu
USF Alto do Vale
Endereço: Rua VF-9 com Rua Samir, Qd. Área, s/n, Setor Alto do Vale
USF Vila Mutirão
Endereço: Avenida do Povo, Qd. D, Vila Mutirão
……………………………
O HOJE
Vila São Cottolengo inaugura Centro de Especialidades para atender pacientes do Estado
Em comemoração aos 71 anos da Vila São Cottolengo, o Arcebispo de Goiânia, Dom João Justino celebrou nesta segunda-feira (21/2) uma missa de entrega das novas unidades de atendimento aos pacientes. O evento foi realizado na Praça da Amizade, área interna da vila que fica localizada em Trindade (GO). A celebração contou com a participação de funcionários, residentes, pacientes e autoridades como o Governador Ronaldo Caiado, e o prefeito da cidade Marden Junior.
O novo Centro de Especilidades conta com equipamentos mais tecnológicos que pretende beneficiar pacientes de todo estado. Foram investidos mais de 3 milhões, e o novo prédio conta com enfermarias, apartamentos clínicos e cirúrgicos para o atendimento dos pacientes. De acordo com a Superintendente Assistencial da Vila São Cottolengo, Lidiane Figueiredo, o objetivo da nova unidade é se tornar um centro de referência em gastroenterologia, cardiologia e oftalmologia.
“Agora contamos com mais internos para prestar atendimento, e todas as salas de consulta e exames foram revitalizadas e receberam novos equipamentos de exame”, pontuou. “Com a nova reestruturação teremos uma maior capacidade de atendimento de todos os pacientes que vem encaminhados do SUS (Sistema Único de Saúde) e de unidades particulares, e poderemos oferecer tratamento e diagnósticos com maior precisão e cuidado”, concluiu.
A nova expansão poderá operar com uma estrutura de qualidade, e o seu Amilton Oliveira que viajou 380 km para trazer a sogra a consulta oftalmológica, comemorou o novo benefício social. “Agora vai ficar ainda melhor pra gente que vem de longe se consultar aqui. Tudo muito bem arrumado e atendimento bem rápido, tomara que permaneça assim” comemorou Amilton.
Atualmente mais de 300 pacientes vivem na instituição. O local realiza reabilitação e dispensação de órteses e próteses para pacientes. Espera-se que o local permaneça atendendo cerca de 136 munícipios goianos.
………………………………………
PORTAL G1
Homem é indiciado por apresentar atestado médico falso para faltar ao trabalho no Ano Novo, em Caldas Novas
Documento tinha carimbo com nome de médico, mas com número de registro errado e sem assinatura. Profissional disse que não atende na unidade há sete anos.
Um homem foi indiciado pela Polícia Civil por apresentar um atestado médico falso para faltar ao trabalho no último réveillon, em Caldas Novas, sul do estado. O próprio patrão desconfiou da autenticidade do documento e fez a denúncia. Investigação apontou erros no atestado apresentado que comprovaram a fraude.
O documento foi apresentado no dia 30 de dezembro. Nele, constava que o paciente teria passado por uma consultada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), sendo necessários dez dias de repouso devido a uma gripe.
O nome do indiciado não foi divulgado e, com isso, o g1 não conseguiu identificar a defesa dele até a última atualização dessa reportagem.
O atestado tinha o timbre da unidade de saúde e um carimbo com o nome de um médico da cidade. Porém, não tinha assinatura do profissional.
Ao ser ouvido pela polícia, o médico que teve o nome usado disse que não atendia mais na UPA há cerca de sete anos e que não tinha consultado aquele paciente na data apontada, pois estava viajando. Além disso, o número de registro do médico no Conselho Regional de Medicina que estava no carimbo estava errado, contendo um dígito a mais.
A UPA informou à polícia que não há registro do suposto paciente na unidade no dia registrado no atestado médico. O g1 entrou em contato com a prefeitura da cidade pedindo um posicionamento sobre o caso, mas não teve retorno até a última atualização dessa reportagem.
Ao ser interrogado, o homem disse que apresentou o documento à empresa, mas ficou em silêncio ao ser questionado sobre a doença e veracidade do atestado.
O homem vai responder em liberdade pelo crime de uso de documento público falso. A pena pode chegar a seis anos de prisão e multa.
………………….
O POPULAR
Médica suspeita de lesão sofre interdição temporária
A cirurgiã plástica Lorena Duarte Rosique, suspeita de lesão corporal contra três pacientes, foi temporariamente interditada pelo Conselho Regional de Medicina de Goiás (Cremego) e está proibida de exercer a medicina em todo o Brasil. Em nota, o Conselho informou que tomou conhecimento das denúncias este mês reiniciou-os procedimentos para a apuração da conduta profissional de Lorena. À suspensão temporária foi aprovada em uma plenária do Cremego, realizada na quinta-feira (7) e a cirurgiã foi comunicada da decisão na sexta-feira (18). A interdição tem validade de seis meses, mas pode ser revogada a qualquer momento ou renovada pelo mesmo período. Segundo o Conselho, essa é uma medida administrativa adotada pelos Conselhos Regionais de Medicina para restringir exercício da profissão por médicos que possam ter prejudicado a população. A reportagem não conseguiu localizar defesa da profissional até o fechamento dessa edição.
………………
Assessoria de Comunicação