“Gerenciamento de Riscos e Segurança do Paciente: Quais evidências apresentar para à Vigilância Sanitária?”. Esse foi o tema abordado na reunião do Grupo de Estudos da NR-32 do Sindhoesg realizada no dia 25 de março.
O encontro foi presencial, na sede do Sindicato, e contou com a participação de cerca de 30 profissionais de enfermagem das Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIHs) e dos Núcleos de Segurança do Paciente de hospitais filiados.
Para abordar esse assunto de grande interesse das instituições de saúde, o Sindhoesg convidou a farmacêutica Thais Cristine de Carvalho Araújo, que é auditora fiscal de Saúde Pública desde 1999 e tem MBA em Centro de Materiais e Esterilização (CME).
Thais Cristine citou quais evidências devem ser apresentadas à fiscalização para demonstrar que o hospital gerencia os seus riscos, elencou os processos-chave da gestão de riscos no ambiente hospitalar e como abordar o erro e reagir diante de um incidente.
A importância do desenvolvimento da cultura de segurança no hospital mereceu uma atenção especial da palestrante, que respondeu muitas perguntas do público e finalizou sua apresentação com uma frase do professor Pedro J. Saturno: “A qualidade não melhora sozinha. É preciso um esforço consciente, sistemático e contínuo para melhorar os serviços de saúde”.