O Sindhoesg proporcionou aos enfermeiros e técnicos de enfermagem de instituições filiadas mais um grande momento de aprendizado com a realização, no dia 18 de agosto, da palestra de capacitação para curativos. A aula foi ministrada na sede do Sindicato pela enfermeira Marcella Ribeiro.
Atuando há 11 anos no tratamento de lesões de alta complexidade, a palestrante, que é pós-graduada em Enfermagem do Trabalho e em Enfermagem e Estomaterapia, abordou vários temas voltados para o tratamento e prevenção de lesões e/ou feridas das mais diversas etiologias.
Marcella falou sobre o uso da terapia por pressão negativa no tratamento de feridas e apresentou a linha de curativos Smithnephew, que representa por meio da empresa RRX Hospitalar em Goiás e Distrito Federal. Essa terapia é indicada, por exemplo, para o tratamento de feridas infectadas após debridamento inicial, infectadas em pós-operatório e osteomielite em tratamento ATB e, ainda, em úlceras por diabetes, isquemia, insuficiência venosa.
“Antes do uso, toda lesão deve ser avaliada por profissional habilitado para obter êxito na indicação correta e preparo prévio da ferida/lesão se necessário for”, alertou.
Ela também apresentou uma inovação na área da saúde: o desbridamento hidrocirúrgico. “O sistema de hidrocirurgia Versajet II destina-se ao desbridamento de feridas agudas, crônicas e queimaduras, desbridamento de tecidos moles e limpeza do local cirúrgico em aplicações que, segundo o critério do profissional de saúde, exijam desbridamento e lavagem por irrigação”, explicou, ressaltando que esse procedimento deve ser feito por médico e em centro cirúrgico.