Em nova palestra promovida para os filiados no dia 6 de outubro, o Sindhoesg voltou a abordar o tema “Cultura de Segurança do Paciente nas Organizações de Saúde”. Para falar sobre esse assunto de grande relevância nas instituições foi convidada a enfermeira, pós-graduanda em Gestão da Qualidade e Produtividade e em Saúde Pública, especialista em Unidade de Terapia Intensiva e com MBA Gestão em Saúde e Controle de Infecção, Gabriela Aleksandra Pires da Fonseca.
Enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e demais colaboradores do Centro Cirúrgico e CCIH de instituições filiadas ao Sindhoesg acompanharam a palestra, que destacou ser a cultura de segurança do paciente um importante componente estrutural dos serviços que favorece a implantação de práticas seguras e a diminuição da ocorrência de eventos adversos.
“Em uma instituição de saúde ela é a soma das mentalidades, posturas e comportamentos de todos os colaboradores em relação à segurança no local de trabalho. A cultura justa busca estabelecer um ambiente no qual o relato de erros e de eventos adversos é favorecido e incentivado para que ocorram as melhorias dos processos implantados nas instituições”, enfatizou, ressaltando ser a cultura de segurança positiva absolutamente essencial para o sucesso de qualquer programa de segurança e saúde do trabalhador.