Palestra do Sindhoesg aborda o erro no evento adverso: entre o julgamento e o aprendizado

1 de dezembro de 2025

Em palestra realizada na última sexta-feira, 28, no Sindhoesg, enfermeiros da CCIH, profissionais da Qualidade e Segurança do Paciente, membros de Núcleos de Segurança, gestores assistenciais e profissionais envolvidos na gestão de riscos e análise de eventos adversos em instituições associadas puderam saber mais sobre uma temática essencial e sensível na saúde: o erro nos eventos adversos.

O tema foi abordado pelo especialista em Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente, avaliador do Sistema Brasileiro de Acreditação (ONA/IBES) e gerente da Qualidade no Hospital do Rim, Ricardo Eurípedes de Souza, também fundador e CVO da Nexus.

“Longe de um olhar punitivo, a proposta foi provocar uma reflexão profunda sobre como o erro pode ser compreendido como porta de entrada para o aprendizado, a transformação institucional e o amadurecimento da cultura de segurança”, explicou o palestrante.

A partir do tema “Entre o Julgamento e o Aprendizado”, ele debateu a tensão vivida pelas equipes entre o medo da responsabilização e o potencial do erro como ferramenta pedagógica para melhoria contínua.

Foram apresentados cases reais onde o julgamento institucional bloqueou a evolução; práticas que favorecem a escuta ativa, a análise de causas e a transparência no cuidado; enfatizada a importância de ambientes seguros emocionalmente para que os profissionais possam relatar, refletir e evoluir sem medo de retaliação; e destacada a necessidade de reposicionar o erro como sinal de que o sistema precisa de ajustes, e não como falha individual isolada.

O encontro foi marcado por trocas ricas entre os participantes, reforçando que a interprofissionalidade e o compromisso ético são os principais pilares da transformação cultural. “O erro é um portal. E atravessá-lo exige coragem, humanidade e compromisso com o cuidado que transforma”, finalizou o palestrante