Higienização hospitalar e segurança do paciente são destaques em palestra no Sindhoesg

2 de fevereiro de 2026

A higienização hospitalar, considerada um dos pilares das ações da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), foi tema de uma palestra realizada no dia 30, no Sindhoesg. A enfermeira Luciene Paiva da Silva Potenciano, coordenadora do Gurpo de Estudos da NR-32 do Sindhoesg, abordou o tema “Higienização hospitalar e segurança do paciente: uma aliança para o bem-estar”.

O encontro reuniu profissionais de estabelecimentos associados e debateu a importância dos protocolos de limpeza e desinfecção na prevenção das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS), na segurança dos pacientes e dos profissionais. O público também pode conhecer e testar equipamentos da empresa Bralimpia, que disponibilizou um carrinho de limpeza para avaliação.

Durante a apresentação, Luciene Paiva destacou que a higienização hospitalar vai além da simples limpeza. “Trata-se de um conjunto de procedimentos técnicos, que envolvem limpeza e desinfecção, essenciais para remover sujidades e eliminar microrganismos patogênicos das superfícies, garantindo mais segurança para pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde”, disse.

A palestra destacou, ainda, a importância da limpeza adequada das unidades de internação, incluindo superfícies e mobiliários frequentemente tocados, como grades de camas, mesas de refeição, maçanetas, telefones, interruptores e painéis de comunicação. “Esses pontos exigem atenção redobrada por apresentarem maior risco de contaminação cruzada”, afirmou a palestrante.

Também foram abordados os diferentes tipos de higienização hospitalar, como a limpeza concorrente, realizada diariamente ou sempre que necessário, e a limpeza terminal, feita após a alta do paciente, seguindo protocolos específicos de acordo com a classificação das áreas em críticas, semicríticas e não críticas.

O encontro, que abriu a programação de palestras de capacitação do Sindhoesg em 2026, proporcionou aos participantes a troca de experiências e o compartilhamento de informações práticas sobre higienização hospitalar, contribuindo para a qualificação das rotinas de limpeza e para ambientes de cuidado mais seguros no dia a dia das instituições de saúde.