Nesta quinta-feira, 40 profissionais de hospitais e instituições de saúde associadas à Ahpaceg e filiadas ao Sindhoesg se reuniram para discutir a atualização do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). O foco principal do encontro, realizado no auditório do Sindhoesg, foi a inclusão no CNES das comissões obrigatórias nas unidades de saúde, em especial o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), e a necessidade de comprovação das ações na Avaliação das Práticas de Segurança do Paciente.
Ana Cláudia Andrade Cordeiro Peris, representante da Coordenação Municipal de Segurança do Paciente e Controle de Infecção em Serviços de Saúde (COMCISS), falou sobre a atualização do CNES, que visa garantir a segurança do paciente em ambientes de saúde, está fundamentada na Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) n. 63, regulamentada pela Portaria 774/17.
Esta norma estabelece diretrizes para a criação e funcionamento dos NSP, essenciais para a promoção de práticas seguras nas instituições de saúde.
Durante o encontro, Diego Ferreira da Silva, colaborador do Hospital Ortopédico de Goiânia (HOG), realizou uma simulação prática, apresentando um passo a passo detalhado sobre como cadastrar as comissões no CNES.
A reunião, promovida pela Ahpaceg sob a coordenação de Madalena Del Duqui, em parceria com a COMCISS, reforçou a importância da formação contínua e do alinhamento entre as instituições de saúde em Goiás para garantir a qualidade e segurança no atendimento ao paciente.