A Agência Nacional de Vigilância Sanitária lançou uma Nota Técnica (nº 7/2020), direcionada aos serviços de saúde, com orientações para a prevenção e vigilância epidemiológica das infecções por Sars-Cov-2.
Entre os destaques do documento estão as diretrizes para a circulação de acompanhantes e visitantes dentro das unidades de saúde, principalmente quando o paciente é um caso suspeito ou confirmado de Covid-19.
Além de restringir ao máximo a quantidade desses acompanhantes, é preciso avaliá-los ativamente antes da entrada na instituição, como checar a temperatura e outros sintomas de infecções gripais.
Na necessidade de o paciente infectado pelo novo coronavírus precisar de um acompanhante, é preciso avaliar os riscos à saúde desse visitante, como verificar se ele possui alguma comorbidade.
Também há a recomendação de incentivar meios alternativos de interação, como as videochamadas.
A Anvisa também aborda o uso racional dos equipamentos de proteção individual (EPIs). De acordo com a entidade, uma estratégia para isso é a utilização da telemedicina e o agrupamento de atividades para reduzir a quantidade de entradas e saídas no quarto ou área em que está o paciente com Covid-19.
Porém, tudo deve ser feito de forma que não haja prejuízo à segurança do paciente.
Leia a nota completa no arquivo anexo ou pelo link: bit.ly/3gE2AIe