Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás

CLIPPING SINDHOESG 01 E 02/01/14

ATENÇÃO: Todas as notícias inseridas nesse clipping reproduzem na íntegra, sem qualquer alteração, correção ou comentário, os textos publicados nos jornais e sites citados antes da sequência das matérias neles veiculadas. O objetivo da reprodução é deixar o leitor ciente das reportagens e notas publicadas no dia.

O POPULAR
Coluna Spot – Ranking
Gustavo Rassi e Haikal Helou, presidente e vice-presidente da Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade de Goiás (Ahpaceg), apresentarão no dia 30 a Classificação Hospitalar. Na primeira etapa da classificação, que segue parâmetros e critérios técnicos internacionais e foi feita por auditores independentes, os 15 maiores hospitais goianos foram classificados de acordo com sua estrutura, qualidade, segurança e resolutividade dos serviços prestados. (02/01/14)
…………………………………………….
ANS
Novos procedimentos em planos de saúde
Rio – A nova lista de procedimentos que devem ser oferecidos pelos planos de saúde passa a vigorar hoje com o acréscimo de 87 novos tratamentos e medicamentos.
A mudança vale para planos contratados a partir de 2 de janeiro de 1999 e para os anteriores, mas já adaptados. De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar(ANS), a cobertura obrigatória passa a incluir 37 medicamentos orais para o tratamento domiciliar de diferentes tipos de câncer. Entre eles, câncer de mama, útero, ovário, intestino e rim.
Também serão inclusos 50 novos exames, consultas e cirurgias. Na lista, estão 28 tipos de cirurgias por videolaparoscopia (procedimento menos invasivo). Está prevista ainda a ampliação do número de consultas e sessões com profissionais de fonoaudiologia e nutrição, que passa de 6 para 12. (02/01/14)
………………………………………………….
Drama
Garoto quase se afoga em piscina
Patrícia Drummond

A vida em risco por causa do ralo de uma piscina no primeiro dia do ano. Desde ontem, por volta do meio-dia, a família do garotinho Cauã Davi de Jesus Santos, de 7 anos, sofre com o estado de coma da criança, que teve o braço sugado enquanto brincava na água, no Residencial Privé das Thermas I, em Caldas Novas, distante cerca de 169 quilômetros de Goiânia. A família – que vive em Brasília (DF), na região da Ceilândia – aproveitava mais um feriado na cidade goiana, em um apartamento alugado no condomínio. No início da noite de ontem, Cauã encontrava-se internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Helena, na capital federal – para onde foi transferido depois de receber os primeiros socorros -, em estado gravíssimo.
“Quase todos os anos a gente vem para cá, e não apenas no reveillon. Foi a primeira vez que nos hospedamos neste hotel. Ainda não sabemos que providências legais vamos tomar; no momento, só estamos preocupados com a vida do meu irmão”, afirmou, ao POPULAR, o irmão mais velho de Cauã, Alexsander de Jesus Santos, de 18 anos. Às 19h15, ele, os pais, a irmã caçula e a avó – que acompanhava o menino na piscina, na hora do acidente – ainda estavam em Caldas Novas, à espera de um tio que viria buscá-los para a viagem de volta até Brasília.
Segundo contou Alexsander, o ralo da piscina em que o irmão brincava estava aberto; tinha proteção, mas a grade estava solta. O garoto teria ficado submerso, em média, por dez minutos. “Quando minha avó percebeu, começou a gritar e as pessoas que estavam por perto tentaram ajudar. Eu cheguei já tinha uns cinco minutos que ele estava debaixo d’água. E não tinha nenhum salva-vidas para nos auxiliar”, lamentou o jovem. Cauã Santos foi resgatado, inconsciente, pelo Corpo de Bombeiros de Caldas Novas e levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade.
FALTA DE UTI
Além de uma parada cardiorrespiratória, o menino teve lesões na mão direita, que foi sugada pelo ralo da piscina do hotel. Na UPA, ele foi reanimado e entubado. De acordo com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Caldas Novas, a transferência de Cauã para Brasília, por meio de um helicóptero, em estado de emergência, ocorreu por volta das 16 horas, já que não havia vagas para internação em UTI no município – a família teria sido informada de que não havia vagas disponíveis em Goiânia.
Procurado pela reportagem, o Residencial Privé das Thermas I, localizado no Jardim Jeriquara, em Caldas, deve se pronunciar hoje sobre o caso. Ontem, o funcionário que atendeu a ligação do POPULAR – identificado como Leonardo – informou que não havia ninguém responsável, da administração, para comentar oficialmente o assunto. “Com certeza, amanhã (hoje), a administração irá falar. Hoje (ontem), é porque não tem ninguém aqui autorizado para isso”, declarou.
NA HISTÓRIA
Um acidente semelhante ao que vitimou Cauã Santos mantém em coma vigil, há 16 anos, a paulista Flávia Souza, que teve os cabelos sugados pelo sistema de sucção da piscina do prédio em que morava, em Moema (SP). O fato ocorreu no dia 6 de janeiro de 1998, quando Flávia tinha dez anos de idade. O motor instalado na piscina de 95 centímetros de profundidade, onde Flávia nadava, era adequado para uma piscina de dimensões bem maiores. A história repercute até hoje nacionalmente.
Fique por dentro
Todo cuidado é pouco na hora de entrar numa piscina coletiva.
A água em piscinas é constantemente bombeada através do sistema de filtragem. Isso significa que a água está permanentemente sendo ‘puxada’ para o filtro, em geral por meio de orifícios localizados embaixo do nível da água

– Estes orifícios podem puxar os cabelos de uma pessoa e mantê-la submersa até o afogamento. Pessoas com cabelos compridos devem estar especialmente atentas para esse risco e o uso de toucas é recomendado

– Pernas e braços podem ocasionalmente ficar presos nestes orifícios de sucção, portanto, não é seguro brincar perto deles. Utilize na sua piscina grades de proteção nos pontos de sucção, que evitam este problema. Atenção à manutenção adequada das grades é fundamental. (02/01/14)
……………………………………….
Mais Médicos
422 brasileiros são aprovados em 3ª fase
São Paulo – A terceira fase do Programa Mais Médicos teve 422 brasileiros aprovados, o equivalente a apenas 6,69% das vagas ofertadas nessa etapa do programa. Com a baixa adesão, o governo federal vai depender agora do interesse de médicos formados no exterior para cumprir sua meta de ter, até março, 13 mil profissionais atuando pelo programa no País. Na primeira e segunda fases do projeto, 6,6 mil médicos foram selecionados e já estão atuando nos municípios.
A portaria com o nome dos aprovados na terceira fase foi divulgada na segunda-feira, 30. O Ministério da Saúde recebeu 540 inscrições de candidatos formados em universidades brasileiras, mas só 422 foram validadas e homologadas. Uma nova lista, com o nome dos intercambistas (estrangeiros ou brasileiros formados no exterior) aprovados, deverá sair no dia 16 de janeiro.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, já disse que, caso as duas modalidades não preencham as vagas disponíveis, mais médicos cubanos serão trazidos por meio do convênio do governo brasileiro com o país caribenho. Dos 6,6 mil médicos que já atuam no País por meio do programa, cerca de 5,4 mil são cubanos. Segundo o cronograma do ministério, os médicos brasileiros aprovados nesta terceira fase começarão a atender a população no início de fevereiro.
Na terça-feira, o ministério divulgou dados sobre a distribuição dos médicos que já atuam pelo programa. A Bahia é o Estado que recebeu o maior número de profissionais até agora: 787. Em seguida, aparece São Paulo, com 588. Ceará e Maranhão ocupam a terceira e a quarta posição, com 572 e 445 médicos, respectivamente. (02/01/14)
……………………………………………..
Posse marcada por mudanças de nomes
Mudanças de última hora marcaram a cerimônia de posse dos novos auxiliares do primeiro escalão do governo estadual. Houve recuo de secretário em relação a candidatura, troca de indicação de aliado político, nomes não incluídos no ato de posse e o acréscimo de uma nova auxiliar na lista.
No fim das contas, nove foram empossados. A lista divulgada na terça-feira pelo governo anunciava 13 novos nomes.
Presente no evento, o superintendente-executivo da Secretaria de Administração Penitenciária e Justiça (Sapejus), Antônio Carlos de Lima, assumiria a pasta interinamente conforme anúncio oficial. No entanto, o ex-titular Edemundo Dias esteve no evento e informou que não sairá mais da secretaria. Ele disputaria cargo de deputado estadual. “O governador me pediu para permanecer para resolver umas pendências e decidi ficar.”
Na chamada para assinatura do termo de posse, Leandro Marcel Garcia Gomes foi anunciado como novo presidente da Goiás Turismo. O nome informado no dia anterior era da diretora de Infraestrutura e Operações Turísticas do órgão, Sandra Mendez Soares.
De acordo com informações de governistas, Leandro já foi secretário de Turismo de Caldas Novas e é indicação da deputada federal Magda Mofatto (PTB).
Anunciado como novo secretário de Indústria e Comércio, Rafael Lousa esteve no evento, mas não foi empossado. O ex-secretário Alexandre Baldy (PSDB) vinha manifestando dúvidas sobre a candidatura a deputado federal.
Da lista dos 13 nomes, outros três não foram empossados – Hamilton Jaime da Silva na Agência de Esporte e Lazer; Eduardo Zaratz na chefia de Gabinete do governador e João Furtado Neto no Detran. Este último não esteve presente no evento.
A ex-secretária de Educação Eliana Maria França foi incluída na lista de empossados como nova coordenadora-geral da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). Ela substitui o ex-deputado estadual Afrêni Gonçalves.
Foram empossados, além dos já citados Leonardo Vilela na Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan); Adauto Barbosa Júnior na Controladoria Geral do Estado (CGE); Vanda Dasdores Siqueira Batista na Secretaria da Educação; Jacqueline Vieira da Silva na Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos; Halim Antônio Girade na Secretaria de Saúde; Orion Andrade na Agência Goiana de Comunicação (Agecom) e Francisco de Assis Peixoto na Secretaria de Cidadania. (02/01/14)
………………………………………….

Rosane Rodrigues da Cunha
Assessora de Comunicação