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DESTAQUES
Coluna Arthur Rezende
Goiânia sedia simpósio que debate mudanças na assistência à saúde
Ipasgo tem mais um pronto-socorro pediátrico
Conecta SUS se consolida como referência nacional
Câncer se cura com solidariedade
PC investiga irregularidades na escala de plantões médicos em Pontalina
ANS suspende a comercialização de 69 planos de saúde
Conselho de Medicina repudia planos populares com cobertura reduzida
Governo conclui pagamento para a Saúde em todos municípios goianos
Crer atinge nível máximo de excelência em atendimento
O POPULAR
Coluna Arthur Rezende
Saudade – A partida do médico Nabyh Salum deixa um legado de realizações e muita saudade como pessoa amiga. À família enlutada os sentimentos de todos, da medicina em particular e da sociedade como um todo. (05/12/16)
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PORTAL 730
Goiânia sedia simpósio que debate mudanças na assistência à saúde
Goiânia sedia nos dias 1º e 2 de dezembro um simpósio para discutir novos modelos de atenção à Saúde. O evento reúne representantes de cooperativas médicas, secretaria de Saúde, setor hospitalar privado, Ipasgo e médicos dirigentes do setor que irão debater mudanças no modelo assistencial brasileiro, como explica o presidente da Federação das Unimedes de Goiás e Tocantins, José Ximenes,
“A intenção é discutir uma nova forma de organização da prestação de serviços na área do setor Saúde para os nossos clientes. É ter um modelo que é implantado hoje na Inglaterra, em Portugal, nos Estados Unidos, a gente quer trazer esses modelo aqui para Goiás”, afirma.
O simpósio visa também à mudança da visão que se tem sobre a Medicina do país, que é atualmente voltada ao tratamento de doenças e não à qualidade de vida e bem-estar, segundo a organização. O médico José Ximenes explica como é possível ter uma vida saudável.
“É preciso se alimentar bem, repousar, fazer exercícios. Alimentar-se bem é ter uma dieta balanceada. A dieta do brasileiro, de uma maneira geral, se ele ingerir as verduras que temos, o arroz, feijão, a carne de maneira equilibrada, é uma dieta de uma composição muito boa, só precisa ser melhor balanceada”, aponta.
Um dos estados que implantou a nova forma de se tratar a Saúde é o Paraná, no sul do país. O médico Marlus Volney de Morais, que é da federação paranaense de Medicina, destaca o que foi adotado no tratamento de pacientes na capital Curitiba.
“Esse modelo tem por finalidade resgatar a atenção centrada no paciente especificamente. Uma das características importantes é que a gente deixa de focar na doença e começa a olhar o paciente que tem um problema de saúde. Às vezes não é nem uma doença e sim uma necessidade que precisa ser atendida. Não só o paciente em si, mas todo o contexto, o emprego e local onde ele trabalha, a família, o convívio. Isso permite que você observe a pessoa mais integralmente e alcança melhores resultados”, ressalta. (02/12/16)
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IPASGO
Ipasgo tem mais um pronto-socorro pediátrico
Desde o último dia 1º, os usuários do Ipasgo de até 14 anos, contam com mais uma opção de pronto-socorro. O Hospital Infantil de Campinas voltou a atender urgências e emergências pediátricas 24 horas.
O hospital conta com 2 médicos pediatras por plantão e oferece toda estrutura de atendimento médico hospitalar, com UTI pediátrica e neonatal, bem como um centro cirúrgico de alto padrão e diversos exames de imagens. Está apto a atender casos que necessitam de internação, exames mais detalhados e alguns tipos de cirurgias. O Hospital Infantil de Campinas também continua recebendo os pacientes do Pronto Atendimento Pediátrico do Ipasgo, que precisam ser encaminhados para uma unidade hospitalar.
O diretor de assistência ao servidor do Ipasgo, Romeu Sussumu, explica que esta é mais uma opção para os pais que tem filhos usuários do Instituto, quando os pequenos necessitam de atendimento emergencial. "Com o pronto-socorro hospitalar, há uma maior agilidade nos casos que necessitarem de procedimento e/ou internações imediatas, beneficiando todos os usuários com menos de 14 anos".
Além do Hospital Infantil de Campinas, o Ipasgo conta, desde de julho de 2014, com um serviço próprio de pronto atendimento em pediatria. O Pronto Atendimento Pediátrico dr. Henrique Santillo, no setor Oeste, em Goiânia, também funciona 24 horas, oferecendo consultas, exames clínicos e de imagem, sutura e box clínico. Mais de 145 mil atendimentos já foram realizados na unidade, nestes 28 meses de funcionamento.
Além do atendimento de urgência e emergência, os médicos credenciados que têm consultório no Hospital Infantil de Campinas, continuam atendendo consultas eletivas normalmente. O hospital fica na Avenida Pará, nº 400, em Campinas. (05/12/16)
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DIÁRIO DA MANHÃ
Conecta SUS se consolida como referência nacional
Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde de Goiás, entregue pelo governador Marconi Perillo em dezembro de 2014, completa dois anos como modelo para Saúde Pública no Brasil e ferramenta imprescindível para a gestão da saúde no Estado
Em dois anos de funcionamento, o Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde Zilda Arns Neumann – Conecta SUS se tornou ferramenta imprescindível para a gestão da saúde em Goiás. Agora, o Centro criado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) se consolida como modelo para outros governos.
Na semana em que comemora dois anos – o Conecta SUS foi inaugurado no dia 3 de dezembro de 2014 – o espaço recebeu a visita de três ministros: Ricardo Burros da Saúde. Osmar Terra. do Desenvolvimento Social e Agrário eC.race Mendonça, Advogada-Geral da União. Impressionados com este trabalho realizado pela Saúde estadual, os ministros da Saúde e <k> Desenvolvimento afirmaram que construirão centros de informações em seus órgãos tendo como referência o Conecta SUS Zilda Anis Neumann.
"Nós temos como prioridade número um do Ministério a informação. Para fazermos a gestão. precisamos de informação atualizada e precisa. Então, vim visitar esta experiência, que é considerada das mais exitosas do Brasil e é aonde o Ministério da Saúde quer chegar, com um Painel de Controle Nacional". disse Ricardo Barros.
Já o ministro Osmar Terra anunciou que pretende implementar um "Conecta SUS"."Vamos fazer um centro nos moldes do(k)necta SUS. para acompanhar a evolução social das famílias em situação de risco; verificar onde precisa intervir com mais necessidade e, principalmente. monitorar o Programa Criança Feliz" afirmou.
Também vieram ao espaço, representantes do governo do Canadá – país que é referência na oferta de saúde pública -. que ficaram impressionados com trabalho desenvolvido no ambiente tecnológico e estabeleceram parceria para replicar a experiência. A visita foi resultado da missão de Goiás, ao Canadá, realizada pelo governador Marconi Perillo e pelo secretário Leonardo Vilela, cm setembro.
A visibilidade do Conecta SUS ganhou força entre 2015 e 2016. Neste período, o espaço recebeu a visita de 21 comitivas de autoridades de IT estados da federação e do Distrito Federal, entre eles governadores e secretários da saúde. Além disso, constantemente o espaço recebe a visita de representantes tanto de instituições ligadas a saúde, universidades ou outras áreas.
Muitos gestores e profissionais que conheceram o funcionamento do Centro de Informações da SES-GO decidiram montar salas de monitoramento de informações em saúde tendo o Conecta SUS como modelo. É o caso de estados como São Paulo e Tocantins. que estão em processo avançado para criação dos seus próprios centros de informações.
O governador de Goiás, Marconi Perillo, acentua que está muito satisfeito com o fato de o Conecta SUS ser referência no País. "O Conecta SUS acabou se transformando em um caso bem sucedido, em um modelo que está sendo olhado atentamente por vários outros governadores c secretários de Saúde. O maior interesse é que haja eficiência na prestação dos serviços de saúdeao usuário", enfatizou Marconi Perillo.
Responsável pela Saúde de Goiás, o secretário Leonardo Vilela pontua que não consegue mais imaginara gestão da Saúde no Estado sem contar com as ferramentas de monitoramento c análise de indicadores de saúde. "Eu não consigo conceber saúde pública sem dados, sem estatística, sem conhecimento de indicadores, sem instrumentos em que eu possa avaliar a cada momento se os planos, se as estratégias cm Saúde estão dando certo ou não. O Conecta SUS permite tudo isso", ressalta o secretário da Saúde. (05/12/16)
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Câncer se cura com solidariedade
Casal de médicos idealiza construção de Hospital do Câncer em Inhumas nos moldes de instituição de Barretos, com tratamento integralmente gratuito para pacientes e familiares. Circo Broadway destinará espetáculo de amanhã para arrecadar fundos
Hélmiton Prateado
Os médicos Wagner Miranda e Ana Maria Miranda lideram um projeto para construir um centro de tratamento de câncer em Inhumas, na Região Metropolitana de Goiânia, nos moldes do Hospital do Câncer de Barretos. São Paulo. O objetivo é edificar um centro de tratamento, pesquisa e atendimento humanizado sem custo algum para pacientes e acompanhantes, tudo sustentado pela Associação para Cuidado do Câncer no Entorno de Goiânia, instituição sem fins lucrativos criada por eles para viabilizar o projeto.
"O projeto é construir a unidade em uma área já especificamente destinada pela Prefeitura de Inhumas para isso. com leitos de internação, ambulatório. completo centro de diagnóstico, radioterapia, quimioterapia, centro cirúrgico. UTI e centro para reabilitação. Com todo o tratamento e atendimento para pacientes e acompanhantes sendo feito de forma gratuita" explica Ana Maria.
O sonho do casal de médicos ficou mais latente depois de alguns anos que eles participavam de atividades para destinar recursos para o Hospital do Câncer de Barretos. Wagner provocou Ana Maria de que eles deveriam ser capazes de fazer uma instituição como a do interior paulista cm Goiás e criar os mecanismos necessários para que o projeto se autossustente.
"De modo precário começamos a pensar e conseguimos parceria que nos levou a Inhumas e nos abriu as portas da prefeitura para conseguir o terreno", explica a sonhadora Ana Maria. A área de 70.000 metros fica na margem da Rodovia GO-070, logo após Inhumas. a caminho de Itauçu. Ana Maria e Wagner Miranda, além de médicos, são proprietários e dirigentes de um hospital renomado de Goiânia e têm expertise comprovada quando o assunto é medicina e administração hospitalar.
O projeto da unidade já está pronto e prevê a construção de ousados 400 leitos de internação em uma área construída de 50.000 metros quadrados e completa estrutura para atender pacientes, médicos, administração e visitantes em um moderno complexa "Queremos fazer uma unidade de atendimento altamente humanizada, permitir pesquisas científicas, abrir espaço para residência médica e ser um centro gerador de ensino onde se minimiza a dor. aumenta a esperança e valoriza a vida".
AJUDA
A filantropia não se pratica somente com boa vontade e engajamento. É preciso engajamento de quem queira fazer o bem. Ana Maria conseguiu que o Circo Broadway, instalado na esquina da Avenida 85 com Avenida Mutirão destine toda a renda da bilheteria dessa terça-feira, 6 de dezembro, para o projeto do Hospital de Câncer de Inhumas. Artistas e celebridades gravaram vídeos convidando as pessoas para o evento e enaltecendo o caráter humanitário da empreitada em favor de uma instituição que fará a diferença no tratamento de câncer em Goiás. (05/12/16)
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PC investiga irregularidades na escala de plantões médicos em Pontalina
Alguns cirurgiões estão na folha de pagamento, porém não realizaram os plantões
A Delegacia de Polícia Civil de Pontalina, no Sul Goiano, deflagrou na manhã de sexta-feira (02) a Operação Plantão 24 Horas. O objetivo é cumprir mandados de busca e apreensão no Hospital Municipal e Secretaria Municipal de Saúde dese município. Essas diligências seguem o plano de ação da Operação Guardião, que ocorre em todo estado até o final do ano.
A Delegacia de Polícia de Pontalina recebeu denúncias de possíveis irregularidades nas escalas de plantões médicos e nas cirurgias eletivas realizadas no Hospital Municipal da cidade. Os médicos desse centro de saúde estariam incluídos na folha de pagamento sem prestarem os devidos plantões, motivo pelo qual se representou pela busca e apreensão, autorizada pelo Poder Judiciário da Comarca. Em posse dos mandados, policiais civis dirigiram-se até os referidos locais e apreenderam documentos que serão analisados para apuração das denúncias.
Esta é a primeira fase da Operação Plantão 24 Horas, que tinha por objetivo localizar e apreender documentos relacionados ao fato investigado. A segunda fase consistirá na identificação dos envolvidos nas irregularidades, a partir da análise dos documentos apreendidos.
Já nos primeiros documentos analisados foram verificadas divergências entre a escala de plantão dos médicos do Hospital Municipal e o relatório de faturamento encaminhado à Secretaria Municipal de Saúde para pagamentos dos plantões realizados, fato que ainda será aprofundado nos próximos dias.
Além da apreensão dos documentos, foram ouvidos, na Delegacia de Polícia, a diretora do Hospital Municipal, o secretário municipal de Saúde, a coordenadora do Posto de Saúde Familiar (PSF) e o Diretor Técnico do Hospital Municipal. (03/12/16)
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AGÊNCIA BRASIL
ANS suspende a comercialização de 69 planos de saúde
A medida é uma punição devido a reclamações recebidas no terceiro trimestre de 2016
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) vai suspender por pelo menos três meses a comercialização de 69 planos de saúde de 11 operadoras (Veja quais no link) a partir de sexta-feira (9). A medida é uma punição devido a reclamações recebidas no terceiro trimestre de 2016 e relativas à cobertura assistencial, como negativas e demora no atendimento.
Juntos, os planos de saúde suspensos têm cerca de 692 mil beneficiários. Estes clientes não são afetados pela punição, pois a intenção da ANS é que as operadoras melhorem os serviços prestados aos atuais beneficiários para só então começarem a oferecer serviço a novos clientes. O levantamento das reclamações é feito a cada três meses. A medida levou em consideração 13.956 reclamações recebidas no período de 1° de julho a 30 de setembro.
Das 11 operadoras com planos suspensos, uma já tinha recebido a punição no período anterior, nos meses de abril, maio e junho, e 10 não constavam na última lista. Enquanto isso, oito operadoras poderão voltar a comercializar 22 produtos que estavam impedidas de vender. (03/12/16)
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PORTAL NACIONAL DE SEGUROS
Conselho de Medicina repudia planos populares com cobertura reduzida
De acordo com a entidade, o projeto configura, ainda, uma afronta ao Código de Ética Médica
Em nota oficial, o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) "vem a público, mais uma vez, repudiar a medida do Governo Federal que propõe a criação de planos populares com cobertura reduzida."
Segue dizendo que "desde agosto de 2016, o Cremesp vem se manifestando publicamente, e em encontros com o Ministério da Saúde, de que tal proposta não tem qualquer fundamento técnico e poderá trazer prejuízos a pacientes e médicos, além de representar grave retrocesso na saúde. O projeto configura, ainda, uma afronta ao Código de Ética Médica (CEM), que prevê em seu artigo 32 que o médico deve usar "todos os meios disponíveis de diagnóstico e tratamento, cientificamente reconhecidos e a seu alcance, em favor do paciente." É preciso que, a exemplo do Cremesp, do Sindicato dos Médicos do Estado de São Paulo (Simesp), da Associação Paulista de Medicina (APM), outras entidades médicas e de saúde coletiva, grupo de pacientes e de defesa do consumidor se unam em torno de um movimento que exija forte regulação da saúde suplementar, por meio da Lei 9.656/98, e intensifique a defesa do SUS, fazendo-se cumprir rigorosamente o artigo 196 da Constituição Federal, que garante a saúde como direito de todos e dever do Estado. Por fim, o Cremesp reforça a sua posição de que esta nova modalidade de planos não resolverá o subfinanciamento crônico do SUS, expropriado pelas empresas de convênio de saúde que, contando com a ineficiente atuação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), frequentemente utilizam-se de sua estrutura e não lhe ressarcem os custos, repercutindo diretamente na qualidade da assistência dada à população. (04/12/16)
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DIÁRIO DE GOIÁS
Governo conclui pagamento para a Saúde em todos municípios goianos
O governador Marconi Perillo e o secretário de Estado da Saúde Leonardo Vilela reuniram-se nessa quinta-feira (1), com os prefeitos de todos os municípios goianos com o objetivo de concluir o pagamento da contrapartida para a área da saúde
A conclusão do pagamento da contrapartida para a área da Saúde a todos os municípios do Estado representa um fato inédito em Goiás. Com esta iniciativa, estão sendo quitados, com as Secretarias Municipais da Saúde, todos os débitos necessários ao desenvolvimento de uma assistência plena e à realização de procedimentos básicos e imprescindíveis. Além de concluir o pagamento relativo à este ano, o Governo Estadual quitará os débitos relacionados ao ano de 2014.
Só neste ano foram disponibilizados, aos municípios, R$ 108.822.644,06 milhões, relativos à quitação dos meses de fevereiro a novembro. O pagamento é sempre referente ao mês anterior. Em função disso, a parcela relativa a dezembro será repassada em janeiro. Os municípios também terão acesso a R$ 29.634.301,90 milhões, que se referem ao ano de 2013 e 2014.
No total, o Estado repassará aos municípios R$ 138.456.945,96 milhões. Tal aporte integra parte dos recursos remetidos pela União ao Governo Estadual com a regularização de ativos no exterior, por meio da chamada Lei da Repatriação. O secretário de Estado da Saúde de Goiás, Leonardo Vilela, acentua que o direcionamento e a priorização desta verba à SES-GO sintetiza a sensibilidade do governador Marconi Perillo em proporcionar condições para o atendimento qualificado a um grande contingente de pessoas. O fato é histórico porque, há várias gestões, em função do contingenciamento de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS), a contrapartida era repassada com atraso aos municípios.
O presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM), Cleudes Bernardes da Costa e prefeito da cidade de Bom Jardim de Goiás, disse que a luta dos prefeitos valeu a pena. Esse é um momento de glória em Goiás. O pagamento trará alívio para garantir um bom atendimento aos cidadãos disse.
"Tais recursos beneficiarão a população que mora no interior goiano e que necessita cada vez mais de uma assistência à saúde universal e integral", enfatiza Leonardo Vilela. O valor relativo à contrapartida estadual deve ser utilizado pelos municípios para o pleno funcionamento dos programas Estratégia de Saúde da Família, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Assistência Farmacêutica, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Complexo Regulador. Durante o evento, ele ressaltou que o governo do estado conseguiu quitar todas as dívidas com os municípios. "Esse é um dos dias mais felizes nesses dois anos na secretaria. Falávamos que colocaríamos as soluções a frente da crise e conseguimos" disse.
O Vice-governador e Secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, Jose Eliton destacou a qualidade dos hospitais públicos do estado. "Nossos hospitais são padrões de referência nacional. Há muita qualidade em nossos hospital públicos, como o Hugol". José Eliton também ressaltou o ótimo atendimento que teve quando ficou internado no Hospital em decorrência do incidente de Itumbiara em setembro deste ano.
Na oportunidade, o governador de Goiás, Marconi Perillo comunicou que José Éliton deixará a Secretaria no final deste mês para se decidar 100% ao governo estadual. Ao lado de Marconi, José Eliton estará presente em todo o estado.
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GOIÁS AGORA
Crer atinge nível máximo de excelência em atendimento
O Centro de Reabilitação e Readaptação Henrique Santillo (Crer) recebeu o nível máximo de acreditação concedido pela Organização Nacional (ONA), sendo reconhecido pela sua excelência em gestão. A certificadora que fez a avaliação da unidade médica é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos e que se dedica a mapear a qualidade dos serviços prestados na área da sáude, com foco na segurança do paciente.
Ao receber o nível 3 de certificação – o patamar mais alto a ser alcançado – o Crer passa a ser o primeiro hospital público do Centro-Oeste a ostentar tal reconhecimento. Conforme explica o diretor geral, Valney Luís da Rocha, existem no Brasil mais de 2.900 unidades de saúde que atendem via Sistema Único de Saúde (SUS), sendo que apenas 10 delas são acreditadas neste nível de excelência, passando o Crer a figurar como 11º da lista. "Sete delas estão em São Paulo, duas no Pará e uma no Amazonas. Agora temos a honra de dizer que uma se encontra em pleno centro do Brasil, aqui em Goiás", comemorou.
Melhorias constantes
Desde o início de suas atividades, em 2002, o Crer buscou imprimir em sua missão o oferecimento de um serviço de excelência, recorda o diretor geral. Administrado pela Organização Social Agir, foram implementadas políticas de gestão com foco na transparência, na otimização de recursos públicos e na qualidade do atendimento. Em 2014 veio a primeira solicitação para a acreditação. "Nessa época, esse histórico de busca por melhorias já havia se transformado em uma cultura da instituição", afirma Valney.
Os dois primeiros critérios a serem avaliados pela certificadora são referentes aos métodos voltados para a segurança do paciente. "São analisados aspectos estruturais e assistenciais que garantem a segurança do assistido", explica. Logo na primeira visita dos profissionais certificadores foram avaliados se as manutenções estavam em dia, se os procedimentos eram realizados dentro do tempo hábil e se seguiam certos protocolos de atendimento, entre demais detalhes.
Nessa consultoria inicial ficou evidente que o Crer já se encontrava no nível 2 de acreditação, que engloba a integração de processos como parte fundamental para garantir a segurança do paciente. "Logo na primeira avaliação, os profissionais certificadores perceberam que não só tínhamos qualidade no atendimento ao paciente como mantínhamos os processos já integrados. Que a comunicação entre os gestores fluía de forma tranquila e eficiente", recorda Valney. Com isso o Crer recebeu de imediato a certificação nível 2.
O trabalho de aprimoramento de processos e métodos aplicados ao funcionamento da unidade de saúde manteve-se constante. Tanto que, diante do retorno dos certificadores neste segundo semestre de 2016, constatou-se que a unidade atingiu o nível de excelência em gestão. "Conseguimos evoluir nos nossos próprios indicadores. Por exemplo, se constatamos que o índice de infecção hospitalar está em torno de 2%, temos que trabalhar para reduzir esse índice em torno de 1,5%, e assim sucessivamente em cada uma das áreas. O que se verificou nesta última visita foi que conseguimos manter o padrão de melhorias constante. Que os processos integrados nos permitiram instituir uma cultura organizacional de melhoria contínua e atingir a maturidade institucional", reflete o diretor.
A avaliação
Nesta última visita dos certificadores foram avaliados todos os serviços oferecidos pela unidade de saúde, buscando identificar a qualidade impressa em suas performances. "Eles verificam se realmente utilizamos todos os recursos disponibilizados pela instituição e se estamos evoluindo em nossos próprios indicadores", relata. Diante dessa avaliação mais global, a instituição opta por detalhar uma das áreas que mais se destaca para que seja feita uma verificação mais pormenorizada do trabalho ofertado.
No caso do Crer, a área escolhida foi a da reabilitação de pessoas com lesão medular. Tal enfoque foi dado devido ao expressivo volume de pacientes atendidos com essa lesão. 30% de todos os pacientes internados na reabilitação e depois transferidos para o acompanhamento terapêutico na unidade ambulatorial apresentam esse tipo de lesão, geralmente vítimas de acidentes de trânsito ou de ferimento com arma de fogo. "Essa foi a linha de cuidado referencial que adotamos para que nosso trabalho fosse comparado ao de outras instituições", explicou.
Segundo Valney, essa conquista de tão alto grau de excelência nos serviços prestados demonstra ao cidadão que é possível oferecer um serviço referência em saúde em uma instituição de saúde pública. "Estamos ajudando a quebrar o paradigma de que a saúde de qualidade é uma exclusividade de entidades privadas. Vencemos muito obstáculos até agora e estamos apresentando uma nova realidade para a própria população, que se beneficia de nossas constantes melhorias", comemorou. (02/12/16)
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Rosane Rodrigues da Cunha
Assessoria de Comunicação