Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás

CLIPPING SINDHOESG 03/05/16

ATENÇÃO: Todas as notícias inseridas nesse clipping reproduzem na íntegra, sem qualquer alteração, correção ou comentário, os textos publicados nos jornais, TVs e sites citados antes da sequência das matérias neles veiculadas. O objetivo da reprodução é deixar o leitor ciente das reportagens e notas publicadas no dia.


DESTAQUES


• Siamesas nascem unidas por tórax e abdômen em hospital de Goiânia
• Vacinação contra H1N1 é retomada em Goiânia e Aparecida
• Casos de morte pela H1N1 fizeram mais pessoas procurarem pela vacina em GO
• De Fofão a Angelina Jolie: que tal um rosto mais fino?
• 7 postos de saúde da capital têm 4,4 mil doses para esta terça

TV ANHANGUERA/ GOIÁS

Siamesas nascem unidas por tórax e abdômen em hospital de Goiânia
http://g1.globo.com/goias/jatv-2edicao/videos/t/edicoes/v/siamesas-nascem-unidas-por-torax-e-abdomen-em-hospital-de-goiania/4996782/

……………………………………..
Vacinação contra H1N1 é retomada em Goiânia e Aparecida
http://g1.globo.com/goias/jatv-2edicao/videos/t/edicoes/v/vacinacao-contra-h1n1-e-retomada-em-goiania-e-aparecida/4996770/
……………………………………


Casos de morte pela H1N1 fizeram mais pessoas procurarem pela vacina em GO
http://g1.globo.com/goias/jatv-2edicao/videos/t/edicoes/v/casos-de-morte-pela-h1n1-fizeram-mais-pessoas-procurarem-pela-vacina-em-go/4996773/

………………………………….

O HOJE

De Fofão a Angelina Jolie: que tal um rosto mais fino?
A bichectomia, procedimento para retirada das bolsas de gordura das bochechas, é a nova ‘queridinha da hora’

POR Juliana Carnevalli/Especial para O HOJE

Ao se olharem no espelho, mesmo estando magras, algumas pessoas se sentem incomodadas com o tamanho das bochechas e o contorno do rosto. Para esses casos, existe a bichectomia – procedimento estético para redução do volume das bochechas. Muito popular nos Estados Unidos, principalmente entre as estrelas de Hollywood, a técnica inovadora vem despontando como uma das preferidas dos brasileiros.
O cirurgião-dentista Mateus Luis Simões explica que o nome esquisito refere-se às bolas de Bichat, que são as bolsas de gordura que ficam na bochecha, entre a maçã do rosto e a mandíbula. No procedimento, as bolas são retiradas por meio de um pequeno corte feito na parte interna da boca. “A bichectomia é um procedimento simples, feito no próprio consultório, com anestesia local e leva em torno de uma hora. A recuperação é rápida, semelhante ao pós-cirúrgico de uma extração de dente siso”, afirma o dentista. Em cerca de 20 dias, já é possível ver os resultados: um rosto mais fino e definido, com as maçãs mais evidentes, além disso da sensação visual de que a pessoa está mais magra.
A bichectomia está caindo na graça dos brasileiros e é, atualmente, um dos procedimentos mais procurados no consultório do dentista. “A procura pela plástica da bochecha ou bichectomia vem aumentando significativamente. Muita gente pensa que basta emagrecer para ter o desejado rosto fino e bem delineado, mas, na prática, não é bem assim. A quantidade de tecido gorduroso que forma as bolas de Bichat é definida por fatores genéticos. As bolsas de gordura da bochecha não têm seus tamanhos alterados com o emagrecimento corporal. Quando a pessoa perde peso, a gordura subcutânea é diminuída, mas o volume das bolas de Bichat continuará o mesmo. Por isso muita gente emagrece e continua incomodada com o tamanho das bochechas”.
O procedimento também é indicado mesmo para quem não tem um rosto propriamente redondo, mas que deseja definir melhor os traços e linhas da face. “A bichectomia redefine o contorno do rosto, deixando-o mais triangular e anguloso. E isso significa também uma aparência mais jovem”, diz o dentista. Além da indicação estética, o dentista destaca que a plástica tem indicação funcional por diminuir a incidência de mordidas na parte interna da bochecha. “Quem tem excesso de bochecha pode sofrer com as constantes e dolorosas mordidas. A bichectomia auxilia na diminuição desse problema”.
A modelo goiana Meyryene Peixoto se submeteu a uma bichectomia há 15 dias. Ela conta que as bochechas salientes a incomodavam muito e, por mais que baixasse seu percentual de gordura, o rosto arredondado continuava ali. “Eu recorria à maquiagem e caprichava no contorno do rosto. Os truques melhoravam a aparência, mas não eram a solução. Logo que fiquei sabendo da bichectomia, procurei um cirurgião-dentista para entender melhor como era o procedimento e quais resultados poderíamos alcançar”. 
A cirurgia e o pós-operatório, de acordo com Meyryene, transcorreram dentro do planejado, e os resultados já são perceptíveis, mesmo com pouco dias de procedimento . “A cirurgia e o pós- cirúrgico são muito tranquilos. Estou cada dia mais satisfeita com o resultado. Está ficando melhor do que eu imaginava. As bochechas estão ganhando a forma que sempre sonhei. Rosto fininho e delicado”.
Apesar de ser simples, a bichectomia, como qualquer outra cirurgia, inspira cuidados e precisa ser avaliada e realizada por um profissional habilitado a fazer o procedimento. “Profissional e paciente devem avaliar juntos, criteriosamente, a necessidade da bichectomia, já que se trata de um procedimento irreversível. É preciso entender se o que o paciente almeja poderá ser alcançado com a retirada das bolsas de gordura, para evitar frustrações. É importante que o interessado procure um profissional responsável e habilitado para fazer a bichectomia, evitando, assim, possíveis complicações”.
A filosofia de trabalho do dentista Mateus Luis Simões é a busca pela harmonização de toda a face, o que envolve um tratamento completo que vai além das intervenções dentárias. “Seguindo o conceito da plástica do sorriso, eu avalio a aparência facial do paciente como um todo para definir o melhor tratamento. O objetivo é definir um planejamento personalizado que harmonize os dentes, a gengiva e os lábios com o restante da face de cada paciente. É nesse contexto que insiro a bichectomia, caso necessário”.
Queridinha das famosas
Ao observar fotos de antes e depois de famosas do mundo da moda, da televisão e do cinema, é possível notar que, muito provavelmente, muitas delas se submeterem à bichectomia. A mudança no contorno do rosto e da região da bochecha é notável, por exemplo, em Angelina Jolie, Madonna, Megan Fox, Jennifer Lopez, Victoria Beckham, Jennifer Aniston e outras tantas.
Líder mundial
O brasileiro gosta de ‘entrar na faca’ para ficar mais bonito. Desde 2013, o Brasil é o recordista mundial em cirurgias plásticas – com mais de 1,5 milhão de operações por ano. As mulheres são responsáveis por 88% das operações estéticas feitas no País.
…………………………………………..

O POPULAR

7 postos de saúde da capital têm 4,4 mil doses para esta terça

Número se refere a sobras da vacinação promovida ontem. Ministério da Saúde informa que mais doses serão enviadas aos Estados
Cristiane Lima

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibiliza hoje 4,4 mil doses de vacina em 7 Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais). Essa quantidade foi o que sobrou das doses aplicadas ontem, que foram redivididas para atender à procura hoje. Isso significa que cada unidade terá 630 doses para aplicar em pessoas que estejam dentro do grupo considerado de maior risco para a doença.
Os interessados podem procurar as unidades de Campinas, Chácara do Governador, Guanabara, Bairro Goiá, Finsocial, Pedro Ludovico Teixeira e Novo Horizonte. Segundo a diretora de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Flúvia Amorim, cerca de 80% do grupo de risco já foi imunizado na capital desde que a vacinação começou, em 11 de abril. “Nunca chegamos a 100%, mas nos parece que esse ano chegaremos bem perto.”
630 vacinas foram divididas em 7 cais da capital para atender o público
A diretora informa, no entanto, que a continuidade da aplicação das vacinas depende do repasse das doses por parte do Ministério da Saúde (MS). Em Goiânia, o número de pessoas que se encaixam no perfil de atendimento soma 332 mil. Já no Estado, o total que deve ser imunizado é de 1,4 milhão. Segundo o MS, mais de 1 milhão de brasileiros já receberam a dose. O MS informou que enviou para Goiás 1,5 milhão de doses da vacina.
Aparecida
Em Aparecida de Goiânia, a vacinação também continua hoje. Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, todas as unidades básicas, assim como os Cais Nova Era e Colina Azul, o Ambulatório Central e a Maternidade Marlene Teixeira, terão doses para serem aplicadas hoje. A distribuição de senhas e organização das filas começa à 8 horas e segue até as 17 horas, ou enquanto houver doses.
O dia de vacinação ontem na capital foi de filas enormes e um pouco de tumulto no início da manhã. No Setor Pedro Ludovico, em Goiânia, houve quem reclamasse da demora pela manhã. À tarde, porém, os interessados demoraram cerca de 15 minutos para receber a dose.
Em Aparecida, duas filas diferentes foram formadas para atender, separadamente, crianças de um lado e idosos do outro. Nas duas cidades houve reforço do pessoal atuando diretamente nas imunizações e o mesmo esquema deve ocorrer hoje.

Extensas filas se formam nas unidades de saúde para vacinação contra H1N1 em Goiânia
Vacinação continua direcionada para aos grupos prioritários: gestantes, idosos com mais de 60 anos, crianças entre 6 meses e 2 anos, além de pessoas com doenças crônicas, como diabetes

Após 14 dias sem a vacina na capital, a campanha foi retomada nesta segunda-feira (2). Uma extensa fila para vacinação contra a gripe A, principalmente H1N1, se formou no Cais Bairro Goiá, no Condomínio Santa Rita, em Goiânia, desde o início da manhã desta segunda-feira (2). O mesmo ocorre no Centro Integrado de Atenção Médico Sanitária (Ciams) do Setor Pedro Ludovico desde as primeiras horas.
A fila chegou a dobrar o quarteirão chegando até o prédio da Polícia Federal e se estendida até as proximidades do Parque Areião. Na capital, são 43 unidades de saúde onde a vacinação ocorre das 8h às 17h.
A vacinação continua direcionada para aos grupos prioritários, ou seja, aqueles que apresentam maior risco de contaminação pelo vírus. As prioridades são as gestantes, os idosos com mais de 60 anos e as crianças entre 6 meses e 2 anos, além de pessoas com doenças crônicas, como diabetes.
Segundo a Diretora de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS), Flúvia Amorim informou que 57 mil doses da vacina chegaram a Goiânia na última quinta-feira (28).
Ainda de acordo com Flúvia, nesta segunda-feira ainda chegaram mais 26 mil doses e a expectativa é que mais 100 mil doses cheguem a Goiânia até o dia 20 de maio último dia da campanha.

Entenda a H1N1:
O QUE É
H1N1 é o vírus que transmite a gripe Influenza A e B, também genericamente chamada de gripe suína. Ficou mundialmente conhecida entre 2009 e 2010, com um surto mundial, e, desde então, há vacinação anual contra o vírus

TRANSMISSÃO
Especialmente pelo ar, através de tosse ou espirro, mas há também contágio por objetos contaminados e contatos como pelas mãos

SINTOMAS
Forte febre, dor de cabeça e no corpo, garganta inflamada, falta de ar, cansaço, diarreia e vômitos, por períodos prolongados

TRATAMENTO
É dado remédio via oral (Tamiflu) e outras medidas como repouso, ingestão de líquidos e boa alimentação podem auxiliar na recuperação da sua saúde

VACINAÇÃO
Desde 2010, há o Dia D da doença no calendário de vacinas no Brasil, que será no dia 30 de abril próximo. A vacina é anual, devendo ser atualizada pela variação dos vírus

PROFILAXIA
Especialistas recomendam evitar aglomerações e lavar sempre as mãos, especialmente com álcool em gel. Em caso de ocorrência dos sintomas, procurar um serviço de saúde.
………………………………….

Rosane Rodrigues da Cunha
Assessoria de Comunicação