CLIPPING SINDHOESG 03 a 05/02/18

5 de fevereiro de 2018


ATENÇÃO: Todas as notícias inseridas nesse clipping reproduzem na íntegra, sem qualquer alteração, correção ou comentário, os textos publicados nos jornais, rádios, TVs e sites citados antes da sequência das matérias neles veiculadas. O objetivo da reprodução é deixar o leitor ciente das reportagens e notas publicadas no dia.

DESTAQUES

Surto de febre amarela preocupa moradores da zona rural
Novo manual da Ahpaceg orienta hospitais sobre a relação com fornecedores de OPME
Hábito de visitar o médico deve ser cultivado desde os primeiros momentos da vida
Iris inaugura nova relação com a Câmara
Surto de conjuntivite já afetou 2 mil pessoas
Novo lote de vacina chegará este mês
CEI da Saúde convoca envolvidos na “máfia do Samu”


TV ANHANGUERA/GOIÁS
Surto de febre amarela preocupa moradores da zona rural
http://g1.globo.com/goias/videos/t/todos-os-videos/v/surto-de-febre-amarela-preocupa-moradores-da-zona-rural/6471440/
……………….


SAÚDE BUSINESS

Novo manual da Ahpaceg orienta hospitais sobre a relação com fornecedores de OPME

Criada há 15 anos para representar os hospitais privados de alta complexidade de Goiás, a Ahpaceg (Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás) tem seu trabalho pautado pela ética e a transparência na relação entre todos os segmentos do setor médico-hospitalar. E foi pensando no bom relacionamento entre os hospitais e as empresas fornecedoras de órteses, próteses e materiais especiais, que a Ahpaceg elaborou o “Manual Ahpaceg de Condutas e Controle de Dispositivos Médicos Implantáveis – Órteses, Próteses e Materiais Especiais”.
Com esse código de conduta (compliance) para os hospitais, a Associação pretende dar uma contribuição para a construção e o fortalecimento de uma relação sólida, sustentável e ética entre seus associados e os fornecedores da área da saúde, prevenindo problemas cada vez mais comuns neste segmento em todo o Brasil e em outros países. A segurança do paciente é uma das bases deste trabalho.
O manual orienta que cada associado deve desenvolver um código de relacionamento com os fornecedores que contenha normas, diretrizes e critérios de gestão. Os fornecedores devem ser avaliados segundo padrões técnicos de qualidade, em conformidade com os requisitos legais e sanitários, as normas regulamentadoras, a segurança do trabalhador e o respeito ao meio ambiente e devem ser auditados periodicamente pelo hospital comprador.
O manual também cita resoluções do Conselho Federal de Medicina e do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás, que tratam da relação entre médicos e as indústrias de órteses, próteses e materiais especiais, explicita responsabilidade de diretores técnicos e clínicos de hospitais, disciplinam a prescrição de materiais implantáveis, órteses e próteses e determinam arbitragem de especialista quando houver conflito.
O controle de qualidade e de consumo, a qualificação dos fornecedores de OPME e a remuneração dos hospitais são alguns dos outros temas abordados no “Manual Ahpaceg de Condutas e Controle de Dispositivos Médicos Implantáveis – Órteses, Próteses e Materiais Especiais”.
De acordo com o manual, o ciclo de negociações deve se dar por especialidade com amplo apoio dos especialistas, medicina baseada em evidencias (MBE) e educação continuada para a equipe envolvida e o maior desafio reside na padronização dos procedimentos e racionalização de custo desses materiais como forma de sobrevivência, viabilidade econômico-financeira do negócio e perpetuação dos hospitais no cenário de Goiás com padrão de excelência dentro das Normas Internacionais de Segurança do Paciente.
……………………….

O POPULAR

Hábito de visitar o médico deve ser cultivado desde os primeiros momentos da vida

Rotina ajuda a prevenir e a diagnosticar precocemente doenças

F oi em uma consulta de rotina que a funcionária pública Helena Montenegro Colares Staciarini, de 43 anos, descobriu um câncer de tireóide. "Sentia muita dor nas pernas e na nuca, andava meio cansada. Relatei isso ao ginecologista e ele notou os nódulos no pescoço e me encaminhou para um endocrinologista", conta. O hábito de visitar periodicamente consultórios médicos, garante ela, foi fundamental para descobrir e tratar precocemente o problema.
Curada, Helena virou defensora de um hábito pouco cultivado pelos brasileiros – seja pela dificuldade de acesso, falta de tempo, medo, negação da doença ou pela baixa cultura preventiva -, que é o de procurar o médico antes de adoecer. "A visita regular tem o princípio de que a prevenção é melhor do que o tratamento da doença já instalada e, neste caso, o tratamento precoce é mais eficaz do que em fases mais avançadas de qualquer enfermidade", explica o médico Leonardo Reis, presidente do Conselho Regional de Medicina de Goiás (Cremego).
O presidente explica que, em qualquer especialidade médica, é importantíssimo procurar um profissional registrado no Conselho com a devida frequência e, assim que surgir algum sinal ou sintoma de agravo à saúde, o mais breve possível. Para cada faixa etária, um tipo de especialidade é indicada (veja quadro). Diferentemente das mulheres, os homens têm certa resistência quando o assunto é cuidar da saúde e frequentar um médico regularmente para fazer exames de prevenção. Por essas e outras, na casa de Helena é ela quem arrasta o marido e os três filhos para consultas regulares.
A professora de educação física aposentada Matilde Pereira Borges, de 64 anos, é do time dos que nunca se descuidam da saúde. Desde os 20 anos, visita regularmente médicos das mais diversas especialidades com foco na prevenção. "Sempre fui preocupada com isso. Nunca esperei ficar doente para ir ao consultório. Perdi minha mãe com câncer e acho que isso me fez ficar mais alerta." Esbanjando saúde, Matilde conta orgulhosa que não toma nenhuma medicação, apenas cálcio como complemento nutricional, e é vigilante com atividade física e alimentação.
Todos os agravos à saúde podem e devem ser diagnosticados precocemente, das doenças infeciosas até as doenças psiquiátricas. Para isso, é fundamental confiar em um médico. "O diagnóstico precoce é importante, sobretudo de doenças malignas, infecciosas, autoimunes, cardiovasculares, degenerativas, problemas da visão e da audição, distúrbios metabólicos e hormonais, transtornos psiquiátricos e todos que possam incorrer em urgência e emergência levando risco iminente de morte ou perda de função", explica o médico Leonardo Reis.
Todo mundo sabe que check ups são muito importantes, mas poucos são os que mantêm esse hábito. "As pessoas têm o hábito de se automedicar ou procurar uma solução rápida para o problema com familiares, vizinhos e até no Google. O que acontece é que isso pode acarretar um problema sério posteriormente", explica o médico Aier Adriano Costa, coordenador da equipe médica do Docway, plataforma on-line que promete unir médicos independentes a pacientes que estão em busca de auxílio profissional.
……………….

DIÁRIO DA MANHÃ

Iris inaugura nova relação com a Câmara

Prefeito destaca parceria com o Poder Legislativo, prepara a indicação do líder e entrega obras para população com a presença de vários vereadores

O prefeito Iris Rezende (MDB)está Iniciando lima nova fase na relação com a Câmara Municipal de Goiânia, Iris anunciou que irá indicar o líder no Legislativo e durante entrega de obras a população elogiou a relação entre o Executivo e os vereadoras goianienses. Durante a Inauguração de uma praça no Residencial Iris Ville, na região Leste, o prefeito enfatizou o espirito público dos legisladores. "Os 35 vereadores e a prefeitura municipal vão dar exemplo ao Brasil de como se aplica o dinheiro pública Estou certo que Goiânia vai se tomar referenda nacional" anota.
No primeiro ano de sua administração, em 2017, Iris optou por não indicar um líder, praxe comum a todos os governos municipais. Ele Justificava que na eleição a Câmara foi renovada, sendo eleitos vereadores de onze partidos, e que era preciso conviver com cada um antes de confiara liderança. "Ouve um ano de mandato hoje eu Já conheço os vereadores e posso dizer que são voltados para o bem comum", sustenta.
De acordo com Íris, foi Identificado na Câmara vereadores que tem interesse no bem pública Ele considera que há convergência de ideais entre os dois poderes, no sentido de promover progresso à cidade. Seu entendimento é de que os vereadores "estão voltadas para a população, voltados para os mais humildes, Na prefeitura eu nunca dei oportunidade para corruptos, negocistas, interesses, sempre para o povo, principalmente para os mais humildes da sociedade", frisa.
Noutra Inauguração íris voltou a manifestara importância da harmonia entre Executivo e legislativo. O prefeito inaugurou, reformado Centro de Saúde da Família no Recanto das Minas Gerais. A unidade foi batizada como o nome de CSF Milltão Rodrigues Araújo, que foi pai do vereador Felizberto Tavares (PR). O vereador agradeceu ao prefeito pela homenagem, destacando a contribuição do genitor como líder comunitário naquela região Felizberto destacou o trabalho do prefeito, priorizando investimentos que atendem às necessidades das famílias mais humildes. "Parabenizo o prefeito Iris porque esta é uma obra Importante, que garante qualidade de vida e saúde para mais de 12 mil famílias. É esta obra significa respeito ao povo", enaltece.
O CSF Miltão Rodrigues Araújo foi iniciado na gestão do finado prefeito Paulo Garcia (PT), mas ainda não Unha sido aberto ao público por divergências com a empreiteira responsável pela obra. O prefeito diz que graças ao empenho da secretária de Saúde, Fátima Murie esta obra pode ser concluída e entregue à população. Em sua fala à imprensa, Murié salientou que "o prefeito Iris Rezende cada vez mais Investe na saúde pública e mostra o compromisso com o Sistema Único de Saúde, proporcionando atendimento à maioria da população", esclarece.
SAÚDE
O CSF Milltão Araújo esta disponibilizando inicialmente, quatro equipes da Estratégia de Saúde da Família, que estão capacitados para atender 12 mil moradores dos setores Recanto das MlnasGerals, Jardim Marta Helena, Residencial Senador Paranhos, Loteamento Tupinantbá dos Reis, Jardim Abapurú, Residencial São Leopoldo, Chácara Ipanema, Chácara Redro Petrópolis e Residencial Costa Paranhos e Iris Ville I e II.
A unidade tem 753,07 m², e conta com consultórios para atendimento médico, de enfermagem e odontológico. O objetivo é que nos próximos meses a unidade atenda 18 mil pessoas da região Leste da capital.
O prefeito Iris Rezende anunciou que a próxima unidade de saúde a ser entregue para a população será o Ciams Urias Magalhães. Ele observa que o prédio está fechado há cerca de quatro anos. Ele conta que recebeu a unidade completamente deteriorada, e que foi necessária uma reforma geral íris Informa que as obras estão em fase final e a unidade deve ser reaberta em breve, totalmente equipada, para reforçar a assistência em saúde dos moradores da região Norte da capital.
…………………………………….

O HOJE

Surto de conjuntivite já afetou 2 mil pessoas
Segundo informações do núcleo de vigilância epidemiológica de Caldas Novas, o número de casos aumentou em quase 30%

Gabriel Araújo*

De acordo com a força-tarefa do Ministério da Saúde (MS) e da Secretaria Estadual de Saúde (SES), o surto de conjuntivite em Caldas Novas, no sul goiano, já registrou quase dois mil casos no último mês. Segundo a coordenação da ação, amostras foram retiradas para análise do Ministério da Saúde, o objetivo é descobrir o tipo de bactéria. “Estamos aguardando o resultado, que deve demorar de cinco a sete dias. Provavelmente, mais exames serão feitos. Por enquanto, ainda não identificamos vírus como causador”, explicou Ana Cristina, coordenadora da ação.
"Nós estamos tomando todas as medidas para alertar a população para a higiene pessoal, os cuidados preventivos contra a conjuntivite, para garantir que Caldas Novas tenha um carnaval tranquilo para os turistas e os próprios moradores", afirmou o atual secretário de comunicação de Caldas Novas, Cláudio Alvarenga.
Segundo o coordenador da Vigilância Epidemiológica de Caldas Novas, José Custódio Pereira Neto, já foram atendidos cerca de 1990 pacientes. O número de atendimentos diários na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade é de 30 pacientes, no início do mês, período mais crítico do surto, a unidade chegou a atender 80 pacientes em um único dia.
A Secretaria de Saúde de Caldas Novas segue informando a população pelas redes sociais enquanto ainda existem reclamações sobre da falta de informações acerca da doença.

Surto
Caldas sofre com um surto de conjuntivite desde o início de janeiro. Segundo o coordenador da vigilância epidemiológica, José Custódio Pereira Neto, nesta temporada de férias, o número de casos aumentou em cerca de 30% frente ao registrado no mesmo período do ano passado.
Neto ainda afirma que a grande concentração de turistas aumenta os riscos de contaminação. Ele garante que os hotéis da região foram orientados para que tenham nas suas recepções algum álcool gel ou algum tipo de assepsia mais intensificada para diminuir o impacto dessa doença.

Prevenção
Segundo informações divulgadas por profissionais de saúde, as principais formas de prevenção são lavar os olhos somente com água mineral, filtrada ou fervida, não lavar os olhos com soro fisiológico, lavar frequentemente as mãos, usar somente lenços descartáveis ou gaze, não compartilhar toalhas, maquiagem para os olhos, colírios e outras soluções, trocar constantemente de fronhas e evitar locais aglomerados.

Definição
A conjuntivite é uma doença que se caracteriza pela inflamação da membrana que recobre toda a região branca do olho e a superfície interna das pálpebras, causada por agentes tóxicos, alergias, bactérias ou vírus. Os principais sintomas da conjuntivite são os olhos vermelhos e lacrimejantes, o inchaço nas pálpebras, intolerância à luz e visão borrada.
Geralmente a doença compromete os dois olhos, mas não necessariamente ao mesmo tempo, sendo o contagio feito pelo contato direto com a pessoa doente ou objetos contaminados, como maçanetas. Esta contaminação ocorre com maior facilidade em ambientes fechados como escolas, creches e ônibus. (Gabriel Araújo é estagiário do jornal O Hoje sob orientação do editor de Cidades Rhudy Crysthian)
…………….

Novo lote de vacina chegará este mês
Anvisa diz que, para que novo lote seja encaminhado às clínicas particulares, é preciso acabar com o estoque atual
Marcus Vinícius Beck*

As clínicas particulares de vacinação goianas devem receber ainda este mês estoques de vacina contra febre amarela. A justificativa da Anvisa é de que os imunizantes atuais tem de acabar para que o novo lote seja enviado à rede particular. Até o momento, não há um número preciso acerca da quantidade de doses que ainda estão estocadas, mas, de acordo com a Associação Brasileira de Clínicas de Vacina, “as novas imunizadoras serão distribuídos para atender todos os estados do País”.
Na última semana, Anvisa disse que pediu a importação de 65.400 doses – em embalagens internacional, com informações em língua estrangeira. Os imunizantes disponibilizados na rede privada de saúde são fabricadas pela Sanofi Pasteur, enquanto que as da rede pública por Bio-Manguinhos, vinculado à Fiocruz. Segundo a Sanofi, a importação está em andamento, e a previsão para a comercialização é de aproximadamente 30 dias.
A Bio-Manguinhos é considerada a maior produtora mundial de vacinas contra a febre amarela. Já a Sanofi é a segunda maior. Além das duas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) autoriza que apenas outras duas instituições produzam a vacina, sendo elas: o Centro Federal Chumakov para Pesquisa e Desenvolvimento de Imunológicos da Academia de Ciências da Russa, e o Instituto Pasteur de Dakar, no Senegal, na África. Mesmo com a diversidade de fabricantes, a imunização que a vacina trará é a mesma.

Fracionamento
Enquanto a rede particular de saúde espera novo lote de imunizadores para fevereiro, a rede pública já garantiu vacinas para toda a população. O surto de febre amarela em estados da região sudoeste gerou corrida por parte dos cidadãos aos postos de saúde em Goiás. A Secretária Estadual de Saúde afirmou que mais de 95% das pessoas que vivem no estado estão vacinadas. Neste ano, não foi confirmado nenhum caso da doença. No ano passado, uma pessoa morreu.
A secretaria, ainda, disse que há mais de 80 mil doses de vacinas disponíveis nos postos. Na Central Estadual da Rede de Frio, 150 mil doses estão armazenadas. Em entrevista coletiva na última semana, o secretário de saúde, Leonardo Vilela, declarou que Goiás é apontado pelo Ministério da Saúde como símbolo no combate a febre amarela. Porém, casos da doença no interior do estado não estão totalmente descartados.

Sintomas
Os primeiros sinais da febre amarela são: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náusea e vômitos. Mas quando a doença está em estágio mais avançado, ela afeta os rins e fígado, além de causar vermelhidão nos olhos e deixar a pele amarelada. (Marcus Vinícius Beck é estagiário do jornal O Hoje, sob orientação do editor de Cidades Rhudy Crysthian)
………………..

JORNAL OPÇÃO

CEI da Saúde convoca envolvidos na “máfia do Samu”

Por Mayara Carvalho

Dez empresários, donos de Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) devem prestar depoimento nas próximas semanas
A Comissão Especial de Inquérito (CEI) que investiga irregularidades no serviço de Saúde da capital apresentou, em reunião nesta terça-feira (2/2), lista dos donos de Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) envolvidos na máfia do Samu e aprovou a convocação de dez empresários para depoimento nas próximas semanas.
Além deles, serão convocados o ex-secretário de Saúde Fernando Machado, a ex-diretora Daniela Domiciano, o ex-chefe da Advocacia Setorial Carlos Itacarambi e o ex-diretor de regulação do SUS Carlos Henrique Duarte Bahia, atualmente diretor de contrato do Instituto de Assistência à Saúde e Social dos Servidores Municipais de Goiânia (IMAS).
O presidente da CEI, Clécio Alves (MDB), convocou nova reunião para a próxima segunda-feira (5/2), às 8h30, na Sala das Comissões, e afirmou que o trabalho será intensificado até ouvir todos os convocados para depor sobre a máfia do Samu e repassar as informações ao Ministério Público Estadual.
“Queremos que todos sejam punidos, não que recebam férias remuneradas de 60 dias, como aconteceu com os motoristas do Samu. Não tenho medo de morrer, nem estou interessado em dinheiro para campanha”, destacou o presidente, que diz ter recebido ameaças por telefone desde o início dos trabalhos na Comissão
Máfia do Samu
Em 2016, O Ministério Público de Goiás deflagrou a Operação SOS Samu. Durante as investigações, foi descoberto um esquema de pagamento de propina a alguns funcionários do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Goiânia (Samu) – condutores socorristas, técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos – para que estes direcionassem pacientes atendidos pelo Atendimento de Urgência, que possuíssem planos de saúde, a determinadas UTIs, fraudando a respectiva regulação do acesso aos leitos de UTI. Ao todo, 17 pessoas foram presas, entre médicos enfermeiros, técnicos em enfermagem, condutores socorristas e diretores de hospitais, por suspeita de envolvimento no esquema.
Segundo o MPGO, o esquema funcionava assim: feito o atendimento de urgência pelo Samu, por condutor socorrista ou técnico de enfermagem, era contatada a regulação de vagas do acesso aos leitos de UTI, cabendo a esta determinar o encaminhamento do paciente para algum hospital vinculado ao SUS, de acordo com a regulação de vagas. Entretanto, os investigados estavam fraudando tal procedimento de atendimento de pacientes que possuíam planos de saúde — eram encaminhados para unidades de UTI particulares.
Os funcionários do Samu investigados recebiam propina para realizar esse direcionamento de pacientes. O pagamento era feito ou em dinheiro, diretamente, ou mediante depósito bancário, pelos proprietários ou representantes dessas UTIs, revelam os investigadores.
Além da irregularidade na rotina de encaminhamento de pacientes às UTIs, o Ministério Público constatou encaminhamentos desnecessários de pacientes — ou seja, pacientes atendidos pelo Samu que não demandavam internação em unidade de terapia intensiva eram desnecessariamente internados.
A fim de simular a gravidade do estado de saúde desses pacientes, os envolvidos no esquema chegavam a usar o método de ‘rebaixamento artificial de consciência do paciente’, obtida com a aplicação de medicamentos de efeito sedativo, para poder mantê-lo na UTI de hospitais particulares.
Outras medidas
Durante reunião da comissão, a vereadora Cristina Lopes (PSDB apresentou denúncia sobre transferência de servidores e a possibilidade de fechamento do Cais do Finsocial. Diante da situação, a a CEI aprovou uma diligência à unidade, que será acompanhada pelos moradores da região. A data ainda será definida, mas a visita deve ocorrer na próxima semana.
A pedido do vereador Anderson Sales Bokão (PSDC), também será feita nova diligência ao Cais do Novo Mundo. (Com informações da Câmara Municipal de Goiânia)
  
………………….


Rosane Rodrigues da Cunha
Assessoria de Comunicação