ATENÇÃO: Todas as notícias inseridas nesse clipping reproduzem na íntegra, sem qualquer alteração, correção ou comentário, os textos publicados nos jornais, rádios, TVs e sites citados antes da sequência das matérias neles veiculadas. O objetivo da reprodução é deixar o leitor ciente das reportagens e notas publicadas no dia.
DESTAQUES
Morre o médico Sebastião Fernandes Moreira, ex-presidente do Cremego
HDT investiga casos suspeitos de Coronavírus em Goiás
Caiado: "Repatriados não terão contato algum com a cidade de Anápolis"
Brasileiros em Wuhan serão trazidos de volta e ficarão de quarentena em Goiás
Coronavírus: Brasil tem 13 casos suspeitos, aponta Ministério da Saúde
Conselho Nacional de Saúde pede fim de proibição a enfermeiros de inserirem DIU em pacientes
Artigo – Para Michel e Dênis
CREMEGO
Morre o médico Sebastião Fernandes Moreira, ex-presidente do Cremego
Com imenso pesar, o Cremego informa o falecimento de seu ex-presidente, médico Sebastião Fernandes Moreira (CRM/GO 898). Ele presidiu o Conselho entre 1991 e 1993 e entre 1995 e 1996.
Em 2014, Sebastião Fernandes Moreira recebeu do Conselho a comenda Honra ao Mérito Profissional Médico, uma homenagem que simboliza e traduz um pouco do reconhecimento do muito que ele fez pela medicina em Goiás.
Em 2017, na solenidade que marcou as comemorações dos 60 anos do Cremego, a homenagem ao ginecologista e obstetra Sebastião Fernandes Moreira veio da Câmara Municipal de Goiânia.
O Cremego manifesta total solidariedade à família, amigos e aos médicos goianos neste momento de dor.
…………………
DIÁRIO DA MANHÃ
HDT investiga casos suspeitos de Coronavírus em Goiás
O Hospital de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT) recebeu cerca de quatro pacientes com sintomas parecidos com do Coronavírus. A informação é extraoficial e não há um posicionamento sobre os casos investigados.
No momento tanto o a unidade hospitalar faz o levantamento para confirmar os casos, e tentar descobrir se os pacientes vieram da China, onde o surto do vírus começou ou se eles tiveram contato com alguém da região.
O DM Online entrou em contato com a Secretaria do Estado de Saúde de Goiás (SES-GO) que por meio de nota descartou qualquer caso suspeito de Coronavírus no estado, e que os casos analisados no HDT estão sendo avaliados conforme os critérios definidos pelo ministério da Saúde em relação ao vírus.
Confira a nota:
A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) informa que não há nenhum caso suspeito de Coronavírus em Goiás. Os casos que chegaram ao Hospital de Doenças Tropicais (HDT) estão sendo avaliados quanto aos critérios de investigação para Coronavírus definidos pelo Ministério da Saúde. Até o momento não há nenhuma confirmação.
Brasileiros que estão na China vão ficar em quarentena em Anápolis
Os brasileirão que viram da China, da cidade de Whuan, onde a epidemia viral teve início vão ficar em quarentena na cidade de Anápolis. A decisão foi tomada hoje pelo Governo Federal e publicada no Diário Oficial da União.
Conforme divulgado o Governo Federal encaminhou um projeto de lei ao Congresso Nacional, para regulamentar a quarentena, que vai entrar como pauta de urgência para ser votado.
Além da quarentena em Anápolis, os brasileiros que pretendem voltar para o Brasil vão ser submetidos a exames antes de embarcar para território nacional, segundo o ministro da Saúde, Luís Mandetta.
Conforme as informações divulgadas, caso os brasileiros apresentem sintomas similares aos da infecção pelo vírus, eles serão impedidos de embarcar nas aeronaves.
Além disto foi estipulado um tempo 20% maior para que o vírus permaneça incubado pelo governo brasileiro, pois inicialmente as informações são de que o Coronavírus fica incubado por até 14 dias, mas com o acréscimo de 20% o período de incubação foi calculado em 18 dias.
…………………
A REDAÇÃO
Caiado: "Repatriados não terão contato algum com a cidade de Anápolis"
Adriana Marinelli e João Unes
Goiânia – Diante da chance real de Anápolis receber os brasileiros que estão na China para quarentena, o governador do Estado, Ronaldo Caiado, vai a Brasília nesta quarta-feira (5/2) para conversar com a equipe do governo federal sobre o assunto. "Mas quero que fique claro que os repatriados não terão contato algum com a cidade de Anápolis", garantiu o governador. Os brasileiros que voltarão ao País de origem estão atualmente em Wuhan, região de origem da epidemia do coronavírus.
Caiado falou sobre o assunto durante entrevista coletiva no Palácio Pedro Ludovico. "Tem o sentimento da solidariedade, do patriotismo. Não estamos colocando em risco a vida de ninguém", afirmou. "No momento em que o Estado nega a quarentena aos brasileiros, qual a imagem passamos para o mundo?", questionou.
Ainda durante a entrevista, Caiado, que também é médico, destacou que os quase 40 brasileiros que devem ser levados para a Base Aérea de Anápolis não apresentam nenhum sintoma do coronavírus.
…………….
FOLHA ONLINE
Brasileiros em Wuhan serão trazidos de volta e ficarão de quarentena em Goiás
Governo enviará duas aeronaves para buscar brasileiros e familiares que estão em cidade isolada por causa do coronavírus
O governo decidiu enviar duas aeronaves para a evacuação de brasileiros e familiares que estão em Wuhan na China, epicentro da epidemia de coronavírus.
Ao chegar ao Brasil, eles ficarão em quarentena na Base Aérea de Anápolis, em Goiás.
A previsão é que os aviões deixem a base aérea de Brasília nesta quarta (5) e voltem ao Brasil no sábado (8). A quarentena vai durar 18 dias.
A missão foi anunciada nesta terça-feira (4) pelos ministros da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, e das Relações Exteriores, Ernesto Araújo.
O governo Jair Bolsonaro declarou nesta terça-feira (4) estado de emergência em saúde pública por causa da epidemia mundial do coronavírus chinês, apesar de o Brasil não ter nenhum caso confirmado da infecção.
A portaria foi publicada em edição extra do DOU (Diário Oficial da União) e criou o Centro de Operações de Emergências, estrutura federal responsável por articular políticas de prevenção à nova doença.
Na medida, o Ministério da Saúde ressalta que a epidemia é um evento "complexo" e que demanda um esforço do SUS (Sistema Único de Saúde) para a identificação de eventuais afetados e para a implementação de políticas para reduzir os riscos de transmissão.
"Esse evento está sendo observado em outros países do continente americano e a investigação local demanda uma resposta coordenada das ações de saúde de competência da vigilância e atenção à saúde, entre as três esferas de gestão do SUS", ressaltou.
………….
O GLOBO
Coronavírus: Brasil tem 13 casos suspeitos, aponta Ministério da Saúde
País já descartou 16 casos, os três últimos foram em São Paulo (2) e Rio de Janeiro (1)
Ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta participou da entrevista coletiva sobre o vírus na segunda-feira, em Brasília.
RIO – O Brasil tem 13 casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus . Os dados foram atualizados na tarde desta terça-feira pelo Ministério da Saúde . Outros três casos foram descartados , aumentando para 16: dois em São Paulo e um no Rio de Janeiro.
Os 13 casos suspeitos do último balanço foram registrados em São Paulo (6), Rio Grande do Sul (4), Santa Catarina (2), Rio de Janeiro (1). Já os 16 descartados são de São Paulo (5), Rio Grande do Sul (3), Santa Catarina (2), Rio de Janeiro (2), Minas Gerais (1) e Paraná (2) e Ceará (1).
O governo federal enviou nesta terça-feira à Câmara dos Deputados um projeto de lei estabelecendo medidas a serem tomadas contra a epidemia do novo coronavírus , entre elas a quarentena de pessoas suspeitas de terem contraído o vírus . O ministro da Saúde , Luiz Henrique Mandetta , também assinou hoje uma portaria decretando emergência de saúde pública no Brasil , mesmo sem casos confirmados.
O texto do PL também autoriza a realização compulsória de exames médicos e de vacinas e a restrição temporária de entrada e saída do país, mas sem deixar claro se essa restrição é de pessoas ou produtos.
O Itamaraty informou nesta terça-feira que a embaixada brasileira em Pequim já notificou oficialmente o governo da China sobre o plano de trazer de volta os brasileiros que estão na região da cidade de Wuhan , epicentro do surto do novo coronavírus .
Números preliminares divulgados na segunda-feira indicam que há 55 brasileiros por lá, dos quais 40 manifestaram interesse de voltar, 14 preferem continuar na China, e um ainda não tinha decidido o que fazer.
……………..
Conselho Nacional de Saúde pede fim de proibição a enfermeiros de inserirem DIU em pacientes
Para CNS, restrição do procedimento aos médicos prejudica acesso das mulheres a serviços do SUS
Enfermeiros estão proibidos de inserirem DIU em pacientes desde dezembro
SÃO PAULO – O Conselho Nacional de Saúde ( CNS ) recomendou, nesta terça-feira, que o Ministério da Saúde revoge a norma que proibiu enfermeiros de realizarem o procedimento de inserção do Dispositivo Intrauterino e Contraceptivo ( DIU ) em mulheres atendidas pela rede de atenção básica e de maternidade do Sistema Único de Saúde (SUS).
LEIA MAIS: O que você precisa saber sobre métodos contraceptivos
O procedimento está restrito a médicos desde dezembro do ano passado. Agora, após uma reunião no fim de janeiro, 48 conselheiros – formado por representantes da sociedade civil e do governo – avaliaram que a restrição pode prejudicar as mulheres que usam o SUS.
De acordo com o CNS, o envolvimento de profissionais qualificados para ações de planejamento sexual e reprodutivo aumenta a possibilidade das mulheres obterem acesso aos métodos contraceptivos . Ainda segundo os conselheiros, as enfermeiras, enfermeiros e obstetrizes são profissionais habilitados para a realização do procedimento de inserção do DIU .
Não há um prazo para que o Ministério da Saúde se posicione sobre o pedido, segundo o CNS. Procurada, a pasta não informou se vai atender ao pedido do CNS. O Conselho Federal de Medicina (CFM) ainda não foi informado oficialmente da decisão.
A proibição da inserção do DIU por enfermeiros foi assinada em 18 de dezembro do ano passado, após pressão da classe médica. A nota técnica que permitia anteriormente que os enfermeiros realizassem a prática causou reação de entidades médicas, que apontavam a inserção do DIU como ato privativo de médicos devido à formação e capacitação profissional.
O CNS é uma instância colegiada, deliberativa e permanente do SUS, integrante do próprio Ministério da Saúde. Criado em 1937, tem o objetivo de fiscalizar, acompanhar e monitorar as políticas públicas de saúde. As responsabilidades do órgão estão regulamentadas por lei.
……………..
CORREIO BRAZILIENSE
Artigo – Para Michel e Dênis
Rodrigo Craveiro
Não foi a dengue que matou Dênis, um garoto de 10 anos, quase a idade do meu filho. Foram o descaso, a incompetência, a falência de um sistema público de saúde que condena à penúria e, às vezes, à morte, o cidadão que paga impostos e cumpre seus deveres perante o Estado. Michel tentou salvar o filho várias vezes. A primeira delas, em 24 de janeiro, quando o levou a uma unidade básica de saúde de Ribeirão Preto (SP). Os médicos não solicitaram nenhum exame clínico. Alegaram diarreia. O pai retornou tantas vezes com a criança, até que na sexta-feira da semana passada o menino começou a urinar sangue e sofreu uma parada cardíaca.
Nada trará Dênis de volta. E a dor de Michel somente ele sentirá. O pai terá de lidar com um vazio brutal. Seu filho não sofreu uma morte natural. Foi assassinado, vítima de homicidio culposo. Vítima da preguiça, do desleixo, da desfaçatez de um serviço de saúde do qual grande parte da população é refém. Um sistema que impõe filas intermináveis aos cidadãos que, por tantas vezes, esquece o paciente numa maca do corredor de um hospital superlotado, sob a desculpa de que ele foi atendido. Um sistema que escolhe quem vai morrer.
Nenhuma autoridade da área de saúde provavelmente foi oferecer o ombro a Michel enquanto velava o corpo inerte do filhinho. Provavelmente, o caso ficará impune, relegado às denúncias na imprensa e às lágrimas de um pai de coração destroçado. Confesso que quando li a reportagem sobre a morte de Dênis tive vontade de chorar. Eu me coloquei no lugar de Michel. Olhei para o meu filho e o desespero de sua ausência se apossou de meu espírito.
Nenhum pai deveria ser obrigado a sepultar o filho por um erro ou por uma absoluta irresponsabilidade médica. Nenhum pai deveria suportar voltar para a casa sem o filho nos braços e entrar no quarto do pequeno sabendo que ali permanecerá sem sentido por todo o sempre, porque simplesmente fizeram pouco caso ao atendê-lo.
De que adiantam estatísticas sobre postos de saúde, vacinas distribuídas, recursos injetados na área se absurdos como esse ocorrem? Não me venham falar que a agonia de Dênis foi um caso isolado. É algo absolutamente intolerável, merecedor da mais completa repulsa e de nojo. A você, Michel, meus mais profundos sentimentos e um abraço irmanado de um pai de uma criança tão linda quanto seu filhinho. A você, Dênis, minha dor por saber que foi arrancado dessa vida, forçado a abandonar seus sonhos e obrigado a dizer adeus ao seu pai. Descanse em paz, menino, longe de uma sociedade fadada ao fracasso.
……………..
Rosane Rodrigues da Cunha
Assessoria de Comunicação