ATENÇÃO: Todas as notícias inseridas nesse clipping reproduzem na íntegra, sem qualquer alteração, correção ou comentário, os textos publicados nos jornais, rádios, TVs e sites citados antes da sequência das matérias neles veiculadas. O objetivo da reprodução é deixar o leitor ciente das reportagens e notas publicadas no dia.
DESTAQUES
Decisão do STJ é para que João de Deus saia de hospital em Goiânia e volte para presídio
STJ determina que João de Deus volte para a prisão
João de Deus deve retornar à prisão, determina STJ
Hutrin só tem atendido casos urgentíssimos, e prefeito de Trindade cobra medidas do Governo
Prefeitura terá que licitar nova empresa de software para chequinho em unidades de Saúde
Fechamento de unidades de Saúde em Goiânia aumenta demanda em UPA de Senador Canedo
STJ nega habeas corpus e determina que João de Deus retorne à prisão
Anvisa dá primeiro passo para regular plantio de maconha no Brasil
Dermatologistas desmentem notícias falsas sobre a segurança de protetores solares
Clínica promove evento de conscientização do Vitiligo, em Goiânia
TV ANHANGUERA
Decisão do STJ é para que João de Deus saia de hospital em Goiânia e volte para presídio
http://g1.globo.com/goias/videos/t/todos-os-videos/v/decisao-do-stj-e-para-que-joao-de-deus-saia-de-hospital-em-goiania-e-volte-para-presidio/7668032/
……………
EXAME ONLINE
STJ determina que João de Deus volte para a prisão
Maioria do STJ entendeu que João de Deus apresentou melhoras em seu quadro de saúde para continuar seu tratamento médico dentro da prisão
A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça ( STJ ) determinou hoje (4), por 4 votos a 1, que o médium João Teixeira de Farias, conhecido como João de Deus , volte para a prisão, confirmando o fim do prazo de internação dele em um hospital particular.
Nesta terça-feira (4), a maioria dos ministros da Sexta Turma entendeu que João de Deus apresentou melhoras suficientes em seu quadro de saúde para justificar a continuidade de seu tratamento médico dentro da prisão.
Além disso, o relator do caso, ministro Nefi Cordeiro, considerou suficientemente fundamentos os dois decretos de prisão que pesam contra João de Deus – um pelas suspeitas de que tenha cometido abusos sexuais e outro por posse ilegal de arma de fogo.
Havia sido Cordeiro quem, em 21 de março, havia autorizado pela primeira vez a saída de João de Deus do Núcleo de Custódia de Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana de Goiânia, para ser internado no Instituto de Neurologia de Goiânia.
Na ocasião, Cordeiro atendeu a um pedido da defesa, que alegou que João de Deus tem problemas de pressão arterial e um "aneurisma da aorta abdominal com dissecção e alto risco de ruptura", segundo os advogados.
A decisão monocrática (individual) chegou a ser confirmada pela Sexta Turma em 11 de abril, mas agora o mesmo colegiado decidiu, assim como o relator, que a melhora no quadro de saúde do médium não justifica mais que ele fique fora da prisão.
Votaram junto com o relator os ministros Laurita Vaz, Rogerio Schietti Cruz e Antonio Saldanha Palheiro. Apenas o ministro Sebastião Reis Júnior votou em contrário.
Na semana passada, o advogado Alex Neder, um dos defensores de João de Deus, disse que o quadro clínico do médium ainda exigia cuidados médicos contínuos. Com base em relatórios médicos, seus advogados alegam que ele não tem condições de regressar à prisão. A Agência Brasil tenta contato com a defesa para que comente a decisão desta terça-feira.
João de Deus foi preso preventivamente em 16 de dezembro, acusado de ter abusado sexualmente de dezenas de frequentadoras do centro espírita fundado por ele em Abadiânia (GO).
Até o momento, o Ministério Público de Goiás (MP-GO) apresentou nove denúncias contra João de Deus. Na mais recente, apresentada na semana passada, os promotores o acusaram de ter estuprado seis mulheres que não figuram em queixas apresentadas anteriormente.
Nas demais denúncias, ele é acusado de crimes como estupro de vulnerável e violação sexual. Segundo o MP, os crimes ocorreram ao menos desde 1990, sendo interrompidos em 2018, quando as primeiras denúncias foram divulgadas pela imprensa.
………………….
JORNAL OPÇÃO
João de Deus deve retornar à prisão, determina STJ
Por Elisama Ximenes
Tribunal entendeu que o tratamento médico pode ser realizado na cadeia, sem necessidade de internação hospitalar
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou pedidos de habeas corpus do médium João de Deus e determinou que ele deixe o Instituto de Neurologia de Goiânia e volte para a prisão.
O tribunal sustenta que as acusações de posse ilegal de armas e crimes sexuais são bem fundamentadas. Além disso, entendeu que o tratamento médico pode ser realizado na cadeia, sem necessidade de internação hospitalar.
O Jornal Opção tentou contato com os advogados de defesa do médium, mas não obteve retorno. Em nota, o Instituto de Neurologia de Goiânia disse que ainda não recebeu orientações do STJ. Leia:
O Instituto de Neurologia de Goiânia ainda não recebeu qualquer comunicado sobre a decisão da Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que nesta terça-feira, 4 de junho, determinou o retorno do paciente João Teixeira de Faria à prisão. O paciente segue internado no Instituto de Neurologia de Goiânia, onde deu entrada no dia 22 de março. O hospital, em respeito ao sigilo médico, não divulga informações sobre o quadro clínico do paciente.
…………………
Hutrin só tem atendido casos urgentíssimos, e prefeito de Trindade cobra medidas do Governo
Por Elisama Ximenes
OS afirma que isso se deve a um corte no contrato. Secretário de Estado de Saúde se comprometeu a enviar uma equipe ao local em busca de alternativas
Na manhã desta terça-feira, 4, o prefeito de Trindade, Jânio Darrot (PSDB), e a secretária municipal de Saúde, Gercilene Branca, se reuniram com o secretário de Estado da Saúde, Ismael Alexandrino, para discutir a situação do Hospital Estadual de Urgências de Trindade (Hutrin).
A gestão municipal pediu providências, já que, atualmente, o hospital só tem conseguido atender o vermelho na classificação de risco, ou seja, pacientes cujo estado de saúde é considerado urgentíssimo. Os demais ficam na espera. A maioria procura a UPA Cristina 24h, sob a responsabilidade do município, o que sobrecarrega a unidade.
Corte
A secretária Gercilene Branca contou que, na semana passada, se reuniu com dirigentes da organização social (OS) Instituto CEM, responsável pela gestão do Hutrin. Eles explicaram que a limitação dos atendimentos a apenas casos considerados urgentíssimos se deve a corte de 30% no valor do contrato.
Em resposta, o secretário estadual garantiu que enviará uma equipe da pasta ao hospital ainda nesta terça, 4, para fazer uma avaliação técnica dos atendimentos e buscar alternativas para a demanda.
Vacina
Jânio também cobrou resposta sobre uma solicitação de 2 mil doses de vacinas contra Influenza para Trindade, feita há dois meses. O prefeito se preocupa com a chegada da Festa em Louvor ao Divino Pai Eterno, com grande fluxo de romeiros na cidade.
À época, a Superintendência de Vigilância do governo do Estado respondeu de forma negativa à solicitação. Com o novo pedido, o secretário, no entanto, ficou de fazer uma avaliação junto à equipe técnica e, se ainda existirem doses, decidir se as encaminha para a cidade.
………………..
Prefeitura terá que licitar nova empresa de software para chequinho em unidades de Saúde
Por Elisama Ximenes
Decisão foi tomada após uma reunião do MP com a secretária municipal de Saúde, Fátima Mrué, realizada na tarde de segunda-feira, 3
Ao Jornal Opção, a promotora do Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) Villis Marra informou que a prefeitura de Goiânia terá que fazer uma nova licitação para escolher a empresa de software para realização de chequinho nas unidades municipais de Saúde.
Segundo ela, a decisão foi tomada após uma reunião com a secretária municipal de Saúde, Fátima Mrué, realizada na tarde de segunda-feira, 3. Na próxima semana, portanto, a titular deve passar para a promotoria os termos da nova licitação e os prazos. E, então, no dia 13 será feita uma nova reunião.
O caso da empresa de software se desenrola desde que a prefeitura de Goiânia contratou a empresa Vivver Sistemas para fazer o serviço com dispensa de licitação.
Entenda
Em 2018, o Ministério Público recomendou que o contrato fosse rescindido e a gestão voltasse à empresa anterior, o que não foi seguido. A prefeitura alegava que o serviço melhoraria com a nova empresa.
Em maio do mesmo ano foi instaurado um inquérito civil público para apurar possíveis irregularidades no sistema e no contrato, que custou R$ 4,2 milhões aos cofres do Município.
“No presente caso não haveria emergência ou calamidade pública para justificar ou embasar a contratação da empresa Vivver Sistemas Ltda.”, disse a promotora. Marra também pontuou que o novo software da pasta não tem atendido a demanda de saúde municipal e nem funcionado.
Em abril deste ano, a justiça determinou a suspensão dos serviços prestados pela empresa. Entendeu-se que não havia necessidade de interromper a utilização do sistema anterior, conforme afirmou a secretaria na época, pedindo urgência.
……………….
Fechamento de unidades de Saúde em Goiânia aumenta demanda em UPA de Senador Canedo
Por Francisco Costa
Segundo diretora da unidade, o aumento na demanda se deve a pacientes de outros municípios, sendo a maioria da região Leste de Goiânia
Segundo a prefeitura de Senador Canado, aumentou em 100% o número de pessoas em busca de atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em relação a períodos anteriores. Em texto oficial, é informado que a média era de 300 a 400 assistências por dia. “Passou a ter um número de 600 pacientes diários”.
Ainda conforme o texto, a unidade, como os outros Prontos Socorros 24 Horas, da Vila Galvão, da São João e na Região do Jardim das Oliveiras, é Portas Abertas [não fecha nunca].
A diretora da UPA, Kátia Pereira, afirma que o principal motivo para o aumento da demanda são os pacientes de outros municípios. “Muitas unidades de saúde, principalmente da Região Leste, foram fechadas [como do Novo Mundo, em Goiânia], nisso a busca pela UPA tem aumentado, não só pelo público que vem de forma espontânea, mas também transportados pelo Samu e Bombeiros”
Outras justificativas
Kátia também justifica que 80% a 90% dos casos são de pacientes que buscam a UPA e o Pronto Socorro em atendimentos não emergenciais e de urgência. “Infelizmente, há casos de quem está lá em busca de atestado, e este casos não são priorizados, podendo atrapalhar e muito procedimentos de urgência, como os trazidos pelos Bombeiros, SAMU e outros”.
Apesar disso, ela explica, ainda, que nenhum procedimento é negado no local, mas existe a prioridade, conforme triagem. “Não importa o horário de chegada, sim a necessidade do atendimento”.
Atendimentos
A prefeitura de Senador Canedo reforçou ao Jornal Opção que “todos são atendidos e que a ideia é orientar os moradores para buscar unidades básicas. Explicar funcionamento da UPA” – pontua sobre o local ser destinado a casos de urgência.
Ainda sobre isso, conforme a comunicação, a situação se torna preocupante, no sentido em que um paciente em quadro mais simples pode prejudicar a prestação de socorro a uma urgência. Foi informado que, dos pacientes que vem de outras cidades, a maior parte é da região Leste de Goiânia, trazidos até por ambulâncias.
A reportagem tenta contato com a Secretaria Municipal de Goiânia (SMS) para obter posicionamento.
…………………………………
A REDAÇÃO
STJ nega habeas corpus e determina que João de Deus retorne à prisão
Médium está internado desde março | 04.06.19 – 17:19
Goiânia – Por 4 votos a 1, a Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou nesta terça-feira (4/6), que o médium João de Deus retorne para a prisão. Os ministros negaram o pedido de prisão domiciliar feito pela defesa do médium e ainda cassaram a decisão que havia autorizado a internação dele em um hospital neurológico de Goiânia.
O STJ avalia que o médium pode receber tratamento na prisão já que apresenta sinais de melhoras. Já a defesa afirmou que João de Deus não apresenta riscos à investigação, e que, apesar de estar melhorando, o médium ainda necessita de cuidados médicos.
João de Deus é réu em oito processos por crimes sexuais, posse ilegal de arma, falsidade ideológica e estupro de vulnerável. O médium está preso desde o dia 16 de dezembro de 2018. No dia 22 de março, a Justiça autorizou que João de Deus fosse transferido para o Instituto de Neurologia de Goiânia para tratar de um aneurisma no abdômen.
O Instituto de Neurologia de Goiânia divulgou uma nota informando que ainda não foram comunicados sobre a decisão do STJ e que João de Deus segue internado no local. Veja a nota na íntegra:
Nota – Paciente João Teixeira de Faria
"O Instituto de Neurologia de Goiânia ainda não recebeu qualquer comunicado sobre a decisão da Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que nesta terça-feira, 4 de maio, determinou o retorno do paciente João Teixeira de Faria à prisão. O paciente segue internado no Instituto de Neurologia de Goiânia, onde deu entrada no dia 22 de março. O hospital, em respeito ao sigilo médico, não divulga informações sobre o quadro clínico do paciente."
Instituto de Neurologia de Goiânia
04/06/19
…………….
FOLHA DE S.PAULO
Anvisa dá primeiro passo para regular plantio de maconha no Brasil
Reunião na terça (11) definirá abertura de consulta pública para cultivo destinado a fins medicinais
A Anvisa convocou a diretoria colegiada para discutir, na próxima terça (11), se abre consulta pública para tratar do cultivo de cânabis para fins medicinais e científicos no Brasil . A consulta deve abordar requisitos técnicos e administrativos para o plantio.
Outra proposta a ser debatida diz respeito a procedimentos para registro e monitoramento de medicamentos à base de cânabis, seus derivados e análogos sintéticos.
É o primeiro passo rumo à regulação da produção da planta no Brasil, uma demanda de empresas da área que represam investimentos à espera de normas.
O ex-presidente da Anvisa Jarbas Barbosa havia prometido ao setor uma consulta com proposta sobre o tema, mas terminou seu mandato, em 2018, sem lançá-la. Recentemente, o diretor Renato Porto manifestou interesse na questão.
Pacientes brasileiros que precisam de canabidiol, substância extraída da maconha para uso terapêutico, só têm acesso ao medicamento por meio de importação. O processo é caro e precisa ser autorizado anualmente pela agência.
Em 2018, a Anvisa contabilizou 2.371 novos pedidos de licença para importação da substância e 1.242 revalidações. Já no primeiro trimestre deste ano, a agência permitiu que 885 brasileiros passassem a importar o canabidiol.
……………………
Dermatologistas desmentem notícias falsas sobre a segurança de protetores solares
Phillippe Watanabe
Depois de notícias enganosas e perigosas sobre alvejantes que supostamente curariam o autismo e supostos problemas associados a vacinas, chegou a vez dos protetores solares serem alvos e acusados de ser tóxicos.
As informações, que circulam em redes sociais, deixaram dermatologistas de cabelo em pé e levaram a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) a emitir um comunicado reafirmando que os filtros solares são seguros e devem ser usados para se proteger contra o câncer de pele.
Segundo a entidade, rumores mais recentes começara m a surgir a partir de estudo do FDA (agência americana que fiscaliza e regulamenta alimentos e remédios) que apontou a absorção pela pele de componentes dos filtros solares – o que é normal e esperado.
O estudo, publicado recentemente na revista científica Jama, da Associação Médica Americana, buscava verificar a absorção sistêmica relativa a quatro ingredientes comuns nos filtros solares. Para isso, participaram da pesquisa 24 pessoas que usaram protetor em diferentes formas, como spray e loção, em 75% do corpo quatro vezes por dia.
A conclusão, contudo, não vai além da constatação da absorção. Ou seja, nessas condições de uso máximo de protetores, determinadas substâncias são absorvidas e podem ser detectadas em exames.
A partir disso, os autores dizem que mais estudos devem ser feitos para verificar se há alguma significância clínica nessa absorção. Ao mesmo tempo, os pesquisadores são claros ao afirmar que o achado não deve fazer com que as pessoas deixem de usar filtros solares.
"Esses estudos foram feitos em condições que não são usualmente aplicadas no cotidiano, tanto em termos de aplicação quanto de quantidade aplicada", afirma Sérgio Palma, presidente da SBD. "Não temos dados de segurança que contraindiquem o uso de filtro solar"
De toda forma, diz Hélio Miott, dermatologista da SBD, pesquisas como essa são esforços para melhoria futura de níveis de segurança – como possibilidade de algum nível de toxicidade dependendo da concentração das substâncias- e evolução de rotulagem dos produtos.
Segundo Miott, os protetores são usados desde 1970 e, logicamente, foram evoluindo e passando por substituições de componentes. No início, era comum que causassem alergias, acne e sensibilidade na pele. Fora isso, não há histórico de problemas graves que sejam causados pelos filtros.
Os especialistas destacam a importância do uso do protetor solar, principalmente ao se levarem conta a elevada incidência solar no Brasil.
Dados do Inca (Instituto Nacional de Câncer) apontam o câncer de pele não melanoma como o mais comum no Brasil, sendo responsável por aproximadamente 30% dos tumores malignos registrados. Já os melanomas são menos comuns – correspondem a 3% dos casos de câncer de pele- , mas mais graves e com potencial de levar à morte.
"A prevenção aos danos solares é a melhor forma de você evitar a progressão ou o surgimento de uma lesão de câncer de pele", diz Palma.
Além da recomendação de filtros para a proteção de áreas do corpo expostas ao sol, os especialistas afirmam que pode-se usar roupas com proteção UV, chapéu, evitar exposição aos raios solares entre 10h e 16h e procurar sombras.
…………………..
O HOJE
Clínica promove evento de conscientização do Vitiligo, em Goiânia
Facilmente diagnosticada pela presença de manchas brancas na pele, a doença ainda causa grande impacto na sociedade
Com objetivo de conscientizar sobre a doença e ajudar a diminuir o preconceito, a Cório Dermatologia promove no próximo dia 21 de junho o evento “Vitiligo em Pauta”, aberto a toda a população. Médicos, psicólogos e portadores da doença vão discutir temas relacionados ao assunto, como impacto psicossocial no diagnóstico, autoconhecimento e motivação, e tratamentos. O evento é uma das ações desenvolvidas em alusão ao Dia Mundial do Vitiligo, celebrado no dia 25 de junho.
O vitiligo é uma doença crônica e acomete cerca de 2% da população. Facilmente diagnosticada pela presença de manchas brancas em qualquer área da pele, pode causar grande impacto psicossocial, e mesmo com a disseminação de informações, muitos ainda acreditam se tratar de algo contagioso.
Serviço
Vitiligo Em Pauta
Data: 21 de junho
Horário: 8h30
Local: Auditório Edifício New York Square – Av. 136, 797 – St. Sul
Inscrições pelo Whatsapp: 62 98270-3382.
………………
Rosane Rodrigues da Cunha
Assessoria de Comunicação