Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás

CLIPPING SINDHOESG 05/10/18

ATENÇÃO: Todas as notícias inseridas nesse clipping reproduzem na íntegra, sem qualquer alteração, correção ou comentário, os textos publicados nos jornais, rádios, TVs e sites citados antes da sequência das matérias neles veiculadas. O objetivo da reprodução é deixar o leitor ciente das reportagens e notas publicadas no dia.

 

DESTAQUES

Secretária de Saúde diz que contratará pediatras para serviço de urgência, em Goiânia
Prefeitura vai terceirizar atendimento médico infantil
Salário de médico
Vítimas de violência doméstica terão prioridade em exame no IML
Mudanças na Saúde em Iporá

TV ANHANGUERA/GOIÁS

Secretária de Saúde diz que contratará pediatras para serviço de urgência, em Goiânia
http://g1.globo.com/goias/videos/t/todos-os-videos/v/secretaria-de-saude-diz-que-contratara-pediatras-para-servico-de-urgencia-em-goiania/7064349/
…………………

O HOJE

Prefeitura vai terceirizar atendimento médico infantil
Devido à carência de profissionais para atendimento infantil, secretaria de Saúde de Goiânia anuncia edital para terceirizar a contratação e gestão de novos pediatras
A cooperativa que será contratada também será responsável por gerir a atuação dos profissionais e o processo seletivo
Rafael Melo

Para suprir a falta de pediatras na Capital, a prefeitura de Goiânia anunciou uma nova forma de gestão para normalizar o atendimento de urgência para crianças. Nos últimos dias a população enfrentou dificuldades para serem atendidos, já que de acordo com a escala médica da Secretaria Municipal de Saúde, apenas três unidades de saúde da Capital possuem os especialistas.
A medida assegura a contratação de novos profissionais terceirizados por meio de uma cooperativa que será selecionada a partir da publicação do edital. Mas a pasta não soube esclarecer quando e quantos profissionais seriam contratados.
Segundo a titular da pasta, Fátima Mrué, somente o Centro de Atendimento Integral à Saúde (Cais) de Campinas e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Itaipu possuem o serviço de pediatria 24 horas. “São 24 médicos pediatras atendendo na emergência de Goiânia atualmente. O processo seletivo para novos profissionais resolverá os problemas no atendimento infantil. Teremos ao menos dois pediatras disponíveis 24h por dia nas unidades que atendem as sete regiões da Capital”, esclarece.
A justificativa da centralização desses atendimentos de urgência em apenas duas unidades ocorre pelo fato dos locais apresentarem melhor estrutura física para o referido tipo de atendimento. “Foi possível perceber a redução de atendimentos no Hospital Materno Infantil, que é a considerado o principal ponto de urgência infantil em Goiânia. Para se ter uma ideia, houve uma diminuição de 46% entre 2011 e 2012. Agora, entre o ano passado e este ano houve um nova redução de 54% nos atendimentos, segundo o Ministério da Saúde”, avalia.
Contratação
A previsão é de que os pediatras contratados atendam nas seguintes unidades UPA Noroeste, Cais Bairro Goiá, UPA Itaipu, Cais Campinas, Cais Guanabara, UPA Jardim América. De acordo com a secretária, o edital de chamamento é mais rápido e permite a contratação imediata dos médicos. A cooperativa que será contratada de forma terceirizada também será responsável por gerir a atuação dos profissionais, além de realizar o processo seletivo. O número de profissionais dependerá da carga horária. Se os plantões forem de 20 horas, serão necessários 156 profissionais. Se o período for de 40 ou 60 horas, essa quantidade pode ser menor.
Com isso, caberá à cooperativa atender os critérios de qualidade, assiduidade e obediência aos protocolos médicos. A ideia é de que o edital seja lançado ainda esse mês, mas não definido data específica nem o valor dos recursos que serão necessários. Os pediatras contratados devem começar a trabalhar até o final do ano, conforme a secretária.
Outra questão que também foi considerada para as novas contrações foi o fato de que antes os atendimentos eram realizados por clínicos gerais, porque nem toda unidade contava com um pediatra plantonista. “Em 2016 e 2017 houve a redução de 26% nos atendimentos de clínicos a criança. Já neste ano o objetivo é reduzir a 76% de atendimentos realizados por clínicos, em relação a 2016”, pontua Fátima Mrué.
Quadro profissional
Atualmente, a Secretaria Municipal de Saúde tem um quadro com 173 pediatras, dos quais 24 atuam na urgência, 44 no atendimento ambulatorial e o restante espalhado por outras unidades e maternidades da cidade, como a Nascer Cidadão e a Dona Iris. No entanto, a pasta não soube informar ao certo qual o déficit da quantidade de pediatras no momento, estudo que pode ser mensurado a partir da demanda de crianças que buscam atendimento nas unidades de atendimento de saúde gerenciadas pelo município.
De acordo com a secretária, outro destaque do planejamento será a realização de um concurso para a contratação de médicos também de outras especialidades. Porém, devido aos trâmites legais para a realização do certame, esses profissionais só deverão começar atuar em 2020. “Há uma previsão que o edital seja lançado em dezembro e contemplará outras especialidades, além dos pediatras. O concurso já virá com o número de profissionais suficientes para atender as unidades de urgências e as novas que abrirão, como a Maternidade Oeste e a UPA do Jardim América”, conta.
…………….

DIÁRIO DA MANHÃ

Salário de médico
Levantamento feito pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) sobre os concursos públicos para contratação de médicos indica que, em média, o valor oferecido por prefeituras de todo o País representa menos da metade do que é referenciado pela categoria.
Abaixo da média
Atualmente, o piso pleiteado é de R$ 14.134,58 para 20 horas semanais de trabalho. Segundo os editais lançados no primeiro semestre de 2018, no entanto, a média de salários oferecidos foi de R$ 5.520,73 para essa jornada.
…………………………….
Vítimas de violência doméstica terão prioridade em exame no IML

Vítimas de violência doméstica ou familiar poderão, a partir de agora, ser atendidas com prioridade ao realizar exame de corpo de delito no Instituto Médico-Legal (IML). O direito ao atendimento prioritário, que se estende a mulheres, crianças, adolescentes, pessoas com deficiência e idosos, foi autorizado com a sanção da Lei nº 13.721/2018, publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (3).
De autoria do deputado federal Sandes Júnior (PP-GO), a nova lei foi pensada, inicialmente, como forma de garantir um acolhimento mais humanizado a mulheres vítimas de violência de gênero, reforçando a aplicabilidade da Lei Maria da Penha. Após modificações durante a tramitação no Congresso Nacional, o texto final acabou incluindo outros grupos populacionais considerados vulneráveis.
De acordo com o Código de Processo Penal (Decreto-Lei 3.689/1941), atualizado com a lei agora sancionada, o exame de corpo de delito deve ser feito por um perito oficial, portador de diploma de curso superior. Na ausência de um profissional com esse perfil, a orientação é de que duas pessoas idôneas, portadoras de diploma de curso superior preferencialmente na área específica, dentre as que tiverem habilitação técnica relacionada com a natureza do exame, realizem o procedimento.
A vítima tem direito de realizar o exame em qualquer dia e a qualquer hora. A legislação prevê que o laudo contendo o resultado da perícia deve ser emitido em, no máximo, dez dias, prazo que pode ser prorrogado mediante justificativa do perito responsável.
……………………………………
Mudanças na Saúde em Iporá

Unidades fixam os nomes dos médicos de plantão no SUS
O presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização da Câmara Municipal de Iporá, o vereador Paulo Alves, conta que conseguiu aprovar lei que garante Vaga para Estacionamento Privativo à Pessoas com Deficiência e Idosos nas Agências Bancárias da cidade. Assim como estabelecer a obrigatoriedade dos estabelecimentos de saúde a afixar, em local visível, os nomes dos médicos de plantão, revela.
– Para garantir a excelência na prestação de serviços na área de saúde.
O parlamentar de Iporá informa que instituiu ainda a Semana da Juventude, promoveu também a alteração do calendário da sessão legislativa ordinária da Casa de Leis. Além da aprovação da mensagem que proíbe o voto secreto nas votações em plenário, fuzila. Crítico, o vereador aprovou moção de repúdio à Proposta de Emenda Constitucional número 287/2016, da Reforma da Previdência, formulada por Michel Temer.
– Para defender os direitos dos trabalhadores.
Paulo Alves, vereador, relata ao jornal Diário da Manhã ter sido premiado por seis vezes consecutivas como o melhor vereador de Iporá.Por pesquisas de opinião pública, atira. O levantamento estatístico é da Françart Produções. Mais: pelo 3º ano consecutivo recebeu o Prêmio Deusdete José de Oliveira. Uma promoção do Curso de Geografia da UEG [Universidade Estadual de Goiás] – Campus Iporá.
……………………………………….

Rosane Rodrigues da Cunha
Assessoria de Comunicação