Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás

CLIPPING SINDHOESG 07/11/19

ATENÇÃO: Todas as notícias inseridas nesse clipping reproduzem na íntegra, sem qualquer alteração, correção ou comentário, os textos publicados nos jornais, rádios, TVs e sites citados antes da sequência das matérias neles veiculadas. O objetivo da reprodução é deixar o leitor ciente das reportagens e notas publicadas no dia.

 

DESTAQUES
No Palácio Do Planalto, AMB pede que MPV 890/2019 seja votada na forma original
Câmara indica Zacharias Calil ao Prêmio Nobel de Medicina
Justiça põe no banco dos réus três médicos por cirurgias desnecessárias no coração de pacientes
Paraná – Lei que permite entrada de animais em hospitais é considerada inconstitucional
Notre Dame Intermédica consolida aquisições e impulsiona lucro e receita no 3º tri
SulAmérica lança atendimento ao cliente via WhatsApp
Goiás registra 141 mil casos de dengue em 2019
Secretaria de Saúde de Goiás apresenta balanço das atividades de combate ao Aedes Aegypti


AMB

No Palácio Do Planalto, AMB pede que MPV 890/2019 seja votada na forma original

"O texto atual da MPV 890/2019 desvirtua a proposta original do Médicos pelo Brasil e só atende aos interesses de quem não está comprometido com a saúde brasileira". Esta é a avaliação do presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), Lincoln Ferreira, compartilhada com representantes da Secretaria Especial de Assuntos Parlamentares (SEPAR), durante audiência realizada no Palácio do Planalto, nesta quarta-feira (6).
Lincoln Ferreira apresentou as preocupações da classe médica sobre a tramitação e os rumos tomados pela MPV e reiterou a necessidade de articular com o Governo e lideranças governamentais para que a medida provisória seja votada na forma original, sem as emendas acolhidas pela Comissão Mista que avaliou o assunto na Câmara dos Deputados.
Participaram o secretário Especial Adjunto, André Luis Boratto; Luiz Fernando de Carvalho, Arthur Falcão e Lucas Gonçalo, integrantes da SEPAR; Gabriella Rocha, assessora parlamentar do Ministério da Saúde; Mauro Ribeiro, presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), e Salomão Rodrigues, conselheiro do CFM e presidente da Comissão de Assuntos Políticos (CAP).
Diante da importância que o assunto representa para a saúde brasileira, Lincoln Ferreira reforçou a necessidade de unir esforços para impedir que sejam feitas concessões que ameacem a qualidade do atendimento à população, especialmente a mais carente.
Entre os itens que preocupam estão a permissão para que pessoas que não atestaram o conhecimento técnico exerçam medicina no Brasil; a reintegração automática e sem comprovação de competências dos cubanos ao Mais Médicos; a abertura dos processos de revalidação para faculdades particulares; e a autorização para que governos estaduais criem consórcios para contratar egressos do exterior sem revalidação.
………………..

ESTADÃO

Justiça põe no banco dos réus três médicos por cirurgias desnecessárias no coração de pacientes
A 3.ª Vara da Justiça Federal de Passo Fundo (RS) aceitou denúncia da Procuradoria, que pede até 12 anos de prisão para profissionais acusados de apresentar 'informações falsas para forjar severidade de lesões nas artérias coronárias em procedimentos realizados pelo SUS'
A 3.ª Vara da Justiça Federal de Passo Fundo (RS) aceitou denúncia de estelionato contra três médicos do Hospital São Vicente de Paulo. A Procuradoria acredita que os profissionais apresentaram informações falsas nos exames de pacientes, entre 2010 e 2011, apontando a 'severidade da lesão em artérias coronárias’ — enquadrando-a na classificação de lesão grave que exige a realização de procedimento cirúrgico de angioplastia coronariana com implante de prótese endovascular (stent).
As informações estão no site da Assessoria de Comunicação do Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul.
Segundo a denúncia, as investigações comprovaram que o número de implantes de stents realizados no hospital — em 76,2% dos casos de cateterismos -, estava muito acima do verificado em outras instituições, entre 20% e 30%.
O Ministério Público Federal pediu ao Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus) uma auditoria em 20% das Autorizações de Internação Hospitalar (AIHs), referentes a cineangiocoronariografias realizadas no Hospital São Vicente de Paulo de julho de 2008 a julho de 2011 e custeadas pelo SUS.
Das 1.146 AIHs analisadas, em 169 (14,74%) os procedimentos foram considerados 'não conformes’. Destes, em 94 casos não houve comprovação do implante da prótese endovascular e nos outros 75 casos houve implante de stent em artérias coronárias com lesões leves, em desacordo com a portaria que estabelece as 'Diretrizes para o Implante de Prótese de Sustentação Intraluminal Arterial (stent), no âmbito do SUS’.
O MPF pede a condenação de cada réu a até 12 anos de reclusão. Além disso, pede que os denunciados devolvam R$ 107,1 mil à União.
COM A PALAVRA, O HOSPITAL SÃO VICENTE DE PAULO
A reportagem busca contato com o hospital. O espaço está aberto para posicionamento.
………………….

DIÁRIO DA MANHÃ

Câmara indica Zacharias Calil ao Prêmio Nobel de Medicina

O médico e deputado recebeu indicação por trabalho em casos raros e criação de medicamento
O Deputado Federal Zacharias Calil (DEM-GO) foi indicado pela Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) da Câmara dos Deputados ao Prêmio Nobel de Medicina por seu trabalho no tratamento de doenças raras, como a separação de gêmeos siameses, síndrome do lobisomem e também pelo desenvolvimento de medicamento para tratar hemangiomas em crianças. Calil exerce a medicina há 38 anos, sempre no serviço público, e hoje atua no Hospital Materno Infantil de Goiânia. A iniciativa da indicação partiu da deputada Paula Belmonte (Cidadania-DF) e segue, agora, para aprovação pela presidência da Câmara dos Deputados.
“Obrigado a todos. Não esperava por isto, mas é importante dizer que as cirurgias de siameses só têm sucesso devido a uma equipe. Não sou só eu, mas toda equipe tem que ser homenageada”, lembrou Zacharias, que permanece atendendo às segundas e sextas em Goiânia. A equipe já realizou 18 cirurgias de separação, a maior estatística mundial de uma equipe e de um hospital. Mais um caso está nas mãos da equipe de Zacharias Calil, com previsão de cirurgia para 2020.
“É um reconhecimento a um parlamentar que esta Casa deve se honrar muito por seus trabalhos realizados aqui no país”, disse Paula Belmonte no momento da indicação, aprovada por unanimidade na CSSF.
Para o deputado Diego Garcia (Podemos-PR), é uma honra participar dessa indicação. “É uma referência internacional no seu trabalho e temos o prazer de tê-lo como colega. Esse conhecimento, essa experiência é um patrimônio brasileiro e temos que tornar isso público para o mundo com essa indicação”, afirmou Garcia.
Já Rosângela Gomes (Republicanos-RJ) destacou o comprometimento do médico com seu trabalho. Ela lembrou a atenção dada por Calil a ela em um momento de doença. “Calil tem paixão pela medicina. É comprometido. O que tem feito pelas crianças e pelo povo faz com que seja mais do que merecedor”, disse a deputada carioca.
O paraense Eduardo Costa (PTB-PA) fez questão de lembrar o ex-deputado Jovair Arantes, colega de partido, que diz ter uma dívida eterna com Zacharias Calil. “Dr. Zacharias teve a oportunidade de salvar, por dois momentos, a vida de dois filhos do nosso ex-líder Jovair. Uma característica do bom médico é sentir as dores do seu paciente e sei que o senhor tem esta vocação”, completou.
ZACHARIAS – Natural de Goiânia (GO), Zacharias Calil é casado com Sandra Hamú e pai de quatro filhos: Camila, Cejana, Rogério e Caroline.
Estudou medicina na Universidade Federal de Goiás e, já formado, foi aprovado para residência médica no Hospital de Base, em Brasília (DF). Após a residência, voltou para Goiânia, onde atua até hoje no serviço público. É referência para casos de alta complexidade materna-infantil.
Nesse serviço, pode desenvolver seu interesse pelas pesquisas e possibilidade de realizar grandes cirurgias, algumas inéditas, como o caso de separação das gêmeas esquiópagas Larissa e Lorraine. Foi personagens de vários documentários em canais de televisão, como na Discovery Channel, entre outros em âmbito internacional. Também tem vários artigos médicos publicados em revistas indexadas.
Hoje, além de casos com gêmeos siameses, Calil também é conhecido por ter desenvolvido um medicamento para o tratamento de hemangiomas que se destaca pela eficiência e baixo efeito colateral. Disponibilizado no HMI a custo zero, permite a crianças portadoras desse mal retomar o convívio social, já que todo o tratamento é feito em instituição pública. O tratamento também oferece as aplicações a laser para finalização da recuperação. É o único no país a fazer isto.
Calil é membro da Fundação Birthmark, com sede em Nova York, da qual é referência para tratamento de hemangioma para América do Sul. Foi Superintendente da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, quando se dedicou a preservar, divulgar e desenvolver ações de apoio aos radiocidentados a fim de transformar a experiência do Césio 137 em aprendizado para as gerações futuras.
Eleito Deputado Federal em 2018 pelo DEM, foi o terceiro mais votado pelo Estado de Goiás, com mais de 151 mil votos.
………………..

GAZETA DO POVO ONLINE

Paraná – Lei que permite entrada de animais em hospitais é considerada inconstitucional

A lei estadual 18.918/2016 , que autoriza a entrada de animais domésticos em hospitais, é inconstitucional. A decisão é do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), em Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) proposta pela Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Paraná (FEHOSPAR). As alegações da entidade eram de que a norma viola o direito à saúde, desrespeita a competência do Ministério da Saúde para dispor sobre implementação de Terapia Assistida por Animais (TAA) e afronta o princípio de separação dos poderes ao abordar tema de competência do governador. A regra estava suspensa cautelarmente desde setembro de 2017.
Em seu voto, o relator Desembargador José Sebastião Fagundes Cunha destacou que a lei viola o direito fundamental à saúde ao não prever cuidados de higiene, treinamento e seleção dos animais que entrariam em contato com os pacientes. "A ausência de determinação de exames específicos, de banhos e outros cuidados, especialmente quanto ao temperamento dos animais, coloca em risco a saúde pública. A importância de semelhantes Programas é reconhecida internacionalmente, mas também internacionalmente são elencados critérios para a sua realização, os quais não encontramos no texto da lei" , escreveu no acórdão. A decisão segue o mesmo entendimento da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ) e também do Centro Estadual de Vigilância Sanitária e Comissão de Estadual de Controle de Infecção em Serviços de Saúde, que é contra a entrada e visitação de animais em estabelecimentos de saúde, com exceção dos que integram Programas de Ações Assistidas por Animais e de cães-guia.
………………..

REUTERS BRASIL

Notre Dame Intermédica consolida aquisições e impulsiona lucro e receita no 3º tri

SÃO PAULO (Reuters) – A empresa do ramo de saúde Notre Dame Intermédica viu seu lucro crescer no terceiro trimestre, apoiado na expansão das receitas oriundas de um acelerado processo de aquisições.
A companhia anunciou nesta quarta-feira que seu lucro de julho a setembro somou 99,7 milhões de reais, alta 5,9% na comparação com um ano antes. Em termos ajustados, o lucro foi de 155,7 milhões de reais, avanço ano a ano de 22,4%.
A previsão média de analistas compilada pela Refinitv apontava para lucro de 120,6 milhões de reais no período. Não ficou claro de imediato se os números são comparáveis.
Já o resultado operacional da Notre Dame Intermédica medido pelo lucro antes de impostos, juros, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) ajustado somou 319,6 milhões de reais, aumento de 50,2% no comparativo atual e acima da previsão média de analistas, de 233,2 milhões de reais.
No trimestre, a receita líquida consolidada do grupo atingiu 2,17 bilhões de reais, evolução de 39,6% comparando com mesmo intervalo de 2018.
A Notre Dame, que passou a consolidar as receitas do Grupo GreenLine, do Hospital Amiu, do Grupo Mediplan e da Belo Dente, anunciou na última sexta-feira a compra da Clinipam por 2,6 bilhões de reais.
…………..

PORTAL SEGS

SulAmérica lança atendimento ao cliente via WhatsApp

Serviço de atendimento 24 horas gera ainda mais conveniência e agilidade para segurados
A SulAmérica, maior seguradora independente do País, inaugurou a operação de atendimento ao cliente via WhatsApp, em linha com a estratégia da companhia de oferecer a melhor experiência aos segurados por meio da inovação tecnológica. Com a adoção de inteligência artificial, o atendimento pelo aplicativo de mensagens será realizado por robôs cognitivos que já são empregados pela SulAmérica em canais de chat, aproveitando o conhecimento adquirido a partir de mais de um milhão de chamados no último ano. Disponível 24 horas por dia, incluindo fins de semana e feriados, o serviço pode ser acionado pelo número (11) 3004-9723.
"Nós, da SulAmérica, acreditamos que a experiência do cliente deve estar sempre no foco da estratégia corporativa, por isso seguimos investindo de forma consistente em inovação e excelência da operação de atendimento", afirma o vice-presidente de Operações, Marco Antunes. "No mundo hiperconectado em que vivemos, o consumidor está cada vez mais exigente e bem informado, valorizando empresas que ofereçam a melhor jornada de compra e pós-venda, com um atendimento ágil, personalizado e nas plataformas mais convenientes ao cliente. Isso inclui o WhatsApp, atualmente utilizado por mais de um bilhão de pessoas em 180 países."
O serviço já atende mais de 50 tipos de demandas relevantes dos clientes de saúde, automóveis, vida e previdência, como segunda via de boleto, informativo e prévia de reembolso, busca de rede médica referenciada, além de oficinas e centros automotivos, informações sobre serviços como o Médico em Casa e status da entrega domiciliar de medicamentos imunobiológicos e quimioterápicos orais. O canal também fornece orientações sobre guincho e assistência 24 horas, além de aviso e acompanhamento de sinistro de automóveis.
Os robôs inteligentes adotados na operação de atendimento via WhatsApp têm capacidade transacional, ou seja, conseguem não apenas fornecer informações como também realizar serviços de menor complexidade com alto nível de assertividade, além de surpreender o cliente com informações adicionais às solicitadas, a partir de uma análise preditiva com base em dados anteriores de atendimento.
Além disso, os bots cognitivos conseguem processar a linguagem natural humana, compreendendo inúmeras formas textuais, mesmo que incluam jargões, regionalismos ou até erros gramaticais. Por meio de machine learning e com o apoio de uma equipe de curadoria, esses algoritmos e dicionários de significados permanecem em constante evolução. A tendência é que, ao longo do tempo, a tecnologia se torne cada vez mais assertiva. Além disso, um protocolo reforçado de segurança da informação é adotado para garantir a proteção e privacidade de dados.
…………………….

JORNAL OPÇÃO

Goiás registra 141 mil casos de dengue em 2019

Por Eduardo Pinheiro

Foram 60 mortes causadas pela doença; outras 73 seguem em investigação

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) notificou 141.272 e confirmou 96.598 casos de dengue em Goiás, até 26 de outubro. Foram 60 mortes causadas pela doença e outras 73 seguem em investigação.
A maioria dos óbitos foram registrados em pessoas do sexo masculino e com idade acima de 50 anos. O maior registro de mortes foi na faixa etária de 71 à 80 anos. As vítimas apresentavam hipertensão arterial sistêmica, diabetes ou cardiopatia.
Já os casos de Chikungunya em Goiás chegam a 357 casos, mas apenas um foi confirmado. Não há registro de óbito pela doença em Goiás neste ano. Em 2018 foram 538 casos notificados, sendo 11 confirmados.
De Zika foram notificados 1.018 casos e confirmados 38. Também não há registros de mortes em Goiás. No mesmo período do ano passado foram 2.042 casos notificados e 415 confirmados de Doença Aguda pelo Zika Vírus.
Dados no Brasil
No Brasil, até 12 de outubro deste ano foram notificados 1.489.457 casos prováveis de dengue. A taxa de incidência da doença foi de 708,8 casos por 100 mil habitantes. Os estados de São Paulo e Minas Gerais concentraram 62,0% destes casos. Foram confirmados 683 óbitos por dengue e 369 permanecem em investigação.
No país, foram notificados 123.407 casos prováveis de chikungunya. Os estados do Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte concentraram 77,2% dos casos. Foram 75 mortes confirmadas pela doença e 50 seguem em investigação.
Já sobre Zika, até 21 de setembro, foram notificados 10.441 casos prováveis no país com maior taxa de incidência na região Nordeste. Três pessoas morreram pela doença, todas no estado da Paraíba.
…………….
O HOJE

Secretaria de Saúde de Goiás apresenta balanço das atividades de combate ao Aedes Aegypti

Leandro de Castro
Dengue é uma doença febril grave causada por um arbovírus. Arbovírus são vírus transmitidos por picadas de insetos, especialmente os mosquitos. Existem quatro tipos de vírus de dengue (sorotipos 1, 2, 3 e 4). Cada pessoa pode ter os 4 sorotipos da doença, mas a infecção por um sorotipo gera imunidade permanente para ele.
O transmissor (vetor) da dengue é o mosquito Aedes aegypti, que precisa de água parada para se proliferar. O período do ano com maior transmissão são os meses mais chuvosos de cada região, mas é importante manter a higiene e evitar água parada todos os dias, porque os ovos do mosquito podem sobreviver por um ano até encontrar as melhores condições para se desenvolver.
Todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis, porém as pessoas mais velhas têm maior risco de desenvolver dengue grave e outras complicações que podem levar à morte. O risco de gravidade e morte aumenta quando a pessoa tem alguma doença crônica, como diabetes e hipertensão, mesmo tratada.
Situação Epidemológica
No Brasil, até 12 de outubro deste ano foram notificados 1.489.457 casos prováveis de dengue. A taxa de incidência da doença foi de 708,8 casos por 100 mil habitantes. Os estados de São Paulo e Minas Gerais concentraram 62,0% destes casos. Foram confirmados 683 óbitos por dengue e 369 permanecem em investigação.
Sobre chikungunya foram notificados 123.407 casos prováveis no país. Os estados do Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte concentraram 77,2% dos casos; Quanto aos óbitos, 75 foram confirmados pela doença e 50 seguem em investigação.
Já sobre Zika, até 21 de setembro, foram notificados 10.441 casos prováveis no país com maior taxa de incidência na região Nordeste. Três pessoas morreram pela doença, todas no estado da Paraíba. Em Goiás, até 26 de outubro foram notificados 141.272 casos de dengue. Já foram confirmados 96.598 casos da doença no Estado. 60 óbitos por dengue foram confirmado e outros 73 seguem em investigação.
A maioria dos óbitos foram registrados em pessoas do sexo masculino e com idade acima de 50 anos. O maior registro de mortes foi na faixa etária de 71 à 80 anos. As vítimas apresentavam alguma comorbidade, como hipertensão arterial sistêmica, diabetes ou cardiopatia.
Sobre chikungunya foram notificados 357 casos e um foi confirmado. Não há registro de óbito pela doença em Goiás neste ano. Em 2018 foram 538 casos notificados sendo 11 confirmados;
De Zika foram notificados 1.018 casos e confirmados 38. Sem registros de mortes. No mesmo período do ano passado foram 2.042 casos notificados e 415 confirmados de Doença Aguda pelo Zika Vírus.
Principais sintomas da dengue
Febre alta > 38.5ºC; Dores musculares intensas; Dor ao movimentar os olhos; Mal estar;Falta de apetite; Dor de cabeça; Manchas vermelhas no corpo.
Sinais de alarme da dengue
Dor abdominal intensa e contínua, ou dor à palpação do abdome; Vômitos persistentes; Acumulação de líquidos (ascites, derrame pleural, derrame pericárdico); Sangramento de mucosa ou outra hemorragia; Aumento progressivo do hematócrito; Queda abrupta das plaquetas.
Vigilância Laboratorial
Por meio do Laboratório Estadual de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen-GO), o Estado de Goiás possui um dos melhores escopos de testagem para dengue entre os laboratórios de saúde pública. O laboratório conta com testes modernos direcionados para os casos graves em gestantes, crianças, óbitos e as suspeitas que clinicamente não são definidas.
Após um teste de triagem, exames positivos para dengue passam pelo teste de “Isolamento viral”, que possibilita a identificação de um dos quatro sorotipos de vírus da dengue. Assim como no restante do país, até o momento, o sorotipo predominante em Goiás é o tipo 2 (DENV-2), considerado de maior gravidade.
Visitas domiciliares
O Sistema Integrado de Monitoramento Aedes Zero (SIMAZ) subsidia e monitora os focos do Aedes aegypti e as ações de combate ao mosquito em todo o Estado; 16.425.555 imóveis visitados em 2019
Ações de combate ao Aedes aegypti e controle da dengue
Instituído um Comitê Gestor Bipartite, pactuado em CIB, para coordenar e acompanhar a execução das ações de atenção integral às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti no Estado de Goiás.
Estruturada a Coordenação de Fiscalização Sanitária de Meio Ambiente, com o objetivo de atuar no controle vetorial e fiscalizar pontos estratégicos e imóveis onde foram identificados a presença de focos e criadouros.
Apoio técnico para a realização de atividades e eventos que promovam a integração entre as ações de vigilância em saúde e de atenção primária à saúde, tanto em âmbito estadual quanto nos municípios, ampliando a realização de visitas domiciliares tanto no período epidêmico quanto no período intersazonal.
Distribuição de Medicamentos
Para apoio aos municípios são adquiridos medicamentos para tratamento dos sintomas da dengue e distribuídos por meio das Regionais de Saúde e aos municípios de Goiânia e Aparecida de Goiânia diretamente. Os municípios são atendidos conforme Boletim Epidemiológico, considerando os que estão em médio e alto risco. A distribuição é intensificada no período de sazonalidade das doenças.
Medicamentos distribuídos:
Cloreto de sódio 0,9 % sol. Injetável sistema fechado 500 ml,
Dipirona sódica 500 mg comprimido,
Dipirona sódica 500 mg/ml sol. oral,
Dipirona sol. Injetável 500 mg/ml; e
Sais para reidratação oral 27,9 g envelope pó.
Total de medicamentos já distribuídos em 2019: 3.572.113
Lançamento do Arbo
Ferramenta inédita de Ciência de Dados utilizada para agir antes que o município seja considerado de “Alto risco” e antecipar as ações contra o Aedes aegypti.
Funções:
Detecção de anormalidades, como quantidade de casos muito acima do normal;
Semanalmente, o Arbo envia notificações aos municípios que podem ter incidência “Alto Risco”;
Acompanhamento de sorotipos, com comunicação dos resultados dos exames de isolamento viral (tipo 1, 2, 3 ou 4);
Envio de alertas via Telegram para Secretarias de Saúde, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.
Conscientização da População
A temperatura média anual de Goiás é uma das mais favoráveis em todo o Brasil para proliferação do mosquito Aedes. O nosso ambiente não permite descuido. Historicamente, levantamentos da SES-GO apontam que a maioria dos criadouros está dentro dos domicílios;
Os principais criadouros são o lixo, reservatórios de água ao nível do solo (tambores e tinas) e pequenos depósitos móveis (bebedouros de animais e e vasos de plantas); A população deve fazer sua parte na eliminação dos criadouros que estão dentro das casas;
Uma campanha publicitária para divulgação na mídia está sendo preparada para conscientizar a população.
…………………..

Rosane Rodrigues da Cunha
Assessoria de Comunicação