ATENÇÃO: Todas as notícias inseridas nesse clipping reproduzem na íntegra, sem qualquer alteração, correção ou comentário, os textos publicados nos jornais, rádios, TVs e sites citados antes da sequência das matérias neles veiculadas. O objetivo da reprodução é deixar o leitor ciente das reportagens e notas publicadas no dia.
DESTAQUES
“Decisão reconhece legalidade dos atos da secretaria”, diz SES após liberação do chamamento das OSs
O novo presidente da Qualicorp após a compra pela Rede D'Or
Um pedido de atenção
Transporte de órgãos via aeronaves: missões que salvam
Câncer em crianças e adolescentes tem maior chance de cura
Doença pulmonar nos EUA pode estar ligada a produtos de maconha
JORNAL OPÇÃO
“Decisão reconhece legalidade dos atos da secretaria”, diz SES após liberação do chamamento das OSs
Por Felipe Cardoso
Justiça reformou decisão que, por meio de liminar, suspendia licitações para gestão do Hugo e do Hutrin
Ismael Alexandrino | Foto: Reprodução
Após a Justiça liberar o chamamento das Organizações Sociais que irão assumir as unidades de saúde Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo) e Hospital de Urgência de Trindade (Hutrin), a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) emitiu um comunicado para ressaltar a legalidade dos atos da pasta durante a condução dos certames.
“Decisão favorável à SES-GO reconhece a legalidade dos atos da pasta durante a condução do certame, que tramitou de acordo com a legislação vigente”, escreveu a pasta em nota.
Ambas as decisões foram reformadas na sexta-feira, 5. O desembargador Olavo Junqueira de Andrade foi o relator que determinou a não suspensão do chamamento do Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed) para gerir o Hutrin.
Da mesma maneira, o desembargador Amaral Wilson de Oliveira consagrou o Instituto Nacional de Amparo à Pesquisa, Tecnologia, Inovação e Saúde (INTS) como Organização Social que cuidará do Hugo. Antes com o chamamento suspenso por liminar, o INTS havia argumentado que a decisão extrapolou os limites da causa.
“[E] deixou de observar os limites impeditivos de admissibilidade da Ação Popular, além de não ter considerado que em caso de sua eficiência perpetuar no tempo, causará enorme prejuízo ao ato administrativo”, argumentava o instituto.
……………..
O GLOBO
O novo presidente da Qualicorp após a compra pela Rede D'Or
Logo que o Cade aprovar a compra de 10% da Qualicorp pela Rede D'Or, será anunciado o novo presidente da empresa. Está quase certo que o escolhido vai ser Bruno Blatt, hoje executivo da Rede D'Or.
……………
SITE NA PAUTA ONLINE
Um pedido de atenção
Já ouviu falar que 'a vida é da cor que a gente pinta?' Então! Cada mês do ano além de ser saudado atualmente com seus rituais de prosperidade como o sopro da canela (confira aqui: http://bit.ly/2kjX6dQ) ou que terá bençãos e o melhor que desejamos, assim é o mês de setembro, que chega amarelo e pedindo atenção.
Nosso olhar deve estar voltado às nossas emoções que são profundas e complexas e as dos outros, principalmente de quem amamos. O #setembroamarelo2019 é um movimento que completa cinco anos este ano. Organizado pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), ele acontece nacionalmente com ações, alertas e informações de prevenção ao suicídio.
Um dado que reforça o alerta, a cor amarelo (de atenção) na vida indica que nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas. Quem diz é a Organização Mundial da Saúde (OMS). O movimento orienta que a campanha é para toda a sociedade e conta com a participação de todos. De forma individualizada para que ganhe voz e o movimento se amplie, o cidadão pode participar, inclusive na organização de eventos com foco na prevenção e orientação em relação às doenças mentais da população. A segunda ação é participar dos eventos organizados pelas federadas.
Os eventos mais próximos acontecem em Brasília nos dias 10 e 28 de setembro, em Brasília (DF). Confira o calendário na sua região: https://www.setembroamarelo.com/ . Outro ponto que pertence às diretrizes para a divulgação e participação da Campanha é organizar mobilizações com foco na prevenção do suicídio. No próximo dia 10 de setembro (terça-feira), às 15h, o Conselho Regional de Psicologia 9ª Região Goiás (CRP-09) realizará uma Live (transmissão ao vivo) pela sua página do Facebook a respeito da Nota Técnica CRP-09 002/2019 que trata sobre a atuação em demandas relacionadas ao comportamento suicida.
Você poderá participar ao vivo e se não puder no horário, o vídeo ficará disponível para acesso. Para socorrer alguém basta se movimentar e se orientar com o profissional adequado. Ouvir o outro hoje em dia perdeu espaço para os celulares e redes sociais. Temos um acesso maior às informações, mas muitas vezes não sabemos o que fazer com que ela se desenvolva na vida de quem te acompanha pela vida. O coordenador nacional da Campanha Setembro Amarelo, Dr. Antônio Geraldo da Silva, afirma que prevenir o suicídio é falar corretamente sobre o tratamento dos transtornos psiquiátricos. Para ele, o suicídio é uma emergência médica e, por isso, precisa de intervenção especializada para que possa ser evitado.
"O papel da sociedade na Campanha Setembro Amarelo é fundamental para que possamos chegar ao maior número de pessoas possível com ações efetivas de orientação sobre o risco, fatores de proteção e também na emergência do suicídio," disse. O Centro de Valorização da Vida (CVV) também está nessa luta e se precisar conversar, basta entrar em contato pelo número 188. Faça parte desse pedido de atenção também!
……………..
GAZETA DO ESTADO
Transporte de órgãos via aeronaves: missões que salvam
As UTIs aéreas, também chamadas de transporte aeromédico, têm papel fundamental no atendimento de casos graves e de extrema urgência. Muitas vezes, a utilização desse recurso é a diferença entre um paciente salvo e uma vida que se perde – afinal, a agilidade a eficiência desse tipo de transporte é, em sua maioria, superior aos disponíveis por meios terrestres.
Podendo atuar tanto no transporte de pacientes quanto de órgãos para transplante, as UTIs aéreas são decisivas na manutenção da vida em casos mais extremos. Nesse sentido, para assegurar que a pessoa que necessita desse tipo de atendimento tenha as melhores chances de recuperação, o transporte aeromédico conta com uma equipe especializada para atendimento aéreo, que inclui:
– Tripulação do voo, com pilotos e demais profissionais, capacitados especificamente para transporte de pacientes e órgãos para transplante.
– Equipe médica composta de médico e enfermeiro com treinamento voltado ao atendimento médico aéreo.
Os treinamentos obrigatórios para a equipe incluem cursos de Medicina Aeroespacial (já que o corpo humano se comporta de maneira diferente de acordo com a altitude que se encontra), Fisiologia de voo, Intervenções de Bordo, Emergências Gerais, entre outros temas. Além disso, todas as aeronaves e equipes de voo devem ser homologadas de acordo com os critérios do Conselho Regional de Medicina (CRM), Conselho Regional de Enfermagem (COREN) e ANS (Agência Nacional de Saúde), além da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).
ENFOQUE: Pode ser produzida uma reportagem sobre os profissionais que trabalham nessas missões, o dia a dia desses profissionais pelos ares do Brasil e do Mundo em prol de tantas vidas, relacionando com o TRANSPORTE DE ÓRGÃOS. Pode ser dado um enfoque para a campanha do Setembro Verde, e os entrevistados podem falar da importância da doação de órgãos.
FONTES:
– Arédio Júnior, dono da Brasil Vida Táxi Aéreo – empresa referência em UTI Aérea.
– Gilberto Júnior, Enfermeiro Aeromédico e Coordenador Aeromédico da Brasil Vida Táxi Aéreo
– Ramon Mesquita, Enfermeiro Aeromédico e Coordenador Aeromédico da Brasil Vida Táxi Aéreo
– Algumas pessoas que já passaram pelo transporte aeromédico da Brasil Vida.
– PILOTOS da Brasil Vida Táxi Aéreo
…………..
O HOJE
Câncer em crianças e adolescentes tem maior chance de cura
O câncer já representa a primeira causa de morte entre crianças e adolescentes no país. Se descobertos precocemente pode haver maior chances de cura
Setembro amarelo é representada pela prevenção ao suicídio e na luta contra o câncer infanto-juvenil. Segundo o Serviço de Oncologia Pediátrica do Instituto Nacional do Câncer (Inca) o Brasil teve 12.500 novos casos de câncer na faixa etária de zero a 19 anos, o câncer já representa a primeira causa de morte entre crianças e adolescentes no país, com 8%.
Apesar de se tratar de uma doença e tratamento complexo, os avanços das tecnologias e pesquisas possibilitam maiores chances de cura quando temos um diagnóstico precoce. O mês amarelo busca conscientizar a sociedade e profissionais sobre a importância de se atentar aos sinais e sintomas sugestivos do câncer infanto-juvenil.
A falta de uma causa específica dificulta o diagnóstico precoce, que pode salvar a vida da criança ou do adolescente, destaca o chefe do Serviço de Oncologia Pediátrica do Instituto Nacional do Câncer (Inca), Sima Ferman.
“É uma doença que acontece no corpo da criança e que ainda não temos uma causa, um estudo das causas das doenças definida ou alguma coisa do ambiente que a gente possa prevenir. Por outro lado, o câncer da criança é altamente curável, reponde muito bem à quimioterapia e isso é a grande notícia em relação ao câncer da criança”, explica Ferman.
Diagnóstico
Os sintomas podem se assemelhar a sintomas de doenças comuns da infância. O que o Inca orienta aos pais é que criança não inventa sintomas, então é preciso estar atento. E sempre manter o acompanhamento com pediatra. E aos profissionais da área sempre dar importância ás queixas, identificar os sinais. “Todo sintoma que não é bem explicado ou persistente deve levantar a suspeita que deve ser uma situação mais séria. Quando a criança vai ao posto duas ou três vezes com o mesmo sintoma, isso pode ser um alerta”, esclarece.
Tratamento
Independentemente do tipo de tumor, qualquer criança tem acesso ao tratamento oncológico. Cada tratamento é único para cada caso, por isso a importância de um acompanhamento médico. A assistência especializada abrange sete modalidades integradas de tratamento sendo elas, diagnóstico, cirurgia oncológica, radioterapia, quimioterapia, medidas de suporte, reabilitação e cuidados paliativos.
…………………
O EXAME
Doença pulmonar nos EUA pode estar ligada a produtos de maconha
Reportagem do The Washington Post informa que vaporizadores de maconha podem estar ligados à doença pulmonar
Doenças pulmonares graves e misteriosas que atingiram mais de 200 pessoas em todos os Estados Unidos podem estar associadas a um ingrediente em vaporizadores de maconha, segundo o Departamento de Saúde do Estado de Nova York.
Nova York e outros estados, bem como órgãos reguladores federais de saúde, correm para encontrar uma causa das doenças pulmonares diagnosticadas em pessoas que usam produtos vaping e cigarros eletrônicos. A Food and Drug Administration, ou FDA, que regula fármacos e alimentos nos EUA, disse que ainda não focou sua investigação em nenhum produto em particular.
O Departamento de Saúde de Nova York disse em comunicado que identificou 34 casos de doenças pulmonares graves em pessoas que usavam um vaporizador contendo cannabis, e que os produtos testados pelo departamento continham acetato de vitamina E. Muitos também usavam dispositivos de cigarro eletrônico.
"O acetato de vitamina E agora é o foco principal da investigação do departamento sobre possíveis causas de doenças pulmonares associadas ao vaping", afirmou o estado no comunicado. O acetato de vitamina E é comumente usado em suplementos nutricionais ou aplicado na pele por seus efeitos antioxidantes. Embora seja considerado inofensivo para essas aplicações, pode causar riscos quando inalado, segundo o comunicado do departamento de saúde.
O FDA está testando mais de 100 amostras de produtos vaping como parte de uma investigação de uma ampla gama de produtos químicos, que incluem nicotina, THC, pesticidas, opioides, venenos e toxinas. "Nenhuma substância, incluindo acetato de vitamina E, foi identificada em todas as amostras testadas", disse Stephanie Caccomo, porta-voz da agência, em comunicado.
Uma reportagem do The Washington Post revelou na quinta-feira que outros departamentos de saúde estaduais estavam analisando produtos vaping contendo cannabis e acetato de vitamina E por sua relação com doenças pulmonares. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA disseram na semana passada que estavam investigando 215 casos de doença pulmonar grave relacionada ao vaping em 25 estados.
Duas mortes – uma em Illinois e uma em Oregon – foram associadas às doenças. Um morador de Oregon comprou um produto de cannabis de um dispensário, disseram as autoridades de saúde do estado esta semana. As doenças misteriosas fizeram com que reguladores reavaliassem toda a categoria de produtos de cigarros eletrônicos e seus possíveis riscos, como a popular marca Juul, fabricada pela Juul Labs.
………………..
Rosane Rodrigues da Cunha
Assessoria de Comunicação