Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás

CLIPPING SINDHOESG 10/09/15

ATENÇÃO: Todas as notícias inseridas nesse clipping reproduzem na íntegra, sem qualquer alteração, correção ou comentário, os textos publicados nos jornais, TVs e sites citados antes da sequência das matérias neles veiculadas. O objetivo da reprodução é deixar o leitor ciente das reportagens e notas publicadas no dia.


DESTAQUES
• Crianças sofrem com baixa umidade do ar
• Dez unidades de saúde estão com obras paradas em Santo Antônio do Descoberto
• Pais comemoram separação de gêmeas siamesas em GO: 'Só alegria'
• Mulher é presa suspeita de comprar bebê em Minaçu, GO
• Siamesas – Um misto de alegria e ansiedade
• Combate ao colesterol: saiba como incluir em sua dieta 10 alimentos que auxiliam a saúde do coração


TV ANHANGUERA/ GOIÁS

Crianças sofrem com baixa umidade do ar
http://g1.globo.com/goias/bom-dia-go/videos/t/edicoes/v/criancas-sofrem-com-baixa-umidade-do-ar/4453669/

……………………………………

Dez unidades de saúde estão com obras paradas em Santo Antônio do Descoberto
http://g1.globo.com/goias/bom-dia-go/videos/t/edicoes/v/dez-unidades-de-saude-estao-com-obras-paradas-em-santo-antonio-do-descoberto/4453741/

…………………………………

Pais comemoram separação de gêmeas siamesas em GO: 'Só alegria'
http://g1.globo.com/goias/jatv-2edicao/videos/t/edicoes/v/pais-comemoram-separacao-de-gemeas-siamesas-em-go-so-alegria/4455771/

………………………………….

Mulher é presa suspeita de comprar bebê em Minaçu, GO
http://g1.globo.com/goias/jatv-2edicao/videos/t/edicoes/v/mulher-e-presa-suspeita-de-comprar-bebe-em-minacu-go/4455764/

……………………………………..

O POPULAR

Siamesas – Um misto de alegria e ansiedade
Pais comemoram resultado de cirurgia que separou irmãs de quatro meses, mas aguardam recuperação das crianças

Pedro Nunes

Durante seis horas os pais das gêmeas siamesas Maria Clara e Maria Eduarda, de quatro meses, esperaram angustiados por notícias na sala de espera do Hospital Materno Infantil (HMI). Ao fim desse período, o alívio para Caique Santana e Denise Oliveira, ambos de 20 anos. Tudo correu bem, como informou o cirurgião pediátrico Zacharias Calil logo após a cirurgia de separação, ontem, das crianças que nasceram unidas pelo abdômen e compartilhavam o fígado. As meninas são de Salvador, na Bahia, mas os pais optaram pelo tratamento e cirurgia no HMI, Goiânia, onde as crianças estavam internadas desde agosto. “O coração estava apertado esperando elas saírem logo. Estamos alegres por ter dado tudo certo e agora ansiosos para poder voltar para casa, para a nossa família”, contou a mãe.
Durante a cirurgia uma pequena surpresa tornou o procedimento mais complexo. “O pericárdio, que é a membrana que reveste o coração, era único. O líquido de um passava para o da outra. Foi um momento tenso, mas conseguimos constituir sem problemas”, ressaltou o cirurgião Zacharias Calil, responsável pelo procedimento que envolveu outros 14 profissionais.
Além disso, Maria Eduarda foi diagnosticada com hipertensão arterial e apresentava um quadro de insuficiência renal, logo após o nascimento.
As gêmeas seguem internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e Pediátrica do HMI, onde respiram por aparelhos em estado grave, mas estável. “Os próximos cinco dias serão cruciais para a recuperação. Se tudo correr bem, em 10 dias elas estarão liberadas”, disse Zacharias.

Heitor volta a Goiânia para acompanhamento

Com a cirurgia de ontem das gêmeas siamesas baianas, Maria Clara e Maria Eduarda, o Hospital Materno Infantil (HMI) registrou o seu 14º caso de separação de siameses. “Tudo correu dentro do previsto”, destacou o cirurgião pediátrico Zacharias Calil.
O caso é considerado mais simples do que a cirurgia dos gêmeos também baianos Arthur e Heitor Brandão. Heitor, inclusive, está em Goiânia para acompanhamento. “Mesmo assim não deixa de ser de alto risco”, confirmou Zacharias Calil.
Nascimento
Na semana passada o Hospital conseguiu ainda uma outra marca expressiva. Chegou ao seu 30º parto de siameses.
Aline Caja Carlos, de 33 anos, deu a luz a duas meninas na segunda-feira, 2, no HMI. A família, do Espírito Santo, não quis divulgar o nome das crianças, mas, ontem, os pais ouviam orientações de Caique Santana e Denise Oliveira nos corredores do Hospital. Caique e Denise estavam mais tranquilos após a cirurgia das filha e se mostraram alegres.
Já Aline Caja e o marido, que não quis se identificar, ainda estavam preocupados com a situação dos filhos. As gêmeas também estão internadas na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal e Pediátrica do HMI, mas com estado de saúde regular. Nessa semana elas passaram a respirar sem a ajuda de aparelhos


………………………………………..
DIÁRIO DA MANHÃ

Combate ao colesterol: saiba como incluir em sua dieta 10 alimentos que auxiliam a saúde do coração

Alimentos adicionados de fitoesteróis compõem o quadro de aliados na luta contra o colesterol

Principal causa de mortes no Brasil e no mundo, as doenças cardiovasculares recebem maior atenção em setembro, mês do coração, quando medidas preventivas como a alimentação saudável e a prática de exercícios físicos compõem o time dos grandes aliados da saúde do coração. Pequenas iniciativas, como a realização de exames periódicos, consultas ao cardiologista e mudanças na alimentação do dia a dia contribuem para o controle e manutenção dos níveis de LDL-colesterol (o conhecido “colesterol ruim”).
Vários alimentos podem auxiliar no controle do nível de colesterol no sangue, dentre eles aqueles que possuem fitoesteróis em sua composição, como verduras, legumes e o creme vegetal que contenha este componente. “Por terem estrutura química semelhante, os fitoesteróis competem com o colesterol para a absorção no intestino. Dessa forma, a presença dos fitoesteróis faz com que a absorção do colesterol seja reduzida e, consequentemente, haja uma diminuição de seus níveis na corrente sanguínea”, afirma a nutricionista Christiane Vitola.
A nutricionista separou alguns alimentos que podem ser importantes aliados na luta contra o colesterol. Saiba como incluí-los no cardápio:
1.    Creme vegetal com fitoesteróis: redução de até 15% do colesterol, quando associados a estilo de vida saudável
Os fitoesteróis são compostos vegetais que contribuem com a redução do colesterol sanguíneo, quando associados a um estilo de vida saudável. Eles são encontrados em pequenas quantidades em alimentos como óleos vegetais, castanhas, sementes, produtos integrais, frutas e vegetais. No entanto, seria necessário ingerir quantidades muito grandes desses alimentos para alcançar reduções significativas no colesterol.A forma mais prática de atingir o valor recomendado é por meio da inclusão de duas colheres de sopa (20g) de creme vegetal que contenha fitoesteróis, por três semanas, para uma redução de até 15% do LDL-colesterol “ruim”.
2.    Farelo de aveia: múltiplas funções
O farelo de aveia é um alimento rico em fibras solúveis, como a betaglucano, que traz o benefício de diminuir as taxas de colesterol do sangue. Seu consumo habitual pode ajudar a diminuir a taxa de LDL, pois ele contém substâncias que podem reduzir a síntese de colesterol no figado.
3.    Azeite Extra-Virgem
Rico em antioxidantes como os polifenóis, que são capazes de combater os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento das células, possui efeito protetor contra uma série de doenças cardiovasculares. Ainda, o consumo de azeite está associado a baixos níveis de colesterol “ruim” (o LDL-colesterol) devido a presença das gorduras poli e monoinsaturadas..
4.    Salmão
O salmão, é uma ótima alternativa para aumentar a ingestão das gorduras chamadas ômega 3. Os benefícios desse tipo de gordura são bem estabelecidos e se referem a  ação anti-inflamatória e protetora do coração decorrentes da menor formação de placas obstrutivas nos vasos sanguíneos e no papel adjuvante na redução dos triglicérides plasmáticos. Em conjunto com o controle da pressão arterial, o ômega 3 figura como um aliado para a redução do risco de doenças cardiovasculares, como o infarto e acidente vascular cerebral (AVC). 
5.    Castanha do Pará
Rica em nutrientes como ácidos graxos, vitaminas B e E, proteína, fibras, cálcio, fósforo e magnésio. Mas o grande destaque é o selênio, um mineral com ação antioxidante.  A castanha-do-pará é conhecida por, além de nutrir, promover benefícios à saúde: o consumo de uma castanha por dia pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares, diabetes  tipo 2, câncer e obesidade por ter ação antioxidante e ser rica em gorduras insaturadas.
6.    Linhaça
A linhaça é riquíssima em componentes com efeitos benéficos à saúde: fibras, ômegas 3 e 6 (ácidos graxos), lignanas (fitoestrógenos), vitaminas A, E, B1, B6, potássio, magnésio, fósforo, cálcio, ferro, cobre, zinco, manganês e selênio. Ela contém importantes quantidades de  ômega 3, por isso, pode ser uma grande aliada na prevenção  de doenças cardiovasculares,  ao contribuir na diminuição das taxas de colesterol total e de LDL colesterol (“ruim”) e aumentar as de HDL colesterol (“bom”).
7.    Brócolis
Além de ser uma boa fonte de vitamina C, fornece vitamina A, ácido fólico, cálcio e ferro, é rico em bioflavonoides, uma substância antioxidante que previne danos causados nas  artérias. Ainda fornece outros benefícios ao coração: as fibras presentes podem contribuir para a redução dos níveis de colesterol.
8.    Abacate
A gordura presente no abacate é a monoinsaturada, boa para o coração, pois ajuda a reduzir o colesterol “ruim” (LDL) e os triglicérides, auxiliando na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares. Além disso, o abacate é rico em vitaminas, principalmente a vitamina E, minerais e também uma substância antioxidante, a glutationa.
9.    Laranja
Conhecida por ser rica em fibras, vitamina C, A, B, E, além de conter minerais como Ferro, Zinco, Potássio, Cálcio Magnésio e Manganês, contêm folatos e antioxidantes que são conhecidos por aumentar a resistência a infecções, reduzir o colesterol, prevenir doenças cardíacas e derrames. O benefício em relação a diminuição do colesterol se dá pela presença de fibras solúveis, encontradas principalmente na parte branca da fruta, conhecido como bagaço, por isso a ingestão da fruta inteira é muito importante. Atente-se: na forma de sucos a quantidade de fibras é muito menor. 
10.  Chocolate Amargo
Chocolates com maior concentração de cacau, como aqueles com porcentagem acima dos 70%, além de conter menos gorduras e açúcares,possuem flavonóides,  compostos antioxidantes que podem auxiliar no aumento d a concentração de HDL-colesterol no sangue, o colesterol “bom”. De acordo com uma pesquisa publicada na revista científica International Journal of Cardiovascular Sciences (IJCS), da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro (Socerj), o efeito anti-inflamatório e antioxidante é semelhante ao efeito dos medicamentos para colesterol, que são as estatinas.
………………………………..

Rosane Rodrigues da Cunha
Assessoria de Comunicação