Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás

CLIPPING SINDHOESG 13/09/17

ATENÇÃO: Todas as notícias inseridas nesse clipping reproduzem na íntegra, sem qualquer alteração, correção ou comentário, os textos publicados nos jornais, rádios, TVs e sites citados antes da sequência das matérias neles veiculadas. O objetivo da reprodução é deixar o leitor ciente das reportagens e notas publicadas no dia.

DESTAQUES

HGG passa a oferecer cirurgias de mudança de sexo pelo SUS, em Goiânia
Idosa luta por tratamento com hematologista em Goiás
Vítimas visitam locais do acidente com césio-137 e relembram constrangimentos
HGG lança oficialmente ambulatório para transexuais

Prefeitura terá novo sistema de regulação

 

TV ANHANGUERA/GOIÁS
HGG passa a oferecer cirurgias de mudança de sexo pelo SUS, em Goiânia
http://g1.globo.com/goias/videos/t/todos-os-videos/v/hgg-passa-a-oferecer-cirurgias-de-mudanca-de-sexo-pelo-sus-em-goiania/6144134/

…………………………………..
Idosa luta por tratamento com hematologista em Goiás
http://g1.globo.com/goias/videos/t/todos-os-videos/v/idosa-luta-por-tratamento-com-hematologista-em-goias/6144059/

………………………………………………..
Vítimas visitam locais do acidente com césio-137 e relembram constrangimentos
http://g1.globo.com/goias/videos/t/todos-os-videos/v/vitimas-visitam-locais-do-acidente-com-cesio-137-e-relembram-constrangimentos/6143299/

………………………………..


DIÁRIO DA MANHÃ

HGG lança oficialmente ambulatório para transexuais

Unidade de saúde se prepara para o atendimento ao público trans desde 2016

O Hospital Geral de Goiânia (HGG) lançou nesta terça-feira, 12, o Serviço Especializado do Processo Transexualizador – Ambulatório TX, que oferecerá atendimento médico e multiprofissional aos transexuais e travestis.
A inauguração contou com a presença dos primeiros pacientes do serviço e de representantes dos movimentos sociais que lutam pelos direitos LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros).
A unidade de saúde se prepara para o atendimento ao público trans desde 2016, quando foi assinado o protocolo de intenções pelo Governo de Goiás, a diretoria da unidade e representantes do movimento LGBT.
A portaria nº 2.803/2013 do Ministério da Saúde, que redefine e amplia o processo transexualizador no Sistema Único de Saúde (SUS), prevê que as cirurgias também podem ser realizadas fora de hospitais universitários.
………………………………

O POPULAR

Prefeitura terá novo sistema de regulação
SAÚDE Programa de computador responsável por administrar vagas de internação, exames e consultas custará R$ 4,2 milhões e promete acabar com panes
A compra de um novo software para encaminhar pacientes da rede pública é a aposta da Prefeitura de Goiânia para acabar com as panes do atual sistema de regulação. Desde o mês passado, constantes falhas do programa de computador usado para administrar vagas de internação, exames e consultas provocou o aumento de filas do Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo a de pessoas que esperam por leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), como noticiado pelo POPULAR.
De Minas Gerais e há 18 anos no mercado, a empresa Vivver Sistema é responsável pelo software que custará R$ 4,2 milhões e será comprado por meio de dispensa de licitação, por ser considerado uma necessidade de emergência. A promessa é que além de regular vagas para pacientes, o novo sistema irá auxiliar, a longo prazo, na administração de insumos, medicamentos, das pactuações com outros municípios e até no monitoramento de veículos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

No início de sua gestão, a secretária municipal de Saúde, Fátima Mrué, já falava da criação de um sistema mais integrado. O atual software de regulação foi construído por uma equipe da própria Prefeitura há mais de 10 anos e é considerado defasado. A crise dos últimos dois meses, com panes constantes e prejuízo para os pacientes, foi o que motivou o adiantamento da compra do novo programa, segundo a gestora.

A compra do software também coincide com o rompimento do contrato da Prefeitura com o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), que é a organização social (OS) responsável por operar o atual programa de computador da regulação. São 167 funcionários que deixarão de trabalhar a partir do início do mês de outubro. Ou seja, além da migração para o novo sistema, a Prefeitura também terá que transferir funcionários administrativos para substituir essa mão de obra terceirizada.

Segundo a secretária, esses funcionários já estão sendo chamados e estão passando por treinamento. O objetivo da SMS é que essa nova equipe já opere o software da Viwer Sistema. No entanto, isso não é garantido. Técnicos da empresa mineira já estão em Goiânia para realizar a instalação do novo programa e auxiliar no treinamento da equipe da Prefeitura. A permissão da compra foi publicada no Diário Oficial do Município desta terça-feira.

Software atual provocou panes no gerenciamento das vagas, diz SMS

Panes no sistema que a Prefeitura de Goiânia usa para regular pacientes da rede pública são motivados por falhas do próprio programa de computador responsável pela regulação e não por falta de internet, como havia sido divulgado inicialmente pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (Sedetec).

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o acesso a internet era uma das hipóteses da causa da pane no sistema de regulação, que se intensificou no mês passado. No entanto, no início de agosto, o sistema continuou a apresentar problemas, mesmo com um novo pacote de internet de dados.

……………………………………….

Rosane Rodrigues da Cunha
Assessoria de Comunicação