ATENÇÃO: Todas as notícias inseridas nesse clipping reproduzem na íntegra, sem qualquer alteração, correção ou comentário, os textos publicados nos jornais, TVs e sites citados antes da sequência das matérias neles veiculadas. O objetivo da reprodução é deixar o leitor ciente das reportagens e notas publicadas no dia.
DESTAQUES
GT envia à ANS sugestões para planos de saúde individuais acessíveis
SUS: estudo aponta aumento de 1.000% com medicamentos conseguidos na Justiça
Saúde lança prêmio para divulgar boas práticas
Hugol homenageia parceria da Unimed Goiânia
PORTAL DA SAÚDE
GT envia à ANS sugestões para planos de saúde individuais acessíveis
Alexandre Penido
O Grupo de Trabalho criado pelo Ministério da Saúde para elaboração de novas propostas de planos de saúde individuais acessíveis à população encerrou suas atividades na última sexta-feira (9/12). As sugestões apresentadas serão avaliadas juridicamente e, em seguida, encaminhadas para Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), órgão responsável por legislar a área e, por isso, avaliar a pertinência das propostas e sua possível implantação.
O GT reuniu representantes de mais de 20 instituições ligadas à Saúde Suplementar. Ao todo, foram 60 dias de trabalho e seis reuniões presenciais.
………………………….
PORTAL BRASIL
SUS: estudo aponta aumento de 1.000% com medicamentos conseguidos na Justiça
Aline Leal
Estudo feito pelo Instituto de Estudos Econômicos (Inesc) aponta que as gastos com remédios oferecidos pelo SUS mediante ação judicial cresceu mais de 1.000% em sete anos, passando de R$103 milhões em 2008 para R$1,1 bilhão em 2015.
O levantamento também aponta que, em 2008, os medicamentos entregues por via judicial representaram 1% do orçamento de medicamentos do Ministério da Saúde, enquanto em 2016 saltou para quase 8%. “Isso tem impactos para outros setores do Ministério da Saúde, como o fornecimento de medicamentos da atenção básica e para o tratamento de pacientes com DST/Aids, cujos orçamentos tiveram variação limitada no período”, diz o estudo.
“Os juízes de primeira instância ainda tratam os pedidos de medicamentos sempre como algo para salvar a vida de alguém, então concedem, sem conhecimento técnico. O direito a vida é sim essencial, mas o problema é muito amplo”, disse uma das autoras do estudo, Grazielle David.
Entre os tratamentos pedidos em ações na justiça, estão alguns de alto custo, que não têm segurança e eficácia aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitário (Anvisa) e, portanto, não podem ser comercializados no Brasil, mas que muitas vezes são a única esperança de cura para um paciente. Uma ação em julgamento no Supremo Tribunal Federal deverá decidir se a rede pública deve ou não conceder este tipo de medicamento.
……………………………………
GOIÁS AGORA
Saúde lança prêmio para divulgar boas práticas
A Secretaria da Saúde de Goiás (SES) lançará nesta quinta-feira, dia 15, o Prêmio Goiano de Boas Práticas em Saúde da Família, às 8h30, no auditório da Escola Estadual de Saúde Pública Cândido Santiago, que fica na Rua 26, nº 521, no Jardim Santo Antônio, em Goiânia. O concurso pretende valorizar o trabalho desenvolvido nas ações do Projeto Atenção Primária à Saúde , premiar as melhores práticas exercidas pelos profissionais das Equipes de Saúde da Família (ESF) e disseminá-las.
O período de inscrições será de 1º a 30 de março de 2017, exclusivamente por meio de formulário eletrônico que estará disponível no site www.saude.go.gov.br. A premiação é promovida pela secretaria da Saúde de Goiás, com o apoio do programa Goiás Mais Competitivo , da Secretaria de de Gestão e Planejamento (Segplan), do Instituto Mauro Borges (IMB), do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP/UFG) e do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).
O primeiro colocado será premiado com uma viagem de intercâmbio para conhecer uma experiência bem-sucedida em outra localidade ou Estado, a ser definida pela Secretaria da Saúde e ainda um Curso em Liderança . O segundo e terceiro colocados receberão troféus. Do primeiro ao quinto colocado, todos receberão certificado de participação e Menção Honrosa.
O lançamento será realizado durante a última reunião do ano do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) e Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e contará com a presença dos superintendentes e técnicos da SES, secretários municipais de saúde e demais autoridades.
Goiás Mais Competitivo
O prêmio é uma iniciativa do Programa Mais Saúde Para Goiás , desafio do Goiás Mais Competitivo , para ampliar o acesso à Atenção Primária de qualidade. Como resultado do concurso, espera-se unir ações que deram certo e disseminá-las.
"Queremos juntar as boas práticas que as equipes já desenvolvem, premiar as melhores e divulga-las em um caderno para que possam ser replicadas em outros municípios", diz o executivo público responsável pelo monitoramento do desafio, Hugo Leonardo Godinho.
……………………………
JORNAL OPÇÃO
Hugol homenageia parceria da Unimed Goiânia
Por Alexandre Parrode
Unidade do Estado concedeu medalha ao presidente da cooperativa, Sizenando da Silva Campos Júnior
Em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue, no dia 25 de novembro, o Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) homenageou os principais doadores e apoiadores do Banco de Sangue do hospital, entre eles, a Unimed Goiânia, que foi representada pela gerente do Serviço Atendimento ao Usuário II, médica Selma Souza.
O diretor-geral da unidade, Hélio Ponciano, realizou a entrega de uma medalha aos doadores e apresentou a placa a todos os voluntários e empresas apoiadoras. O objetivo do evento é valorizar os cidadãos e colaboradores que mais doaram sangue na unidade e as instituições que promovem ações de coleta de sangue em seus eventos e espaços para seus públicos internos e externos.
“Planejamos essa homenagem para valorizar aqueles que, voluntariamente, doam sangue com frequência, ou mesmo possibilitaram que mais pessoas se tornassem doadores, como no caso dos agentes multiplicadores e das instituições apoiadoras”, afirmou ele.
As instituições homenageadas foram: Unimed Goiânia, Faculdades Alfa e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG).
O presidente da Unimed Goiânia, Sizenando da Silva Campos Júnior, agradeceu a homenagem e reforçou o compromisso da cooperativa em realizar campanhas de doação de sangue: “Sempre realizamos ações que lembrem a todos a importância da doação regular de sangue, pois são centenas de pacientes necessitados diariamente. Em nossas campanhas, procuramos evidenciar que essa é uma responsabilidade de todos.”
…………………………………………………..
Rosane Rodrigues da Cunha
Assessoria de Comunicação