Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás

CLIPPING SINDHOESG 16/01/15

ATENÇÃO: Todas as notícias inseridas nesse clipping reproduzem na íntegra, sem qualquer alteração, correção ou comentário, os textos publicados nos jornais, TVs e sites citados antes da sequência das matérias neles veiculadas. O objetivo da reprodução é deixar o leitor ciente das reportagens e notas publicadas no dia.


DESTAQUES

• Governo lança novo edital do Mais Médicos
• Saúde – DF registra 1º caso de febre chikungunya
• São Paulo – Superbactéria interdita UTI neonatal


O HOJE

Governo lança novo edital do Mais Médicos
Ministério da Saúde anunciou ontem uma nova versão do programa, que agora vai incorporar o Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica

“Nós deixamos para a escolha do médico brasileiro fazer a opção, se ele quer o conjunto de regras estabelecidas para o Mais Médicos ou se ele quer acessar os benefícios do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab)”, explicou o ministro da Saúde, Arthur Chioro.
Na prática, o profissional vai poder escolher se fica três anos no local determinado pelo governo, como acontece no Mais Médicos, ou se fica um ano e ganha 10% de bônus na nota de uma eventual prova de residência, características do Provab.
Outra diferença é que, enquanto os profissionais do Mais Médicos receberão ajuda de custo, o auxílio moradia e auxílio alimentação, os do Provab não. Os médicos que terminarem um ano de Provab poderão continuar o trabalho na unidade onde clinicam, mas serão absorvidos pelo Mais Médicos e receberão os auxílios deste programa.
As inscrições para os médicos brasileiros interessados em participar do programa estarão abertas a partir de hoje e prosseguem até o dia 29 de janeiro. O edital relaciona também os 1.500 municípios que poderão reivindicar a inclusão no programa para receber os médicos.
Prioridade
De acordo com informações do Ministério da Saúde, os médicos brasileiros formados no exterior poderão fazer as inscrições entre os dias 10 e 20 de abril. Entre os dias 5 e 15 de maio estarão abertas as inscrições para estrangeiros formandos no exterior. Esses profissionais passarão por uma ambientação e começarão a trabalhar no dia 7 de julho.
A prioridade continua sendo os médicos brasileiros. Depois serão chamadas inscrições individuais de médicos formados fora do país, e por último os médicos cubanos, da cooperação com a Organização Mundial da Saúde.
A bolsa é a mesma (R$10 mil) e, ao final dos dois programas, os médicos são considerados especialistas em saúde da família. Os selecionados devem começar a trabalhar no dia 3 de março. No mínimo 2.920 vagas ofertadas no Provab serão abertas, mas é preciso aguardar a adesão dos municípios para definir o número de vagas.
Lançado em junho de 2013, o Mais Médicos foi criticado pelas entidades médicas, que alegavam ilegalidade na contratação de estrangeiros sem aprovação no Revalida, exame necessário para médicos formados no exterior atuarem no Brasil.
Interiorização
Semelhante ao Mais Médicos e precursor dele, o Provab, destinado a médicos brasileiros, é uma das estratégias do governo federal para estimular médicos, principalmente os recém-formados, a clinicar em nos municípios das regiões carentes. O Mais Médicos tem 11.429 cubanos, 1.846 brasileiros e 1.187 intercambistas de outras nacionalidades, como Argentina, Portugal, Venezuela, Bolívia, Espanha e Uruguai. (Agência Brasil)
Goiás receberá novos profissionais
Goiás deve solicitar mais profissionais do Programa Mais Médicos. Quem garante é Robson Braga, integrante da Comissão de Coordenação Estadual do “Mais Médicos”. No ano passado Goiás teve sua meta de solicitação de profissionais atendida, e com isso, 460 médicos vindos de foram vieram para cá.
Robson revela que muitas prefeituras já manifestaram interesse em receber mais profissionais de saúde. Segundo ele, o resultado do Programa em Goiás foi muito bom. “Temos muitos moradores do interior do Estado que não tinham nenhum contato com médicos, pelo menos, não de forma regular. Hoje essas pessoas já contam com um profissional perto delas e todos os dia. Por isso muito municípios que não quiseram ou puderam aderir ao programa, este ano querem entrar”, afirma Braga.
Ele inclusive avalia que o “Mais Médicos” teve um bom reflexo até na capital que ampliação de atendimento em bairro mais periféricos.
Segundo ele, se na grande Goiânia houvesse um mudança de cultura o programa do Governo Federal poderá trazer resultados melhores ainda. “Aqui na capital é preciso mudar essa cultura da população de buscar apenas o atendimento hospitalar, já que a grande maioria dessa demanda por assistência à saúde pode ser resolvida nos postos de saúde perto da casa das pessoas. Pode-se até entender porque a população ainda evita procurar esses postos, pois durante muito tempo esse locais estiveram desassistidos, com o “Mais Médicos”, isso melhorou”, avalia. (Anderson Costa)
……………………………………………..
O POPULAR
Saúde
DF registra 1º caso de febre chikungunya
São Paulo – A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) informou ontem o registro do primeiro caso da febre chikungunya, conhecida como “prima da dengue”, deste ano contraída na cidade. Um morador do Guará 2 (a 10 quilômetros de Brasília) é considerado um caso de infecção autóctone, ou seja, quando é contraída na própria cidade. Existem mais dois casos em investigação.
A secretaria não divulgou informações sobre o paciente. No ano passado, foram notificados 33 casos, dos quais 6 confirmados. Desses, 5 foram contraídos fora do DF, os chamados casos importados.
O médico do Núcleo de Controle de Endemias, Doenças Transmissíveis e Emergentes Dalcy Albuquerque Filho explica que a febre chikungunya é uma doença de notificação obrigatória e que os casos devem ser informados à secretaria. “Todo profissional de saúde que atenda um caso suspeito tem de comunicar à Secretaria de Saúde. E a partir daí a gente desencadeia as ações, inclusive a coleta de exames.”
Por ter a mesma transmissão da dengue, o médico orienta que a população mantenha as ações de prevenção como o cuidado com a água parada, por exemplo. “O vírus é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti que é o mesmo da dengue. Agora, a gente tem dois motivos para se preocupar com a mesma coisa que é a replicação dos mosquitos.”


…………………………………………………………..

São Paulo – Superbactéria interdita UTI neonatal
Ribeirão Preto – O Hospital Universitário de Taubaté, no interior de São Paulo, interditou preventivamente a unidade de terapia intensiva (UTI) neonatal após a infecção de três recém-nascidos por uma bactéria multirresistente. A medida foi tomada na quarta-feira. Na manhã de ontem, a Vigilância Epidemiológica fez uma vistoria no local.
Os três bebês estão internados em isolamento. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, outros seis bebês permanecem internados no local, em observação. De acordo com a pasta, as crianças deverão ser transferidas para a UTI pediátrica do próprio hospital e do Hospital Regional.
No dia 8, uma recém-nascida morreu. A secretaria informou que não é possível associar a morte à superbactéria, já que ela era prematura e apresentava uma doença grave. Entretanto, segundo os pais, eles foram avisados pelo hospital de que ela havia contraído uma bactéria.
………………………………………………….


Rosane Rodrigues da Cunha
Assessoria de Comunicação