Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás

CLIPPING SINDHOESG 17/06/15

ATENÇÃO: Todas as notícias inseridas nesse clipping reproduzem na íntegra, sem qualquer alteração, correção ou comentário, os textos publicados nos jornais, TVs e sites citados antes da sequência das matérias neles veiculadas. O objetivo da reprodução é deixar o leitor ciente das reportagens e notas publicadas no dia.


DESTAQUES

• População reclama de horas de espera para atendimento no Cais do Bairro Goiá, em Goiânia
• Grávida morre por suspeita de gripe H1N1 em Catalão, GO, diz secretaria
• Justiça determina prefeitura contrate agentes de endemias que passaram em concurso
• Dilma designa novo diretor presidente da ANS
• Médico suspeita que “água ruim” pode ter provocado hepatite
• Brasil quer aumentar taxa de doadores de sangue

TV ANHANGUERA/GOIÁS (clique no link para acessar a matéria)

População reclama de horas de espera para atendimento no Cais do Bairro Goiá, em Goiânia
http://g1.globo.com/goias/bom-dia-go/videos/t/edicoes/v/populacao-reclama-de-horas-de-espera-para-atendimento-no-cais-do-bairro-goia-em-goiania/4255545/

……………………………………………..
Grávida morre por suspeita de gripe H1N1 em Catalão, GO, diz secretaria
http://g1.globo.com/goias/jatv-1edicao/videos/t/edicoes/v/gravida-morre-por-suspeita-de-gripe-h1n1-em-catalao-go-diz-secretaria/4256934/

………………………………………..
Homem de 67 anos que corre o risco de perder a perna aguarda vaga na UTI
http://g1.globo.com/goias/jatv-1edicao/videos/t/edicoes/v/homem-de-67-anos-que-corre-o-risco-de-perder-a-perna-aguarda-vaga-na-uti/4256762/

……………………………………………….
Justiça determina prefeitura contrate agentes de endemias que passaram em concurso
http://g1.globo.com/goias/jatv-2edicao/videos/t/edicoes/v/justica-determina-prefeitura-contrate-agentes-de-endemias-que-passaram-em-concurso/4257320/

…………………………………………….


SAÚDE BUSINESS

Dilma designa novo diretor presidente da ANS

Nesta segunda-feira (15) a presidente Dilma designou José Carlos de Souza Abrahão para exercer a função de Diretor-Presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), com mandato até 11 de maio de 2017, segundo publicação no Diário Oficial.
A indicação foi aprovada no Senado por 39 votos a favor e 12 contra, em 07 de maio de 2014, diversas figuras  se manifestaram contra a indicação, como o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), já que José Abrahão foi presidente da Confederação Nacional de Saúde de Hospitais, Estabelecimentos e Serviços.
A presidente interina Martha Oliveira estava em cumprimento provisório do cargo desde janeiro, quando o mandato do médico cardiologista André Longo se encerrou.
Até agora, o formato da diretoria colegiada era Martha Oliveira, diretora-presidente interina e diretora de Desenvolvimento Setorial (DIDES); José Carlos Abrahão, diretor de Normas e Habilitação de Produtos (DIPRO) e diretor interino de Gestão (DIGES); Leandro Reis, diretor de Normas e Habilitação de Operadoras (DIOPE) e Simone Freire, diretora de Fiscalização.
…………………………………..
DIÁRIO DA MANHÃ
Médico suspeita que “água ruim” pode ter provocado hepatite

O Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO) condenou a Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago) a pagar uma indenização de R$ 4 mil a 25 clientes por oferecer água de qualidade ruim, em Campinorte, no norte de Goiás. O juiz Fernando Ribeiro de Oliveira, responsável pela decisão, informa notícia do G1, deu o prazo de 15 dias para que a empresa cumpra a sentença, que cabe recurso.
Na sentença, o juiz aceitou os argumentos dados pelos moradores que pediram a indenização. “O fornecimento e cobrança de produto impróprio ao fim que se destina, principalmente em se tratando do elemento água, faz gerar na demandada a obrigação de indenizar moralmente todo aquele que faz uso, ou fica impossibilitado do uso, do produto”, diz na decisão.
TURVA E SUJA
A população reclama que a água que chega às casas é, na maioria das vezes, turva e suja. Imagens feitas pelos próprios moradores mostram que a água sai quase preta da torneira.
O médico José Alves Costa afirmou que a água pode ter sido a causa de 19 casos de hepatite A em 2011, quando profissionais da saúde fizeram uma denúncia à Prefeitura de Campinorte. “A gente suspeita que tenha sido a água, já que outros meios não eram compatíveis”, afirma.
………………………………………….

Brasil quer aumentar taxa de doadores de sangue

Brasil atende aos parâmetros estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em relação ao percentual de doadores voluntários, mas necessita aumentar disponibilidade

Em meio às comemorações do Dia Mundial do Doador de Sangue, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, disse que o Brasil quer ampliar a taxa de doadores voluntários, atualmente em 1,8% da população entre 16 e 69 anos, para 3% dos brasileiros aptos a doar.
Entre 2013 e 2014, houve aumento de 4,5% nas coletas de bolsa de sangue, passando de 3,5 milhões para 3,7 milhões, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Já as transfusões de sangue aumentaram 6,8% no período. Em 2013, foram feitas 3 milhões de transfusões de sangue no Brasil, sendo que em 2014 foram 3,3 milhões de procedimentos.
De acordo com Chioro, o Brasil já atende aos parâmetros estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em relação ao percentual de doadores voluntários e é uma referencia mundial no tema, mas a ampliação do universo de doadores, permanentes ou fidelizados, que doam regularmente vai permitir ao país ter estoques para situações de emergências e hemoderivados de melhor qualidade.
“O ideal é que tenhamos um grupo de brasileiros que compreendam a importância da doação, porque daí a taxa de utilização é muito maior. Ainda que todas as vezes o sangue seja testado, o descarte acaba sendo bem menor quando o doador é fidelizado. Se aproveita muito mais, se tem autossuficiência e segurança”, explicou o ministro.
Para lembrar o Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 14 de junho, a Organização Pan Americana da Saúde (Opas) escolheu o Brasil para sediar um encontro entre os países da América Latina, Caribe e África para debater avanços nas ações e o fortalecimento da doação voluntária de sangue como estratégia para a autossuficiência de componentes e derivados do sangue. O encontro termina amanhã (17) e estarão presentes na solenidade representantes da Bolívia, Cuba, El Salvador, Equador, República Dominicana, Honduras, México, Paraguai, Peru e Uruguai.
“Temos que considerar que além da população viver mais, ter mais câncer, mais doenças que precisam de tratamento cirúrgico ou da reposição de sangue, temos o problema dos acidentes. Temos ainda a possibilidade da ocorrência de catástrofes que necessitam de uma mobilização muito rápida para uma quantidade de sangue. É decisivo aproveitar esse dia mundial de mobilização dos doadores de sangue para conclamar cada brasileiro para doar vida e ser um doar de sangue”, reforçou Chioro.
No encontro, o Brasil defenderá a proibição da comercialização de sangue e a doação remunerada. Para o ministro da Saúde, oferecer recompensa em troca da doação de sangue é um risco para o sistema. De acordo com o Ministério da Saúde, somente 12 dos 42 países das Américas adotam política de 100% de doações voluntárias, como ocorre no Brasil.
“Temos defendido fortemente nos fóruns internacionais que não se deve abrir a possibilidade da comercialização do sangue. Sangue tem que ser como está na nossa Constituição: uma doação voluntária, não remunerada, um gesto de amor e de solidariedade. A gente já viveu isso no passado [pagamento pela doação] e viu o tamanho do desastre que isso significou”, disse Chioro.
Doadora de sangue há mais de dez anos, Erilânia Cardozo, recebeu hoje um prêmio da Opas e do Ministério da Saúde como a jovem que mais doou sangue na Região Nordeste no ano passado. Ela ressaltou a necessidade de a população se dispor a prestar um ato de amor ao próximo. “A gente deve se livrar das amarras de fazer as coisas somente quando formos receber algo em troca”, disse.
……………………………………….


Rosane Rodrigues da Cunha
Assessoria de Comunicação