Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás

CLIPPING SINDHOESG 18/09/15

ATENÇÃO: Todas as notícias inseridas nesse clipping reproduzem na íntegra, sem qualquer alteração, correção ou comentário, os textos publicados nos jornais, TVs e sites citados antes da sequência das matérias neles veiculadas. O objetivo da reprodução é deixar o leitor ciente das reportagens e notas publicadas no dia.


DESTAQUES
• Menino com doenças respiratórias luta por tratamento adequado em Valparaíso de Goiás
• Moradores pedem mais médicos no PSF do Jardim Cerrado, em Goiânia
• Moradores do Jardim Cerrado reclamam da falta de médico em unidade de saúde, em Goiânia
• Paciente que foi transferido diversas vezes consegue vaga em hospital, em Goiânia
• Marconi descarta mobilizar bancada goiana para aprovar a volta da CPMF
• PT se mostra favorável à CPMF
• Pesquisa – cardiologista Anis Rassi Júnior
• Pit-dogs deverão desocupar arredores do HGG
• Entidade médica destaca cuidados para população evitar a trombose
• Médicos-sócios vendem participação minoritária do Fleury


TV ANHANGUERA/ GOIÁS
Menino com doenças respiratórias luta por tratamento adequado em Valparaíso de Goiás
http://g1.globo.com/goias/bom-dia-go/videos/t/edicoes/v/menino-com-doencas-respiratorias-luta-por-tratamento-adequado-em-valparaiso-de-goias/4473119/
………………….

Moradores pedem mais médicos no PSF do Jardim Cerrado, em Goiânia
http://g1.globo.com/goias/jatv-1edicao/videos/t/edicoes/v/moradores-pedem-mais-medicos-no-psf-do-jardim-cerrado-em-goiania/4474254/

……………………………………

Moradores do Jardim Cerrado reclamam da falta de médico em unidade de saúde, em Goiânia
http://g1.globo.com/goias/jatv-1edicao/videos/t/edicoes/v/moradores-do-jardim-cerrado-reclamam-da-falta-de-medico-em-unidade-de-saude-em-goiania/4474007/
………………………………..

Paciente que foi transferido diversas vezes consegue vaga em hospital, em Goiânia
http://g1.globo.com/goias/jatv-2edicao/videos/t/edicoes/v/paciente-que-foi-transferido-diversas-vezes-consegue-vaga-em-hospital-em-goiania/4475351/

……………………………………


O POPULAR
Marconi descarta mobilizar bancada goiana para aprovar a volta da CPMF
O governador Marconi Perillo (PSDB) descartou mobilizar a bancada federal goiana para aprovar o projeto de recriar a CPMF. “No Senado votei pelo fim deste imposto (dezembro de 2007). Então, até por questão de coerência, não poderia defender sua recriação”, diz o tucano, que ontem à noite esteve com a presidenta Dilma Rousseff (PT). A grande maioria da bancada federal goiana já se posicionou contra a CPMF. Antes da audiência no Palácio do Planalto, Marconi participou de seminário do PSDB nacional e criticou a falta de entendimento entre o governo e o Congresso e destacou sua preocupação com a crise econômica no País. “Parece que vivemos em um mundo de fantasia, porque temos certeza de que tudo o que está sendo proposto para a Câmara dos Deputados não vai a lugar nenhum. O presidente da Câmara (Eduardo Cunha) tem dito claramente que lá não passa nada. Enquanto isso o governo apresenta projetos que nós sabemos que não vão passar”, disse. No evento voltou também a defender a criação da Lei de Responsabilidade Fiscal Estadual, projeto da Sefaz que ainda será enviado para a Assembleia.
…………………………
PT se mostra favorável à CPMF

São Paulo – Três dias depois de o governo propor um pacote com medidas de austeridade para as contas públicas, a executiva nacional do PT lançou um documento no qual diz que a proposta de recriar a CPMF foi positiva, “agora com destinação para a Previdência, e não mais para a Saúde”.
“No âmbito do debate congressual, seria oportuno que nossas bancadas apresentassem emenda para incluir uma faixa de isenção da CPMF”, afirma o documento.
A executiva do PT afirma também que “ao contrário do início do ano, quando o ajuste incidiu sobre direitos trabalhistas e previdenciários, dessa vez a conta chegou ao andar de cima, como, por exemplo, o aumento da alíquota de juros sobre o capital próprio”, diz.
Para a Executiva, ficaram de fora do pacote decisões sobre taxações de grandes fortunas, grandes heranças, combate à sonegação e sobre distribuição de lucros e dividendos.
…………………………….
Pesquisa
O cardiologista Anis Rassi Júnior receberá da Sociedade Brasileira de Cardiologia o prêmio Mérito SBC – Dedicação à Pesquisa, durante congresso que começa hoje em Curitiba, onde ele ministrará cinco palestras. Anis acaba de conseguir sua segunda publicação na revista New England Journal of Medicine, em parceria com seu pai, Anis Rassi, sobre tratamento da doença de Chagas.
…………………………..

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE GOIÁS
Pit-dogs deverão desocupar arredores do HGG
Os pit-dogs instalados na frente e nas laterais do Hospital Alberto Rassi (HGG), no Setor Oeste de Goiânia, deverão ser removidos. O sindicato que representa os proprietários dos estabelecimentos impetrou mandado de segurança, com pedido de suspensão contra a ordem de remoção da Prefeitura. Contudo, a 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) indeferiu o pedido, nos termos do relator, desembargador Walter Carlos Lemes (foto).
A desocupação foi proposta pela organização social que administra o HGG, o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (IDETCH). O pedido foi apresentado ao Poder Municipal, sob alegação de que os quiosques são prejudiciais à região, devido a riscos sanitários – como lixo e proliferação de insetos vetores de doenças – que podem agravar a saúde de pacientes.
Em primeiro grau, o juiz Leonardo Naciff Bezerra, da 2ª Vara da Fazenda Pública Municipal e Registros Públicos da comarca, já havia indeferido o pedido do Sindicato dos Proprietários de Pit-Dog e Lanches do Estado de Goiás (Sindipitdog). Diante de recurso apresentado pela parte autora, o colegiado manteve a decisão.
Segundo o magistrado relator, não houve motivos para justificar a concessão de liminar contra a Prefeitura. Walter Carlos, inclusive, destacou que as licenças de funcionamento dos pit-dogs já estavam vencidas e que não “houve ilegalidade ou abusividade no ato que determinou a desocupação, havendo regular atuação municipal em prol da ordem coletiva, atribuição que é inerente à sua função de gestor a coisa pública, em face do poder de polícia conferido”.
…………………………………..

DIÁRIO DA MANHÃ

Entidade médica destaca cuidados para população evitar a trombose

No Dia Internacional de Combate e Prevenção à Trombose, nesta quarta-feira (16), o presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro (SBACV-RJ), vascular Julio César de Peclat de Oliveira, chamou a atenção da população para essa doença, que se caracteriza pela formação de trombos, ou coágulos, no sistema circulatório, afetando principalmente as veias dos membros inferiores e da região pélvica.
“É uma doença multifatorial”, disse o especialista. Ela acomete, em especial, mulheres jovens que tomam pílulas anticoncepcionais, pessoas que fazem viagens prolongadas terrestres ou aéreas acima de oito horas de duração, pacientes acamados em recuperação de cirurgias, portadores de câncer e tabagistas. “Nesse grupo de pacientes, o cuidado deve ser redobrado, principalmente na prevenção da trombose venosa profunda (TVP)”.
De acordo com Peclat de Oliveira, 50% das tromboses não apresentam sintomas. Quando a pessoa chega a ter sintomas, como dor e inchaço nas pernas, além de vermelhidão, deve procurar imediatamente um angiologista ou cirurgião vascular para que seja feito o diagnóstico da trombose, por meio de um exame de ecodoppler. Segundo a SBACV, a cada 100 mil habitantes, 60 casos de TVP são diagnosticados por ano.
As formas de prevenção da trombose incluem o uso de meia elástica durante viagens, movimentação das pernas, levantar, caminhar, tomar bastante líquido. No caso de mulheres, procurar intercalar o uso de anticoncepcionais e dar preferência a produtos adequados, sob a orientação da ginecologista.  O médico recomendou que as pessoas façam atividades físicas regulares, “porque o sedentarismo leva à obesidade e ao aumento da incidência da trombose”.
O médico chamou a atenção ainda para pessoas que se alimentam mal, com comidas com muito sal e gordura. “Isso tudo é muito ruim. Elas devem procurar ter uma alimentação saudável e ingerir líquidos de forma regular, principalmente no verão, quando a desidratação é muito comum em crianças e idosos”. Os idosos são um grupo de risco para a trombose venosa profunda.
Julio César de Peclat de Oliveira informou que, na população de risco, a incidência de trombose pode atingir entre 10% e 20%, dependendo do tipo de patologia que leva a esse quadro. O médico alerta ainda sobre a necessidade de atenção em relação à trombofilia, que é uma doença do sangue que se caracteriza por aumentar a formação de coágulos. Existem vários tipos de trombofilia: “Mulheres jovens que usam anticoncepcionais e têm trombofilia são seríssimas candidatas  a ter uma trombose venosa profunda e, em consequência, uma embolia pulmonar que é, na verdade, a migração daquele coágulo da veia da perna para uma artéria pulmonar. Isso é muito grave; é uma complicação da trombose”.
…………………………………
SAÚDE BUSINESS
Médicos-sócios vendem participação minoritária do Fleury
Os médicos-sócios do Fleury acordaram vender sua participação minoritária no Fleury para a gestora de private equity Advent International. Com essa transação, a Advent adquire 13% das ações do Fleury, enquanto que os médicos-sócios passam a ter 28,3%. A Bradesco Seguros mantém sua participação de 16,4%. Completam a composição acionária da companhia os 42% de “free float”. De acordo com comunicado do laboratório, “a transação atende ao interesse dos médicos-sócios de unirem-se a um investidor estratégico para o desenvolvimento sustentável da companhia”.
Com posição de destaque no mercado mundial, a Advent International já investiu em 50 empresas na América Latina e completou a venda em 33 destas. A companhia investe em Saúde há mais de duas décadas e completou 34 investimentos no setor em 13 países no mundo. Os investimentos mais recentes em Saúde na América Latina incluem a Biotoscana, farmacêutica especializada em operações em diferentes países da região; United Medical, farmacêutica brasileira adquirida pela Biotoscana; e Laboratório LKM, um dos fabricantes líderes de fármacos na Argentina.
O sócio da Advent em São Paulo, Juan Pablo Zucchini, se diz entusiasmado por ter a oportunidade de trabalhar com o Conselho de Administração e auxiliar a gestão executiva do Fleury, bem como aplicar a experiência global em saúde do grupo.
“A Advent contribuirá nessa parceria com conhecimento e experiência no setor de saúde, e estamos muito entusiasmados em trabalhar com eles no nosso foco de reforçar nosso posicionamento estratégico, nossas marcas e capacidade de inovação”, disse o CEO do Fleury, Carlos Marinelli.
Assessores financeiros e jurídico:
A Inspire Capital Partners e o J.P. Morgan atuaram como assessores financeiros e o escritório Machado Meyer atuou como assessor legal para os médicos-sócios. O Credit Suisse atuou como assessor financeiro e o escritório Lobo & de Rizzo Advogados atuou como assessor legal para a Advent International nesta transação.
Sobre o Fleury S.A.
Fundado em 1926, o Fleury é um dos maiores prestadores de serviços diagnósticos no Brasil, com 153 unidades de atendimento e R$1,7 bilhão em receita. A principal marca da companhia, Fleury, é a maior marca premium em serviços diagnósticos. O Fleury S.A. também opera as marcas Felippe Mattoso e Weinmann, duas marcas líderes do segmento premium nos estados do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, respectivamente; a+, que opera 63 UAs em São Paulo, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Paraná, com foco no segmento de renda intermediário-alta; Labs a+, uma marca adquirida em 2011 que opera 48 UAs no Rio de Janeiro; operações business-to-business, por meio da qual a empresa oferece serviços diagnósticos a 19 hospitais, seis postos de coleta e mais de 650 laboratórios clientes, e Diagnóstico Dental, por meio da marca Papaiz. Mais informações sobre o Fleury podem ser encontradas em ri.fleury.com.br.
Sobre a Advent International
Fundada em 1984, a Advent International é uma das maiores e mais experientes gestoras de private equity em todo o mundo. Desde sua criação, a Advent já realizou mais de 300 transações em 40 países, com mais de US$32 bilhões em ativos sob gestão. Com escritórios em quatro continentes, a Advent atua globalmente e de forma integrada com uma equipe com mais de 180 profissionais de investimentos na América do Norte, Europa, América Latina e Ásia. A Advent foca seus investimentos em cinco setores, que incluem serviços e serviços financeiros; saúde; indústria; varejo, consumo e lazer; e tecnologia, mídia e telecom. A Advent está comprometida em sua estratégia de realizar parcerias com times de gestão para possibilitar que suas empresas atinjam crescimento sustentável de receitas e lucros. Para mais informações, acesse www.adventinternational.com
………………………………………
Rosane Rodrigues da Cunha
Assessoria de Comunicação