CLIPPING SINDHOESG 19/12/17

19 de dezembro de 2017


ATENÇÃO: Todas as notícias inseridas nesse clipping reproduzem na íntegra, sem qualquer alteração, correção ou comentário, os textos publicados nos jornais, rádios, TVs e sites citados antes da sequência das matérias neles veiculadas. O objetivo da reprodução é deixar o leitor ciente das reportagens e notas publicadas no dia.


DESTAQUES
Cremego – Primeiro exame para médicos recém-formados em Goiás tem adesão de menos de 10%
Vereador denuncia situação precária na sede da Vigilância Sanitária em Goiânia
Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica atende pacientes em ação social
Picada de animais peçonhentos preocupa HDT na época de chuva
Projeto leva música para pacientes e familiares de UTI
Parcelamento da anuidade do Cremego deve ser solicitado até 20 de janeiro
………………………….

JORNAL OPÇÃO

Cremego
Primeiro exame para médicos recém-formados em Goiás tem adesão de menos de 10%

Por Marcelo Gouveia

Avaliação adotada por Conselho Regional de Medicina é a segunda do tipo no Brasil e foi facultativa. Confira números
O primeiro Exame de Egressos realizado pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego), aplicado no último sábado (16/12) na capital, contou com adesão de menos de 10% dos médicos recém-formados no Estado.
Por ano, as instituições de ensino goianas formam cerca de 200 médicos. 39 egressos haviam realizado a inscrição para participar do exame e 18 compareceram no dia da prova. A expectativa inicial do Cremego era que ao menos 50 pessoas participassem da avaliação.
Mesmo com participação abaixo da expectativa, o presidente do Cremego, Leonardo Mariano Reis, comemorou o resultado e lembra que a medida é apenas o pontapé inicial para a criação de uma nova cultura na classe médica.
“Em que pese uma abstência um pouco maior que prevíamos, cumprimos nosso objetivo e o resultado foi positivo”, afirmou o dirigente. Os resultados da avaliação por instituição de ensino serão divulgados ainda nesta semana.
Exame
Com 100 questões objetivas, o exame aplicado neste último fim de semana pelo Cremego abrangeu as áreas essenciais da medicina, com ênfase em conteúdos considerados imprescindíveis ao bom exercício profissional. Serão aprovados os candidatos que acertarem, pelo menos, 60% das questões.
A participação na prova foi facultativa e o objetivo do conselho é avaliar a formação dos profissionais recém-graduados. Os resultados individuais são confidenciais e serão repassados exclusivamente aos participantes.
O registro de novos médicos no Cremego independe da participação deles no exame, que será realizado anualmente e sempre aberto a formandos de faculdades autorizadas pelo MEC em qualquer Estado e a médicos formados nos dois últimos anos e devidamente registrados no Conselho.
Goiás é o segundo Estado do Brasil a implantar uma prova semelhante a que já existe na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O primeiro foi São Paulo, onde os índices de “reprovação” superam os 50%.
……………………………………

Vereador denuncia situação precária na sede da Vigilância Sanitária em Goiânia

Em visita ao local, Delegado Eduardo Prado (PV) encontrou teto e paredes degradados, instalações elétricas expostas, além de equipamentos quebrados
Teto e paredes degradados, instalações elétricas expostas, equipamentos quebrados, falta de mesa e cadeiras para funcionários e até fezes de pombo. Este foi o cenário encontrado pelo vereador Delegado Eduardo Prado (PV) em visita à sede da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia.
Segundo o parlamentar, funcionários relatam que a situação já se arrasta há anos. Diante disso, ele requisitou na última segunda-feira (18) à secretária Fátima Mrué, chefe da pasta, uma solução rápida para os problemas.
“Como o órgão responsável de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários terá credibilidade para interditar qualquer lugar por falta de estrutura e insalubridade se sua própria sede não oferece segurança e higienização adequada?”, questionou Prado.
O vereador prometeu ainda que em breve fará nova visita ao local para verificar se as devidas providências serão tomadas.
A secretária de Saúde Fátima Mrué esteve na Câmara Municipal onde respondeu aos questionamentos dos vereadores da Comissão Especial de Inquérito (CEI) que investiga irregularidades na Saúde de Goiânia.
………………………….
A REDAÇÃO
Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica atende pacientes em ação social
Iniciativa operou 100 pacientes em Goiânia | 18.12.17 – 16:44

A Redação

Goiânia – A segunda edição da campanha “Cirurgia Plástica, Anestesiologia & Hospitais Solidários” promovida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional Goiás (SBCP-GO) beneficiou cerca de 100 pacientes em Goiânia. A ação atendeu adultos e crianças que conviviam com algum tipo de desconforto ou problema estético. 

A campanha uniu médicos cirurgiões plásticos, anestesiologistas e hospitais privados e permitiu que pessoas que sonhavam há anos com uma cirurgia reparadora, mas não tinham condições de arcar com os custos dos procedimentos, pudessem ser operadas. Cerca de 7 mil pessoas se inscreveram para participar da campanha e, após uma criteriosa triagem socioeconômica e clínica, cem delas foram escolhidas e operadas.

Idealizador da campanha, o presidente da SBCP-GO, Luiz Humberto Garcia de Souza, observa que essa é uma iniciativa pioneira, pois envolve os cirurgiões plásticos e os anestesistas que estão em consultórios particulares e doam seu trabalho para fazer o bem a quem precisa. “Os serviços de cirurgia plástica dos hospitais públicos estão sabidamente saturados e, com a campanha, os médicos têm a oportunidade de ajudar a quem necessita de cirurgias reparadoras, mas não pode pagar pelo valor total do procedimento”, afirma.

Os médicos abriram mão de 100% de seus honorários para atender os pacientes que necessitavam de cirurgias reparadoras e os hospitais cobraram apenas o preço de custo dos procedimentos. Assim, pessoas que aguardavam há anos por atendimento puderam ser operadas pagando menos de 40% do preço normal da cirurgia, sendo que, em alguns casos, o atendimento foi feito sem nenhum custo para o paciente, com a doação total também por parte dos hospitais privados.

A campanha contou ainda com o trabalho voluntário de acadêmicos de medicina das Ligas de Cirurgia Plástica da Universidade Federal de Goiás e PUC-Goiás, assistentes sociais e equipe de apoio da SBCP-GO e repetiu o sucesso da edição do ano passado, realizada em maio. Neste ano, as inscrições foram feitas em setembro e a triagem aconteceu nos dias 30 de setembro e 7 de outubro. Após a seleção, os pacientes passaram por consultas e exames e as cirurgias tiveram início em outubro e se estenderam até dezembro.
……………………………………..
O HOJE
Picada de animais peçonhentos preocupa HDT na época de chuva
Conforme o hospital é durante as temporadas de chuva que se percebe com mais frequência a presença de animais peçonhentos em casas e apartamentos, principalmente em residências próximas a grandes área
De acordo com o Núcleo de Vigilância Epidemiológica do Hospital de Doenças Tropicais (HDT), no ano de 2017, até o inicio de dezembro, foram notificados 595 casos de picadas de animais peçonhentos. O número é semelhante aos registros de 2016, quando foram 587  casos. Nos dois anos foram 1.182 notificações. Desse total, 477 casos foram por serpente, 354 por escorpião e 212 por aranha.
Conforme o hospital é durante as temporadas de chuva que se percebe com mais frequência a presença de animais peçonhentos em casas e apartamentos, principalmente em residências próximas a grandes áreas verdes. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que os acidentes por picadas desses animais são um dos maiores problemas de saúde pública em países tropicais como o Brasil. A principal causa de intoxicações do público adulto – jovem, por exemplo, é o por conta desses animais. Em todo o país, o maior número de acidentes registrado é com escorpiões, seguido por serpentes e aranhas.
Segundo o Núcleo de Vigilância Epidemiológica, os acidentes com animais peçonhentos por muito tempo ocupou o segundo lugar entre os atendimentos do HDT, ficando atrás apenas das assistências a pacientes portadores do vírus HIV. Apresar disso, durante alguns períodos dos últimos dois anos, esse tipo de acidente revezou o primeiro lugar com o atendimento a pacientes soropositivos.
A infectologista Christiane Kobal explica que é preciso conhecer os procedimentos de primeiros socorros em casos de acidente com picada de animais peçonhentos. “Muitas vezes as pessoas optam por não fazer nada, por pensarem que não é grave, ou acabam realizando procedimentos caseiros, que resultam em um maior agravamento da situação do acidentado”, conta.
A infectologista também alerta que é preciso levar a pessoa ferida até o hospital logo após o acidente. (Wilton Morais é integrante do programa de estágio do Jornal O Hoje, sob orientação da editora interina de cidades Waldineia Ladislau).
………………………….
Projeto leva música para pacientes e familiares de UTI
Muitos profissionais de saúde defendem a inserção da música nas rotinas médicas pelos seus benefícios reconhecidos desde tempos antigos

Na tarde da próxima quinta-feira (21), das 14h às 16h, os musicistas do Projeto Soprando Amor passearão pela UTI Adulto, Coronariana e Neonatal do Hospital Santa Marta, Taguatinga (DF), tocando clássicos da música brasileira. Com o objetivo de levar mais suavidade e amor para pacientes e familiares nas UTIs, a ação foi desenvolvida pela Clínica Ouvir e o Hospital Santa Marta, e contará com participação de uma flautista, um violonista e uma percussionista, que tocará sino e caxixi.
Idealizado pela psicóloga Marta Dusi e a fonoaudióloga Gabriela Marzoni da Clínica Ouvir, o projeto se concretizou no Natal de 2014, em parceria com o coordenador médico da equipe da UTI Neonatal do Hospital Santa Marta, Dr. Marcos Guimarães. Devido à excelente receptividade por parte de pacientes e suas famílias, em 2016 o grupo voluntário repetiu a dose e, neste ano, já se apresentou no Dia dos Pais e novamente dia 21/12.
De acordo com Marta, a perspectiva é que em 2018 a programação se estenda por outras datas comemorativas. “O projeto visa ao conforto do paciente, e a música entra como uma aliada nesse processo, promovendo, juntamente com a equipe multidisciplinar, o bem estar e saúde desse paciente”, explica.
Muitos profissionais de saúde defendem a inserção da música nas rotinas médicas pelos seus benefícios reconhecidos desde tempos antigos. Hoje, pesquisas recentes evidenciam que trata-se de uma ferramenta eficaz no combate a quadros de dor, tristeza e ansiedade, capaz de afetar positivamente as respostas fisiológicas, psicológicas e emocionais.
………………………………….

CREMEGO

Parcelamento da anuidade do Cremego deve ser solicitado até 20 de janeiro

Os médicos e pessoas jurídicas interessados em parcelar a anuidade de 2018 devida ao Cremego devem solicitar o parcelamento até o dia 20 de janeiro. A solicitação deve ser feita via e-mail. Basta enviar o pedido para    financeirocremego@cremego.org.br, informando o nome completo e número de registro no Conselho. O pagamento pode ser dividido em até cinco parcelas, a serem pagas entre janeiro e maio.
Os valores das anuidades de 2018 das pessoas físicas e jurídicas inscritas nos Conselhos Regionais de Medicina de todo o País foram definidos pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) na Resolução número 2.166/2017, publicada em agosto passado.
O total a ser pago pelas pessoas jurídicas é calculado de acordo com a faixa de capital social da empresa, variando de 726 reais para empresas com até 50 mil reais de capital a 5.808 reais para aquelas com mais de 10 milhões de capital social. A anuidade da pessoa jurídica vence em 31 de janeiro.
O valor integral da anuidade da pessoa física é de 726 reais e vence em 31 de março de 2018. São oferecidos descontos a quem antecipar a quitação da anuidade: o médico que efetuar o pagamento até 31 de janeiro, em cota única, pagará R$ 689,70 e quem pagar até 28 de fevereiro, R$ 704,22. O pagamento após o prazo de vencimento está sujeito a multa e juros.

………………………………

Rosane Rodrigues da Cunha
Assessoria de Comunicação