CLIPPING SINDHOESG 19 A 21/08/17

21 de agosto de 2017

ATENÇÃO: Todas as notícias inseridas nesse clipping reproduzem na íntegra, sem qualquer alteração, correção ou comentário, os textos publicados nos jornais, rádios, TVs e sites citados antes da sequência das matérias neles veiculadas. O objetivo da reprodução é deixar o leitor ciente das reportagens e notas publicadas no dia.

DESTAQUES

Paciente perde chance de recuperar visão por causa de demora para conseguir cirurgia
Hospital Santa Casa pode ser interditada
Cremego dá 15 dias para atendimento na Santa Casa de Goiânia ser regularizado
Santa Casa pode ser interditada
Cartas do Leitor – SUS
Saúde em Trindade, do caos a um dos melhores sistemas municipais do Brasil
Mais de 5 mil adolescentes recebem vacinas contra HPV e Meningite

 

TV ANHANGUERA/GOIÁS
Paciente perde chance de recuperar visão por causa de demora para conseguir cirurgia
http://g1.globo.com/goias/videos/t/todos-os-videos/v/paciente-perde-chance-de-recuperar-visao-por-causa-de-demora-para-conseguir-cirurgia/6087862/

………………………………………………………

TV SERRA DOURADA
Hospital Santa Casa pode ser interditada
http://linearclipping.com.br/cfm/site/m012/noticia.asp?cd_noticia=40937823
…………………

TV BRASIL CENTRAL

Cremego dá 15 dias para atendimento na Santa Casa de Goiânia ser regularizado
http://linearclipping.com.br/cfm/site/m012/noticia.asp?cd_noticia=40951644

…………….
Santa Casa pode ser interditada
http://linearclipping.com.br/cfm/site/m012/noticia.asp?cd_noticia=40940005

……………………………………..
O POPULAR
Cartas do Leitor – SUS

Extremamente oportuno o editorial publicado em O POPULAR no dia 17 deste mês. O usuário sente na pele que o sistema de regulação da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia marca, dolorosamente, a vida de muitas pessoas e de seus familiares, que vivem o descompasso entre a necessidade de um exame de alto custo ou cirurgia e ficam à espera de solução que angustia e contribui para o agravamento da doença.
Sabemos que o SUS, assim como as outras políticas públicas, nas três esferas de governo, passa por desmonte, sobretudo por meio da privatização do SUS. Tal fato tem gerado crises intensas de acesso aos bens necessários à manutenção da vida. Na saúdeo impacto é mais visível, pois compromete o bem maior do ser humano, que é a vida. Ao assumir um cargo na gestão pública, o gestor não assume somente a pasta, mas sim o resultado de anos de deterioração do sistema. Até hoje não efetivaram o cartão nacional de saúde, medida que resolveria a pactuação e o gargalo de quem paga a conta por atendimentos ofertados na capital. Assim, as ofertas de UTI ou de outros leitos, os procedimentos de alto custo e de maior complexidade continuarão reféns da crise caso a regionalização continue ineficaz.
JOANA MENDES – Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Goiânia
………………………………………

JORNAL OPÇÃO
Saúde em Trindade, do caos a um dos melhores sistemas municipais do Brasil
Em quatro anos e oito meses, a atual gestão municipal mudou, radicalmente e para melhor, o quadro de uma das áreas mais delicadas de atuação do poder público
Fábio PH
Especial para o Jornal Opção
Um prefeito, para ser chamado de o melhor do Brasil – caso comum nos bastidores, há tempos, vivido pelo gestor de Trindade, Jânio Darrot (PSDB) – tem de no mínimo exceder as expectativas em praticamente todas as áreas.
E, justiça seja feita, a era Darrot vai bem em todas as esferas. Mas em saúde, o trabalho desenvolvido pelo gestor peessedebista é altamente elogiável, fincado aos melhores detalhes, especialmente com a eficiência demonstrada pela secretária municipal Branca Ferreira. Isso tudo faz da atual administração trindadense, realmente, uma referência nacional.
E tudo aconteceu em apenas quatro anos e oito meses de atuação. Em janeiro de 2013, Jânio assumiu uma herança totalmente oposta ao quadro atual. Um hospital, falido, enferrujado, fechado, invadido. Hoje, o maravilhoso Hospital de Urgências de Trindade (Hutrin) ganhou a confiança do governo estadual, que o banca, e tem média alta de aceitação popular.
Lembrando ainda mais sobre 56 meses atrás, os médicos eram poucos, mal distribuídos, desanimados, com salários atrasados e equipes desmotivadas. Postos de saúde iam de mal a pior, com equipamentos e móveis que tiveram de ser “jogados fora”, nas palavras do próprio prefeito. “Não deu para aproveitar nada e não tinha nada. Nem mesmo uma geladeira para manter viva uma vacina”.
Medicamentos, insumos? Tudo desabastecido. Para ter uma ideia, chegaram a usar papel higiênico por falta de gaze. Exames, procedimentos, pedidos, tudo isso estava bagunçado ou engavetado. Segundo Branca, até colocar a casa em ordem se conseguia atender cerca de mil solicitações por mês.
Hoje, os procedimentos autorizados, liberados, saltaram para 27 mil em 20 dias úteis. Na quinta-feira, 15, Jânio, Branca e autoridades da área estiveram reunidos, prestando contas destes números a populares. Trindade está na fase 2 de reformas, modernizações e ampliações das unidades de saúde. Abastecidas por uma enorme e informatizada central de medicamentos, várias foram inauguradas.
Trindade ganhou o apelidado hospital da Região Leste. No Setor Soares, foi construída a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dilson Alberto de Sousa, grande, monitorada, abastecida e equipada. Mais um local de fartos elogios públicos, neste extenso noticiário de boas novas.
Perto dessa UPA está plenamente em uso um centro de especialidades médicas, também atuando a contento, cumprindo as expectativas do povo, ali assistido. E Trindade, ao longo de vários anos teve o famoso “Postão”, batizado com muita justiça de Dr. Sizenando Campos, médico de caráter humanizado, social, que muito fez pela cidade. E, na herança maldita recebida pela atual gestão, o “Postão” foi entregue com as portas lacradas, mato alto, vidros quebrados, paredes caindo, morcegos, bichos, traças tomando conta, sistema hidráulico, elétrico, tudo imprestável. Há um ano, porém, o “Postão” virou “Sizenandão”. Na semana passada, a primeira-dama Dairdes Darrot esteve por lá, prestigiando a turma de Branca, que fez até bolo de aniversário para comemorar a data.
O local transformou-se no Centro de Saúde Dr. Sizenando Silva Campos, por onde passam muitos pacientes, principalmente da melhor idade, em função dos ótimos profissionais em fisioterapia que o centro disponibiliza.
Também por lá estão o Samu, a Vigilância Sanitária, a Epidemiologia e as duas turmas do Programa Melhor em Casa, que atende a 80 acamados em suas residências. Em Trindade, o Melhor em Casa conta agora, além de médica clínica geral e auxiliares, com especialistas em fonoaudiologia e psicologia e está dando receita para o Brasil, ao colocar em funcionamento de forma inédita, no País, o primeiro tratamento odontológico de atenção domiciliar. O cirurgião dentista Renerson Gomes destaca com orgulho profissional, que é humanamente gratificante estar no comando da ação.
Com a saúde em alta no município, o “Sizenandão” recebeu em ato solene, prestigiado por Jânio Darrot, pelo vice Gleysson Cabriny (PSDB), pelo presidente da Câmara, vereador Hélio Braz (PSDB), por secretários, outros vereadores e populares, também na terça-feira, um aparelho de raios-X digital, de alta geração, e um gerador de energia. São recursos do governo federal, obtidos por emenda do deputado federal Sandes Júnior (PP).
O texto não tem caráter de soberba e nem de exaltação; serve sim, como legado de gestão por narrar a vontade de um time de colaboradores públicos, instruídos em fazer o melhor em favor da população e que, por isso e merecidamente, tem recebido elogios como um dos melhores sistemas municipais de saúde do Brasil.
………………………………………………………
O HOJE
Mais de 5 mil adolescentes recebem vacinas contra HPV e Meningite
Vacinas serão aplicadas em jovens entre 9 e 14 anos, de ambos os sexos
Dando seguimento à Campanha de Vacinação contra HPV e Meningite, a Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia iniciou nesta segunda-feira (21) o atendimento em escolas do município. Por meio de um levantamento feito a fim de descobrir as instituições com maior número de jovens, o serviço deve imunizar 5.444 alunos até o fim deste mês. Serão oferecidos dois tipos de vacina: a de HPV, com doses oferecidas para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos; e a vacina Meningo C, também oferecida para meninos, com idades entre 12 e 13 anos.
A campanha feita nas escolas tem o intuito de promover maior mobilização e consciência em se tratando da importância desse tipo de vacinação. A Secretaria Municipal de Saúde tem todo o seu foco na imunização de adolescentes, parcela da população mais resistente ao serviço, bem como no aumento da cobertura de imunização, responsável pela proteção e prevenção de doenças causadas pelo HPV e a meningite tipo C.
As vacinas, que são aplicadas em duas doses, ficarão disponíveis na rede durante o período previsto para aplicação. Espera-se que os adolescentes vacinados recebam apoio de pais e professores em relação à conscientização e à importância de se acompanhar o cartão de vacina.
Nesta segunda (21) pela manhã, as ações foram iniciadas no Colégio Araguaia e na Escola Municipal Cora Coralina. Ao todo foram mobilizadas equipes com aproximadamente 50 profissionais, entre enfermeiros, técnicos em enfermagem, administrativos e agentes comunitários de saúde para fazer o atendimento.
………………………………………………

Rosane Rodrigues da Cunha
Assessoria de Comunicação